quinta-feira, 8 de maio de 2014

San Lorenzo vence e complica Cruzeiro em briga por semifinal

Por ESPN.com.br- espn.com.br



Getty

O San Lorenzo complicou o último sobrevivente do Brasil na Copa Libertadores da América. Na noite desta quarta-feira, o atual campeão argentino derrotou o Cruzeiro pelo placar de 1 a 0, no Estádio Nuevo Gasómetro, em Buenos Aires, e abriu vantagem no confronto quartas de final. O responsável por este feito foi o defensor Santiago Gentiletti, autor do único tento do encontro.




Reuters

Vitorioso diante do seu fanático torcedor, o San Lorenzo, time de coração do Papa Francisco, precisa de apenas um empate na próxima quarta-feira, em jogo marcado para as 22h (de Brasília), no Mineirão, para seguir de fase na competição sul-americana.

Uma derrota por um gol de diferença, desde que marque gols em Belo Horizonte, também garante ao San Lorenzo uma vaga na semifinal da Libertadores. Resta ao Cruzeiro, então, triunfar por dois gols de diferença - 1 a 0 para o time de Marcelo Oliveira levará a decisão para os pênaltis.

Antes de se preocupar com a decisão pela Copa Libertadores, o Cruzeiro terá um confronto complicado no próximo final de semana. No domingo, a partir das 16h (de Brasília), o atual campeão brasileiro encara o arquirrival Atlético-MG, no Estádio Independência, em duelo pela 4ª rodada da Série A.

O San Lorenzo também se preocupa com o torneio local. Longe da briga pelo título do Torneio Final, o clube de Boedo encara no sábado, a partir das 17h, o Estudiantes de La Plata, antes de viajar rumo à capital mineira para decidir o classificado deste duelo à semifinal da Libertadores.

Pressão da torcida e atuação 'morna'; preço pago na bola parada

O clima pré-jogo expunha o cenário da noite: pressão do San Lorenzo diante do atual campeão brasileiro. Contando com o forte apoio dos torcedores no Nuevo Gasómetro, o clube argentina impôs uma marcação pressão e dificultou a saída de bola cruzeirense. Acuado, o clube mineiro errava passes e via aos poucos o rival assustar a meta defendida por Fábio.

O goleiro cruzeirense viu a primeira bola ameaçadora aos 15min. Depois de cruzamento, Piatti pegou de prima e arrematou por cima do gol. Lance que serviu para aumentar a pressão da torcida no estádio, e acuar ainda mais o clube comandado por Marcelo Oliveira na defesa.

Fábio, apesar da marcação pressão argentina e do ritmo acelerado do rival, trabalhou apenas uma vez durante a etapa inicial: Correa pegou sobra pela esquerda e arriscou direto para o gol. O camisa 1 se recuperou e espalmou para escanteio, na grande chance argentina.

Exceto um chute perigoso de Willian aos 7min do segundo tempo, o Cruzeiro viu o San Lorenzo jogar na primeira metade da etapa final. Aos 9min, Fábio derrubou a ‘proteção' do Papa Francisco e executou um milagre no Nuevo Gasómetro. Matos desviou de cabeça e exigiu grande defesa do camisa 1, que ainda evitou o gol no rebote de Correa.

A pressão aumentou tanto, que no erro seguinte de posicionamento da defesa de Marcelo Oliveira, o San Lorenzo inaugurou o placar. Aos 20min, depois de cobrança de falta para a área, Gentiletti se antecipou a Dedé, preterido por Luiz Felipe Scolari na lista dos zagueiros para a Copa do Mundo, e estufou as redes de Fábio, que nada pôde fazer.

O lance, teoricamente, obrigaria o Cruzeiro a se expor mais em busca do empate. Em uma noite apagada de Éverton Ribeiro, Júlio Baptista e companhia ofensiva, Ricardo Goulart foi quem mais apareceu. Aos 22min, o meia-atacante arriscou de longe e por pouco não igualou. Sorte do San Lorenzo, que se sustentou na defesa e segurou o resultado vitorioso.

FICHA TÉCNICA

SAN LORENZO-ARG 1x0 CRUZEIRO

Local: Estádio Nuevo Gasómetro, em Buenos Aires (ARG)

Data: 07 de maio de 2014, quarta-feira

Horário: 22 horas (de Brasília)

Árbitro: Antonio Arias (PAR)

Assistentes: Rodney Aquino e Carlos Caceres (ambos do Paraguai)

Cartões amarelos: (San Lorenzo) Gentiletti e Navarro; (Cruzeiro) Dagoberto

GOL: SAN LORENZO-ARG: Gentileti, aos 20 minutos do segundo tempo

SAN LORENZO-ARG: Torrico; Buffarini, Valdes, Gentileti e Emanuel Más (Leandro Navarro); Villalba (Elizari), Mercier, Ortigoza e Piatti; Correa (Kannemann) e Mauro Matos

Técnico: Eduardo Bauza

CRUZEIRO: Fábio; Ceará, Dedé, Léo e Samudio; Henrique, Lucas Silva, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Willian (Dagoberto) e Júlio Baptista (Borges)

Técnico: Marcelo Oliveira