segunda-feira, 7 de abril de 2014

GIRO PELOS ESTADUAIS

Talisca marcou um dos gols da vitória do Bahia sobre o Vitória na primeira partida da final do estadual | Crédito: Edson Ruiz/Gazeta Press


Com uma incontestável vitória por 2 x 0, o Bahia conseguiu uma importante vantagem sobre o arquirrival Vitória no jogo de ida da final do Campeonato Baiano neste domingo. Anderson Talisca e Fahel marcaram os gols do clássico, que ainda teve expulsão de Uelliton e Hugo.

Em partida tensa, com os atletas não se poupando em divididas, foi o Vitória quem chegou primeiro ao ataque. Logo aos dois minutos, William Henrique levou até a linha de fundo e rolou para trás. Hugo chegou chutando de primeira, mas a bola foi fraca em direção a Lomba, que fez uma fácil defesa.

A partir de então, o Bahia passou a comandar as ações durante um bom tempo e levou perigo com Maxi e Fahel. Em uma delas, Ayrton afastou em cima da linha. Aos 32, o jogo voltou a se equilibrar, com Juan carimbando a trave de Lomba. Minutos mais tarde, Titi marcou para os donos da casa, mas o juiz anulou apontando impedimento. O mesmo aconteceu com o Vitória praticamente no lance seguinte, quando William Henrique dominou com o braço e balançou a rede ilegalmente.

Depois de tantas chances, o gol veio aos 37 minutos. Aproveitando erro na saida de bola do Vitória, Maxi e Talisca mostraram entrosamento, tabelando até a área. O meia ficou de frente para o goleiro e tocou no canto para abrir o placar.

O Vitória ainda conseguiu responder aos 46 minutos do primeiro tempo, com Mansur chutando de primeira após a zaga do Bahia afastar. A bola passou muito perto da trave de Marcelo Lomba.

Na etapa final, as equipes pareciam mais cansadas e pouco criaram. A disputa voltou a ser física no meio de campo. Os ânimos já estavam exaltados, mas tudo explodiu aos 16 minutos. Uelliton e Hugo se desentendem após dividida, iniciam confusão e acabam expulsos.

A expulsão pareceu desestruturar o Vitória, que perdeu um jogador de ataque e ficou desorientado ofensivamente. Sem nada com isso, em cobrança de escanteio, Fahel ampliou a vantagem, para delírio dos torcedores tricolores, que ainda gritaram 'Ah! É Lepo-Lepo!' para provocar o arquirrival.

FICHA TÉCNICA

BAHIA 2 X 0 VITÓRIA

Local: Fonte Nova, em Salvador (BA)

Data: 06 de abril de 2014, domingo

Horário: 16 horas (de Brasília)

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)

Assistentes: Bruno Boschilia e Fabrício Vilarinho (ambos de GO)

Cartões amarelos: Fahel, Diego Macedo, Uelliton e Anderson Talisca (Bahia); José Welison, Matheus Salustiano, Juan e Souza (Vitória) Cartões vermelhos: Uelliton (Bahia); Hugo (Vitória)

Gols: BAHIA: Anderson Talisca, aos 17 do primeiro tempo; Fahel, aos 39 do segundo

BAHIA: Marcelo Lomba; Diego Macedo, Demerson, Titi e Guilherme Santos (Pará); Fahel, Uelliton, Anderson Talisca e Lincoln (Wilson Pittoni); Maxi Bianccuchi e Rhayner. Técnico: Marquinhos Santos

VITÓRIA: Wilson; Ayrton, Matheus Salustiano, Rodrigo Defendi e Mansur (Marquinhos); José Welison, Cáceres, Hugo e Juan; William Henrique e Souza (Euller). Técnico: Ney Franco



****************************************************************************



Sampaio Corrêa sagrou-se campeão maranhense neste domingo | Crédito: Reprodução/Site do Sampaio Corrêa


O Sampaio Corrêa é campeão maranhense. A Bolívia Querida levou a taça neste domingo, apesar da derrota para o Moto Club por 1 x 0 no segundo jogo da final do segundo turno da competição.

No primeiro jogo da final, o Sampaio havia vencido por 2 x 0 e a derrota por 1 x 0, com gol de Kléo, neste domingo, não foi suficiente para reverter a vantagem da Bolívia Querida.

O Tubarão já havia decidido o primeiro turno contra o grande rival do estado e também havia ficado com o título. Assim, o Sampaio evitou a final entre os campeões dos turnos.

Este é o 32º título estadual do Sampaio Corrêa, atual vice-campeão da Série C do Campeonato Brasileiro.



**************************************************************************


Santa Cruz mais uma fez valer a força do Arruda e bateu o rival Sport por 3 x 0 | Crédito: Léo Caldas


O retrospecto não era bom: três derrotas e um empate na temporada. Porém, o Santa Cruz deixou isso para trás e atropelou o Sport no primeiro jogo da semifinal do Pernambucano: 3 x 0, no Arruda.

Flávio Caça-Rato sofreu pênalti aos 12 minutos do segundo tempo e Léo Gamalho bateu com categoria para marcar o primeiro.

O segundo gol foi anotado por Renatinho, aos 32 minutos da segunda etapa, aproveitando cruzamento e marcando de cabeça. No fim, Léo Gamalho marcou o terceiro e decretou o resultado final.

A vitória deixa o Santa, eliminado recentemente pelo Sport no Nordestão, muito perto da final do Estadual. O Tricolor pode perder por até dois gols de diferença na Ilha do Retiro para avançar.

Náutico sai em desvantagem contra o Salgueiro - Visitando o Salgueiro, o Náutico acabou derrotado por 2 x 0 e sai em desvantagem na outra chave da semifinal.



***************************************************************************



Atlético-GO e Goiás fizeram o primeiro jogo da final do estadual neste domingo, no Serra Dourada, em uma reedição da decisão dos últimos três anos. A partida terminou em 0 a 0, placar que manteve a invencibilidade alviverde.

Com o resultado, a equipe está mais próxima de conquistar o tricampeonato consecutivo, uma vez que levantou a taça em 2012 e 2013. O Esmeraldino tem a vantagem de jogar por dois resultados iguais, já que apresentou a melhor campanha do torneio.

O próximo jogo também será no estádio Serra Dourada, no dia 13 de abril, domingo, às 16 horas (de Brasília).

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-GO 0 X 0 GOIÁS

Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)

Data: 6 de abril de 2014, domingo

Horário: 16 horas (de Brasília)

Árbitro: André Luiz Castro (GO)

Assistentes: Christian Passos (GO) e Bruno Pires (GO)

Cartões amarelos: Araújo (Goiás), Renan Foguinho (Atlético-GO)

ATLÉTICO-GO: Márcio; Pedro Bambu, Artur, Lino e Thiago Feltri; Léo, Renan Foguinho, Jorginho e Fábio Lima; Juninho e Júnior Viçosa. Técnico: Marcelo Martelotte

GOIÁS: Renan; Vitor, Jackson, Pedro Henrique e Lima; Amaral, David, Thiago Mendes e Ramon; Rychely e Araújo. Técnico: Claudinei Oliveira



*****************************************************************************



Na quarta final de estadual entre as equipes, o Joinville saiu na frente e ficou mais perto de manter a vantagem no retrospecto de confrontos em decisões - o time levou a melhor em três ocasiões. Jogando na Arena Joinville, a equipe fez o dever de casa e acabou com a vantagem do Figueirense ao vencer, por 2 x 1, o primeiro jogo da final do Campeonato Catarinense, neste domingo.

Terceiro colocado na primeira fase, o Joinville terminou o quadrangular final na segunda colocação, com dez pontos, um a menos do que o Figueirense, que terminou em primeiro lugar e foi à final com a vantagem de ficar com o título no caso de dois placares iguais.

Com ótima atuação no confronto, Wellington Saci foi o responsável por marcar o primeiro gol dos anfitriões e também foi quem deu a assistência para Edigar Junio marcar o segundo. O gol do Alvinegro foi marcado por Éverton Santos.

Sem poder contar com um empate, o Figueirense precisa vencer na próxima partida para conquistar seu 16º título do estadual e empatar com o número de conquistas do rival Avaí. Já o JEC, terceiro maior vencedor da competição, buscará o 13º troféu de campeão, em jogo que será realizado no próximo domingo, às 16 horas, no Estádio Orlando Scarpelli.

FICHA TÉCNICA

JOINVILLE X FIGUEIRENSE

Local: Arena Joinville, em Joinville (SC)

Data: 6 de abril de 2014, domingo

Horário: 16 horas (de Brasília)

Árbitro: Bráulio da Silva Machado

Assistentes: Helton Nunes e Angelo Rudimar Bechi

Cartões amarelos: Franco, Naldo, Tartá e Jael (Joinville); Leandro Silva, Nirley, Nem, Giovanni Augusto e Vitor Júnior (Figueirense)

Cartões vermelhos: Jael (Joinville)

Gols: Wellington Saci, 47 do 1º; Éverton Santos, 4 e Edigar Junio,29 do 2º

JOINVILLE: Ivan, Franco, Bruno Aguiar, Bruno Costa e Wellington Saci (Hygor); Naldo, Juliano e Marcelo Costa; Tartá (Francis), Edigar Junio e Jael. Técnico: Hemerson Maria

FIGUEIRENSE: Tiago Volpi, Leandro Silva, Nirley, Thiago Heleno e Marquinhos Pedroso; Nem, Luan e Giovanni Augusto (Vitor Júnior); Dudu (Léo Lisboa), Everton Santos e Lúcio Maranhão (Clayton). Técnico:Vinícius Eutrópio

Placar e Gazeta Press