domingo, 13 de abril de 2014

GIRO PELO BRASIL



ESPN/ GAZETA PRESS


Neste domingo, às 16 horas (de Brasília), Vitória e Bahia se enfrentam no Estádio de Pituaçu, em duelo que vale o título do Campeonato Baiano. Caso o Esquadrão de Aço saia com o troféu, a conquista terá um sentimento especial para o meia Lincoln. Após ser bicampeão paranaense defendendo o Coritiba, o experiente jogador busca o tricampeonato estadual defendendo o Tricolor de Salvador.
"O Campeonato Estadual tem uma importância muito grande no nosso calendário. Além de servir como base de preparação e entrosamento para o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil, é um título que o torcedor valoriza demais. Especialmente, pela rivalidade que acirra cada clássico decisivo. Nos dois últimos anos, pude ajudar o Coritiba a vencer o Paranaense e meu objetivo é conquistar a taça do estado da Bahia pelo Tricolor", explicou Lincoln.
Invicto com a camisa tricolor, trilhando o retrospecto de quatro vitórias e um empate, o meia quer fazer valer o seu bom passado no clássico Ba-Vi. Nos dois compromissos que atuou contra o Rubro-Negro, levou a melhor, inclusive marcando gol em sua estreia (vitória por 2 a 0, na primeira fase do torneio): "Marcar um tento neste clássico é sempre maravilhoso, muito pela experiência incomparável de ver a reação da torcida, que se inflama e nos apoia muito. Assim, se aparecer uma oportunidade, estarei muito concentrado para ajudar o Bahia e fazer o gol. Mas o importante é que a parte coletiva se sobressaia", expôs.
Por fim, o armador foi enfático ao traçar uma análise do duelo decisivo, que ocorre em Pituaçu: "Abrimos uma vantagem interessante no primeiro jogo (2 a 0) e vamos jogar com inteligência na partida de volta. Sabemos que o adversário é quem precisa do resultado, mas não vamos abdicar do ataque. Estamos preparados para matar o confronto, quando a oportunidade aparecer", completou motivado.



Contratado na última semana para ser o novo técnico do Coritiba, Celso Roth segue preparando o time para o jogo contra o Cene-MS, válido pela Copa do Brasil, na próxima quarta-feira, no estádio Couto Pereira. Neste sábado, o elenco coxa-branca trabalhou em dois períodos.
De manhã, os jogadores aprimoraram a parte física. Na parte da tarde, Celso Roth comandou um treinamento com bola.
"Ele (Celso Roth) chegou e está tendo tempo. Não é fácil o treinador chegar e escalar o time, ele ainda está conhecendo o grupo em um período que está sendo muito importante", disse o zagueiro Luccas Claro.
O elenco do Coritiba retoma os trabalhos na manhã deste domingo, novamente no Centro de Treinamento da Graciosa. Na segunda e na terça, os jogadores treinarão no estádio Couto Pereira.
Como a partida no Mato Grosso do Sul terminou empatada em 2 a 2, o Coritiba garantirá vaga na próxima fase se vence ou empatar por 0 a 0 ou 1 a 1.




O Náutico está na final do Campeonato Pernambucano de 2014. Neste sábado, na Arena Pernambuco, o clube venceu o Salgueiro por 1 a 0 no tempo regulamentar (gol de Vinícius) e depois bateu o adversário por 5 a 3 nos pênaltis para avançar à decisão.
Nas penalidades, o clube de Recife teve 100% de aproveitamento e viu o goleiro Alessandro defender a cobrança de Valdeir.
O rival do time na decisão será decidido neste domingo, quando Santa Cruz e Sport se enfrentam na Ilha do Retiro. No jogo de ida, O Santa ganhou por 3 a 0.

O jogo

No tempo normal, o único gol da partida foi marcado no segundo tempo. Aos 23 minutos, o meia Vinícius dominou de pé direito, puxou para a esquerda e soltou uma belo chute no ângulo direito do goleiro Luciano.
Com a vitória no tempo normal, o jogo foi para os pênaltis. Isso por causa do regulamento do Campeonato Pernambucano: no mata-mata, não há vitória por saldo de gols, mas sim por pontos.
Explica-se: o Salgueiro venceu por 2 a 0 a partida de ida e precisaria empatar para ir à decisão. Mas caso o Náutico vencesse, por qualquer placar, a equipe empataria em pontos na disputa pela semi e levaria o duelo para as penalidades. E foi que ocorreu.
Na marca de cal, a precisão contou muito a favor do time de Lisca. Marcelinho, Zé Mário, Vinícius, Yuri e Geovane acertaram as cobranças. Do lado do Salgueiro, Anderson Paraíba, Rodrigo Potiguar e França acertaram, enquanto Valdeir teve sua cobrança defendida.

FICHA TÉCNICA

NÁUTICO (5) 1 X 0 (3) SALGUEIRO

Local: Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE)

Data: 12 de abril de 2014 (sábado)

Horário: 18h30 (de Brasília)

Árbitro: Emerson Sobral

Assistentes: Ricardo Chianca e Wlademir de Souza Lins

Cartões amarelos: Everton e França (Salgueiro)

Gol: Vinícius, aos 23 minutos do segundo tempo

Pênaltis:

Náutico: Marcelinho, Zé Mário, Vinícius, Yuri e Geovane converteram

Salgueiro: Anderson Paraíba, Rodolfo Potiguar e França converteram; segundo a bater, Valdeir parou no goleiro Alessandro

NÁUTICO: Alessandro; João Ananias (Jackson), Leonardo, Flávio e Raí; Elicarlos (Vinícius), Dê, Yuri e Zé Mário; Paulo Júnior (Geovane) e Marcelinho

Técnico: Lisca

SALGUEIRO: Luciano; Sidny (Rodolfo Potiguar), Aylton Alemão, Ranieri e Pery; Pio (Vitor Caicó), Moreilândia, Valdeir e Anderson Paraíba; Kanu e Everton (França)

Técnico: Cícero Monteiro





O Grêmio recebeu o Corinthians no estádio Antônio Vieira Ramos, em Gravataí, e triunfou por 2 a 1, neste sábado, pelo duelo de volta das quartas de final da Copado Brasil sub-17. Como o duelo de ida havia terminado com um empate sem gols, o time tricolor está classificado às semis.
Após um primeiro tempo sem gols, os gaúchos abriram o placar aos seis minutos da etapa final com um pênalti convertido por Erick. O jogador, na comemoração, homenageou Barcos, o camisa 9 do time principal, e imitou o Pirata.
Os visitantes chegaram ao empate aos 28 minutos também com uma penalidade. Guilher Arana bateu no meio e deixou tudo igual, resultado que classificaria o Corinthians. Porém, quatro minutos depois, Klauss aproveitou cruzamento da direita e cabeceou para o fundo da rede, confirmando a vaga ao time tricolor.
No fim, a equipe paulista ainda ficou com um atleta a menos. Aos 39, Artur perdeu a cabeça, deu um pisão em Nicolas Careca na frente do árbitro e recebeu o cartão vermelho de forma direta.
Na próxima fase, o Grêmio enfrentará o ganhador entre Fluminense e Atlético-PR, que vão fazer o jogo de ida das quartas de final na segunda-feira.



A presença no treinamento chuvoso de sexta-feira, em Porto Alegre, deu indícios que Zé Roberto poderia ser relacionado para a decisão do Campeonato Gaúcho, neste domingo, envolvendo Grêmio e Internacional. Entretanto, o camisa 10 tricolor sequer viajou para Caxias do Sul, palco do confronto que vale o troféu estadual.
Em sua lista de 20 nomes, o técnico tricolor Enderson Moreira não apresentou mais nenhuma surpresa. Assim, é esperado que o Tricolor entre em campo com a mesma formação que enfrentou o Nacional-URU, na última partida da fase de grupos da Copa Libertadores da América. Na ocasião, o clube porto-alegrense triunfou, pelo placar de 1 a 0.
Tal configuração foi estruturada com Marcelo Grohe; Pará, Werley, Rhodolfo e Wendell; Edinho, Ramiro, Riveros, Alan Ruíz e Dudu; Barcos. O desfalque continua a cargo do jovem atacante Luan, com uma fratura na mão.
Com o regulamento do gol qualificado, o Grêmio precisará vencer o Internacional por dois gols de diferença no Centenário, já que acabou superado por 2 a 1 no jogo de ida. O compromisso decisivo ocorre neste domingo, às 16 horas (de Brasília), no estádio Centenário.

Confira a lista de relacionados:

Goleiros: Marcelo Grohe e Busatto

Laterais: Pará e Wendell

Zagueiros: Rhodolfo, Werley, Bressan e Pedro Geromel

Volantes: Riveros, Edinho, Ramiro, Léo Gago e Moisés

Meias: Alan Ruíz, Dudu, Maxi Rodríguez e Jean Deretti

Atacantes: Barcos, Éverton e Lucas Coelho




O atacante Maurício Alves Peruchi, ex-jogador do Fluminense e do Avaí, morreu devido a um acidente automobilístico, aos 24 anos. A informação foi publicada neste sábado pelo US Boulogne, clube da terceira divisão do Campeonato Francês, que o brasileiro defendia.
A causa da morte do atleta foi divulgada pelo jornal esportivo L'Équipe. Ontem à noite, Maurício Alves atuou pela equipe na vitória sobre o GFC Ajaccio por 2 a 0, pela competição nacional. Ainda não foram divulgadas as circunstâncias nem o local exato do acidente.
O presidente do US Boulogne, Jacques Wattez, prestou solidariedade à família do jogador brasileiro, por meio de curto comunicado publicado no site do clube.
Nascido na cidade de Montanha, no Espírito Santo, Maurício Alves foi revelado nas divisões de base do Fluminense. Considerado grande promessa do time tricolor, foi negociado em 2010 pelo Villarreal, da Espanha, mas só jogou pela equipe B. Depois ainda passou pelo Avaí, por empréstimo, até desembarcar no futebol francês em 2012.



O Fortaleza está na final do Campeonato Cearense de 2014. Jogando no Presidente Vargas, a equipe comandada por Marcelo Chamusca venceu o Icasa por 3 a 1 para avançar à decisão. Os gols da classificação foram marcados por Robert (duas vezes) e Marcelinho Paraíba. Bismarck descontou.
Agora, a equipe da capital espera o vencedor do confronto entre Guarany de Sobral e Ceará, que se enfrentam neste domingo. O time alvinegro venceu a primeira partida por 3 a 2.
Precisando do resultado após perder o jogo de ida por 3 a 1, o Fortaleza bombardeou o Icasa desde o primeiro minuto. Só na primeira etapa, foram ao menos oito oportunidades criadas, com Mauro fazendo duas grandes defesas para salvar o Icasa.
O goleiro só não pôde fazer nada aos 44 minutos, quando Marcelinho Paraíba cobrou bem um pênalti para fazer 1 a 0. Na segunda etapa, aos 15 minutos, Robert cobrou falta com perfeição e fez 2 a 0.
A alegria dos torcedores durou dois minutos. Bismarck percebeu o goleiro Ricardo adiantado e marcou um golaço de fora da área.
Precisando de mais um gol para se classificar - o Tricolor tinha vantagem por ter a melhor campanha da primeira fase e precisava só igualar o placar -, o Fortaleza continuou pressionando.
Aos 27 minutos, Samuel foi expulso e deixou o Icasa com um a menos. A vantagem númerica aumentou o ímpeto dos donos da casa. Aos 34 minutos, veio o gol. Mauro deu rebote em chute de fora da área, e Robert fez 3 a 1 para decretar a vitória e a classificação.




Depois de ter aberto vantagem no jogo de ida, o Atlético-MG não tomou sustos, empatou com o Vitória por 0 a 0, neste sábado no estádio Pituaçu, em Salvador, e avançou para as semifinais da Copa do Brasil sub-17. Na próxima fase, o time mineiro vai enfrentar o Flamengo, que na sexta-feira eliminou o São Paulo.
Na primeira partida, em Sete Lagoas, o Atlético-MG venceu o Vitória por 3 a 0, com gols de Flávio, Keven e Natan.
No duelo deste sábado, o Vitória bem que tentou pressionar os visitantes na primeira etapa, mas esbarrou na boa marcação adversária e não consegui criar muitos lances de perigo. Com isso, o Atlético-MG se aproveitou dos contragolpes e teve ainda teve um pênalti depois de Capixaba ser derrubado na área. Porém, Keven cobrou aos 44 minutos e o goleiro Caíque fez a defesa.
Após o intervalo, precisando de pelo menos três gols, os baianos não tiveram forças para tentar a classificação. Rafaelson e Yuri ainda tiveram chances para o Vitória, mas o goleiro Cleiton trabahou bem, e os mineiros administraram o resultado e fizeram a festa fora de casa.
A outra semifinal será feita pelos vencedores dos duelos entre Corinthians x Grêmio e Fluminense x Atlético-PR. Grêmio e Corinthians, que empataram por 0 a 0 em Limeira-SP, jogam ainda nesta sábado na cidade de Gravataí-RS. Já Fluminense e Atlético-PR fazem o primeiro jogo na segunda feira em Duque de Caxias-RJ, e depois decidem a vaga em Ponta Grossa-PR.



A Chapecoense se impôs diante do Avaí e conquistou a vitória por 4 a 1, neste sábado, na Arena Condá. Com o resultado positivo em casa, pela última rodada do hexagonal do rebaixamento, a Chape confirmou a liderança, com 20 pontos, e levou a Taça Santa Catarina.
Já o Avaí, que iniciou a rodada com o mesmo número de pontos do adversário, permanece com 17. A Chapecoense saiu na frente no placar, com gol de cabeça de Bergson, aos 23 minutos do primeiro tempo.
Apenas cinco minutos depois, Régis ampliou a vantagem. No segundo tempo, aos 25, Rafael Lima também aproveitou jogada pelo alto e desviou para balançar a rede. No minuto seguinte, Héber descontou para o Avaí.
Porém, não havia mais tempo para a reação. Assim, Roni também deixou sua marcar e fechou o placar para a Chapecoense. A liderança no hexagonal ainda deu ao time de Chapecó a vaga direta na Copa do Brasil de 2015.




Passada a euforia pela conquista da Copa do Nordeste, o Sport começa a planejar a disputa do Campeonato Brasileiro. Em entrevista ao site oficial do clube, o presidente João Humberto Martorelli disse que planeja a contratação de novos jogadores para buscar uma vaga na Copa Libertadores.
"O objetivo é brigar na cabeça. Temos que voltar à Libertadores. Essa é a grande motivação do Sport hoje, e esse é meu empenho. Gostaria muito de ver o Sport voltar a disputar essa competição. Este é o lugar do Sport. Gostaria de ver o clube entre os quatro primeiros da Série A", afirmou.
Na opinião do mandatário, o título do Nordestão representa um recomeço para o Leão, que neste ano voltará a disputar a elite do futebol brasileiro.
"É o momento de lembrar de todos os que fizeram esse título. Não é de agora, não foi conquistado por essa gestão. Foi conquistado por rubro-negros que vêm mantendo o Sport em ascensão. Nós devemos destacar o papel importante do presidente Luciano Bivar, que deu esse grande passo no acesso à Série A, do presidente Gustavo Dubeux e de todos os presidentes que o antecederam e que fazem do Sport essa força gloriosa", disse.
Neste domingo, o Sport enfrenta o Santa Cruz na Ilha do Retiro, pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Pernambucano. Na ida, o Santa venceu por 3 a 0 no Arruda.