domingo, 13 de abril de 2014

GIRO INTERNACIONAL


ESPN/ GAZETA PRESS/ PLACAR


Nem durante os quatro anos em que comandou o Barcelona Josep Guardiola sofreu uma derrota tão dura quanto o revés deste sábado para o Borussia Dortmund. Mesmo com o Bayern de Munique atuando em seu estádio, o time comandado por Pep caiu por 3 a 0, algo inédito em sua carreira como treinador de times profissionais.
Até então, Guardiola só havia visto alguma equipe sua cair por, no máximo, dois gols de diferença. No Barça, as piores derrotas em jogos oficiais foram pelo placar de 3 a 1, o que ocorreu em três oportunidades - para Betis, Sevilla e Inter de Milão.
Assim, no Bayern, ele conheceu o revés mais contundente e, de quebra, também o segundo. Isso porque, antes dos 3 a 0, o clube bávaro havia caído por 4 a 2 para o próprio Dortmund, na decisão da Supercopa da Alemanha, em julho.
A derrota para o Dortmund ainda representou o pior revés da equipe da Bavária em dois anos. A última vez que havia caído por uma margem de gols tão significativa fora em 12 de maio de 2012, quando perdera por 5 a 2 justamente para o clube aurinegro na final da Copa da Alemanha.
De quebra, o resultado do confronto desse sábado foi a quarta derrota do Bayern em 2013-14 - além dos dois placares adversos para o Dortmund, os comandados de Guardiola também perderam para o Augsburg e Manchester City, pela Bundesliga e Uefa Champions League, respectivamente.
Na última temporada, quando alcançou a tríplice coroa (conquista do Alemão, da Champions e da Copa da Alemanha) sob o comando de Jupp Heynckes, o Bayern sofreu apenas três derrotas: duas na competição europeia (para Bate Borisov e Arsenal) e uma no Alemão (para o Bayer Leverkusen).



Júlio César amargou a sua segunda derrota na temporada da Major League Soccer. Titular neste sábado, o goleiro não conseguiu evitar o primeiro revés dentro de casa na competição. O Toronto FC, mesmo atuando no BMO Field, no Canadá, acabou derrotado por 1 a 0 pelo Colorado Rapids.
Contando com o goleiro titular da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2014, o Toronto sofreu o gol que decretou a primeira derrota diante do seu torcedor aos 32min da etapa complementar. O veterano atacante Eddie Buddle, de 32 anos, aproveitou oportunidade para dar a vitória à franquia de Colorado.
O revés tirou a chance de o Toronto assumir a liderança da Conferência Leste. A equipe permanece com nove pontos, mesma marca do Coloumbus Crew, que entra em campo pela 5ª rodada da MLS somente neste domingo, quando, a partir das 16h (de Brasília), enfrenta o San Jose Earthquakes.
O Colorado Rapids, por outro lado, subiu para a zona de classificação aos playoffs da Conferência Oeste. Com a vitória, o time chegou aos 10 pontos, três a menos do que o líder FC Dallas.
Também na abertura da rodada deste sábado, ainda no Canadá, o Montreal Impact ficou no 1 a 1 com o Chicago Fire e segue sem vencer na temporada. Já o Real Salt Lake, vice-campeão da temporada passada, empatou por 2 a 2 com o Philadelphia Union e manteve a invencibilidade - duas vitórias e quatro empates.


Com cinco brasileiros em campo, mais o atacante naturalizado croata Eduardo da Silva, o Shakhtar Donetsk foi derrotado neste sábado para o Vorslka Poltava por 1 a 0 e colocou em risco a liderança do Campeonato Ucraniano. Isso porque o Dnipro Dnipropetrovsk venceu também neste sábado o Metalurh Zaporizhya pelo mesmo placar.
Jogando fora de casa, o time de Fred, Douglas Costa, AlexTeixeira, Luiz Adriano, Bernard - que entrou no segundo tempo -, e Eduardo da Silva, caiu devido a gol do macedônio Adis Jahovic, marcado aos 39 minutos do segundo tempo.
O resultado negativo fez com que o Shakhtar permanecesse com 47 pontos em 22 partidas disputadas. O Dnipro, que atuou uma vez a menos, igualou a pontuação ao bater dentro de seus domínios o Metalurh Zaporizhya.
O gol do time do zagueiro Douglas, ex-Vasco, do meia-atacante Giuliano, ex-Internacional, e do atacante Mattheus, ex-Itabaiana, foi marcado pelo ucraniano Yevhen Seleznyov, na etapa complementar.



Diante do segundo pior time do Campeonato Espanhol, o Real Madrid nem precisou de todos os seus titulares. Com uma formação mista, a equipe merengue superou o Almería por 4 a 0 no Santiago Bernabéu, neste sábado, pela 33ª rodada da competição. Di María, Bale, Isco e Morata fizeram os gols da partida.
Com o triunfo, o time comandado por Carlo Ancelotti chega a 79 pontos e assume a vice-liderança. Isso porque, mais cedo, o Barcelona perdeu por 1 a 0 para o Granada e estacionou nos 78. O líder da competição é o Atlético de Madri - com 79 pontos e vantagem no confronto direito -, que vai a campo no domingo contra o Getafe, fora de casa.
O Real, com os quatro gols marcados, passou a ter o melhor ataque de La Liga - e entre os times das principais ligas nacionais da Europa - com 94 bolas na rede.
Para este sábado, o Real começou o duelo sem cinco titulares. Cristiano Ronaldo e Marcelo estão machucados, assim como Sergio Ramos, que foi problema de última hora. Já Carvajal e Xabi Alonso cumpriram suspensão.
Mesmo com os desfalques, o time da casa dominou amplamente o confronto e não teve dificuldade para construir a vantagem. Aos 28 minutos do primeiro tempo, Di María recebeu passe de Nacho na área, escapou de um marcador e finalizou no ângulo direito da meta defendida por Esteban, marcando um golaço.
Na volta do intervalo, os madrilenhos logo ampliariam a vantagem. Aos oito minutos, Benzema foi acionado por Di María e deixou na medida para Bale chutar forte e estufar a rede. Esteban ainda tocou na bola, mas não teve como evitar o gol. Três minutos depois, Isco recebeu passe de Benzema na área, abriu espaço e concluiu sem chances para o goleiro adversário.
No fim, os merengues transformaram o triunfo em goleada com uma pintura. Aos 42, Morata recebeu bela assistência de Illarramendi por cima da zaga e, dentro da área, concluiu encobrindo o goleiro.
Em meio a tantos problemas na formação titular da equipe comandada por Carlo Ancelotti, o jogo poderia marcar a estreia de Willian José. No entanto, o atacante ficou no banco de reservas durante todo o confronto. Outro brasileiro a começar como opção, Casemiro foi para o gramado aos 18 minutos da etapa final na vaga de Di María.
Agora, o Real Madrid deixará o Campeonato Espahol de lado para se preocupar com outras competições. Na quarta-feira, a equipe decidirá a Copa do Rei com o Barcelona, às 16h30 (de Brasília), no Mestalla. Exatamente uma semana depois, receberá o Bayern de Munique, às 15h45, pelo duelo de ida da semifinal da Uefa Champions League.



O Twente pode seguir sonhando com vaga na Champions League da próxima temporada. Neste sábado, a equipe bateu o Roda, em casa, por 3 a 0 e conquistou a segunda vitória seguida no Campeonato Holandês.
Com o triunfo, o Twente chegou a 59 pontos e ocupa o terceiro lugar no campeonato. Para ir à principal competição interclubes da Europa, o Twente precisa alcançar a vice-liderança, que no momento pertence ao Feynoord, que tem um ponto a mais e enfrenta o PSV, em Eindhoven, neste domingo.
Para chegar à vitória, Borven marcou duas vezes no primeiro tempo, enquanto Ebecilio fechou o placar na etapa final. Com a derrota, o Roda parece condenado à segunda divisão. A equipe tem de secar Nijmegen e Waalwijk, que ainda jogam neste domingo.
Em outro jogo deste sábado, o Vitesse perdeu para o Cambuur, fora de casa, por 4 a 3. Com o tropeço, a equpe segue com 54 pontos e pode ser ultrapassada e perder o quarto lugar.
Até o momento, o Vitesse conseguiria um lugar na última etapa eliminatória da Liga Europa, mas está pressionado pelo PSV. Outro time que ainda pode roubar essa posição é o Heerenveen, que bateu o Go Ahead Eagles por 2 a 0, com gols de Van Aken e Finnbogason.




O torcedor do Benfica terá que aguardar mais um final de semana para, enfim, soltar o grito de ‘é campeão' no Campeonato Português. Tudo por conta do arquirrival Sporting, que venceu neste sábado e adiou a conquista das ‘Águias'. Atuando no Estádio José Alvalade, o time comandado pelo técnico Leonardo Jardim derrotou o Gil Vicente pelo placar de 2 a 0 e manteve vivas as (mínimas) chances de levantar a taça.
Pressionado e sob a responsabilidade de alcançar o resultado positivo para evitar o término da briga pelo título, o Sporting precisou de apenas dois minutos para garantir os três pontos. O atacante Islam Slimani aproveitou oportunidade para balançar as redes rivais e assumir a vice-liderança na artilharia do clube alviverde na liga com oito gols.
Antes do final da partida, já quando administrava o resultado, o Sporting ainda ampliou o marcador. O cabo-verdiano Héldon, aos 46min da etapa final e apenas três minutos após entrar em campo, assinalou o segundo tento e definiu o resultado no José Alvalade.
A vitória dentro de casa deixa o Sporting com 63 pontos, quatro a menos do que o Benfica, ainda sem atuar nesta 27ª rodada de liga - os benfiquistas encaram neste domingo, às 13h (de Brasília), o Arouca, fora de casa. O Gil Vicente, em contrapartida, permanece com 27 pontos, na 12ª posição.
Embora longe de incomodar o rival Benfica na primeira posição, o Sporting está próximo de obter a importante vaga direta à Champions League da próxima temporada - desde 2009/2010, quando caiu na fase pré-grupos para a Fiorentina, o a equipe não participa do principal torneio europeu.
O clube depende de apenas mais uma vitória para carimbar a passagem para a o torneio em 2014/2014, e ela poderá vir no dia 19, quando o time duelará contra o Belenenses. O Gil Vicente volta a atuar no sábado, às 12h, contra o Estoril, diante dos seus torcedores no Estádio Cidade de Barcelos.

Confira os outros resultados deste sábado:

Nacional 2x0 Marítimo
Belenenses 3x1 Vitória de Guimarães
Rio Ave 1x2 Olhanense



O Mirandés viveu um verdadeiro drama neste sábado, contra o Girona, pela 34ª rodada da segunda divisão do Campeonato Espanhol, devido à expulsão dos dois goleiros relacionados para a partida em menos de três minutos.
Fora de casa, a equipe perdia por 1 a 0, até que aos 17 minutos do segundo tempo, o chileno Francisco Javier Prieto derrubou Eloy. O árbitro Fernando López Acera marcou pênalti e expulsou o titular. O reserva Dani Jiménez foi para o gol e não conseguiu pegar a cobrança de pênalti de Jandro.
Três minutos depois, foi a vez de Jiménez fazer falta dentro da área em Ortuño e ir para o chuveiro. Com isso, o lateral Ríos Reina foi para o gol e também não pegou a penalidade cobrada por novamente por Jandro. O meia ainda voltou a marcar nos minutos finais, fechando placar de 4 a 0.
O Mirandés, que ainda luta para se garantir no playoff que define o último acesso - os dois primeiros colocados sobem direto para a primeira divisão, é o 14º colocado na tabela, com 44 pontos. O Girona, por sua vez, segue na zona de rebaixamento, em penúltimo, com 37 pontos.



O Estudiantes conquistou uma importante vitória, neste sábado, pela 13ª rodada do Torneio Clausura do Campeonato Argentino. Ao derrotar o Quilmes por 3 a 1, fora de casa, a equipe assumiu a liderança provisoriamente.
A segunda vitória consecutiva levou o Estudiantes a 24 pontos, resultado de seis vitórias, seis empates e uma derrota. San Lorenzo e Colón, ambos com 21 pontos, ainda podem roubar a ponta até o fechamento da rodada.
Camilo abriu o placar para a vitória do Estudiantes aos 21 minutos do primeiro tempo, mas Telechea igualou 12 minutos mais tarde. Antes do intervalo, Silva marcou o segundo dos visitantes e, na etapa final, Carrillo decretou o triunfo do Estudiantes.
Do outro lado, o Quilmes vem amargando as últimas colocações a seis rodadas do fim do torneio. A equipe ocupa o penúltimo lugar, com 12 pontos.
Em outro jogo deste sábado, o Vélez Sarsfield levou um gol no fim e foi derrotado fora de casa pelo Argentinos Juniors por 2 a 1.
O tropeço fez o Vélez se distanciar da liderança do campeonato. A equipe parou com 20 pontos após sofrer a quinta derrota no certame, enquanto o Argentinos Juniors foi a 15 pontos e ocupa o 15º lugar.
A vitória do Argentinos foi desenhada no segundo tempo. Ramirez abriu o placar aos 3 minutos, mas Nani empatou aos 22 minutos. O gol da vitória dos anfitriões saiu aos 48 minutos, com Barzola.




A Federação Italiana de Futebol e o Fluminense acertaram a realização de um amistoso para o dia 8 de junho. Na ocasião, o Tricolor das Laranjeiras enfrentará a seleção da Itália em Volta Redonda. O jogo deverá encerrar a preparação da Azzurra para a Copa do Mundo.
Agendado para o estádio Raulino de Oliveira, o amistoso não foi confirmado oficialmente porque ainda resta o acerto de alguns detalhes.
Depois de enfrentarem o Internacional pela nona rodada do Campeonato Brasileiro - a última antes da Copa -, os tricolores seguirão treinando para o jogo contra a Itália.
Os italianos ficarão concentrados em Mangaratiba, na Costa Verde do Rio de Janeiro. Integrante do Grupo D - ao lado de Inglaterra, Uruguai e Costa Rica -, a Azzurra estreia no Mundial dia 14 de junho, quando enfrenta os ingleses na Arena da Amazônia.




A Roma venceu a Atalanta por 3 x 1, pela 33ª rodada do Campeonato Italiano, e abriu 15 pontos de vantagem para o terceiro colocado Napoli e pode confirmar o segundo lugar na tabela caso o Napoli perca para a Lazio, neste domingo. Taddei, Ljajic e Gervinho marcaram os gols da Roma. Migliacio descontou para a Atalanta.
Com a vitória, a Roma chegou à sua sétima vitória consecutiva no Italiano e manteve a invencibilidade no estádio Olímpico. A última derrota dos romanos ocorreu em 9 de março, quando perdeu para o Napoli.
Com o resultado deste sábado, a Roma chegou aos 79 pontos e permanece na vice-liderança do Campeonato Italiano. A líder Juventus soma 84 e enfrenta a Udinese, nesta segunda-feira. A Atalanta segue com 46 e cai para a nona colocação na tabela de classificação.
Na 34ª rodada do Italiano, a Roma encara a Fiorentina, no próximo sábado, fora de casa. Enquanto a Atalanta enfrenta o Hellas Verona, no mesmo dia, em casa.