BUSCA

domingo, 13 de abril de 2014

GIRO NACIONAL / INTERNACIONAL



A Ponte Preta está de técnico novo. O clube anunciou na noite deste domingo a contratação de Dado Cavalcanti, recentemente demitido do Coritiba. Ele chega para assumir a vaga deixada por Vadão, que pediu demissão para substituir Márcio Oliveira e comandar a seleção brasileira feminina de futebol. A CBF deve oficializar a troca já nesta segunda.
Dado será apresentado no Majestoso na manhã de segunda-feira, quando falará com a imprensa no Majestoso e já irá comandar a equipe no treinamento da tarde visando à estreia da equipe na série B do Brasileiro, que acontece nesta sexta, contra o Icasa, em Campinas.
O presidente Márcio Della Volpe lamentou a saída de Vadão, mas disse confiar no novo treinador para que a Ponte Preta cumpra a sua principal meta nesta temporada: retornar à elite do futebol nacional.
"O Brasileiro começa já na sexta e nossa única preocupação agora é a de que o Dado possa dar sequência ao trabalho que vem sendo desenvolvido para fazer uma boa estreia contra o Icasa", afirmou o dirigente.
Dado Cavalcanti, de apenas 32 anos, ganhou destaque dirigindo o Mogi Mirim em 2013, quando levou a equipe às semifinais do Campeonato Paulista e foi eleito melhor treinador da competição.
Ele iniciou a carreira como jogador nas categorias de base do Santa Cruz e do Náutico, mas não foi aproveitado e começou a trabalhar na comissão técnica dos juniores, dando ponta é inicial à carreira de treinador.
É de Dado a marca de treinador mais jovem do Brasil a conquistar um título do futebol profissional, com apenas 24 anos, no Ulbra, em 2006. Ele também foi eleito o melhor treinador do campeonato pernambucano de 2010.
Entre os títulos conquistados pelo jovem técnico estão o bicampeonato Rondoniense pelo Ulbra (2006 e 2007), o torneio de terceira divisão brasiliense pelo Brazsat (2008), a Copa Pernambuco pelo Santa Cruz (2009) e o Campeonato Matogrossense pelo Luverdense (2012).



Depois da perda do título do Campeonato Baiano, o torcedor do Vitória tem pelo menos o alento de já receber um reforço para o Brasileirão. O atacante Caio, vinculado ao Internacional, revelou neste domingo seu acerto para defender o Rubro-negro. "Apesar de ter participado de alguns jogos do Gaúcho, não estava sendo aproveitado como gostaria neste inicio de ano. A opção de ida para o Vitória foi minha. Já havia uma conversa há algum tempo e agora foi tudo resolvido. Sempre me mostrei interessado em jogar pelo clube, desde quando apareceu a oportunidade, principalmente por ser um time de massa, o que motiva qualquer jogador", explicou o atacante.
Após o fim do Campeonato Catarinense com o título simbólico da Taça Santa Catarina, e a vaga na Copa do Brasil da próxima temporada garantida, a Chapecoense volta totalmente suas atenções para a estreia da equipe no Campeonato Brasileiro. Para o técnico Gilmar Dal Pozzo, alguns nomes que atuaram abaixo do esperado devem ser liberados ou negociados.



Marcos Assunção chegou em Santa Catarina com a incumbência de ser o homem das bolas paradas no esquema tático do Figueirense. Na partida decisiva do Campeonato Estadual, o camisa 20 foi decisivo, cobrando a falta que originou o polêmico gol de Lúcio Maranhão, o segundo do triunfo sobre o Joinville, pelo placar de 2 a 1, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. Com o troféu após o embate, o experiente volante foi enfático ao analisar a campanha alvinegra na competição: "Chegamos aqui com jogadores desacreditados, mas o importante é que reconquistamos o que éramos. Ainda somos atletas de futebol. As pessoas precisam nos respeitar. Tive um 2013 péssimo, por causa de uma lesão, e muitos diziam que eu estava fazendo corpo mole, que não queria jogar no time do meu coração (Santos). Mas hoje dei a volta por cima. Essa alegria tem que prevalecer", expressou.


O meia Lincoln teve atuação determinante na conquista do título do Bahia no Campeonato Baiano. Depois da partida deste domingo, contra o Vitória, o jogador lembrou quem vem de uma sequência de títulos estaduais e espera poder comemorar ainda mais na carreira. "Pelo que me passaram, eu era o único jogador no Brasil que poderia ser tricampeão estadual consecutivo hoje (domingo). Não quis falar nada disso antes, mas fiquei muito feliz. Falei com os meus companheiros que queria muito esse título de hoje (domingo), porque não sei quando vou parar de jogar. Pode ser que seja o último, mas espero que não", declarou.


Neste domingo, o Joinville viu o título do Campeonato Catarinense escapar, após ser derrotado pelo Figueirense, no estádio Orlando Scarpelli, pelo placar de 2 a 1. Porém, o revés não foi digerido pelo elenco Dentre os mais inconformados com o resultado, está o goleiro Ivan, que não poupou críticas à arbitragem do paranaense Heber Roberto Lopes. O lance em que o atleta do JEC mais protestou fora o gol de Lúcio Maranhão, onde o centroavante alvinegro mandou a bola para as redes usando o cotovelo. "O Joinville jogou muito. Foi guerreiro e buscou o título. Ponha essa derrota na conta do seu Heber (Roberto Lopes) e de seus assistentes, pois tomamos um gol de mão. Agora no futebol vale isso? A arbitragem decidiu o título. Dentro de campo, nós jogamos para c... Se tudo fosse correto, terminaria 1 a 1, com o título do JEC", expressou embravecido.


O presidente Giovanni Luigi conquistou seu quarto título gaúcho em quatro anos de mandato à frente do Internacional. Neste domingo, viu o clube colorado bater o rival Grêmio com autoridade por 4 a 1 na decisão, disputada em Caxias do Sul. A diferença ampla na decisão, porém, surpreendeu o mandatário do clube rubro.
"Ninguém imaginava essa diferença", reconheceu Luigi. "Mas fomos a equipe que até hoje tinha 12 pontos a mais. Mostramos que o grupo está querendo, mostramos a força desse grupo, o trabalho na casamata. Foi uma soma de fatores que fez com que o Inter chegasse a esse título de forma merecida", comemorou o presidente do Internacional.
Mesmo com a justa festa pelo tetra, o Internacional já projeta o Brasileirão. A expectativa é de que o clube encerre o jejum de 35 anos sem levantar a principal competição do país. "Nós mostramos qualidades, virtudes, mas precisamos melhorar ainda mais para chegarmos ao título brasileiro. Mas o grupo mostrou que está querendo, que é muito forte", afirmou o presidente. A estreia colorada no Brasileirão será sábado que vem, no Beira-Rio, diante do Vitória. O título gaúcho deste domingo foi o 43º do Inter no estadual, contra 36 do Grêmio, que não levanta a taça desde 2010.



Foi em uma disputa de pênaltis que o Santos foi derrotado pelo Ituano, neste domingo, e não conseguiu conquistar mais um título paulista para a sua história. Depois das cinco batidas normais, os times foram para as alternadas, ainda mais perigosas. Neto, o camisa 2 da equipe do litoral, foi quem encerrou o jogo, ao perder a sua cobrança.
O jogador, no entanto, se apega em Deus para superar o momento ruim e acredita que o erro não vai apagar a boa campanha que fez em todo o campeonato. "Perdi um pênalti que não poderia ter perdido. Deus sabe o orgulho que eu tenho de vestir essa camisa, sabe o que eu faço dentro de campo. Infelizmente a torcida está triste, eu também estou. Era uma oportunidade ímpar de mostrar para todo mundo o que Deus fez na minha vida e que Deus é grande comigo. O pênalti que eu perdi não vai apagar a grande campanha que eu fiz. Acho que o Santos vai ter outras coisas grandes por aí. Creio que Deus tem coisas maiores guardadas para mim", afirmou Neto. Para o santista, a catimba dos jogadores do Ituano atrapalharam a partida. "Tivemos n chances de matar o jogo, criamos oportunidades, se o jeito de o Ituano ganhar da gente era assim, catimbando, parando o jogo... Infelizmente não fui feliz. Queria muito ser campeão. Só Deus sabe o que eu fiz para estar aqui. Dei meu máximo", completou.


Logo depois de o técnico Adilson Batista reclamar do gol impedido de Márcio Araújo, foi a vez do presidente vascaíno Roberto Dinamite se revoltar contra a arbitragem, em entrevista coletiva concedida neste domingo, no Maracanã. O dirigente ficou indignado com o gol que decretou o empate por 1 a 1 e deu o título ao Flamengo, aos 45 minutos do segundo tempo.
No lance do gol rubro-negro neste domingo, Márcio Araújo estava em posição de impedimento no momento que o zagueiro Wallace cabeceou na trave. Dinamite já reclamou da arbitaregm em outras oportunidades durante este Campeonato Carioca."Estou aqui para registrar minha indignação com mais um erro que prejudica todo o trabalho do Vasco. Errar uma vez é normal, duas a gente até aceita, mas a terceira e sempre contra o Vasco? Não é choro de perdedor, mas tenho que lamentar erros decisivos que impediram o Vasco de chegar ao título. Isso é ruim para todo mundo. O futebol do Rio de Janeiro não merece isso. Ficamos chateados pela forma como o campeonato é conduzido, pela forma como a arbitragem decide uma partida. E mais uma vez ela decidiu", disparou Dinamite. A maior polêmica aconteceu no clássico vencido pelo Flamengo, por 2 a 1, na primeira fase do Estadual. Na ocasião, o auxiliar de linha não viu a bola entrar em cobrança de falta do meia Douglas, quando o placar ainda estava 0 a 0. A bola bateu no travessão e quicou dentro do gol, mas a arbitragem não validou o lance. "Depois vão falar que o cara não enxergou, que vai fazer exame de vista, que é problema psicológico. Mas sempre contra o Vasco? Eu não posso punir o bandeirinha. Já são vários árbitros no campo para que o erro não aconteça. Na foto dá para ver que o auxiliar está na posição correta e nada. Infelizmente é sempre a favor do Flamengo. É lamentável. Não é chororô. Se foi impedimento, que seja marcado", afirmou o presidente vascaíno.



Um dos principais personagens do Ituano em toda a campanha do Ituano, o goleiro Vagner levou pra casa mais do que um título do Pacaembu, neste domingo. Depois de agarrar o último pênalti e consagrar o time do interior, o jogador protagonizou uma história de perseguição: com a bola da final do Paulistão 2014.
Num primeiro momento, um fiscal da Federação Paulista de Futebol (FPF) não deixou Vagner levar embora e teve que insistir bastante, mas prometeu devolvê-la. Ainda de uniforme, o representante da entidade voltou com o 'troféu'.
"Esse é o meu troféu. Vou colocar na prateleira mais alta da minha casa", afirmou o goleiro campeão paulista, responsável pela última defesa do jogo. Sob os olhares de outros clubes, por causa da boa atuação durante todo o campeonato, Vagner preferiu desconversar e disse que agora só está preocupado em comemorar.
"Não quero nem pensar nisso agora. Pedi até para o meu empresário me dar uma semana de descanso, tratar disso sozinho. Só quero comemorar agora, depois penso", completou.
Campeão, o Ituano volta para casa para festejar a conquista quase inédita e depois começa a se preparar para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro.



O zagueiro Carles Puyol nem tem jogado pelo Barcelona. Lesionado, o capitão do time - que já anunciou que deixará a equipe no fim da temporada - não participou das derrotas para Atlético de Madrid, que eliminou o time da Champions League, e Granada, que deixou o clube distante do título do Espanhol.
Mas, na segunda-feira, Puyol dará as caras em uma entrevista coletiva, às 6 horas (horário de Brasília), no centro de treinamento do clube. A princípio, nenhum jogador falaria com a imprensa. O zagueiro pediu para que fosse aberta a possibilidade de conversar com os jornalistas.
A última vez que o camisa 5 do Barcelona à imprensa foi no dia 4 de março deste ano, quando ele fez um pronunciamento de 2 minutos para dizer que deixaria o clube no fim da temporada.
A atitude de Puyol ao convocar a entrevista desta segunda é uma resposta à manifestação de um grupo de torcedores, na chegada dos jogadores ao Camp Nou, na noite de sábado. Depois da derrota para o Granada, alguns atletas foram hostilizados, e o grupo pedia para que os capitães da equipe se manifestassem.
Atualmente, os quatro capitães do Barcelona são, pela ordem: Puyol, Xavi, Valdés e Iniesta. Deles, apenas Xavi e Iniesta estavam em Granada - Valdés está lesionado e só volta em novembro, nem jogará mais pelo clube; Puyol também não viajou. Na quarta-feira, o Barcelona enfrentará o Real Madrid, em Valencia, pela decisão da Copa do Rei. Antes, na terça-feira, será a vez de Andrés Iniesta encarar a imprensa; o meio-campista participará de entrevista coletiva a lado do treinador Tata Martino.



Finalistas da última temporada, Ceará e Guarany de Sobral protagonizaram mais um grande confronto na semifinal do Campeonato Cearense de 2014. Uma semana depois de proporcionarem um jogo com duas viradas e outras duas expulsões, as equipes voltaram a se enfrentar neste domingo, no Castelão, em um duelo repleto de emoções. Depois dos 90 minutos, porém, o Cerará levou a melhor por 4 a 2 - com três tentos de Magno Alves - e garantiu um lugar na grande decisão do Estadual, a ser disputada diante do Fortaleza.
A partida deste domingo, assim como a do fim de semana passado, teve algumas reviravoltas. Precisando de um triunfo por dois gols de diferença - por causa do revés de 3 a 2 na ida - para se classificar, o Guarany de Sobral saiu atrás ainda no primeiro tempo. Aos 44 minutos - quatro após Zé Augusto, dos visitantes, ter sido expulso -, Bill cruzou para a área com enorme categoria e encontrou Magno Alves, que só completou para o fundo das redes. O Ceará abria o placar instantes antes do intervalo e colocava um pé na final do Estadual.
Nos vestiários, porém, o treinador da equipe do interior, Vladimir de Jesus, fez duas substituições e mudou a atitude do Guarany de Sobral. Saíram Maranhão e Reinaldo Luis, e entraram Tininho e Zé William. E foi o atacante, aliás, que empatou o confronto. Aos oito, após lançamento preciso, Zé William não deu chances para a defesa de Luís Carlos e deixou tudo igual no Castelão. A virada veio quatro minutos depois, com Thiago Furlan. Ele se livrou de Anderson e, com muita categoria, fez o segundo do time de Sobral.
Pressionado pelo resultado e pelo vice-campeonato da Copa do Nordeste, diante do Sport, no último meio de semana, o Ceará passou a partir com tudo para cima da equipe visitante, que não resistiu. Aos 15, Bill acertou a trave. Aos 30, porém, Magno Alves empatou o jogo, após grande assistência de Leandro Brasília. Motivado, o Magnata sequer havia terminado de comemorar o segundo, quando já fez o terceiro. Aos 32, ele cruzou a bola para a área, ela desviou em Joécio e morreu no fundo das redes: 3 a 2.
Com a classificação assegurada, o Ceará manteve o controle do jogo e ainda balançou as redes mais duas vezes antes do apito final. Aos 38, Souza escapou da marcação de Rodrigo Vitor e ampliou o placar no Castelão. Sete minutos mais tarde, Bill recebeu do autor do quarto gol e, frio, anotou o quinto, fechando a contagem no estádio que será uma das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014. O Ceará é finalista do Campeonato Cearense, que será decidido diante do Fortaleza, nas duas próximas quartas-feiras.



O Fenerbahce não tomou conhecimento do Antalyaspor neste domingo, venceu em casa por 4 a 1 e, com isso, poderá garantir o título do Campeonato Turco já na próxima rodada, a 30ª de 34 da competição.
Caner Erkin, Michal Kadlec, duas vezes, e Moussa Sow marcaram para o time de Istambul. Isaac Promise descontou para o antepenúltimo colocado na tabela.
Com o resultado, o Fener chegou aos 66 pontos, abrindo 12 de vantagem para o Besiktas e 13 para o Galatasaray. Na próxima rodada, o líder visitará o Besiktas e, em caso de vitória com tropeço da equipe de Felipe Melo e Drogba contra o Kasimpasa, o título estará garantido.
Em outro jogo deste domingo, o atacante Paulo Henrique,ex-Atlético Mineiro e Palmeiras, marcou no empate do Trabzonspor fora de casa com o Eskisehirspor em 2 a 2. O resultado recoloca o time do brasileiro na quarta colocação, com 43 pontos.
Veja os resultados da 29ª rodada do Campeonato Turco:

Sexta-feira

Konyaspor 1 x 1 Besiktas

Sábado

Kasimpasa 1 x 2 Bursaspor

Karabukspor 0 x 2 Akhisar

Kayserispor 0 x 2 Çaykur Rizespor

Sivasspor 2 x 1 Galatasaray

Domingo

Genclerbirligi 0 x 0 Erciyesspor

Eskisehirspor 2 x 2 Trabzonspor

Fenerbahçe 4 x 1 Antalyaspor

Segunda-feira

Elazigspor x Gaziantepspor




O Olympiacos se despediu neste domingo do Campeonato Grego, que conquistou com seis rodadas de antecedência, vencendo em casa o Apollon Smyrni por 1 a 0, resultado que decretou o rebaixamento do rival.
O único gol da partida foi marcado no segundo tempo pelo atacante argentino Javier Saviola. Com a vitória, o time do Pireus chegou a 86 pontos, ficando 17 na frente do segundo colocado PAOK Salônica.
O Apollon, por sua vez, caiu devido a vitória do Xanthi sobre o Panathinaikos por 3 a 1. A vitória fez a equipe chegar aos 38 pontos, dois a frente do concorrente que caiu junto com o Aris Salônica.
O Xanthi, por sua vez, disputará um playoff com o terceiro colocado do octogonal final da segunda divisão do Campeonato Grego - que está na segunda rodada - para definir se seguirá na elite do país.
A partir de agora, as equipes que ficaram do segundo ao quinto lugar na divisão de elite, PAOK, Panathinaikos, Atromitos e Asteras Trípoli, respectivamente, disputarão as vagas restantes emcompetição europeias, já que o Olympiacos se garantiu na fase de grupos da Uefa Champions League.
O campeão do quadrangular irá disputar as fases preliminares da Champions. Segundo e terceiro colocados se classificarão para a Liga Europa.
Veja os resultados da 34ª rodada do Campeonato Grego:

Domingo

Aris Salônica 0 x 0 Pas Giannina

Ergotelis 3 x 0 Kalloni

Levadiakos 3 x 2 PAOK Salônica

Olympiacos 1 x 0 Apollon Smyrni

Panetolikos 1 x 0 OFI Creta

Panionios 0 x 0 Platanias