segunda-feira, 17 de março de 2014

ENTREVISTA: Emerson Mancha falou ao Futblog do Sorriso com exclusividade, direto dos EUA




Craque de bola e um dos maiores atletas que já passaram pelo futebol da cidade de Belo Oriente:

Emerson Soares Martins, nascido em 26/10/1980 ou simplesmente para os mais íntimos: ´´Manchinha``. O atleta que teve passagem por vários clubes do país, entre eles Bahia, Vitória, Atlético-MG, entre outros.

O Futblog do Sorriso fez contato com o atleta, que atualmente reside nos Estados Unidos. Natural de Ipatinga, Emerson Mancha é casado com Paloma Andrade. 

O jogador que ficou grandemente conhecido pelo seu bom futebol, em especial, nas passagens pelo futebol amador regional, defendendo o tradicionalíssimo Oriente EC, da cidade de Belo Oriente, onde o craque fez questão de ressaltar a importância em sua carreira, de ter atuado no auri-negro.

Entre outras colocações feitas pelo atleta, fez questão de destacar um pouco de sua vida fora do Brasil, estando morando atualmente nos Estados Unidos, onde inclusive, disputou algumas competições. Quanto a carreira promissora de um atleta que deseja ser um profissional, ele falou ao Futblog do Sorriso, da importância de se ter apoio e uma boa mentalidade para lidar com a situação.

Confiram a super entrevista EXCLUSIVA de Emerson Mancha, ao Futblog do Sorriso:


FUTBLOG DO SORRISO: Como que começou esta sua paixão pelo futebol ?

EMERSON MANCHA: Começou desde bem cedo, quando eu era bem garoto, tendo uns 6 anos. Meu pai acompanhava o time amador do Oriente e ele me levava para ver os jogos, tanto do Oriente, como também em Ipatinga, onde era disputado na época pelo Oriente, o Campeonato Ipatinguense e daí comecei a treinar desde muito novo na escolinha e meu pai me deu um kichute. Naquela época os ídolos da criançada nem eram os jogadores profissionais que jogavam em Cruzeiro e Atlético, mas os jogadores que jogavam o campeonato amador da cidade como Miltão, Richetti, Cuié, Vavá, Nêgo Nilson, entre tantos outros, por que nós ainda moleque, acompanhávamos bem de perto esses caras jogando.



FUTBLOG DO SORRISO: Sua ligação e raiz criada no Oriente. Como que você encarava isso ? O clube era a sua segunda casa ?

EMERSON MANCHA: Sem dúvida era escola e depois ir para o campo do Oriente treinar na escolinha. Lembro que não tinha coisa melhor, quando marcavam jogo na cidade de Ipatinga, Naque ou em Acesita. Era alegria sem fim. Nossos pais faziam o famoso pão com salame para levarmos e nem dormíamos direito, um dia antes de viajar. Enfim, boas lembranças, que nunca esquecemos.



FUTBLOG DO SORRISO: O futebol amador hoje em dia, não é mais o mesmo da sua época. O que você acha que possa ter contribuído para a decadência do futebol na várzea ?

EMERSON MANCHA: Não sei. Talvez falte um pouco de apoio das prefeituras e dos empresários da região. Antigamente as pessoas eram apaixonadas pelo futebol, onde em que nas tardes de domingo era tradição acompanhar o campeonato amador de Belo Oriente.



FUTBLOG DO SORRISO: Como tem sido a sua passagem pelos Estados Unidos e nos conte se está atuando em algum clube por aí ?

EMERSON MANCHA: Aqui tem se cumprido um propósito de Deus na minha vida e já são 9 anos vivendo por aqui. Querendo ou não você acaba se acostumando com o lugar e aprendi a viver e a amar esse país aqui. Fico com um pouco de receio ou medo de voltar ao Brasil, apesar da saudade. Assim que cheguei aqui nos Estados Unidos, joguei em duas Ligas por cerca de 6 anos. Uma das Ligas era aqui em Nova Iorque, se chamava: Liga Paraguaia, onde o nível era muito bom dos clubes, pagavam os jogadores por partida, em média de $ 150 dólares e também cheguei a jogar em uma outra Liga, em uma cidade que fica 1 hora daqui de Nova Iorque. Lá também pagavam essa média por jogo, mas depois que teve a crise econômica, em 2008, as coisas mudaram e os donos dos clubes que na maioria eram donos de companhias começaram a ter dificuldades e a Liga caiu muito e hoje em dia ainda existem, porém com um nível bem inferior e hoje basicamente eu só jogo aqui partidas amistosas nos finais de semana com os amigos.



FUTBLOG DO SORRISO: Logicamente, distante do Brasil. Do que você mais tem saudades ?

EMERSON MANCHA: Calor humano né! Principalmente aí no interior, em que os amigos são mais chegados, criados juntos, nas resenhas após o jogo de futebol. Aqui até tem ( falando de resenhas), mas é bem diferente.



FUTBLOG DO SORRISO: Você teve passagens pela base de grandes clubes profissionais. Atuou inclusive ao lado de Mancini na Aciaria, fato este muito comentado pelos admiradores de seu futebol. Nos conte como foi a importância de tudo isso para a sua carreira ?

EMERSON MANCHA: Eu desde menino, sonhava em ser jogador profissional e acho que só não fui por detalhes. Não sei! Acho que Deus tinha outros planos pra mim, mas tentei até onde pude e infelizmente não deu certo. Não me sinto frustrado, sinto que Deus sabe todas as coisas. Comecei a tentar a sorte na Aciaria no ano de 1995, indo atuar na equipe infantil, onde o empresário Orlando da Hora, que hoje é empresário do Nilmar, Neto Berola, entre outros, veio do Vitória e começou um trabalho aí na região, especificamente na Aciaria, em Ipatinga. Orlando montou um trabalho com a base, muito forte. Lembro que na minha época, batíamos frente-a-frente com times da capital: Cruzeiro, Atlético e América. Lá na Aciaria, saiu muitos jogadores profissionais e naquela época o mais famoso era o Mancini. Mas teve o Andrade, que jogou no Vasco; Léo Mineiro, que jogou no Guarani de Campinas, Criciúma, Ipatinga, entre outros. Muitos se profissionalizaram também, atuando em times de menor expressão.


FUTBLOG DO SORRISO: Belo Oriente tem muitos talentos. Qual conselho você daria para os jovens atletas que tem o desejo de serem profissionais ?

EMERSON MANCHA: Cara! É difícil realmente. Tem que ter muita disposição e força de vontade, além de muita paciência. Alguém também tem que te dar suporte e orientações precisas, porque sendo muito novo, às vezes você se não tiver ninguém para aconselhar, acaba tomando atitudes sem pensar. Esse foi meu caso, porque passei por vários clubes como Vitória (BA), Bahia (BA), Bragantino (SP), Atlético (MG), Ipatinga (MG) e Valério Doce (MG).


FUTBLOG DO SORRISO: Para qual clube torce ? E qual jogador que já encerrou a carreira, marcou para você ?

EMERSON MANCHA: Eu torço pelo Corinthians. Tudo por causa de meu tio que me deu um quadro do time, quando eu ainda era menino e assim acabei virando corintiano. Eu tinha na época, uns 6 anos de idade. Já um jogador que marcou para mim e que já não atua mais, foi Marcelinho Carioca, até mesmo por ser corintiano.


FUTBLOG DO SORRISO: Se pudesse voltar no tempo, o que você não faria de novo ? Em se tratando de mundo do futebol ?

EMERSON MANCHA: Acho que me precipitei, em duas oportunidades que tive. Uma foi no Vitória, onde estava atuando e decidir vir para casa, de férias. Outra oportunidade e ainda maior, foi no Galo, onde cheguei a atuar no time de Junior, isto no ano de 1998. Mas não tive a paciência de esperar e vi atletas que estavam lá no time ´´B ``ou no ´´C``, mas depois apareceram as chances e agarraram. 


FUTBLOG DO SORRISO: Por ser uma pessoa muito família, você deixou vários amigos no Brasil. Que mensagem deixaria para eles, estando você um pouco distante ?

EMERSON MANCHA: Deixaria um abraço forte e digo que em breve estarei de volta, para revê-los e poder dar um abraço, em cada um deles.


FUTBLOG DO SORRISO: Quais as pretensões do Emerson Mancha, concernente a vida pessoal e profissional ?

EMERSON MANCHA: Rapaz. Sei que Deus tem propósitos para cada um de nós e se ele me trouxe aqui pra esse país é porque Ele tem algo pra fazer. Estou trabalhando aqui e me sinto bem aqui, mas já são 9 anos sem ver minha família e amigos que estão no Brasil. Estamos esperando aqui os imigrantes porque está para sair uma lei aqui de imigração, que legalizariam todos os ilegais do país, aí poderíamos ir no Brasil a passeio e esse ano parece que vão definir se sai ou não sai essa lei. Se sair, devo tocar a vida por aqui mesmo mas se não, devo voltar para o Brasil e tentar alguma coisa por aí, porque já é muito tempo sem ver meus pais, que já estão em uma idade pouco avançada e não dá mais pra ficar muito tempo sem vê-los. Mais está tudo nas mãos de Deus e tenho esperado Nele. Vamos ver daqui para até ano que vem, pra ver que decisão tomar.


Momentos marcantes, na carreira de Emerson Mancha: Galeria de fotos, destacando passagens do atleta pelo Aciaria, Vitória e Bahia: