domingo, 8 de dezembro de 2013

Vasco e Fluminense garantem clássico inédito na segunda divisão

Pela primeira vez desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado por pontos corridos, dois times grandes de um dos principais centros do futebol nacional foram rebaixados no mesmo ano. Vasco e Fluminense, que já haviam passado por vergonhas em momentos distintos, caíram juntos em 2013, garantindo de forma inédita o clássico do Rio de Janeiro na segunda divisão.
Antes do início da rodada de encerramento do Brasileirão, neste fim de semana, apenas Náutico e Ponte Preta já estavam matematicamente confirmados na degola. Fluminense e Vasco ocupavam as outras duas vagas na área do perigo e sabiam que apenas um deles poderia escapar, mas nenhum dos dois se livrou da queda.
O Tricolor das Laranjeiras tinha a situação mais delicada, já que precisava de uma combinação de resultados mais complicada. O time do técnico Dorival Júnior até venceu por 2 a 1 seu compromisso diante do Bahia, em Salvador, mas não se salvou porque o Coritiba derrotou o São Paulo e permaneceu na elite.
Já o Vasco teve um capítulo ainda mais doloroso. Na Arena Joinville, torcedores cruz-maltinos e do Atlético-PR travaram um confronto nas arquibancadas, o que resultou nas idas de quatro torcedores para o hospital, sendo um deles em estado grave. Depois da possibilidade até de ser adiado, o jogo foi reiniciado e terminou com goleada por 5 a 1 do Furacão.
Em 2008, o Rio de Janeiro quase perdeu duas equipes na elite do futebol nacional, justamente com as duas protagonistas desta temporada. Porém, na ocasião, apenas o Vasco caiu, enquanto o Tricolor das Laranjeiras se recuperou nas últimas rodadas e ficou só um ponto à frente da zona de queda.
Já os outros três principais centros do futebol nacional (São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais) não tiveram dois clubes grandes rebaixados juntos desde o início dos pontos corridos, em 2003.
Elite 2014 - Enquanto os dois rivais cariocas fazem o caminho à segunda divisão, outro grande nacional está de volta à elite em 2014. O Palmeiras foi o campeão da Série B deste ano com tranquilidade e disputará a primeira divisão novamente, acompanhado por Chapecoense, Sport e Figueirense.
O Verdão, que caiu em 2012, precisou de apenas um ano para garantir seu retorno, sendo campeão da Série B pela segunda vez em sua história (caiu em 2002 e subiu em 2003 também). O time paulista estará na Série A justamente no ano em que comemora seu centenário.

Gazeta Esportiva.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.