quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

SEMANA EM NÚMEROS

Artilheiros, goleadas e um final épico

(FIFA.com)
 
Artilheiros, goleadas e um final épico
© AFP
 
Na mais recente análise estatística do FIFA.com, destaque para o emocionante capítulo final do Campeonato Sul-Coreano, além de uma marca histórica para John Terry e façanhas ofensivas do Celtic, da seleção feminina da França e de Zlatan Ibrahimovic.
 
400
jogos no Campeonato Inglês foi a marca alcançada por John Terry no domingo. E o capitão do Chelsea celebrou o feito com estilo, anotando o 34º gol de sua carreira na Premier League para ficar ainda mais próximo de bater o recorde do jogador de defesa que mais balançou as redes na competição, David Unsworth. Mas, diferentemente de Terry, que marcou todos os seus gols com a bola rolando, o ex-zagueiro do Everton e do Sheffield United fez 22 dos seus 38 tentos em cobranças de pênalti. Ainda na Inglaterra, Wayne Rooney também teve razões para comemorar ao anotar mais dois gols, chegar a 164 na Premier League e ultrapassar Robbie Fowler na quinta posição da lista de maiores artilheiros de todos os tempos. O atacante do Manchester United ainda aparece atrás de Frank Lampard (168), Thierry Henry (175), Andy Cole (189) e Alan Shearer (260). E agora apenas Henry marcou mais gols por um único clube do que os 149 de Rooney com a camisa do United.
 
94
minutos já haviam corrido na última partida do Pohang Steelers na temporada quando Kim Won-Il anotou o gol do título mais emocionante da história do Campeonato Sul-Coreano. Por questão de segundos o Steelers não deixou a taça escapar para o time que mais tempo liderou a competição, o Ulsan Hyundai Horangi, que começou o duelo decisivo com dois pontos de vantagem. Quando o empate já parecia inevitável, porém, Kim marcou o gol que garantiu ao clube seu quinto caneco sul-coreano e o primeiro desde 2007. Como já havia vencido a Copa da Coreia do Sul deste ano, o Steelers tornou-se o primeiro clube do país a fazer a dobradinha de títulos nacionais. A dramática conquista não se deveu somente ao gol salvador de Kim, mas também a uma impressionante sequência de seis vitórias na reta final do campeonato. Por fim, esse quinto triunfo coloca o clube de Pohang em segundo lugar na hierarquia das equipes mais vitoriosas da liga sul-coreana, ao lado do FC Seul e abaixo do heptacampeão Seongnam Ilhwa Chunma.
 
16
gols, o que dá uma média de um a cada cinco minutos e 38 segundos, foram marcados no total pela França nos primeiros tempos das duas goleadas obtidas sobre a Bulgária nas eliminatórias para a Copa do Mundo Feminina da FIFA Canadá 2015. O primeiro jogo foi disputado em 23 de novembro, em Lovech, e a seleção do técnico Philippe Bergeroo foi para o intervalo com uma vantagem de 6 a 0 no placar, impulsionada pelos três gols anotados por Marie-Laure Delie nos dez minutos iniciais. A partida terminou 10 a 0 para as francesas, com direito a outro triplete, assinado por Gaetane Thiney. Na última quarta-feira, em Le Mans, as Bleues fizeram 10 a 0 apenas na primeira etapa e fecharam o confronto em 14 a 0, com Thiney e Eugenie Le Sommer marcando quatro gols cada uma. A França lidera a corrida pela vaga direta do Grupo 7 para o sétimo Mundial Feminino, com 100% de aproveitamento em quatro jogos disputados, 31 gols marcados e apenas um sofrido. Além disso, a seleção não sabe o que é perder há dez partidas oficiais, desde a derrota por 1 a 0 para o Canadá na briga pela medalha de bronze do Torneio Olímpico de Futebol Feminino Londres 2012. O único empate da série invicta aconteceu contra a Dinamarca nas quartas de final da Eurocopa Feminina, em que as escandinavas eliminaram as francesas nos pênaltis.
 
8
gols levaram Zlatan Ibrahimovic ao topo da artilharia da UEFA Champions League e ainda garantiram ao sueco um lugar na história do Paris Saint-Germain como o maior goleador numa única edição do torneio, superando George Weah. Tudo isso graças ao gol que o inspirado atacante anotou na vitória por 2 a 1 sobre o Olympiacos na última quarta-feira, seu centésimo jogo na competição mais importante de clubes da Europa. Além disso, Ibra chegou a 34 gols na fase de grupos da Liga dos Campeões, superando Alessandro Del Piero na quinta posição da artilharia de todos os tempos. Apenas Raúl (53), Ruud van Nistelrooy (50), Thierry Henry (38) e Lionel Messi (36) já estufaram o barbante mais vezes. A rodada também foi inesquecível para Arturo Vidal, que se tornou o primeiro jogador da Juventus desde Filippo Inzaghi em 2000/01 a marcar três vezes num jogo do torneio europeu e o único a converter quatro pênaltis em apenas uma campanha. O Bayern de Munique, por sua vez, estabeleceu um novo recorde na Liga dos Campeões ao somar a décima vitória consecutiva, ofuscando a façanha realizada pelo Barcelona entre 2009 e 2012. Outros recordes interessantes foram alcançados pelo Real Madrid, que marcou pelo menos um gol em seus últimos 30 jogos na competição, e pelo Manchester United, que goleou o Bayer Leverkusen por 5 a 0 fora de casa, estabelecendo sua vitória mais elástica como visitante na história do torneio.
 
7
gols sofridos e nenhum marcado resultaram na maior derrota do time escocês Hearts nos últimos 40 anos. A tragédia aconteceu no domingo, diante do Celtic. O clube de Edimburgo não perdia tão feio desde 1º de janeiro de 1973, quando o arquirrival Hibernian aplicou um idêntico 7 a 0 naquela que é considerada a partida mais vexatória da história do Hearts. A recente goleada, sofrida em casa e pela Copa da Escócia, não foi muito menos vergonhosa. Até então, o placar mais elástico do confronto havia sido uma vitória do Celtic por 6 a 0 em 1981. A atuação de gala serviu ainda para celebrar em grande estilo o 200º jogo do técnico Neil Lennon à frente dos Bhoys. Após a partida, o irlandês descreveu a apresentação da equipe como melhor do que todas as 199 anteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.