Ídolos globais entram em cena
A poucos dias do pontapé inicial da Copa do Mundo de Clubes da FIFA Marrocos 2013, que será dado em 11 de dezembro, os elencos das sete equipes participantes foram revelados nesta quinta-feira. No total, 160 jogadores passarão pelos estádios de Agadir e Marrakech, mas apenas 23 serão os sucessores do Corinthians, que ergueu a taça em 2012 no Japão. 


Para dar uma dimensão ainda mais global para o torneio, que reúne os campeões de cada continente e o vencedor do campeonato do país-sede, 31 nacionalidades estarão representadas dentro de campo. O Atlético Mineiro se apresentará com um plantel formado inteiramente por brasileiros, enquanto os egípcios do Al Ahly terão somente um reforço estrangeiro, o atacante mauritano Dominique Da Sylva. Já o Bayern de Munique desembarcará no norte da África com atletas de 11 países, dois a mais que o Auckland City, da Nova Zelândia.
Após conquistar a Liga dos Campeões da CONCACAF pela terceira vez seguida, e para disputar o seu terceiro Mundial em três anos, o mexicano Monterrey contará com figurinhas carimbadas como o capitão José Maria Basanta e César Delgado, argentinos presentes nas edições de 2011 e 2012. Por outro lado, o chinês Guangzhou Evergrande, que também conta com os brasileiros Elkeson e Muriqui e com o argentino Darío Conca, fará a sua grande estreia na Copa do Mundo de Clubes, enquanto os marroquinos do Raja Casablanca voltam ao torneio com a vantagem de jogarem em casa, com o apoio da sua apaixonada torcida.
Aliás, o público do Marrocos já está ansioso para ver alguns dos melhores jogadores do planeta. A delegação do Bayern terá nomes como Manuel Neuer, Bastian Schweinsteiger, Phlipp LahmThomas Müller, Franck Ribéry, Mario Götze entre outros, ao passo que o campeão africano alinhará uma série de atletas da seleção egípcia, entre os quais Emad Meteab, Wael Gomaa, Walid Soliman e o ícone Mohamed Aboutrika, que adiou a decisão de pendurar as chuteiras para jogar o Mundial de Clubes. 
O Atlético Mineiro, por sua vez, contará com a experiência de Ronaldinho Gaúcho, Jô, Diego TardelliRéver com a camisa canarinho, enquanto o Monterrey se apresenta com o goleador chileno Humberto Suazo e o defensor da seleção mexicana Ricardo Osorio, que disputou as duas últimas Copas do Mundo da FIFA pelo seu país.
Por fim, entre os jogadores presentes em solo marroquino, apenas três podem se orgulhar de terem sido campeões mundiais. No time alemão, o espanhol Javi Martínez venceu a Copa em 2010, e os atleticanos Ronaldinho e Gilberto Silva ergueram a taça em 2002 com o Brasil. O primeiro, no entanto, perdeu a chance de ser campeão mundial de clubes com em 2006, quando o Barcelona perdeu a final para o Internacional. Já em 2006, a Itália faturou o prêmio mais cobiçado do futebol sob o comando de Marcello Lippi, atual treinador do Guangzhou Evergrande.
De fato, é uma constelação de astros internacionais que se prepara para entrar em cena no Marrocos 2013.