segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

7 motivos para acreditar que o Vasco pode cair em 2013

Crédito: Marcelo Sadio/Vasco.com.br 
Crédito: Marcelo Sadio/Vasco.com.br
 por [ Marcus Alves ]
 Trivela


O Vasco faz campanha de rebaixado no returno do Brasileirão. Somou mais pontos apenas que o Atlético Goianiense, último colocado. Em 15 jogos, foram 15 pontos, com quatro vitórias, três empates e oito derrotas. O time carioca perdeu a vaga na Libertadores, mas não briga para cair. Na próxima temporada, sim, pode lutar contra o fantasma da segunda divisão. É a aposta de muita gente boa em clubes concorrentes. E a aposta deste blogueiro também. Sete motivos abaixo para acreditar nisso.

1- Desde 2009, são R$ 14 milhões de patrocínio da Eletrobrás por ano. Não é um valor que agrada aos dirigentes, mas a situação deve piorar ainda mais na próxima temporada. O contrato se encerra e dificilmente será renovado. Ou seja, menos dinheiro para um clube que não tem conseguido arcar nem mesmo com os custos d’água.

2- Com dívidas acumuladas e receitas retidas, o Vasco voltou a atrasar o pagamento a alguns de seus parceiros. O mesmo acontece com os salários dos atletas. A insatisfação interna existe, mas o presidente Roberto Dinamite prefere contemporizá-la argumentando que, em sua época, eles também não eram pagos em dia. A credibilidade construída a partir de 2009 se perdeu.

3- No fim do ano passado, em reunião para o anúncio de mudanças na base, o diretor-executivo Rodrigo Caetano se rebelou contra Dinamite e resolveu deixar a equipe. Desde então, o cargo do agora dirigente do Fluminense vem sendo ocupado por Daniel Freitas, ex-supervisor que soube recentemente, através de entrevista coletiva, que um novo profissional seria contratado para o seu lugar. Anderson Barros, do Botafogo, é o favorito. Falta comando no Vasco.

4- Roberto Dinamite tinha todo o conselho a seu favor. Derrubou a ala favorável ao antecessor Eurico Miranda, formou uma corrente de apoio e reinou sem praticamente ser questionado. Acabou se perdendo com toda a ilusão da força que conquistou. Hoje, tem um clube dividido como no passado e sem qualquer perspectiva de melhora. Dinamite se tornou aquilo que mais repudiava.

5- Sem Fagner, Rômulo e Diego Souza, o futebol do Vasco despencou. Os empresários que colaboravam e, em outro momento, teriam socorrido o time, se afastaram. Falta prestígio no mercado para encontrar alternativas. Não bastasse isso, os investimentos em Eder Luiz e Felipe Bastos, contratados em definitivo, não renderam o esperado. O cenário para reforços em 2013 é ainda mais tenebroso.

6- Em campo, Juninho e Felipe não se entendem. Não se entendiam com Cristóvão Borges e não conseguiram se entender com Marcelo Oliveira. Outro destaque do time, Dedé se lesionou de novo e viu encerrada uma temporada que ficou abaixo da média. A venda do zagueiro seria uma saída para a busca de reforços. No ano passado, uma oferta de 12 milhões de euros chegou a ser apresentada. Hoje, segundo se comenta, não passaria de 5 milhões. Falta dinheiro e falta futebol.

7- Uma solução seria a aposta nas categorias de base. A formação de atletas, no entanto, está entregue ao empresário Pedrinho Vicençote. Mudaram os rostos, saiu Humberto Rocha, chegou Mauro Galvão, mas o cenário segue o mesmo. E o clube pretende ainda comprar o CT de Itaguaí, que pertence ao agente. Não deverá vir da garotada a salvação cruzmaltina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.