domingo, 20 de outubro de 2013


CALENDÁRIO 2014

FMF admite adiar início do Mineiro em 2014 para facilitar calendário dos clubes

Atlético e Cruzeiro têm demandas diferentes, mas podem ser beneficiados com mudança

Luiz Martini - Superesportes



O calendário da temporada 2014 mal foi lançado pela CBF, e já conseguiu desagradar a jogadores e clubes. Com menos datas livres no próximo ano por causa da Copa do Mundo, a entidade antecipou o início dos estaduais e do Brasileirão. Porém, a Federação Mineira de Futebol admite trabalhar com outro planejamento para facilitar a vida das agremiações. Contudo, a detentora dos direitos de transmissão precisa concordar com as mudanças das datas.

“O nosso campeonato é o mais enxuto do Brasil, e isso não vai nos afetar. Quem decide tudo são os clubes. Não há problema em começar no fim de janeiro. Usamos menos datas que as disponíveis. Neste ano, por causa do Mineirão, nós começamos em fevereiro. Haverá uma adequação na próxima temporada”, disse o presidente da FMF, Paulo Schettino, ao Superesportes.

A insatisfação com o excesso de jogos em 2014 motivou a criação de um movimento lançado por 75 jogadores do futebol brasileiro. A ideia é pressionar a CBF para alterar as datas. Apesar de possuírem demandas diferentes, o discurso de adequação do Campeonato Mineiro e redução do número de jogos é apoiado por Atlético e Cruzeiro.

“A situação do futebol mineiro é diferente de outros regionais. O Estadual é o que precisa de menos datas. Dá para trabalhar para começar no fim de janeiro e terminar em abril. Pode ser que a gente tenha que antecipar o retorno dos jogadores em uma semana. Mas, se isso acontecer, haverá compensação pelo período”, disse Guilherme Mendes, diretor de comunicação do Cruzeiro.

Confirmado no Mundial de Clubes em dezembro, a ser disputado no Marrocos, o Atlético tem uma particularidade em relação ao tempo de férias e pré-temporada para 2014. O diretor de futebol Eduardo Maluf explica o posicionamento favorável da equipe para o adiamento do início do Mineiro.

Como a competição no exterior se encerra no fim do ano, as férias dos jogadores do Galo devem invadir a primeira quinzena de janeiro. Com isso, o clube cogita escalar os juniores no início do Estadual e dar tempo de descanso e preparação para os atletas profissionais.

“Em virtude de estarmos disputando o Mundial, para dar férias para os jogadores e ter o mínimo de 15 dias de pré-temporada. Acho que a gente vai conseguir contemporizar todos estes problemas e vamos fazer com que o início do ano a gente tenha preparação tranquila e iniciar a Libertadores em fevereiro”, contou, em entrevista à Rádio Itatiaia.

Na proposta passada pela entidade máxima do futebol no país, os estaduais devem começar no dia 12 de janeiro, e terminar em abril. Porém, de acordo com os dois gigantes da capital, as datas devem ser diferentes em Minas Gerais. Outro ponto a ser considerado é o acúmulo de competições no primeiro semestre. O Atlético já está confirmado na Libertadores'2014, e o Cruzeiro, com o desempenho positivo no Brasileirão, está perto de confirmar sua classificação. Como termina as competições no dia 8 de dezembro, ao contrario do Alvinegro, o time celeste sofre menos impacto na escolha da data para o começo do Mineiro. 

Outros pedidos

As outras requisições dos atletas relacionadas ao calendário têm ligação com 30 dias de férias, período mínimo de pré-temporada e número máximo de partidas por mês. Inclusive, esse pedido é justificado frequentemente pelo departamento de fisiologia das equipes.

“O Cruzeiro é a favor de reduzir as semanas cheias. Isso causa desgaste nos atletas, elevado número de contusões, e dificulta o trabalho de recuperação. Na Espanha, já é proibido ter duas semanas consecutivas de quarta e domingo. É uma proposta que o Cruzeiro apoia”, endossou Mendes.

Com a configuração exibida pela CBF para o ano de Mundial, o Campeonato Brasileiro foi agendado para começar em 20 de abril, um dia antes do início da Série B, enquanto o pontapé inicial da Série C está marcado para o dia 27 do mesmo mês. Ainda está prevista uma pausa de 45 dias na competição nacional (por causa da Copa do Mundo), que terá seus últimos jogos do primeiro semestre disputados em 1.º de junho e só será retomado em 16 de julho, segundo o cronograma publicado no site oficial da CBF.

Assim como a Copa do Brasil, a Libertadores também terá seus últimos jogos para os brasileiros no primeiro semestre em 14 de maio, depois de ser iniciada em 29 de janeiro. Já após a Copa, a competição continental será retomada em 23 de julho.

Fair Play

Uma novidade na lista de desejos dos atletas é o “Fair Play” dos clubes para as competições continentais. Esse sistema é adotado na Europa e consiste no cumprimento das obrigações das agremiações com os jogadores e as contas. Do Cruzeiro, Ceará, Dedé, Fábio, Júlio Baptista e Tinga engrossaram a lista. Pelo lado alvinegro, Victor e Gilberto Silva são os representantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.