sexta-feira, 20 de setembro de 2013

LIGA EUROPA

Tottenham e Fiorentina já mostraram o que querem da LE

Eriksen comemora o gol que definiu a vitória do Tottenham (AP Photo/Matt Dunham)Eriksen comemora o gol que definiu a vitória do Tottenham (AP Photo/Matt Dunham)

Por Leandro Stein / TRIVELA 
A Liga Europa começou nesta quinta-feira. Meio morna, como costuma ser a fase de grupos da competição, mas com alguns resultados que chamam a atenção. Neste primeiro momento, Tottenham e Fiorentina reforçam a imagem de candidatos ao título, assim como Sevilla e Lazio iniciaram a caminha com vitórias. O Valencia, de quem se tinha boas expectativas, envergonhou sua torcida ao ser derrotado em casa contra o Swansea. Uma derrota que só não foi pior que a do PSV, na Holanda, para o Ludogorets. Confira os principais destaques da rodada:



Os favoritos

Tottenham 3×0 Tromso
Pelo elenco que tem, o Tottenham é o primeiro na lista de favoritos ao título da Liga Europa, entre os clubes que iniciam a competição desde a fase de grupos. E o reflexo disso foi demonstrado em White Hart Lane, com a fácil vitória sobre o Tromso. André Villas-Boas poupou boa parte de seus titulares e, ainda assim, ganhou por 3 a 0. Com passes de Erik Lamela e Lewis Holtby, Jermain Defoe marcou os dois primeiros gols. Já no segundo tempo, foi a vez de Christian Eriksen aumentar ainda mais as expectativas da torcida, com um golaço de fora da área, o seu primeiro pelo clube.

O vexame

PSV 0×2 Ludogorets
O PSV é um dos clubes de história mais rica na Liga Europa e vive o ano de seu centenário. Pensar em um título continental para 2014 não seria nada mau, certo? Não foi o que os Boeren mostraram. Os holandeses tiveram uma noite para esquecer no Estádio Phillips, vazio, e acabaram engolidos pelos atuais campeões búlgaros. Embora as chances para o PSV tenham aparecido no primeiro tempo, foi na segunda etapa que o Ludogorets construiu a vitória, com um chute da intermediária de Roman Bezjak e outro de Virgil Misidjan.

A surpresa
Valencia 0×3 Swansea
Spain Soccer Europa League
O Valencia começou a temporada de maneira decepcionante em La Liga. E parece que a apatia dos Ches também pesou na Liga Europa. Dentro do Mestalla, os espanhóis foram presas fáceis ao Swansea. O time de Gales começou a ficar em vantagem logo aos 10 minutos, quando Adil Rami foi expulso. Era o caminho aberto para o massacre. Foram 19 chutes a gol e mais de 700 passes dos Swansea, que balançaram as redes com Wilfried Bony, Michu e Jonathan De Guzmán. Se os ingleses não costumam dar muita bola à LE, os galeses mostram que, para eles, a situação é bastante diferente.

A virada
PAOK 2×1 Shakhter Karaganda
O Shakhter bem que tentou uma estreia marcante em sua primeira participação na etapa principal de um torneio continental. Roger Cañas abriu o placar para os cazaques em Salônica, mas a pressão do PAOK acabou resultando na virada. Stefanos Athanasidis igualou o placar aos 30 minutos do segundo tempo e, aos 47, possibilitou a virada, cruzando para Zvonimir Vukic emendar para as redes.

A goleada
Red Bull Salzburg 4×0 Elfsborg
O Red Bull Salzburg sempre entra nas competições europeias sugeriam uma grande campanha, mas constantemente decepciona. Ao menos nesta temporada, o início na Liga Europa é promissor. Tudo bem que o Elfsborg não é bem o adversário mais qualificado, mas os Touros Vermelhos conquistaram uma convincente vitória por 4 a 0. Jonathan Soriano foi o astro da noite, com um hat-trick, enquanto o brasileiro Alan, ex-Fluminense, completou o placar.

A decepção
Betis 0×0 Lyon
Um dos jogos que pintavam como destaque da rodada acabou sendo bastante murcho. O Betis não é das maiores potências de La Liga, mas possui uma camisa que impõe respeito. Da mesma forma, o Lyon ainda pode ser colocado entre os maiores da França, mesmo que os resultados não sejam tão constantes. Acabaram fazendo um jogo sem gols, em 90 minutos que só contaram com seis finalizações na direção das metas.

O brasileiro
Hernanes
Italy Soccer Europa League
A Lazio não fez nada de espetacular contra o Legia Varsóvia. Em um jogo no qual os biancocelesti eram amplos favoritos, a vitória por 1 a 0 foi magra demais. Mas não dá para culpar Hernanes pelo resultado. Pelo contrário. O meio-campista foi o grande destaque dos italianos ao marcar o tento da vitória, completando cruzamento de cabeça, e só não fez mais porque a trave barrou um de seus famosos chutes de fora da área.
O craque
Marko Marin
Sem espaço no Chelsea, Marko Marin acabou emprestado ao Sevilla. E o alemão precisou de pouquíssimo tempo para se tornar ídolo na Andaluzia. A torcida rojiblanca iniciou até mesmo uma campanha para que o meia arranje uma namorada espanhola e queira continuar no clube. Um carinho que foi retribuído nesta quinta, na vitória por 2 a 1 sobre o Estoril. As assistências para os tentos de Kevin Gameiro e Vitolo saíram dos pés de Marin, que participou diretamente de 66% das finalizações de sua equipe – quatro chutes e quatro passes.

A promessa
Ryder Matos
Hernanes foi o craque brasileiro, mas outro compatriota chamou atenção na Itália. O atacante Ryder Matos deixou boa impressão na vitória por 3 a 0 da Fiorentina sobre o Paços de Ferreira, balançando as redes logo após entrar em campo. Forte candidata ao título, a Viola também balançou as redes com Gonzalo Rodríguez e Giuseppe Rossi. Aos 20 anos, nunca se firmou em Florença e teve até uma passagem frustrada pelo Bahia em 2012 e 2013. Seu momento vem agora?

O golaço
Christian Eriksen (Tottenham)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.