sábado, 7 de setembro de 2013

ENTREVISTA DE FERNANDINHO

 EXCLUSIVA AO TERRA


Fernandinho nega peso por substituir Bernard e lamenta fase do São Paulo

Fernandinho não vê prejuízo por ser tomado como substituto de Bernard Foto: Adalberto Marques/ Agif / Gazeta Press
Fernandinho não vê prejuízo por ser tomado como substituto de Bernard
Foto: Adalberto Marques/ Agif / Gazeta Press

  • Direto de Belo Horizonte (MG)
De volta ao Brasil após um ano no Al-Jazira, dos Emirados Árabes, Fernandinho já ganhou vaga como titular do campeão da Libertadores Atlético-MG. O atacante herdou a camisa 11 de Bernard, ídolo alvinegro que se transferiu ao Shakhtar Donetsk, e nega se sentir pressionado para repetir o desempenho do jovem.

Em entrevista ao Terra, o jogador ainda celebrou a presença do técnico Cuca no clube mineiro e a chance de conquistar um Mundial mesmo sem ter participado da vitoriosa campanha no torneio continental. Fernandinho só desanima quando o assunto é o São Paulo, equipe pela qual atuou entre 2010 e 2012. Evitando polemizar sobre Juvenal Juvêncio ou Rogério Ceni, ele torce para que o time tricolor escape do rebaixamento no Campeonato Brasileiro.



Confira a entrevista exclusiva:

Terra - Você chegou ao Atlético-MG com a função de substituir o Bernard, inclusive já usando o número que ele usava. Como você vê essa pressão, já que ele era o xodó da torcida atleticana? Fernandinho - É um prazer, um privilégio. Bernard é um menino que está se tornando um grande jogador, está em idade de aprendizado, mas vai crescer. Estou encarando da melhor forma possível. Ele deixou algo precioso, o título. A torcida gosta dele. Nada mais merecido por tudo que fez.




Terra - Acha que isso vai te prejudicar ou pode ajudá-lo a se motivar?
Fernandinho -
Acho que não prejudica. O jogador tem que estar ciente do que pode acontecer. Quando a gente substitui um grande jogador, a pressão é grande, até pelo número, mas isso é normal.




Terra - Você tem característica de segurar muito a bola, mas chega a um time que tem outras maneiras de jogar, inclusive fazendo muitos passes. Como será isso?
Fernandinho -
É tranquilo. Tenho a característica de segurar e tocar pouco, mas a bola chega para definir. O time faz isso, e dependendo da posição vou pra cima. Mas também tenho grandes jogadores comigo: Ronaldo, Tardelli, Jô, Luan, Guilherme... São grandes atletas, todos com qualidades de passe. Então vai ser tranquilo. Pode acontecer de ter que ir pra cima, mas acho que a qualidade facilita.
Fernandinho prioriza Brasileiro e descarta Mundial de Clubes 
 
Fernandinho prioriza Brasileiro e descarta Mundial de Clubes

Terra - O que você tem a dizer desses primeiros contatos com o Cuca?
Fernandinho -
Muito bom. Agradeço pela forma que me recebeu. Deu carinho 
e confiança, não só pra mim, mas para o grupo. Isso é importante.



Terra - Muitos falam que ele é um técnico cheio de superstições e manias. Já verificou isso neste período?
Fernandinho -
Não prestei atenção nisso. O que sei é que ele é determinado, inteligente, é campeão, merecidamente, da Libertadores. O Brasil torce a favor dele por tudo o que fez, pelos anos anteriores. É um grande treinador e está mostrando isso.



Terra - Como é chegar a uma equipe para disputar um Mundial de Clubes? Sonhou algum dia com esta oportunidade?
Fernandinho -
Foi o que me chamou atenção. A forma como a equipe joga, os jogadores, o que fazem dentro de campo. Todos aqui me receberam bem, sou grato por isso. É importante chegar e ser bem recebido. Chegar para disputar o Mundial, então quero ajudar. A conquista é ótima para todos, é um privilegio. Tive outras propostas, até de outros clubes brasileiros, mas quis vir para o Atlético até por isso.

Terra - O que a passagem pelo Oriente Médio te trouxe de experiências positivas e negativas? Passou por dificuldades durante este período por conta da cultura diferente?
Fernandinho -
Tive dificuldade no início com o calor. Cheguei lá em época quente, e essa foi a dificuldade. Depois comecei a fazer gols e daí fiquei tranquilo. A ajuda do Ricardo Oliveira (atacante brasileiro) também foi importante.



Terra - O clube que o fez ganhar fama nacional está passando por uma situação complicada. Como você vê o atual momento do São Paulo?
Fernandinho -
É difícil. É um momento que o São Paulo não está acostumado, mas as experiências só acontecem quando você passa. Foram anos de alegrias, dificuldades iguais a essa foram poucas, mas acho que vai sair da zona, tem time pra isso. Jogar dessa forma é difícil, tem pressão da imprensa e torcida. Mas o clube vai sair dessa sem dúvida



Terra - Quais você crê que são os motivos para o clube estar vivendo este momento?
Fernandinho -
É complicado apontar. Eu creio que é fase. O futebol acontece em fases. Um dia ia chegar esse momento, e infelizmente é agora. Mas o São Paulo tem grandes jogadores e vai sair dessa. O momento é difícil, mas vai sair, não tem motivo para um time desse prolongar um momento desse. Tenho carinho grande por lá, torço por eles, menos contra o Atlético (risos).



Terra - Muitos criticam a permanência do Juvenal Juvêncio por muitos anos no comando do São Paulo. Você crê que isso é prejudicial mesmo ao clube?
Fernandinho -
Eu sou suspeito para falar do Juvenal. Sempre gostei dele e acho que é injustiça. Ele ganhou muitas coisas com São Paulo. Tem que ter respeito por ele, pelo que fez pelo clube. Não tenho muito pra falar. Acho um grande presidente, tenho carinho por ele e ele por mim, e é mais um motivo para torcer.
Fernandinho relembrou dificuldades com clima quente do Oriente Médio Foto: Daniel Ramalho / Terra
Fernandinho relembrou dificuldades com clima quente do Oriente Médio
Foto: Daniel Ramalho / Terra

Terra - Em uma entrevista recente, o técnico Ney Franco disse que o Rogério Ceni manda e desmanda dentro do São Paulo. Durante o período que você passou por lá, como foi sua relação com o goleiro?
Fernandinho -
O Rogério sempre foi um cara que teve influência grande no São Paulo, até por ter conquistado muitas coisas lá, e isso é merecido. A questão de mandar ou não é algo pessoal, é algo difícil de falar, não sabemos de tudo o que acontece. Ele merece ter essa influência, representa muito dentro do São Paulo.



Terra - Ele tem o poder mesmo de queimar quem não o agrada, como o Ney Franco disse?
Fernandinho -
Eu não sei responder. Acho que pelo perfil, pelo que conheço do Rogério, ele não é de queimar as pessoas lá dentro. A gente não sabe de tudo que acontece, mas o Rogério tem caráter. Ele procura sempre ajudar o grupo da melhor forma possível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.