sábado, 21 de setembro de 2013

Com defesa em evolução, Cruzeiro só levou mais gols que o Corinthians no Brasileiro

Dionizio Oliveira
Do UOL, em Belo Horizonte 

Entrosamento entre os zagueiros Dedé e Bruno Rodrigo ajuda a explicar bom rendimento da defesa celeste

Entrosamento entre os zagueiros Dedé e Bruno Rodrigo ajuda a explicar bom rendimento da defesa celeste

Desde o início do Campeonato Brasileiro o Cruzeiro tem se destacado pelo ímpeto ofensivo e, dessa forma, chegou à liderança, com 49 pontos, e ao posto de melhor ataque da competição com 48 gols, média superior a dois por jogo. Nas últimas partidas, no entanto, a zaga celeste cresceu de produção com a evolução de Dedé e também tem feito a diferença.

Nos últimos cinco jogos, o Cruzeiro sofreu apenas dois gols. Em casa o desempenho é ainda melhor, já que a defesa conseguiu passar em branco nos últimos três jogos, o que foi fundamental para vencer Flamengo e Atlético-PR, pelo placar de 1 a 0. A defesa celeste é a segunda melhor do certame, com 19 gols sofridos, pior apenas que a do Corinthians, seu adversário deste domingo, às 16h, no Pacaembu, que levou 13.
O técnico Marcelo Oliveira reconhece que o time está mais bem protegido nas últimas partidas e atribui essa evolução principalmente ao entrosamento da dupla de zaga formada por Bruno Rodrigo e Dedé, que atuou em 21 das 22 partidas do Cruzeiro na competição.

"É verdade que estamos mais seguros e consistentes defensivamente, acho que isso se deve à participação dos meias, volantes e atacantes na saída de bola do adversário, mas se deve muito a dupla de zaga que está muito firme, muito consistente, entrosada a cada jogo e melhorando esse entrosamento", analisou.
Um dos fatores que colaborou para essa melhora foi o desempenho de Dedé. Contratado a peso de ouro, o zagueiro teve um início oscilante e uma falha terrível contra o Flamengo, que contribui para a eliminação do Cruzeiro na Copa do Brasil. Após o erro, o jogador cresceu de produção e está correspondendo às expectativas dos torcedores.

O próprio defensor admitiu que sentiu a evolução depois da falha e disse que o lance serviu como aprendizado. "Serviu de lição o erro contra o Flamengo, o erro grave que tive, que ainda não tinha acontecido na minha carreira, graças a Deus transformou em coisas boas. Acho que qualquer trabalhador tem que tirar de críticas negativas para levar para o lado positivo", observou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.