terça-feira, 14 de agosto de 2018

Fred é liberado para transição física no campo, mas Cruzeiro evita prazo para volta

Crédito: Vinnicius Silva/Cruzeiro
O atacante Fred foi liberado para a transição física na Toca da Raposa. Desde a séria lesão no joelho direito, sofrida em 25 de março, contra o Tupi, o jogador vem apresentando evolução satisfatória do quadro, segundo o clube. Tanto que o departamento médico decidiu antecipar os trabalhos de preparação física no campo.

Em entrevista para o site oficial do Cruzeiro, o médico Sérgio Campolina mostrou otimismo com a recuperação de Fred, sem citar prazo para que ele volte a jogar pela Raposa.

- O Fred é um caso que temos muito carinho por causa de sua evolução, por se tratar de uma lesão não tão convencional no joelho. Os parâmetros que ele tem apresentado são muito satisfatórios. A gente completou agora o quarto mês de cirurgia, estamos com quatro meses e meio de recuperação. Ele já cumpriu todos os processos do ponto de vista da fisioterapia, todos os índices, testes, todas as alterações perceptíveis pelos nossos métodos de imagem e complementares de diagnóstico são satisfatórios. Fizemos a nossa reunião e resolvemos adiantar um pouco essa transição para a preparação física.

O processo agora prevê etapas mais gradativas para a recuperação total de Fred. O jogador passará por fases distintas de tratamento. Inicialmente, Fred fará trabalhos individuais, depois, passa a treinar em grupos pequenos e, por último, atividades livres com o elenco. Se não apresentar nenhum retrocesso, Fred deve ser liberado de vez até o fim de setembro.

Olhar da fisioterapia

O fisioterapeuta Charles Costa vê com tranquilidade o período de testes que Fred terá nos trabalhos de transição nos gramados.

- O Fred agora está sendo liberado para retomar atividades mais funcionais em campo, com uma densidade e volume maiores. Ele dispõe de todos os pré-requisitos de segurança, de força, amplitude, movimento e controle motor, que nos dá segurança em libera-lo para a preparação física.

Durante todo o tratamento, o Cruzeiro estabeleceu metas de curto prazo a Fred, que foram cumpridas pelo jogador e possibilitaram a antecipação para os trabalhos no campo. Ainda de acordo com o clube, Fred tem batido as metas físicas, de peso e de musculatura.

A lesão e as perspectivas
Durante o jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro, contra o Tupi, no dia 25 de março, no Mineirão, o atacante sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito, além de acusar uma lesão periférica na parte lateral, afetando um ligamento secundário.

Aos 34 anos, Fred foi a grande contratação do Cruzeiro para a temporada. Porém, o jogador fez nove jogos e marcou apenas uma vez, diante do Tombense. Se conseguir voltar até o fim de setembro - previsão dada pela Raposa alguns dias após a lesão - o veterano, que completa 35 anos no dia 3 de outubro, pode ajudar na disputa de competições importantes, já que o Cruzeiro segue vivo na Copa do Brasil, Libertadores e Campeonato Brasileiro.

Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.