![]() |
| Foto: Divulgação |
A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Defesa Civil, realizou na manhã desta quarta-feira (11) vistorias em pontos considerados mais críticos do município, após as chuvas intensas que atingiram a cidade na noite dessa terça-feira (10).
As equipes estiveram nos bairros Iguaçu, Veneza, Imbaúbas, Jardim Panorama, Esperança e Bethânia com o objetivo de verificar possíveis ocorrências, avaliar riscos e dar continuidade ao trabalho preventivo e de orientação às famílias que vivem nessas localidades.
De acordo com o gerente da Defesa Civil, Brayann Azeredo, a chuva já era prevista pelos institutos meteorológicos. “Havia previsão de acumulado entre 20 e 30 milímetros, com possibilidade de picos de até 50 milímetros ao longo do dia. No fim da tarde de ontem, foi registrado um volume de 30 milímetros em aproximadamente uma hora, o que ocasionou pontos temporários de alagamento na cidade”, explicou.
Entre as regiões que registraram maior fluxo de água estão avenidas nos bairros Veneza, Cidade Nobre, Canaã, Bethânia e nas imediações da Avenida Gerasa, além de pontos próximos ao Bom Jardim e Esperança.
Segundo a Defesa Civil, o volume elevado de chuva em curto período pode ultrapassar temporariamente a capacidade de escoamento das galerias pluviais. No entanto, os alagamentos foram pontuais e de curta duração. “As galerias estão passando por manutenção preventiva e limpeza. Quando há grande intensidade em pouco tempo, é comum ocorrer acúmulo momentâneo de água, mas o sistema tem respondido conforme o previsto”, destacou Azeredo.
Monitoramento 24 horas
As equipes da Defesa Civil seguem em regime de plantão permanente, com atendimento 24 horas por dia. Até o momento, não houve registro de sinistros graves relacionados ao evento climático.
As vistorias realizadas nesta manhã tiveram caráter preventivo e orientativo, com avaliações de risco classificadas, até agora, como de baixa intensidade.
Para os próximos dias, a previsão indica novo acumulado de aproximadamente 30 milímetros, podendo ocorrer picos de até 50 milímetros ou mais.
Orientações à população
A Defesa Civil reforça que, em períodos de chuvas intensas:
Não se deve atravessar áreas alagadas
Não é recomendado tentar desobstruir bueiros ou passagens
É importante evitar transitar em vias com acúmulo de água
Deve-se permanecer em local seguro e, se possível, mais elevado
O órgão alerta que o fluxo intenso pode deslocar tampas de bueiros ou causar aberturas nas vias, aumentando o risco de acidentes.
Em caso de rachaduras, estalos, movimentação de solo, portas ou janelas emperrando, ou qualquer outro sinal de risco, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou pelo número (31) 3829-8181.
A Prefeitura reforça que o acompanhamento meteorológico é feito de forma contínua, por meio dos canais oficiais e das redes sociais, garantindo informação atualizada e ações preventivas para preservar a segurança da população.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.