06/01/2026

MUITA ÁGUA QUE CAIU EM IPATINGA, NO VALE DO AÇO

Choveu muito nas últimas horas em todo Vale do Aço

Em 24 horas, Ipatinga registra mais de 100 mm de chuva

Equipes da Defesa Civil estão em campo, monitorando áreas de risco e atendendo chamados
O ano começou chuvoso em Ipatinga, conforme previsto pela meteorologia. Desde o feriado de passagem de 2025 para 2026, as equipes da Defesa Civil trabalham em regime de plantão para garantir atendimento rápido e acompanhamento das áreas de risco. Entre os dias 30 de dezembro e 4 de janeiro, apesar do grande volume de chuva, rajadas de vento e tempestades, não foram registradas ocorrências de gravidade, graças à atuação preventiva e ao monitoramento constante.

A chuva não deu trégua nesta segunda-feira (5). Nas últimas 12 horas, foram registrados 79,8 mm no Bethânia, 36,4 mm no Limoeiro e 74,6 mm no Bom Jardim. No período de 24 horas, os volumes alcançaram 103,4 mm no Bethânia, 54 mm no Limoeiro e 92,4 mm no Bom Jardim.

“Nossas equipes trabalham de forma incansável para manter a ordem neste período de chuva. A previsão meteorológica foi fundamental para direcionar nossa atuação. Durante o plantão de fim de ano não tivemos intercorrências graves, o que é muito positivo. Hoje, algumas situações demandaram atenção imediata e estão sendo atendidas”, destacou o secretário adjunto de Segurança e Convivência Cidadã, Júlio César Teodoro.

Na tarde desta segunda, a chuva intensa levou a Defesa Civil a atender alguns chamados. No bairro Caravelas, um imóvel precisou ser interditado e a rua foi sinalizada. No Jardim Panorama, a queda de um muro exigiu a atuação do Corpo de Bombeiros para remoção de uma pessoa acamada. Na avenida Kiyoshi Tsunawaki, no Cariru, houve registro de pequeno alagamento, que foi rapidamente escoado, e na alça da avenida Maanaim a Defesa Civil atuou em novo ponto de alagamento.

Além do monitoramento e atendimento de ocorrências, a Prefeitura de Ipatinga mantém equipes das secretarias de Obras, Serviços

Urbanos e Meio Ambiente, incluindo a limpeza urbana, e profissionais do trânsito, que atuam em ações preventivas essenciais para minimizar os impactos da chuva, como podas de árvores, limpeza de bocas de lobo, manutenção de vias públicas e apoio em situações que impactam o tráfego de veículos. O Corpo de Bombeiros também desempenha papel essencial, prestando suporte em situações de risco e emergência. Essas frentes de trabalho reforçam a segurança da população e ampliam a atuação da Defesa Civil.

Alerta de inundações

A Defesa Civil Estadual emitiu alerta para possibilidade de inundações em Ipatinga, válido até as 17h de terça-feira (6/1), e também alertou para risco de deslizamentos em Minas Gerais. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) reforçou o aviso, indicando possibilidade de alagamentos em áreas de planície do rio Ipanema e afluentes, com risco moderado devido à capacidade de escoamento dos sistemas de drenagem urbana.

Chuvas vão continuar

Segundo o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), que opera o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (SIMGE), entre esta segunda-feira (5) e a manhã de terça-feira (6), o volume de chuva pode chegar de 60 a 80 mm. Entre a tarde de terça e a manhã de quinta-feira, a previsão indica redução, com estimativa de 20 a 40 mm.

Peça ajuda

A Defesa Civil reforça que moradores de áreas com histórico de alagamentos e deslizamentos devem buscar locais seguros ao sinal de perigo e acionar imediatamente a Defesa Civil pelo 199 ou 3829-8181, ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.