11/06/2025

CBF dá primeiros passos por fair play financeiro no futebol brasileiro. Novo presidente da entidade, Samir Xaud, falou sobre o assunto.

_

"Este grupo de trabalho será formado por representantes da CBF, federações estaduais, clubes das Séries A e B, além de especialistas em finanças, governança e direitos esportivos. Queremos um debate plural e técnico que reflita a realidade do nosso futebol", disse Xaud.

Somente em 2024, a dívida dos clubes brasileiros aumentou 22%. O valor já ultrapassa a marca dos R$ 10 bilhões, segundo informações da CNN.

NOTA OFICIAL DA CBF
 
"Em mais uma decisão que marca o compromisso com a modernização urgente do futebol brasileiro, o presidente da CBF, Samir Xaud, assinou nesta segunda-feira (9) uma resolução que institui um grupo de trabalho voltado à criação de um modelo de fair-play financeiro para os clubes do País.
A medida simboliza uma ação clara na cultura de gestão do futebol nacional: colocar fim a décadas de desorganização financeira com base em dois pilares inegociáveis — transparência e respeito ao diálogo.

A nova CBF se compromete com uma política de portas abertas, onde decisões estratégicas não são tomadas à sombra, mas à luz do debate público e da escuta ativa de todos os envolvidos.
A criação desse grupo de trabalho não é apenas uma formalidade — é um gesto concreto.
Transparência, neste novo momento, não se resume a relatórios ou discursos. 

É compromisso com processos claros, com prestação de contas e com a disposição de encarar problemas históricos com a seriedade que eles exigem. Ao estabelecer o diálogo como método e a transparência como valor, o presidente Samir Xaud sinaliza que quer mais que modernizar: quer reconstruir a confiança no futebol brasileiro." 

(Foto: Rafael Ribeiro/CBF - Samir Xaud no detalhe).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.