segunda-feira, 29 de abril de 2024

Belo Oriente realiza seminário de socialização dos resultados do Programa Escola do Rio Doce

Divulgação 

Belo Oriente promoveu, através da Secretaria Municipal de Educação, o seminário de socialização e resultados do programa Escola do Rio Doce. O evento contou com a presença dos participantes do curso de aperfeiçoamento “Mineração, Rompimento da Barragem e Revitalização: Desafios para a Educação”.

O Curso de Especialização irá formar o "Especialista em Projeto Pedagógico Escolar com ênfase na temática Mineração, Rompimento e Revitalização" e acontece entre janeiro de 2024 e dezembro de 2025. Para o ingresso, é necessária justamente a atuação de alguma forma no Programa Escola do Rio Doce, seja como cursista, tutor do Aperfeiçoamento ou Ponto Focal. Ao final do Curso de Aperfeiçoamento foi elaborado um Projeto Pedagógico Experimental da Escola (PPEE) com a temática da Mineração, Rompimento e Revitalização.

Várias atividades foram desenvolvidas ao longo do encontro. Os resultados em sala de aula foram apresentados, assim como as informações gerais sobre todo o processo. Também foram apresentadas performances artísticas de alunos da rede municipal de ensino de Belo Oriente. Ao final do encontro, os cursistas foram divididos em 4 grupos de debates, para análise dos resultados, bem como do levantamento dos pontos positivos e negativos do curso.

Além dos cursistas, estiveram no seminário a Secretária de Educação de Belo Oriente, Dulcinéia Martins Lima Vidigal, a professora da Universidade Federal de Minas Gerais e Coordenadora do Programa Escola do Rio Doce, Maria Isabel Antunes Rocha, a Professora da Universidade Federal de Minas Gerais, Ilda Magalhães, a Inspetora de Ensino de Coronel Fabriciano, Ionise Côrrea Pimenta Roveda e a Ponto Focal da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Coronel Fabriciano, a senhora Dalva Morais Silva Gonçalves. 

Sobre a Escola do Rio Doce

O Programa Escola do Rio Doce foi iniciado em maio de 2021, com previsão de atividades até 2026 e cerca de R$ 40 milhões em investimentos em toda a bacia do Rio Doce. A escola oferece cursos de aperfeiçoamento para docentes das redes públicas municipais e estaduais.

O programa é uma parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Fundep (Fundação de apoio da UFMG), a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Fundação Renova. O programa contempla professores da rede pública de ensino em 36 municípios mineiros atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, dentre eles, Belo Oriente e seus distritos. 

Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.