terça-feira, 14 de novembro de 2023

Menino de 1 ano e 8 meses morre por picada de escorpião

Redes sociais 

Um menino, de 1 ano e 8 meses, morreu após ser picado por escorpião nesta terça-feira (14), em Teófilo Otoni. Alisson Henrique Castro dos Santos é do Córrego da Fumaça, zona rural da cidade.

O acidente aconteceu em Novo Oriente de Minas, numa casa quando a família visitava um conhecido.

A criança foi socorrida pelo SAMU e levada para a UPA de Teófilo Otoni e depois, transferida para Hospital Santa Rosália onde não resistiu.

"O SAMU entrou em contato com a gente pra gente deixar as ampolas de soro preparadas, porque elas são feitas aqui. Foram administradas seis ampolas de soro e o SAMU levou a criança para o Santa Rosália que é a unidade de maior referência para crianças em estado grave", explicou Ana Paula da Rocha Fernandes Matos, enfermeira RP de enfermagem da UPA e coordenadora na CCH.

"O potencial de gravidade da criança era alto. O menino chegou bem prostrado e vomitou várias vezes", finalizou a enfermeira.

Os sintomas da picada de escorpião são dor intensa, sensação de ardência ou agulhadas, inflamação no local são os sintomas mais comuns de picadas de escorpião, mas há casos em que a dor é discreta.

Quadros moderados podem acarretar náusea, vômito, aumento da frequência cardíaca, sudorese, enjoos, dificuldade para respirar e queda de pressão.

Outros sintomas incluem agitação, apresentar movimentos descoordenados, dificuldade para caminhar, sonolência, confusão mental, tremores e espasmos.

Recomendações para evitar o surgimento de escorpiões

Mantenha casa, o quintal, o jardim sempre limpos, sem acúmulo de lixo ou de objetos que possam servir de esconderijo para escorpiões;

Instale telas nas portas e janelas. Vede as frestas;

Examine roupas e calçados antes de usá-los;

Use botas de cano longo, mangas compridas e luvas quando manipular objetos em locais que possam servir de abrigo para escorpiões;

Não hesite. Procure imediatamente atendimento médico se suspeitar que uma pessoa foi picada por um escorpião. Caberá ao médico avaliar a gravidade e as consequências do ferimento.

Reportagem: Fran Ribeiro e Jerry Santos - G1 Vales de Minas Gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.