quarta-feira, 10 de junho de 2020

Usiminas Mecânica apresenta proposta de fechamento da fábrica para setembro, diz Sindicato dos Metalúrgicos

Foto: Divulgação/Usiminas
Segundo o Sindipa, a empresa sugeriu demitir 200 funcionários neste mês e encerrar as atividades em, no máximo, três meses. Já a Usiminas Mecânica informou que não propôs o fechamento e que busca se adequar ao cenário atual.

A Usiminas Mecânica, empresa do ramo da construção civil e mecânica, apresentou uma proposta para fechamento da fábrica em Ipatinga (MG), segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga e Região (Sindipa). A reunião foi na tarde dessa segunda-feira (8). Informações do repórter Matheus Mesmer, do G1 dos Vales

De acordo com o presidente do Sindipa, Geraldo Magela, a diretoria da empresa procurou o sindicato em maio para fazer um acordo emergencial, propondo a aplicação das Medidas Provisórias 927 e 936, que tratam sobre as medidas trabalhistas para enfrentamento do estado de calamidade pública e suspensão do contrato e redução de jornada, respectivamente.

“A empresa queria aplicar também o lay-off por cinco meses e ainda queria a concordância do sindicato para demitir os trabalhadores. Nós não concordamos. Fizemos uma contraproposta que era melhorar a Medida Provisória 936, para que a gente fizesse esse acordo”, disse.

Ainda segundo o presidente, os representantes da empresa não deram um retorno e convocou uma reunião nessa segunda-feira para apresentar a proposta de fechamento da fábrica até setembro. Além disso, a empresa ofereceu três meses de plano de saúde aos empregados e pagamento do retorno de férias.

“A empresa veio falar que a diretoria decidiu por fechar a fábrica e demitir 740 trabalhadores, aproximadamente, sem contar com os trabalhadores indiretos. Eles desligariam 200 este mês e no máximo mais três meses para encerrar tudo”, explicou.
O sindicato procurou o Ministério Público do Trabalho que agendou uma audiência com o Usiminas para esta quarta-feira (10).

Em nota, a Usiminas Mecânica negou que propôs o fechamento da fábrica, e disse que busca uma adequação ao cenário atual. Informou ainda que a empresa acumula histórico de perdas devido à retração da economia, que agravou pela ausência de novos contratos e pelos impactos da pandemia da Covid-19.

“A companhia manterá todos os seus públicos informados de acordo com o avanço das negociações, que visam reduzir ao máximo o impacto para as pessoas e garantir a sustentabilidade da Usiminas Mecânica”, finalizou a nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.