Reprodução / Google Maps |
"Isso para nós traz uma situação alarmante, porque a gente entende que a falta da vacinação contribui para a proliferação da doença e isso é muito complicado. O paciente estava transitando livremente pela cidade e a gente trabalha agora em cima de outros casos suspeitos que poderão vir, e infelizmente podem surgir mais casos positivos", afirmou a secretária de Saúde, Jacqueline Malei dos Santos.
A secretária aproveitou para informar, que a campanha de vacinação contra a gripe que iria terminar nessa sexta-feira (31) foi estendida até domingo (2) e reforçou a importância do grupo prioritário ir receber a vacinação. “Em virtude da baixa cobertura vacinal aqui na cidade, nos estendemos a data para buscar o alcance do publico prioritário. Nos ainda não atingimos nem 70% de cobertura vacinal do total do público prioritário”, explicou a secretária.
Ainda de acordo com a secretária, a maior baixa na vacinação contra a gripe até o momento é de gestantes e crianças; a campanha segue até esta sexta-feira (31). "Nós estamos buscando ainda aproximadamente três mil gestantes e 350 crianças que não foram vacinadas. Esse é o nosso grupo prioritário para receber a vacina agora", conclui a secretária.
Vírus H1N1
A gripe transmitida pelo vírus H1N1 tem os mesmo sintomas de outras versões da doença, como dor de cabeça, febre alta, mal-estar, espirros e tosse. A transmissão também acontece da mesma forma, por meio de contato com secreções contaminadas.
"A H1N1 é um dos subtítulos da influenza. A influenza é uma infecção viral aguda que pode ser causada por três vírus: tipo A, B e C. O tipo A é o que sofre mais mutações e são os responsáveis pelas maiores epidemias. A H1N1 começa com uma febre alta e sem motivo aparente, dor de cabeça, vômito entre outros. Em alguns casos a doença pode evoluir e atacar sistema nervoso central. Por isso é importante combater a doença com a vacinação e tendo cuidados com a higiene, como lavar as mãos", afirma o enfermeiro Paulo Henrique Nunes Braga.
https://g1.globo.com/mg/vales-mg/noticia/2019/05/30/prefeitura-confirma-caso-de-gripe-h1n1-em-caratinga.ghtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.