segunda-feira, 13 de junho de 2016

Peru vence com gol irregular e elimina o Brasil na Copa América Centenário

01:35 13/06/2016
José Dias Sorriso


Pelo grupo B da Copa América Centenário, a Seleção Brasileira acabou derrotada pela seleção peruana pelo placar de 1 a 0, pela última rodada da primeira fase, e está eliminada de forma precoce da competição. 

Os comandados de Dunga não passaram do empate em 0 a 0 na primeira etapa.  A seleção equatoriana havia vencido o Haiti por 4 a 0, um pouco mais cedo e, garantido a sua vaga, obrigando os peruanos a lutar por uma vitória contra o Brasil. 

Nenhum outro resultado interessava para o time do ex-técnico do Palmeiras, Ricardo Gareca, a não ser o triunfo. O empate garantiria o Brasil em primeiro lugar do grupo. 

O Peru pregou alguns sustos no time de Dunga na etapa final, em especial em jogadas dos pés de Alberto Cueva (novo reforço do São Paulo) – se apresenta no Morumbi após a disputa da Copa América Centenário. 

A medida que o tempo passava, aumentava ainda mais a tensão. Até que, veio a maior de todos as polêmicas dessa Copa Centenário. Após cruzamento, o jogador Ruidiaz, que havia entrado no segundo tempo, jogou a bola com o braço (nitidamente) para o fundo do gol do goleiro Alisson – o que gerou muita reclamação por parte dos brasileiros que cercaram a arbitragem. 

O jogo ficou cerca de quase 7 minutos paralisado devido ao fato. Após uma tentativa desastrada de consultar os bandeiras e saber por meio de vídeo se a bola havia entrado ou não, o uruguaio Andrés Cunha validou. O Brasil acaba a competição na terceira colocação do grupo com apenas 4 pontos ganhos. O Peru fechou na primeira colocação com 7 pontos ganhos. O Equador terminou em segundo com 5 e ficou com a segunda vaga do grupo. O Haiti terminou na lanterna sem pontuar.