segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Em clássico tenso e marcado por polêmicas, Ajax bate o Braúnas e está na grande decisão

José Dias Sorriso


O jogo foi como muitos imaginariam. O duelo pela manhã, no Menezão, entre Ajax e Braúnas, foi muito disputado e cercado de polêmicas. O Braúnas entrou em campo precisando apenas de um simples empate para avançar, mas o time comandado pelo técnico Davi não conseguiu segurar a forte pressão do Ajax, que se garantiu na grande  final do Campeonato Amador de forma inédita, depois de vencer por 2 a 0. 

O Braúnas havia ganho o jogo de ida por 2 a 1, quando atuou em casa, mas na manhã de domingo encontrou um adversário (Ajax) entrosado e disposto a reverter a situação desvantajosa. No primeiro tempo o time belo-orientino foi em busca, do início ao fim, partindo para a pressão, tendo a consciência da precisão de se fazer um bom resultado.

Se o início do confronto teve pressão por parte do Ajax, o que não faltou também foi pressão para cima da arbitragem de Willian Pechara (de ambos os clubes). O árbitro não teve tarefa das mais fáceis, em um dos maiores jogos disputados até o momento na competição (emoções fortes de ambos os lados). O Braúnas que havia acordado no jogo, após assustar em lance que Endin cruzou e no arremate do poderio ofensivo, o goleiro Bocão fez uma defesa espetacular, salvando o time comandado por Washington Fialho.

Até que veio o primeiro lance fatal da partida, com o craque de bola, Jeguinho, sofrendo a falta dentro da área e o árbitro Willian Pechara assinalando pênalti. Dalbert cobrou e anotou o seu 11º gol no Campeonato, sendo o principal artilheiro.

Raras vezes o time do Braúnas criou na etapa inicial, porém, quando conseguia armar as jogadas, não tinha eficiência no arremate final. O time visitante, além da mà pontaria, errava passes milimétricos, para irritação geral dos que compunham o banco de reservas. 

Quando o confronto já se encaminhava para o encerramento da primeira etapa, eis que após bola alçada, Washington se antecipa ao goleiro Valdecir, e consegui colocar a bola no fundo da rede do Braúnas. Após sair o gol, começou um enorme bate-boca, com os jogadores do Braúnas partindo para cima do auxiliar Alex Dakton - reclamando de jogada irregular. Atletas e comissão técnica do time braunense ficaram revoltados com a não marcação., alegando que o atacante do tiem belo-orientino estava em impedimento. 

Willian Pechara encerrou o primeiro tempo, após o período de tumulto. Mas, na volta do intervalo, o retrato do jogo continuava o mesmo, com muitas reclamações do apitador ipatinguense. Com um transcorrer tenso, nervoso e na desvantagem, por estar perdendo de 2 a 0, o Braúnas se lançou um pouco mais, na tentativa de surpreender o Ajax. 

O Ajax que perdeu uma chance das mais claras da segunda etapa, através de Dalbert, depois do passe de Redbull. Não aproveitando a jogada na troca de passes, Dalbert mandou para fora, chutando com a perna canhota. 

A partida que estava quente ganhou rumos ainda mais quentes, depois que o árbitro Willian Pechara mostrou o cartão amarelo para o atacante Tilinho. Após receber o cartão, o jogador do Braúnas desferiu um soco no rosto do árbitro, que na sequência mostrou o cartão vermelho para o atleta braunense. 

Se por um lado havia reclamação, pelo outro também. O atacante Washington, do Ajax,  recebeu a bola livre, deu um chapéu no goleiro Valdecir, e derrubado dentro da área pediu a penalidade, que não foi assinalada para contestação geral dos integrantes do clube belo-orientino.

O jogo ganhou seus instantes finais, até que Willian Pechara deu por encerrado o duelo. Finalizado o jogo e vitória do Ajax por 2 a 0, a arbitragem precisou sair de campo escoltada pelos policiais que se faziam presentes no estádio Menezão. 

O resultado positivo garantiu o Ajax na grande decisão, onde irá enfrentar o Talismã, que mais tarde eliminou o Oriente.