quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Superação, raça e futebol. Galo é aguerrido, bate o Corinthians e está na semifinal da Copa do Brasil

23:57 15/10/2014
José Dias Sorriso




Getty Imagens/Tardelli atuou no jogo, mesmo após viajar cerca 20 horas 


Uma noite histórica no Mineirão. Atlético e Corinthians fizeram um dos grandes jogos do ano de 2014, em solo brasileiro. O jogaço no Mineirão teve a vitória heróica do Galo sobre o Corinthians por 4 a 1. Mais de 32 mil torcedores estiveram no estádio Mineirão.


O JOGO


O jogo no Mineirão foi dos mais sensacionais. Os torcedores que foram ao estádio viram um Atlético com muita raça, força e superação para reverter a vantagem do Corinthians na fase de quartas de final da Copa do Brasil. O time paulista havia vencido o primeiro confronto por 2 a 0, na Arena Itaquera, e chegou a Belo Horizonte com uma boa contagem, na tentativa de avançar a semifinal. 

Mas o Corinthians não contava com um dia super inspirado do time mineiro que fez uma partidaça, nocauteando os comandados de Mano Menezes com um sonoro 4 a 1, em um Mineirão ''fervendo'' com a presença da fanática torcida do Galo. 

Os Corintianos chegaram a ficar na frente do placar, através do peruano Paolo Guerrero, que abriu o marcador do jogo, logo aos 5 minutos de partida, após falha do zagueiro Jemerson. Mas o Atlético não se abateu e foi a luta com o baixinho atacante, Luan, deixando o resultado em igualdade, após raspar de leve com a cabeça na bola, aos 24 minutos do primeiro tempo.

Com um futebol envolvente do Galo e para cima do adversário, os paulistas se viram acuados em seu campo de defesa, criando jogadas em lances isolados, principalmente com o garoto Malcom e com o peruano Guerrero. O Atlético não dava chances ao time do Corinthians, que viu Guilherme virar o jogo para o Time das Alterosas, aos 32 minutos, ainda da etapa inicial. 

Na ida para o intervalo a palavra de Levir Culpi ao time do Atlético era somente uma: atacar, agredir, partir para cima do Corinthians, no famoso dito popular: ''tudo ou nada''. Justamente o que aconteceu, mantendo o futebol do primeiro tempo. 

E, aos 30 minutos de jogo, eis que surge a luz de esperança para os atleticanos, que precisavam ainda de outros dois gols para seguir adiante na Copa do Brasil. Novamente ele (Guilherme), em um chute que contou com a ajuda da trave para fazer 3 a 1, acendendo de vez o torcedor atleticano no Gigante da Pampulha.

Até que veio o castigo para o Corinthians, que não demonstrou poder algum de reação durante o jogo. Escanteio cobrado pelo lado direito do goleiro Cássio, o zagueiro Edcarlos subiu na bola e contou com a sorte para ver a rede balançar, para delírio total dos mais de 32 mil torcedores que foram ao Mineirão. O gol na marca de 42 minutos do segundo tempo, leva o time de Minas Gerais para a fase de semifinal da Copa do Brasil, onde enfrenta o Flamengo, que eliminou nesta quarta-feira, no Maracanã, a equipe do América-RN.


TARDELLI

O atacante foi um dos destaques do jogo, mesmo após ter viajado por cerca de 20 horas, vindo da China, onde serviu a seleção no Amistoso com a Argentina. O time brasileiro que venceu por 2 a 0, justamente com os dois gols sendo marcados pelo atacante do Atlético. 

O jogador foi escalado por Levir Culpi, após desembarcar em São Paulo, pegando um avião fretado até Belo Horizonte, onde não teve muito tempo para descansar. 

No duelo que valeu a vaga a semifinal, ao vencerem por 4 a 1, o atacante mostrou muita precisão e o por que do treinador Levir Culpi não abrir mão dele na equipe mineira. Tardelli criou oportunidades, mas a bola parava nas mãos de Cássio. No segundo tempo, depois de demonstrar um certo cansaço, o atleta acabou substituído por Marion.

 DOUGLAS SANTOS 

Os torcedores do Atlético tem muito que comemorar, com as atuações de Douglas Santos. O jovem atleta comandou a lateral-esquerda alvinegra no triunfo por 4 a 1 sobre o Corinthians, na noite desta quarta-feira pela Copa do Brasil. Prova que os fanáticos adeptos do Galo não sentem saudade alguma de Emerson Conceição e Pedro Botelho - estão no departamento médico. O jogador teve participação importante no jogo, inclusive em jogada de gol, mostrando ser forte no apoio, o que era uma das cobranças ultimamente na equipe.

 GUERRERO 

Um dos que mais lutou pelos lados do Corinthians, fazendo gol em São Paulo (jogo de ida) e em Belo Horizonte (jogo da volta), mas não teve como ajudar o time avançar a semifinal. Ao final do jogo, deixou o campo com fortes dores na coxa direita, além de chorar muito por causa da eliminação.


 LUAN 

Muito importante para a equipe do Atlético, enquanto esteve em campo. Saiu no intervalo, após sentir fortes dores na costela - preocupando ao treinador Levir Culpi. Passou a ser dúvida para os próximos jogos do Galo. No intervalo foi substituído por Maicosuel, que teve a sua parcela na vitória, dando uma nova movimentação ao time.


 FICHA DO JOGO 


ATLÉTICO 4 X 1 CORINTHIANS 

Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)

Dia e Horário: 15 de outubro de 2014, quarta-feira, às 22h00 (de Brasília)

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)

Assistentes: Alessandro Rocha de Matos (BA) e Kléber Lúcio Gil (SC)

Gols: Luan, aos 24 minutos do primeiro tempo, Guilherme, aos 32 minutos do primeiro tempo, Guilherme, aos 30 minutos do segundo tempo, e Edcarlos, aos 42 minutos do segundo tempo (Atlético-MG); Guerrero, aos 5 minutos do primeiro tempo (Corinthians).

Público: 32.640 pagantes
Renda: R$ 1.704.425,00

Cartões amarelos: Jemerson (Atlético-MG); Guilherme Andrade (Corinthians)

ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha; Edcarlos, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete (Josué), Luan (Maicosuel), Dátolo e Guilherme; Tardelli (Marion) e Carlos. T: Levir Culpi

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Felipe, Anderson Martins e Fábio Santos; Guilherme Andrade (Elias), Bruno Henrique, Petros e Renato Augusto (Danilo); Malcom (Luciano) e Guerrero. T: Mano Menezes.