terça-feira, 6 de maio de 2014

Empate com o Grêmio dá título da Copa do Brasil Sub-17 ao Atlético-MG


Torcida enche Independência e faz festa para garotada que teve campanha brilhante


É do Galo a Copa do Brasil Sub-17. Num jogo repleto de emoção e suspense, o Atlético-MG empatou com o Grêmio por 1 a 1, no Estádio Independência, em Belo Horizonte e, como havia vencido a primeira partida por 1 a 0, semana passada, no Rio Grande do Sul, ficou com a inédita taça. Os gaúchos foram bravos e lutaram até o último minuto, valorizando ainda mais a conquista atleticana. Os gols foram de pênalti. Tabata abriu o placar para os donos da casa no primeiro tempo, e Erick empatou no segundo.

Jogadores do Galo vibraram com o título da Copa do Brasil Sub-17 (Foto: Marco Antônio Astoni)


Outro destaque da noite foi a boa presença de público do estádio: 17.432 atleticanos apoiaram o time durante todo o jogo, sendo elemento fundamental para a confirmação do título. Os ingressos foram trocados por um quilo de alimento não perecível, o que deixou a festa ainda mais bonita.


A campanha do Galinho na competição foi muito boa. Em nove jogos, o time venceu sete, empatou um e perdeu apenas um, com direito a duas goleadas por 6 a 1, sobre Paraná Clube e Flamengo.


Os times agora pensam no futuro. O Grêmio volta a campo sábado, dia 10. Enfrenta o Veranópolis, às 15h (de Brasília), pelo Campeonato Gaúcho Sub-17. A partida será no Estádio Hélio Dourado, em Eldorado do Sul (RS). O Galo deve fazer algumas excursões internacionais antes do início do Campeonato Mineiro da categoria, previsto somente para o segundo semestre.


Galo saiu na frente no jogo que deu o título da Copa do Brasil Sub-17 (Foto: Reproducão)

Pouca idade, muito futebol

Com a desvantagem de ter perdido a primeira partida jogando em casa, o Grêmio fez o que se esperava dele: se lançar para o ataque desde os minutos iniciais, mesmo atuando fora. Com isto, o Atlético-MG teve espaços para também atacar e buscar o gol, o que fez com que o jogo no Independência fosse muito bom. Além disto, o fôlego da garotada em alta proporcionou muita disposição e lances de velocidade.


Comandado pelo trio ofensivo formado por Klauss, Erick e Nicolas Careca, o time gaúcho levou perigo ao gol de Cleiton durante a primeira metade do primeiro tempo, obrigando o goleiro do Galo a trabalhar muito. Pelo lado atleticano, os atacantes mais eficazes eram Cleitinho e Flávio, que também incomodaram Matheus, o arqueiro gaúcho. Aos 37 minutos, o lance mais polêmico da etapa inicial. A torcida e os jogadores do Atlético-MG pediram a expulsão de Matheus, num lance em que ele derrubou Flávio fora da área. O árbitro achou que o atacante não ia em direção ao gol e só deu cartão amarelo.

Aos 47, porém, o árbitro atendeu aos pedidos da galera, ao marcar pênalti de Matheus em Ralph e expulsar o camisa 1 do Grêmio. O goleiro reserva Renan não conseguiu defender a cobrança perfeita de Tabata, que garantiu o 1 a 0 para o Galo ao término do primeiro tempo. O time mineiro foi para o vestiário no intervalo com uma mão na taça.


“Não tá morto quem peleia”

Com um time valente, o Grêmio mostrou que não estava morto e voltou quente para o segundo tempo. Mesmo com um jogador a menos em campo, partiu pra cima do Galo, acreditando ser possível a difícil missão de virar a partida. A audácia dos gaúchos foi premiada logo aos cinco minutos, quando Nicolas Careca invadiu a área e trombou com o zagueiro Jordan. O árbitro deu pênalti, que Erick bateu, sem se importar com as vaias dos atleticanos, para empatar o jogo.

O Galo não se abalou com o golpe sofrido. Colocou a bola no chão e continuou jogando bem. O fato é que como o Grêmio também manteve a pressão e a vontade de virar o placar, o jogo ficou ainda melhor, com o título em aberto e a emoção à flor da pele.

Partida no Independência foi bastante disputada em todos os 90 minutos (Foto: Marco Antônio Astoni)


O tempo foi passando e a força do Grêmio, que atuou com 10 homens durante todo o segundo tempo, foi se arrefecendo. O Atlético-MG pacientemente tocou a bola até o apito final do juiz. O Independência explodiu em festa e os jogadores comemoraram um título merecido. O Grêmio não tem motivos para abaixar a cabeça, já que foi valente e peleou até a última gota de suor. O futuro do futebol brasileiro foi muito bem representado. No final da partida, a parte lamentável: após dividida forte, Nicolas Careca se estranhou com os jogadores do Atlético-MG e foi derrubado. O jogador gremista mais Nata, do time da casa, foram expulsos.

Globo Esporte