domingo, 11 de maio de 2014

City derrota West Ham com facilidade e conquista o Inglês pela quarta vez

Com gols de Nasri e do capitão Kompany, Citizens somaram três pontos sem dificuldades e confirmaram título da temporada


Gazeta Press

Manchester City vence West Ham por 2 a 0 e garante título da Premier League (Getty Images)


O Manchester City precisava apenas de um empate para garantir o título da Barclays Premier League. Neste domingo (11), a equipe do técnico Manuel Pellegrino derrotou o West Ham por 2 a 0 em casa e levantou a taça do torneio nacional pela quarta vez na história.

O primeiro tempo foi dominado pelos citizens, que inauguraram o marcador aos 39 minutos com Nasri. Enquanto isso, os adversários visitantes apenas se defendiam e esperavam a oportunidade para encaixar o contra-ataque.

Após o intervalo, o Manchester ampliou o marcador logo aos quatro minutos com Kompany. O West Ham já não tinha mais o que fazer e, sem lutar por nada na competição, só acompanhava a partida com os adversários se defendendo o quanto podiam.

Com o resultado, os Sky Blues chegaram aos 86 pontos e venceram o Campeonato Inglês pela quarta vez na história; o primeiro título do City foi em 1937, em seguida ganhou em 1968 e o último caneco foi na temporada 2011-2012. Já o West Ham ficou com 40 pontos e desceu para a 13ª posição na tabela de classificação do torneio nacional.

O jogo

Em busca do título inglês com vitória, o City iniciou a partida pressionando os adversários. Aos 10 minutos do primeiro tempo, Zabaleta cruzou da direita, a bola passou por todos até chegar em David Silva, que bateu de primeira, mas a bola passou por cima do gol de Adrián.

Enquanto isso, o West Ham tentou apertar a marcação para chegar ao contra-ataque, mas o Manchester estava impossível. Aos 17 da etapa inicial, Aguero arriscou de fora da área, à longa distância, mas o goleiro adversário conseguiu fazer a defesa no meio do gol.

Aproximadamente aos 23 minutos do primeiro tempo, os torcedores do City vibraram como se tivessem visto um gol da equipe. O Newcastle tinha aberto o placar sobre o Liverpool, com um gol contra de Skrtel. Assim, o título estava cada vez mais próximo.

Os Sky Blues só pensavam em inaugurar o marcador. Aos 24, Koralov tentou o tiro de fora da área e o goleiro teve que se esticar para conseguir fazer uma bela defesa.

O gol, então, saiu aos 39 minutos do primeiro tempo. Yaya Toure tocou para Nasri, que limpou o lance e bateu cruzado da entrada da área; a bola ainda bateu na trave mas foi para o fundo das redes do West Ham, para a alegria da torcida que acompanhava a partida do City of Manchester. Ainda antes do intervalo, o City quase ampliou o placar. Aos 46 da etapa inicial, Nasri cobrou escanteio rápido para Yaya Touré. O jogador marfinense tocou para David Silva na entrada da pequena área, o espanhol finalizou, a bola bateu em Carroll e estourou no travessão.

Na volta dos vestiários, os anfitriões queriam ser campeões e ter o melhor ataque da história do futebol inglês. Após cobrança de escanteio aos quatro minutos do segundo tempo, Dzeko desviou e a bola sobrou para Kompany que, livre, só empurrou a bola para o fundo da redes. Faltava apenas um gol para os citizens alcançarem a marca histórica.

Logo depois, aos nove minutos da etapa complementar, Nasri finalizou de fora da área e o goleiro Adrián teve que fazer a defesa em dois tempos. Aos 17, David Silva puxou contra-ataque e abriu para Zabaleta na direita; o argentino cruzou na medida para Aguero, que cabeceou por cima do travessão.

O West Ham já não tinha mais o que fazer, estava se defendendo, esperando pelo apito final do árbitro. Já o City não estava satisfeito com o placar. Aos 33 minutos do segundo tempo, Yaya Touré executou belo passe e deixou Nasri na cara do gol; o francês chutou forte, porém no meio e, então, o arqueiro defendeu.

A partida terminou com o Manchester atacando sem parar, empolgando cada vez mais os torcedores no estádio City of Manchester. Quando o juíz apontou para o meio-campo e soprou o apito, o clima de festa tomou conta com a torcida ivadindo o gramado. A Inglaterra tem um novo campeão.