segunda-feira, 14 de abril de 2014

Os brasileiros pelo mundo

(FIFA.com)


© Getty Images

Em uma semana complicada para nomes como Neymar, Daniel Alves e Thiago Silva, o grande destaque brasileiro no exterior veio da Rússia, com Hulk assumindo de vez a condição de artilheiro no país. E até mesmo Philippe Coutinho, que nunca teve chance na Seleção de Luiz Felipe Scolari, insiste em sonhar com o Mundial após sair novamente como herói na Inglaterra. É o que a gente confere no giro pelo mundo.

Rússia: com uma posição cativa na direita do ataque da Seleção, Hulk tem se mostrado extremamente à vontade quando joga como um típico camisa 9 pelo Zenit. Neste domingo, foi o que ele fez no jogo contra o Krasnodar ao marcar três vezes na goleada por 4 a 1, com seus gols saindo de todas as formas: em cobrança de falta venenosa; chutando de direita e contando com desvio da zaga; e após receber lançamento longo, driblar três zagueiros e disparar com a poderosa canhota.

Hulk chegou a 15 gols na temporada, na ponta da artilharia do Campeonato Russo, mas manteve seu habitual discurso de modéstia. “Sinto uma forte motivação para vencer a Liga. E para ser honesto prefiro ser campeão com o Zenit do que terminar como artilheiro”, destacou, em entrevista ao site oficial do clube.

Outro ponto positivo para ele foi a afinidade que mostrou com a nova Brazuca: na falta do primeiro gol, por exemplo, o efeito que conseguiu no chute fez a bola que será usada na Copa mudar algumas vezes de trajetória e enganar o goleiro. “No Porto eu marcava muitos gols de falta. E aqui ainda estou trabalhando esses arremates para fazer ainda mais”, garantiu Hulk. “Esta bola é especial para mim e por isso vou guardá-la em casa, como todos os prêmios pessoais”, brincou.

Além de melhorar seus números pessoais, o show do paraibano ajudou o Zenit a voltar à liderança da tabela, com 53 pontos, um a mais que o Lokomotiv Moscou, que apenas empatou com o Anzhi.

Inglaterra: ao contrário de Hulk, a Copa pode ser um sonho distante para Philippe Coutinho, mas ao menos o meia não pensa em desistir. Aliás, este parece mesmo ser o lema do jogador, que tatuou recentemente a frase Never stop dreaming (Nunca desista de sonhar) no braço esquerdo, ganhando outro motivo para acreditar em uma vaga no Mundial ao sair como herói do Liverpool na dramática vitória sobre o Manchester City por 3 a 2, a décima seguida da equipe e que a manteve na liderança do Campeonato Inglês.

Coutinho teve grande atuação, puxou rápidos contra-ataques, mostrou raça na marcação e foi recompensado no fim, em chute de primeira após erro na saída do City. Destaque dos Reds, o meia nunca foi lembrado por Felipão, mas, como deixou bem claro com sua tatuagem, espera pelo chamado na hora certa.

“É uma frase que gosto, uma forma de encarar a vida. E, claro, tem a ver com a forma que as coisas estão acontecendo com o Liverpool: como jogador, a gente precisa seguir sonhando”, destacou. “Estou vivendo um bom momento com o clube, lutando pelo título, e sigo tendo esperanças em ir à Copa. Os brasileiros dizem que não desistem nunca, então ainda acredito. Com essa última arrancada, esses dois próximos meses podem ser muito especiais.”

Coutinho aguarda as boas notícias pacientemente. Quanto ao Liverpool, está cada vez mais difícil conter a euforia na briga para encerrar um jejum de 24 anos sem um título nacional. Quem pode estragar essa festa é o Chelsea, que segue dois pontos atrás. Na rodada, os Blues sofreram para vencer o Swansea City por 1 a 0, com Ramires e Willian de titulares e Oscar entrando no segundo tempo. David Luiz, destaque contra o Paris Saint Germain no meio da semana, foi poupado.

Espanha: situação oposta viveram Neymar e Daniel Alves, com os tropeços na Champions League e no Campeonato Espanhol os deixando com menos opções de conquistas com o Barcelona nesta temporada. O atacante ainda escapou de críticas graças às boas atuações em ambas ocasiões. Na derrota para o Granada por 1 a 0, por exemplo, foi o jogador mais perigoso do clube catalão, criando ao menos três boas chances para marcar. Neste último jogo, Daniel Alves não atuou, enquanto Adriano foi substituído por Jordi Alba antes do fim.

A dura semana do Barça deixou o caminho aberto para o Atlético de Madri, e os colchoneros aproveitaram. Com outra atuação segura de Miranda e Filipe Luís, a equipe mais uma vez não foi vazada – tem a melhor defesa do campeonato, com 22 gols sofridos – e ainda aproveitou na frente com Godin e Diego Costa. Por outro lado, o brasileiro naturalizado espanhol protagonizou uma cena forte no momento em que marcou o tento decisivo, chocando-se com a trave e sendo substituído na hora.

O Alético de Madri soma 82 pontos, três a mais que o Real Madrid e agora quatro à frente do Barcelona, além de estar na semifinal da Champions League. Nada melhor para quem ainda sonha com a vaga no Mundial, como os próprios Miranda e Filipe Luís explicaram em entrevista recente ao FIFA.com.

Alemanha: se comemoraram a classificação à semifinal da Champions League no meio da semana, com Felipão de espectador no estádio, Dante e Rafinha não repetiram a dose no sábado, quando o já campeão Bayern de Munique foi atropelado em casa pelo Borussia Dortmund: 3 a 0. Se Dante sofreu com o ataque dos rivais, Rafinha viveu um dia ainda pior: foi expulso no final ao se desentender com o armênio Mkhitaryan. Já Luiz Gustavo, que esteve com a comissão técnica na Allianz Arena na última quarta, foi titular e ajudou o Wolfsburg a golear o Nuremberg por 4 a 1, resultado que manteve o clube em quinto lugar.

Itália: o jogo era entre Roma e Atalanta, mas o português era uma das línguas mais faladas em campo no estádio Olímpico. Isso porque os donos da casa contaram com seis representantes do país na vitória por 3 a 1: Rodrigo Taddei marcou um, enquanto Maicon, Leandro Castán, Rafael Tolói e Dodô compuseram a defesa. No segundo tempo, Michel Bastos ainda entrou. Com boas chances de fazer ir à Copa, Maicon falhou no gol adversário e foi substituído pouco depois.

A Roma segue sonhando com o título, a cinco pontos da Juventus, mas com o jogo a mais. Mais abaixo, a Fiorentina, do goleiro Neto, fez 5 a 3 no Hellas Verona fora de casa e se manteve em quarto, enquanto a Internazionale goleou a Sampdoria por 4 a 0 também casa do rival. Cada vez mais adaptado ao novo clube, Hernanes foi titular e teve participação decisiva no segundo gol, cobrando o escanteio para Walter Samuel marcar.

França: assim como o Barcelona, o Paris Saint-Germain viveu uma semana conturbada e atípica, com a eliminação na Champions e, neste domingo, com tropeço diante do Lyon, por 1 a 0. Capitão da Seleção, Thiago Silva nada pôde fazer para impedir as quedas, enquanto Lucas e Maxwell, criticados nos últimos dias, ficaram na reserva contra o Lyon. A diferença para os espanhóis é que o PSG ainda tem dez pontos de frente para o Monaco (79 a 69) e pode conquistar o título na semana que vem. Quem marcou gol por lá foi o atacante Brandão, nos 2 a 2 do Saint-Étienne com o Reims. Foi o quinto dele na temporada.

E o que mais?
Na Ucrânia, Bernard ainda não conseguiu ter no Shakhtar Donetsk o mesmo prestígio que goza com Felipão. O baixinho mais uma vez começou no banco e só entrou no segundo tempo na surpreendente derrota para o Vorskla. Por outro lado, Alex Teixeira, Douglas Costa, Luiz Adriano e Fred foram novamente titulares. O problema é que o Shakhtar se complicou de novo na competição, enquanto o Dnipro, com Giuliano e Douglas (ex-Vasco), venceu o Metalurh Zaporizhya e se igualou na liderança com 47 pontos e um jogo a menos.

Em novo capítulo de sua aventura pelos Estados Unidos, Júlio César perdeu a segunda na temporada com o Toronto FC, mas não teve culpa no gol de Edson Buddle, que deu o triunfo ao Colorado Rapids. Já Grafite, seu companheiro na África do Sul 2010, não para de comemorar nos Emirados Árabes Unidos: já campeão com o Al Ahli, ele marcou seu 18º gol na temporada, na vitória sobre o Al Wasl de Ricardo Oliveira (também autor de um gol).

O giro se encerra não muito longe dali, no Catar, em um jogo que teve nada menos que cinco gols brasileiros: Adriano, ex-Internacional e Vasco, fez três e Douglão, outro ex-Inter e Coritiba, mais dois nos 5 a 0 do Qatar FC sobre o Lekhwyia.