quinta-feira, 17 de abril de 2014

Nos acréscimos, Cruzeiro empata com o Cerro e só a vitória interessa no Paraguai

Por: José Dias Sorriso
Futblog do Sorriso


Getty Imagens 


O Cruzeiro abriu a fase de oitavas de final da Copa Libertadores para as equipes brasileiras e acabou sendo surpreendido pelo time do Cerro Porteño do Paraguai que arrancou um empate mesmo atuando em Belo Horizonte. O Cruzeiro que começou a partida demonstrando um bom futebol, mas se o meio-campo criava as jogadas, o mesmo não se podia dizer do ataque que não evoluía, principalmente com Julio Batista que não conseguia desenvolver-se dentro de campo, fazendo uma atuação bem aquém.

O meio-campo cruzeirense sempre conseguia armar as jogadas, mas sentindo as ausências de Dagoberto e Ricardo Goulart, que desfalcaram os azuis estrelados, não concluíam em gols quando tentavam vencer a meta do goleiro Fernández. O Cerro por sua vez, não demonstrava vontade em campo de sair para o jogo e jogava apenas puxando os contra-ataques e em uma destas arrancadas acabou surpreendendo o Cruzeiro e abrindo o placar no ''Gigante da Pampulha'', com um gol de Romero, aos 31 minutos da etapa inicial, desviando para as redes após chute de Corujo.

Com o gol sofrido, o time da Toca permaneceu na busca pelo bom resultado, mas sem êxito e contando ainda com o goleiro adversário retardando o jogo nas reposições de bola para total indignação dos torcedores e do técnico Marcelo Oliveira.

Na primeira etapa, o que se viu foi um time do Cruzeiro determinado e visando o gol a todo instante, pressionando o adversário nos 20 minutos iniciais, depositando confiança no garoto Élber que entrou jogando de titular e quando possuía a bola sempre apostava na velocidade. O time azul que tomou o gol justamente em um momento que era muito superior na partida e via a boa atuação de seus laterais, com Ceará apoiando muito no primeiro tempo, assim como Samudio em suas investidas pela esquerda.

E o primeiro tempo da equipe brasileira acabou mesmo passando em branco e o Cerro Porteño foi para os vestiários com uma vantagem pela contagem mínima e decidido a complicar a situação do time mandante.
Na volta do intervalo, a Raposa de Marcelo de Oliveira tinha o pensamento focado em igualar o marcador e tentar a virada para garantir uma certa tranquilidade para o confronto da volta marcado para o próximo dia 30 no Paraguai.

O treinador que já no fim do primeiro tempo havia perdido o veloz Élber, que em jogada com a defesa do Cerro Porteño acabou sentindo e deixando o campo para a entrada do atacante Borges. Com o intuito de lutar pelo resultado e ver que o time estava precisando reagir o treinador Celeste fez ainda a troca de Julio Batista (que saiu vaiado) por Marlone que não acrescentou muito ao time, que errava muito passes.

Mas quando tudo parecia perdido e que a derrota para o Cerro estava decretada, eis que surgi o lateral-esquerdo Samudio empatando o confronto em favor do time azul estrelado já aos 48 minutos de partida, no segundo tempo, após um bate-rebate dentro da área paraguaia. Na sequência, após o gol muito comemorado pelos torcedores e comissão técnica cruzeirense, o árbitro uruguaio Daniel Fedorczuk, que teve uma boa atuação acabou por encerrar o jogo.


FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 1 X 1 CERRO PORTEÑO

Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 16 de abril de 2014, quarta-feira
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Daniel Fedorczuk (URU)
Assistentes: Carlos Pastorino e Gabriel Popovitz (ambos do Uruguai)
Cartão amarelo: (Cerro Porteño) Alonso
Gols:
Cruzeiro: Samudio, aos 48 minutos do segundo tempo
Cerro Porteño: Angel Romero, aos 31 minutos do primeiro tempo

CRUZEIRO: Fábio; Ceará (Mayke), Bruno Rodrigo, Dedé e Samudio; Lucas Silva, Henrique, Elber (Borges) e Everton Ribeiro; Willian e Júlio Baptista (Marlone)
Técnico: Marcelo Oliveira

CERRO PORTEÑO: Fernández; Bonet, Cardoso, Ortiz e Alonso; Corujo, Oviedo, Julio dos Santos e Oscar Romero (Candia); Guiza (Riveros) e Angel Romero (Beltran)
Técnico: Arce