07/10/2013

Com um a menos, PSG vira sobre
Olympique e cola no líder Monaco

Maxwell e Ibra marcam, e Paris Saint-Germain consegue a vitória em clássico tumultuado fora de casa. Marquinhos sofre o pênalti convertido pelo sueco

Por Marselha, França

comemoração do PSG contra o Olympique (Foto: Agência AFP) 
 
Equipe do PSG comemora o gol de Maxwell
(Foto: Agência AFP)
 
O Paris Saint-Germain suou a camisa para vencer de virada o Olympique de Marselha, por 2 a 1, fora de casa, neste domingo. Em um clássico tumultuado do Campeonato Francês, com expulsão do meia Thiago Motta ainda no primeiro tempo, a equipe de Laurent Blanc ficou atrás no placar, mas contou com a ajuda de dois brasileiros para conseguir o triunfo heroico. O lateral-esquerdo Maxwell fez o gol de empate, e o zagueiro Marquinhos sofreu o pênalti convertido por Ibrahimovic, que deixou os parisienses na frente até o fim da partida.
Sem Thiago Silva, que ainda não se recuperou de lesão na coxa sofrida no dia de seu aniversário, 22 de setembro, quando o PSG empatou com o Monaco por 1 a 1, Marquinhos e Alex vêm cumprindo bem a função de proteger a área parisiense. O primeiro, inclusive, marcou três gols nos últimos seis jogos da equipe, caindo nas graças da torcida. Neste domingo, o defensor teve novamente papel fundamental para a vitória. O atacante Lucas, por sua vez, pouco apareceu. O brasileiro entrou aos 35 do segundo tempo e não acrescentou.
Com o resultado, o Paris Saint-Germain se igualou ao líder Monaco com 21 pontos. O Olympique de Marselha ocupa a quarta colocação, com 17. Na próxima rodada, o PSG enfrenta o Bastia, em casa, no dia 19 de outubro. Um dia antes, o Olympique visita o Nice. Já o Monaco joga contra o Sochaux, no dia 20.
Maxwell comemora gol do PSG contra o Olympique (Foto: Agência Reuters)Ao lado de Verratti, Maxwell vibra com seu gol na partida: foi o de empate do PSG (Foto: Agência Reuters)
Sinalizador, expulsão, pênalti e empate

A atmosfera no estádio Vélodrome não podia ser diferente. Equipes brigando no topo da tabela, mosaico da torcida anfitriã exibindo as iniciais do time e casa cheia: tudo o que um clássico entre Olympique de Marselha e Paris Saint-Germain deve ter. O jogo começou quente, com Verratti e Valbuena se desentendendo, e o árbitro tentando apaziguar a situação. Logo depois, um torcedor atirou um sinalizador aceso em campo, e a partida teve que ser paralisada por dois minutos, até a retirada do objeto.
O Paris Saint-Germain parecia mais arrumado em campo, explorando os habituais contra-ataques bem organizados por Ibrahimovic, Matuidi, Thiago Motta e Verratti, e a boa movimentação de Cavani. No entanto, as melhores chances foram do Olympique de Marselha. Em uma delas, Valbuena cobrou uma falta 'à la Ronaldinho Gaúcho', por baixo da barreira, e quase abriu o placar. Sirigu fez boa defesa. O arqueiro voltaria a salvar a equipe parisiense em dois lances seguidos, nos chutes de Jordan Ayew e Valbuena.
O clima esquentou aos 30, quando Thiago Motta chutou o pé de Valbuena na grande área e o árbitro marcou o pênalti. Não foi só isso. O meia foi expulso com o cartão vermelho direto. André Ayew cobrou no meio do gol, e o OM saiu na frente. Laurent Blanc teve que 'sacrificar' Lavezzi no ataque e colocar Rabiot, para não dar brechas no meio de campo. O PSG demorou a se achar novamente em campo. Aos 45, o lance salvador: Ibra achou Van der Wiel, que cruzou na medida para Maxwell deixar tudo igual.
Ibrahimovic comemora gol do PSG contra o Olympique (Foto: Agência Reuters)Ibrahimovic faz o seu e deixa o PSG na frente: pênalti foi sofrido por Marquinhos (Foto: Agência Reuters)
Marquinhos volta a ajudar o PSG

Os ânimos não esfriaram. Se a parte criativa do futebol não aparecia com facilidade nas duas equipes, o espírito faltoso dos jogadores comandou a segunda etapa. O jogo era constantemente paralisado com as infrações. Aos 20 minutos, o lance que mudou o rumo da partida: após troca de passes rápida do PSG, Marquinhos foi derrubado na área por André Ayew. Pênalti claro. Provocado com o laser dos torcedores no rosto, Ibrahimovic não desperdiçou a chance. Cobrou no canto esquerdo e deixou o time na frente.
O Olympique pressionava, e Alex e Marquinhos se defendiam do jeito que dava. Sirigu salvou o Paris Saint-Germain em um chute de efeito de Payet. O atacante Lucas entrou no lugar de Cavani aos 35, mas nada fez além de segurar a posse de bola no campo de ataque. Sem Ibrahimovic, substituído por Camara, e o uruguaio, os parisienses pouco criavam oportunidades. As investidas dos anfitriões duraram até o último minuto, mas o PSG conseguiu manter o resultado positivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.