sábado, 7 de setembro de 2013

BRASILEIRÃO

Com sofrimento

Grêmio permite reação, mas vence a Portuguesa com gol nos minutos finais

Kleber marcou de pênalti aos 41 do segundo tempo para fazer 3 a 2, em marcação protestada pelo adversário


Grêmio permite reação, mas vence a Portuguesa com gol nos minutos finais Diego Vara/Agência RBS
Barcos abriu o marcador na Arena Foto: Diego Vara / Agência RBS
André Baibich
O Grêmio abriu 2 a 0 de vantagem sobre a Portuguesa, permitiu a reação dos visitantes, mas teve forças para buscar o gol da vitória em um lance polêmico. Kleber marcou de pênalti aos 41 do segundo tempo, em marcação veementemente protestada pelo adversário, e fez 3 a 2. O time de Renato pulou a 34 pontos na tabela e assumiu a provisória vice-liderança — Botafogo e Atlético-PR podem ultrapassar o Grêmio no domingo.
A desenvoltura que se imaginava em um Grêmio com o retorno de Zé Roberto ao meio-campo não se mostrou na primeira etapa. O time de Renato martelou, pressionou, mas pouco criou diante de um adversário limitado, mas bem postado.
Sem conseguir furar o bloqueio defensivo, passou a insistir nos cruzamentos para a área nos primeiros minutos. Alex Telles era acionado com frequência e levantava a bola em busca dos atacantes. A zaga da Portuguesa, bem posicionada, afastava o perigo.
Aos 13 minutos, Werley saiu com uma lesão no tornozelo após disputa forte com Diogo no meio-campo. Gabriel o substituiu. Aos poucos, a Portuguesa deixou um pouco o campo defensivo e procurou atacar, mas esbarrava na limitação técnica de seus jogadores ao tentar construir jogadas ofensivas.
A iniciativa do jogo, porém, seguia gremista. O que não significava que os problemas de criatividade haviam sido solucionados. A não ser por tentativas de fora da área de Souza, Rhodolfo e Alex Telles, o Grêmio não ameaçou o gol de Lauro nos primeiros 45 minutos.
Um bom início de segundo tempo fez com que o Grêmio abrisse boa vantagem na Arena. Passava-se pouco mais de um minuto quando Pará levantou na área e Kleber completou para as redes, mas quando comemorava, viu que o auxiliar marcava impedimento e anulava o lance. Imagens das câmeras de televisão mostraram que o atacante estava em posição legal.
O equívoco foi corrigido aos 6 minutos, quando Alex Telles cobrou escanteio da esquerda, Souza desviou na primeira trave e encontrou Barcos sozinho, na pequena área, para apenas escorar de cabeça. 1 a 0.
O segundo não demorou muito a sair. Aos 11, Kleber apareceu do lado esquerdo e levantou para a área, onde apareceu Zé Roberto para bater de primeira, rasteiro, e ampliar a vantagem.
A Portuguesa iniciou a reação aos 25, quando um descuido da marcação permitiu que Bruninho ingressasse na área sem marcação. Ele concluiu em cima de Dida, mas a bola bateu em Rhodolfo, que corria para tentar impedir o chute e acabou marcando contra. O empate viria aos 31, em escanteio cobrado por Correa pela direita que encontrou a cabeça de Luis Ricardo antes de ir para o gol de Dida.
A polêmica se instalou no gramado da Arena cinco minutos depois, quando Kleber caiu na área após choque com Rogério. O árbitro Jaílson Macedo Freitas marcou pênalti. Quando Kleber preparava-se para bater, Bruninho, que já recebera cartão amarelo por reclamação, foi expulso por continuar protestando.
Cercado pelos jogadores da Portuguesa, o árbitro pediu ajuda à Brigada Militar, que o cercou. O zagueiro Valdomiro, revoltado, socou os escudos na esperança de atingir o juiz. Também recebeu o vermelho.
Após a confusão, aos 41, Kleber bateu no meio do gol para dar números finais à vitória tricolor.


BRASILEIRÃO — 19ª RODADA — 7 DE SETEMBRO DE 2013
GRÊMIODida; Werley(Gabriel, 13'/1ºT), Rhodolfo(Matheus Biteco, 43'/2ºT), Bressan, Pará, Souza, Ramiro (Maxi Rodríguez, 32'/2ºT), Zé Roberto e Alex Telles; Kleber e Barcos.
PORTUGUESA
Lauro; Luis Ricardo, Moisés Moura, Valdomiro, Rogério, Ferdinando, Bruno Henrique(Bruninho, 17'/ºT), Moisés, Souza(Corrêa, 16'/2ºT), Diogo, Gilberto

Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA), auxiliado por Fabio Pereira (TO) e Edilson Frasao Pereira (TO)
Gols: Barcos, aos 6 minutos; Zé Roberto, aos 11 minutos(G); Rhodolfo (contra), aos 25 minutos e Luis Ricardo, aos 31 minutos (P), Kleber, 41 minutos do segundo tempo (G).
Cartões amarelo: Diogo (P), Barcos (G), Bruno Henrique (P);
Cartões Vermelhos: Bruninho, Valdomiro (P)
Público: 21.219 pessoas (19.565 pagantes)
Renda: R$ 783.260,00
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre


Próximo jogo — 11/09/2013
Brasileirão — 20ª Rodada
Náutico x Grêmio — Arena Pernambuco, São Lourenço da Mata



ZHESPORTES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.