sábado, 15 de fevereiro de 2020

Ministério da Saúde quer eliminar sarampo do país até julho

Marcelo Camargo/Agência Brasil


Criança de 9 anos morreu no Rio de Janeiro vítima da doença


O Ministério da Saúde estipulou como meta erradicar o sarampo até julho deste ano. A declaração do secretário de Vigilância em Saúde (SVS) do ministério, Wanderson de Oliveira, ocorreu nesta sexta-feira, após a morte de uma criança de 9 anos no Rio de Janeiro. “Nossa meta é eliminar com o sarampo até 1º de julho de 2020. Para isso temos que ter adesão da população e dos gestores estaduais e municipais”.

O ministério lança amanhã (15) o Dia D de vacinação contra o sarampo. O secretário-executivo da pasta, João Gabbardo, lamentou a morte da criança e acrescentou que a fatalidade serve de alerta para os pais e responsáveis vacinarem as crianças. “A morte dessa criança, tragicamente, é o maior alerta que a gente pode fazer para que os pais levem as crianças aos postos de saúde do Brasil inteiro para fazer a vacina”.

Segundo dados do ministério, o Brasil tem, atualmente 337 casos de sarampo registrados e confirmados. Foi feita uma campanha de mobilização contra o sarampo no ano passado, mas Wanderson de Oliveira lamentou a baixa adesão entre os adultos. “O movimento foi preparado para eliminarmos o sarampo do território nacional. Então, começamos numa primeira fase com crianças menores de 5 anos. Depois, numa segunda fase, de 20 a 29 anos. Nessa fase, a vacinação foi muito baixa. Distribuímos 9 milhões de doses de vacina e fizemos pouco mais de 1,8 milhão”.

A campanha, cujo Dia D será amanhã, tem como público-alvo pessoas de 5 a 19 anos, mas, após a morte no Rio de Janeiro, o chefe da SVS incentivou a vacinação de crianças a partir de seis meses. “A faixa etária de vacinação regular é 1 ano de idade, mas a gente vem desde o ano passado orientando vacinação de crianças acima de 6 meses até 11 meses e 29 dias”. Após esta fase da campanha, uma nova terá início, com vacinação de todas as idades. Há ainda a possibilidade de realizar uma campanha de dupla vacinação, com sarampo e influenza.

Marcelo Brandão - Repórter da Agência Brasil

Justiça aceita denúncia contra 16 pessoas pela tragédia de Brumadinho

Corpo de Bombeiros/Divulgação



Com a decisão, os investigados passam à condição de réus no processo

A Justiça aceitou nesta sexta-feira (14) denúncia do Ministério Publico de Minas Gerais (MPMG) contra 16 pessoas envolvidas no rompimento da barragem da mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, no ano passado. Com a decisão, os investigados passam à condição de réus no processo.

No mês passado, os promotores responsabilizaram criminalmente funcionários da mineradora Vale e da empresa Tüv Süd pela tragédia. De acordo com o MP, os denunciados devem responder na Justiça pelo crime de homicídio doloso, quando há intenção de matar, porque teriam responsabilidade na morte de 270 pessoas, que foram soterradas pela avalanche de rejeitos da represa.

Desde a tragédia, o Corpo de Bombeiros permanece realizando buscas para encontrar os corpos. A barragem se rompeu em janeiro de 2019, resultando em mortes e na destruição de casas e equipamentos públicos na cidade, que fica próxima à capital mineira, Belo Horizonte.

Entre os réus estão o ex-presidente da Vale, Fabio Schvartsman, e mais dez funcionários da mineradora, além de cinco funcionários da Tüv Süd.

Defesa

Em nota, a defesa de Fabio Schvartsman lamentou o recebimento da denúncia e disse que as informações recebidas pelo ex-presidente da área técnica da empresa davam conta que as barragens estavam estáveis e em "perfeito estado de conservação".

"Depreende-se que o único motivo para a denúncia de Fabio Schvartsman foi o fato dele ser presidente da Vale por ocasião da tragédia", declarou a defesa.

A Tüv Süd declarou que "continua profundamente consternada" pela tragédia e que as causas ainda não foram esclarecidas de forma conclusiva.

André Richter - Repórter da Agência Brasil

O que foi destaque na sexta-feira e a expectativa para o fim de semana no esporte

Vamos ao super resumão da sexta-feira


Futblog do Sorriso 
Tivemos bola rolando pelo Campeonato Paulista, Campeonato Mineiro do Módulo 2, além do futebol internacional. Pelo Campeonato Paulista, a Inter de Limeira foi derrotada em casa pelo Santo André por 1 a 0. Já o Botafogo empatou com o Água Santa por 1 a 1. No Campeonato Mineiro do Módulo 2, tivemos o Nacional perdendo para o Pouso Alegre por 1 a 0. O time de Muriaé foi punido pela Federação Mineira de Futebol e teve que mandar a partida longe de seus torcedores, na cidade de Juiz de Fora, no estádio radialista Mário Helênio. No Campeonato Inglês, nós tivemos o empate entre Wolverhampton e Leicester por 0 a 0. Pelo Campeonato Espanhol, o Valencia empatou com o Atlético de Madrid por 2 a 2.

No Campeonato Alemão, o Borussia Dortmund bateu o Frankfurt por 4 a 0. No Campeonato Francês, o Mônaco bateu Montpellier por 1 a 0. No Campeonato Português, Vitória de Setúbal 1 Gil Vicente 2. No Campeonato Argentino, Patronato 1 Union Santa Fé 0. Colón 1 Racing Club 1. Neste sábado, o destaque fica para o Campeonato Mineiro do Módulo 2. O Ipatinga Futebol Clube vai receber a equipe do Athletic de São João Del Rei, às 16h, no estádio Ipatingão, no Vale do Aço, em duelo válido pela segunda rodada da competição. O Tigre na estreia bateu a equipe do CAP, em Uberlândia, por 1 a 0. Já neste sabadão, a equipe vive a expectativa de chegar ao segundo triunfo consecutivo neste início de campeonato. Para essa partida, o técnico Gerson Evaristo não poderá contar com o zagueiro França e o atacante Anderson Chub - ambos foram expulsos - na partida de estreia contra o CAP, em Uberlândia, quando o time estreou com vitória por 1 a 0. Zé Leandro está cotado para assumir a vaga deixada por França; no ataque, a briga está entre Dyorgenes e Marcus Molinari. Um provável Ipatinga para a partida deste sábado: Paulo Victor; Léo Felipe, Breno, Zé Leandro e Rodrigo; Caetano, Maquinhos e Tchô; Marcus Molinari (Dyorgenes), Richard Tank e Flávio.

Nesse sábado ainda iremos ter bola rolando pela Copa do Nordeste, além dos Estaduais e o futebol internacional. Já com destaque para o futebol regional, iremos ter a Seleção de Belo Oriente jogando em São José do Jacurí contra a equipe do Aliança pelo jogo de ida da semifinal da Champions Master Regional. O jogo acontece às 15:30. Teremos ainda os amistosos pelos veteranos e os jogos pelas associações masters. Vale destaque também para o futebol society. Neste sábado estaremos no estádio Ipatingão com as emoções de Ipatinga e Athletic de São João Del-Rei. Jogo para os amigos acompanharem na página da Rádio São João Del-Rei e na página do Futblog do Sorriso. No domingo transmitiremos as emoções da Copa Intermunicipal. Rodada decisiva da primeira fase onde iremos conhecer os classificados para a semifinal.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

FGV: Jovens foram os mais atingidos por piora no mercado de trabalho

Arquivo/Agência Brasil 


Pesquisa mostra que nos últimos 5 anos, eles perderam 14% da renda


Os jovens foram a parcela da população que mais perdeu renda no trabalho nos últimos cinco anos e é entre a juventude que estão os maiores índices de desigualdade, de acordo com a pesquisa Juventude e Trabalho do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV) Social. Em entrevista à Agência Brasil, o diretor da FGV Social, Marcelo Neri defende a educação como forma de melhorar esse cenário.

A pesquisa mostra que entre 2014 e 2019, jovens de 15 a 29 anos perderam 14% da renda proveniente do trabalho. Entre os jovens mais pobres, esse percentual chegou a 24% e, entre analfabetos, 51%. “O elemento fundamental um para lidar com essa situação é a educação. Não se pode errar na educação”, diz.

De acordo com a publicação, enquanto outros grupos tradicionalmente excluídos como analfabetos, negros e moradores das regiões Norte e Nordeste apresentam reduções de renda pelos menos duas vezes maior que a da média geral nesse período de crise econômica no Brasil, esta perda foi cinco vezes maior entre jovens de 20 a 24 anos.

O desemprego, segundo Neri, afetou os jovens, mas a precarização do trabalho também. “O desemprego é um componente importante, mas não é o único e não é o maior. O desemprego é alto, mas a perda por precarização, por informalidade e redução de salário é tão grande quanto o desemprego”, diz.

O cenário provoca descrença entre os jovens. Neri diz que 30% dos jovens brasileiros acreditam que não têm perspectiva de ascender socialmente pelo trabalho. Isso colocar o Brasil em 103º lugar em um ranking de 130 países. No Peru, esse percentual é 3%. "As ferramentas do jovem de inserção, que na verdade são as ferramentas de propulsão da economia, educação e trabalho, na visão do jovem esses elementos estão aquém do que eles precisam", diz Neri.

Descrentes, o percentual dos chamados nem-nem, ou seja, aqueles que não estudam, nem trabalham passou de 23,4% em 2014 para 26,2% 2019. Entre os jovens que são chefes de família, esse percentual cresceu de 15,19% para 22,67% no período. Entre mulheres, passou de 27,84% para 30,25%.

“O jovem tem que acreditar que é possível subir na vida senão para que vai estudar e trabalhar para sobrevivência?”, diz o diretor. “[A situação dos Nem-Nem] é um vácuo que foi formado e precisa ser ocupado com coisas positivas e concretas. O jovem tem que conseguir vislumbrar isso, o que não está conseguindo com a situação atual”.

De acordo com Neri, uma educação mais voltada para a realidade do jovem, ensino técnico para capacitar para o mercado e melhorias no ambiente de trabalho são fatores que podem contribuir para melhorar o cenário. O estudo está disponível na internet.

Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil

Vale evacua casas próximo a barragem em Ouro Preto

Fernando Frazão/Agência Brasil


Moradores serão encaminhados para hotéis da região


A mineradora Vale anunciou, hoje (13), que o processo de descaracterização da Barragem Doutor, da Mina Timbopeba, demandará a evacuação de casas na comunidade de Antônio Pereira, a 40 quilômetros de Ouro Preto (MG). O número exato de moradores não foi divulgado. Eles serão encaminhados para hotéis da região e, posteriormente, para moradias temporárias, que serão alugadas pela mineradora.

De acordo com a mineradora, o plano de descaracterização da barragem será iniciado em março e a realocação será temporária. "Importante ressaltar que se trata de uma remoção preventiva programada. A Barragem Doutor está em nível 1 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (Paebm), que não exige evacuação da população à jusante, e não recebe rejeitos desde março de 2019. Não há qualquer situação que exija a elevação de nível de emergência", informou a Vale em nota.

Segundo classificação da Agência Nacional de Mineração (ANM), a Barragem Doutor foi construída por alteamento a montante. É o mesmo método associado às duas tragédias recentes da mineração. Em novembro de 2015, o rompimento de uma estrutura da Samarco matou 19 pessoas e casou destruição na Bacia do Rio Doce. Já em janeiro do ano passado, foi uma barragem da Vale que se rompeu em Brumadinho (MG) e desde então 259 corpos já foram resgatados e 11 pessoas ainda estão desaparecidas.

Após essa segunda tragédia, foi sancionada pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, a Lei Estadual 23.291/2019. Ela instituiu a Política Estadual de Segurança de Barragens, estabelecendo prazos para que o empreendedor responsável por barragem alteada a montante promova a descaracterização. Em âmbito nacional, a ANM editou uma resolução com determinação similar.

De acordo com a Fundação Estadual do Meio Ambiente de Minas Gerais (Feam), 43 estruturas foram enquadradas no dispositivo da lei estadual, das quais 16 são da Vale. Para descaracterizar todas elas, a Vale anunciou investimentos de R$ 7,1 bilhões. Em dezembro do ano passado, a mineradora anunciou a conclusão da primeira descaracterização, envolvendo a Barragem 8B, na Minas de Águas Claras, em Nova Lima (MG).

Evacuações
A remoção das famílias na comunidade de Antônio Pereira é mais um capítulo das evacuações realizadas após a tragédia de Brumadinho. No mês passado, a Vale estimava que cerca de 450 famílias (link: 4) estão fora de suas casas em Minas Gerais. A mineradora deve assegurar a elas, além da hospedagem, alimentação, transporte e itens de necessidade básica.

A situação decorre do pente-fino nas barragens realizado após a tragédia de Brumadinho, envolvendo desde vistorias da ANM até ações judiciais movidas pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para pedir a paralisação das atividades em determinadas minas. Como resultado, dezenas de barragens foram consideradas inseguras e ficaram impedidas de operar. Em alguns casos, foram determinadas evacuações de comunidades pela Justiça ou pela ANM.

Segundo as normas vigentes, quando a situação da barragem exige a elevação do nível de emergência para 2 ou 3, é obrigatória a retirada de famílias da zona de autossalvamento, isto é, da área que seria alagada em menos de 30 minutos caso ocorra um rompimento. A Vale possui atualmente quatro barragens no nível 3, o alerta máximo que significa risco iminente de ruptura.

Nova Lima
No nível 2, estão outras quatro estruturas da Vale, inclusive a Barragem Capitão do Mato, no município de Nova Lima, que teve sua situação alterada nesta semana. A mineradora informou na terça-feira (11) a sua elevação para nível 2. "Em decorrência do volume de chuvas, superior à média histórica registrada na região, alguns instrumentos da estrutura apontaram alterações temporárias no nível de água, já tendo, neste momento, retornado aos níveis normais. A barragem permanecerá preventivamente em nível 2 até a conclusão da análise técnica do histórico e das condições atuais da estrutura", informou a mineradora.

Apesar da elevação do nível, não houve novas evacuações. Segundo a Vale, os moradores já haviam sido realocados. A zona de autossalvamento é similar à da Barragem Vargem Grande, que está em descomissionamento. A estrutura chegou a atingir o nível 2, mas em junho do ano passado foi rebaixada para nível 1.

Em Nova Lima, em 28 de janeiro foi anunciado que quatro famílias precisaram ser retiradas de suas casas. Os imóveis estão situados em Macacos, comunidade com uma área ameaçada pela barragem B3/B4, uma das estruturas da Vale que se encontra em nível 3.

"A medida, de caráter preventivo, leva em conta o Termo de Compromisso firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para revisão dos estudos de dam break de todas as barragens em Minas Gerais", informou a Vale. Segundo a mineradora, resultados preliminares do estudo da B3/B4 sugeriram que a área alagada, em um cenário extremo de rompimento, é maior do que se estimava anteriormente. Assim, a evacuação realizada no ano passado não havia incluído essas quatro famílias.

Léo Rodrigues - Repórter da Agência Brasil

Todos os resultados de quarta-feira pelo Brasil e pelo mundo

Muitos jogos e várias "surpresas" nas competições que tiveram bola rolando nesta última quarta-feira


Brasileiro Feminino A1
Vitória-BA 0x4 Palmeiras

Flamengo 3x0 Ponte Preta

Copa da França
Dijon 1x6 Paris SG
PARIS SG CLASSIFICADO

Lyon 1x0 Olympique de Marselha
LYON CLASSIFICADO

Taça de Portugal
Porto 3x0 Acadêmico Viseu
PORTO CLASSIFICADO

Copa do Rei da Espanha
Athletic Bilbao 1x0 Granada

Copa Itália
Internazionale 0x1 Napoli


Paulista A2
Votuporanguense 1x3 Monte Azul

Juventus-SP 2x0 Audax-SP

Red Bull 1x0 São Caetano

Sertaozinho 1x1 Atibaia

Taubaté 1x1 São Bento

XV de Piracicaba 2x1 Rio Claro

Sao Bernardo 2x0 Portguesa

Portuguesa Santista 1x1 Penapolense


Paulista A3
Capivariano 1x0 Desportiva Brasil

Rio Preto 2x3 Olimpia

Grêmio Osasco 1x0 Primavera

Velo Clube 4x1 Barretos

Comercial 2x1 Paulista

Marília 1x0 EC São Bernardo


Tocantinense
Nova Conquista 1x1 Sparta

Interporto 6x0 Capital


Capixaba
Real Noroeste 1x1 Rio Branco-Venda Nova

São Mateus 1x0 Athletico

Estrela do Norte 1x2 Vitoria

Serra 3x0 Linhares

Desportiva 3x1 Rio Branco-Vitória

Piauiense
Timon 1x5 River

Brasiliense
Brasiliense 5x0 Ceilândia

Alagoano
CRB 4x0 ASA

Potiguar
Força e Luz 1x4 América

Cearense
Barbalha 0x1 Ferroviário

Pernambucano
Petrolina 2x1 Decisão

Central 1x0 Vitória

Goiano
Aparecidense 0x0 Crac

Mineiro
Villa Nova-MG 1x2 América-MG

Carioca
Fluminense 2x3 Flamengo

Copa Sul-Americana
Huachipato 1x0 Deportivo Pasto

Lanús 3x0 Universidad Católica-UQU

Bahia 3x0 Nacional-PAR

LIaneros 0x2 Liverpool-URU


Pré-Libertadores
Cerro Porteño 1x0 Universitário
CERRO PORTEÑO CLASSIFICADO

Palestino 5x1 Cerro Largo
PALESTINO CLASSIFICADO

Atlético Tucumán 2x0 The Strongest
ATLÉTICO TUCUMÁN CLASSIFICADO

Corinthians 2x1 Guarani-PAR
GUARANI-PAR CLASSIFICADO

Ingressos para Ipatinga e Athletic já estão à venda

Ipatingão recebe o jogo no sábado 

Jogo acontece neste sábado no estádio Ipatingão, válido pela segunda rodada do Campeonato Mineiro Módulo II


O Ipatinga se prepara para estrear em casa no Campeonato Mineiro do Módulo II, após vencer na estreia fora de casa, o CAP Uberlândia por 1 a 0, no Parque do Sabiá, na primeira rodada. Neste sábado, às 16h, o Tigrão de aço enfrenta o Atlhetic da cidade de São João Del Rey, atual líder da competição.

No Ipatinga, todos ressaltam a importância do apoio dos torcedores para empurrar o time para mais uma vitória, resultado que deixaria o Ipatinga bem colocado na tabela de classificação. Para isso a diretoria está fazendo uma promoção especial nos ingressos antecipados que podem ser adquiridos pelo preço único de R$15, até sábado (15), às 12h. A partir desse horário os ingressos serão vendidos somente no Ipatingão com os ingressos custando R$30 inteira e R$15 meia.

Outra opção para o torcedor é o “Passaporte do Tigrão” que está sendo vendido nas categorias ouro e prata. O Passaporte “Prata” dá ao torcedor o direito de 01 (um) ingresso por partida em casa e o passaporte “Ouro” tem direito a 02 (dois) ingressos por jogo. Neste caso, além de pagar um preço menor em todas as partidas, os torcedores que aderirem ao programa terão sorteios exclusivos nos intervalos das partidas. O passaporte pode ser adquirido no sábado, na bilheteria do Ipatingão, após o meio-dia. Maiores informações pelo WhatsApp: (31) 99982-1154.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Diretorias de Santos e Atlético rompem; novela envolvendo Soteldo foi o estopim

Divulgação/Santos FC


Jogador permanece no Peixe 


A novela Santos, Atlético e Soteldo chegou o seu final. O jogador renovou com a equipe paulista até 2023, além de ter tido um aumento salarial por parte do clube da Baixada. A situação virou um verdadeiro imbróglio e as diretorias romperam (as duas diretorias que antes tinham um bom relacionamento).

O Santos tomou medidas contra o Atlético após o fim do desfecho com jogador que permanece. Antes um bom relacionamento, agora o departamento jurídico do Santos notificou a CBF por aliciamento do Atlético ao jogador venezuelano. O Atlético havia feito uma proposta de R$ 51 milhões diretamente o estafe do atleta.

O Huachipato, clube chileno, detém 50% dos direitos de Soteldo. De acordo com informações do portal Terra, foi Inclusive a equipe chilena, que comunicou o time paulista do interesse do Atlético na contratação.

Cruzeiro é recebido com festa na capital de Roraima para duelo inédito na Copa do Brasil

Divulgação/Cruzeiro 


Raposa encara o São Raimundo nesta quinta-feira 


Com grande festa, o Cruzeiro, maior campeão da história da Copa do Brasil, com seis títulos, foi recebido pelos torcedores que compareceram em grande número no embarque do time celeste na capital roraimense (Boa Vista). O Cruzeiro encara nesta quinta-feira, às 21:30, o São Raimundo, em jogo único pela primeira fase da competição. Quem avançar neste confronto vai enfrentar a equipe do Boa Esporte. Segundo disse o presidente do São Raimundo, Sérgio Carvalho, a torcida local está eufórica para partida, onde haverá a reinauguração do estádio Canarinho.

Todos os mais de 4 mil ingressos que foram colocados à venda se esgotaram rapidamente. O Cruzeiro enfrenta um adversário do Estado do Norte do Brasil pela primeira vez na história. A Raposa também jamais enfrentou uma equipe rondoniense, tocantinense ou amapaense. Para avançar na Copa do Brasil, o time celeste necessita apenas de um empate, já que ocupa posição superior no ranking da CBF. Em entrevista ao Superesportes, o presidente do São Raimundo, Sérgio Carvalho, falou sobre o ambiente na capital de Roraima.

“A expectativa aqui é muito grande. O torcedor está eufórico, aguardando esse jogo com grande ansiedade. Com a reinauguração do Estádio Canarinho, a torcida vem contando os dias para (o jogo) acontecer. Inclusive, os ingressos estão esgotados. Foram colocados 4 mil ingressos de meia-entrada e 453 de inteira. Esgotaram todos. Todo mundo está na expectativa”.

Por meio de nota, empresas descartam relação com mau cheiro no fim da noite de terça no Vale do Aço

Foto: Daniel Mansur/Usiminas/Divulgação

Forte odor tomou conta da região e causou incômodo à população 


A Usiminas, por meio de uma nota nesta quarta-feira (11), descartou relação com o mau cheiro que tomou conta da cidade de Ipatinga e outras localidades do Vale do Aço e Colar Metropolitano na última terça-feira.

Segundo informou a empresa, o mau cheiro não está relacionado ao processo de produção que ocorre em sua área. Além da Usiminas, as empresas Cenibra (Belo Oriente) e Aperam (Timóteo) também descartaram que o mau cheiro partiu de seus processos industriais.

Devido o mau cheiro, pessoas reclamaram. Algumas relataram que sentiram náuseas, vômito e os olhos ardendo. Populares nas redes sociais pediram apuração e investigação do ocorrido. Ao site G1 dos Vales, o comandante do 1º pelotão da Polícia Militar de Meio Ambiente de Ipatinga, tenente Wilson Moura, informou que o caso já foi comunicado ao Núcleo de Emergência Ambiental, ligado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

"Estamos com duas equipes nas ruas investigando a situação. É complexo para identificar a origem do mau cheiro, mas estamos fazendo diligências para identificar os bairros atingidos e o que provocou esse odor. O Estado já foi comunicado e vamos registrar e investigar a ocorrência, já estamos fazendo visitas às indústrias da região para identificar se há alguma irregularidade", afirmou o comandante.

Em Belo Oriente! Saiba o que fazer caso necessite que seja trocada a lâmpada do poste de sua rua

Divulgação/Prefeitura de Belo Oriente

Manutenção vem sendo realizada 


Conforme destacado pela Prefeitura de Belo Oriente, por meio da Secretaria Municipal de Obras, vem sendo realizada a troca de diversas lâmpadas dos postes de iluminação pública em várias localidades do município.

Durante a manutenção, foi identificado um rompimento de cabos elétricos subterrâneos na rotatória próxima a entrada do distrito de Perpétuo Socorro, que já foi solucionado pela equipe responsável.

Caso o cidadão identifique um poste em sua localidade que necessite a troca da lâmpada, ele deve realizar o requerimento na Secretaria Municipal de Obras ou pelo Whatsapp: 33-9-9111-0203.

Vale eleva nível de emergência de barragem em Nova Lima, na Grande BH

Divulgação/Vale 

Represa Capitão do Mato está localizada em mina de mesmo nome e está em risco por conta do volume de chuvas superior à média histórica do município


A mineradora Vale elevou para o segundo nível de emergência a situação da Barragem Capitão do Mato, situada em mina que tem o mesmo nome, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

De acordo com a empresa, a medida foi tomada “em decorrência do volume de chuvas superior à média histórica registrada na região”. Segundo a companhia, “ alguns instrumentos da estrutura apontaram alterações temporárias no nível de água, já tendo, neste momento, retornado aos níveis normais”.

O segundo escalão do nível de emergência deve ser acionado por uma empreendedora quando uma anomalia detectada, no caso o acúmulo de água, não for controlada.

Depois dele, há mais um nível, o terceiro, que caracteriza uma situação iminente de rompimento do barramento ou vazamento ativo.

Ainda conforme a nota da gigante da mineração, a represa Capitão do Mato vai permanecer no nível 2 até a “conclusão da análise técnica do histórico e das condições atuais da estrutura”.

Esses estudos, novamente de acordo com a Vale, estão em andamento e novas reuniões entre a equipe técnica responsável vão acontecer em breve. Uma auditora técnica independente também vai participar para reavaliar a situação.

A medida, na teoria, força a empresa a retirar de suas casas todos os moradores que vivem na chamada Zona de Autossalvamento (ZAS), isto é, todos que moram no perímetro de 10 quilômetros do barramento.

Contudo, essas pessoas já estão fora de suas casas desde novembro último, quando obras de reforça na Barragem Vargem Grande foram iniciadas.


De acordo com a Vale, a Barragem Capitão do Mato tem construção em etapa única, com aterro convencional. A empresa informa que a represa passa por inspeções rotineiras e é monitorada por equipamentos.

A medida não vai impactar a produção da companhia.

Histórico

A represa Capitão do Mato, de acordo com o Cadastro Nacional de Barragens de Mineração, abriga mais de 2 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro. A estrutura tem 36 metros de altura e tem dano potencial associado classificado como alto, isto é, em caso de desastre o vazamento causaria muitos problemas.

Capitão do Mato também estava, ao lado de outras nove represas, na lista das barragens em "severo risco de rompimento" em Minas Gerais, segundo documento da própria empresa divulgado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) no ano passado.

Em caso de colapso da represa, segundo o documento, a lama poderia alcançar uma distância de 87 quilômetros, o que prejudicaria, além de Nova Lima, as cidades de Rio Acima, Raposos, Sabará, Belo Horizonte e Santa Luzia, todas na Grande BH.

Em linha reta, a parte superior da represa está distante apenas dois quilômetros do condomínio Morro do Chapéu e três do condomínio Miguelão, ambos em Nova Lima.

Gabriel Ronan - Repórter do Estado de Minas

Clássico do futebol regional! Sábado tem Industrial e Flamenguinho

Divulgação - Palco de Industrial e Flamenguinho 

Duelo será realizado no campo da Usipa


No próximo sábado (15 de fevereiro) acontece um clássico do futebol regional. Duelo pela Associação Master Vale do Aço 35. No estádio Lanari Junior (campo da Usipa) irão se enfrentar Industrial (Ipatinga) e Flamenguinho (Fabriciano).

A bola rola às 15h30. Na rodada passada, o Industrial goleou o Master do Ana Moura por 6 a 2. Já o Flamenguinho, empatou com o Napoli, em duelo de fabricianenses, pelo placar de 2 a 2.

Todos os jogos da rodada:

Sábado
Vale do Aço x Real Master
Em Pingo D'água

Ana Moura x A.D.I.
Campo do Ana Moura

Botafogo Master x Expressinho de Valadares
Em Inhapim

Penharol x Iguaçu
Campo da Família - Vale Verde

Bugre x Faixa Azul
Campo do Bugre

Milionários x ABC
Ferreirão

Iguaçu Master x Juventus
Campo do Canaã

Galáticos x Vila Ipanema B
Campo do Avante

Napoli de Fabriciano x Caratinguense
Campo do Alegre

Industrial x Flamenguinho
Campo da Usipa

Napoli de Periquito x Oriente
Em Periquito

Santa Rita x Olimpico
Campo do Silvio Pereira 1

Monza x Manchester
Campo do Social

Unidos x Fusão
Campo do Olaria

Quatro ex-presidentes do Legislativo de José Raydan são condenados a devolver R$ 94 mil aos cofres públicos

Cecília Pederzoli/TJMG

Segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, eles aprovaram leis que aumentavam o valor de seus salários de forma ilegal.


Quatro ex-presidentes da Câmara Municipal de José Raydan foram condenados pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) a devolver cerca de R$ 94 mil aos cofres públicos. Segundo o TJMG, eles aprovaram leis que aumentavam o valor de seus salários de forma ilegal.

A denúncia foi apresentada pelo Ministério Público e nela consta que, de 2005 a 2012, período em que os quatro vereadores presidiram o legislativo, foram aprovadas duas leis que modificavam a remuneração do presidente da casa.

Ainda de acordo com o TJMG, a nova legislação fixou os salários dos vereadores e estabeleceu que quem estivesse no exercício da presidência da câmara, receberia o dobro do valor pago aos parlamentares.

Segundo informou o TJMG, os acusados disseram que as leis foram aprovadas sem participação deles e que as contas haviam sido aprovadas pelo Legislativo e pelo Tribunal de Contas de Minas Gerais.

De acordo com o juiz que analisou o caso, Rafael Arrieiro Continentino, os valores recebidos pelos parlamentares excederam o teto constitucional para o cargo, determinando pela Constituição Federal de 1988.

Ainda segundo ele, os vereadores deveriam ter suspendido os pagamentos e fazer nova análise para que fosse adequada à Carta Constitucional, independente de serem, ou não, os autores dos projetos.

“Os requeridos, enquanto gestores com poder de decisão, foram negligentes por não atuarem visando a verificar a legalidade constitucional dos subsídios em dobro percebidos enquanto presidentes do Legislativo local”, disse.

A decisão ainda cabe recurso.

G1 dos Vales

Prefeitura de Ipaba oferece 74 vagas em dois processos seletivos para a área da saúde

Divulgação/Prefeitura de Ipaba

Um edital oferece 54 vagas para Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias; o outro possui 20 vagas para funções diversas, confira.


A Prefeitura de Ipaba está com inscrições abertas para dois processos seletivos com 74 vagas distribuídas para área da saúde. Os interessados devem fazer a inscrição, exclusivamente, pela internet até às 15h59 do dia 14 de fevereiro.

De acordo com o primeiro edital, são oferecidas 54 vagas para contratação de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias. O salário é R$ 1.400 para um jornada de trabalho de 40h semanais.

Já o segundo edital oferece 20 vagas para contratação temporária de Auxiliar de Dentista, Técnico de Enfermagem, Dentista, Enfermeiro e Médico. Dessas áreas, os vencimentos variam de R$ 1.039 a R$ 8.000 para uma jornada de 40h.

Para as contratações de agentes, a taxa de inscrição é de R$ 50. Já no segundo edital, as taxas variam de R$ 50 a R$ 100. O processo seletivo será composto de provas objetivas de múltipla escolha que serão aplicadas no dia 1° de março.

G1 dos Vales

Guarda de criança adotada pode dar direito a estabilidade temporária

TV Brasil

Projeto aprovado no Senado segue agora para a Câmara


O Senado aprovou nesta terça-feira (11) projeto de lei que garante estabilidade de cinco meses no emprego a quem receber a guarda de uma criança adotada em caso de falecimento do adotante original. Por ser originário do Senado, o projeto agora segue para a Câmara dos Deputados. Se for aprovado sem alterações na Câmara, seguirá para sanção. Caso seja aprovado com alterações, volta para o Senado.

O projeto recebeu 69 votos favoráveis e 1 contra. Segundo o autor da proposta, Roberto Rocha (PSDB-MA), a ideia é igualar a situação de adotantes com mães biológicas. Para o senador, a lei poderá, inclusive, estimular a adoção no país. “O Supremo Tribunal Federal já admite isso. Estamos apenas colocando na letra da lei, não dependendo da interpretação de quem eventualmente esteja no tribunal.”

Já existe uma previsão legal de licença-maternidade para quem adotar uma criança no caso de morte da mãe biológica, mas a mesma garantia não existe para quem recebe a guarda em caso de falecimento da adotante original. Antes da aprovação em plenário, o projeto passou pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Segundo a relatora do projeto, Daniella Ribeiro (PP-PB), a garantia de estabilidade temporária para quem receber a guarda de criança cuja mãe adotiva morreu é fundamental para que o menor se adapte à nova família. “A extensão da citada estabilidade para quem obtiver a guarda de filho adotivo de genitora falecida é medida indispensável para que o menor possa se adaptar ao novo lar, ainda mais na triste situação de morte prematura daquela que, por um ato de amor, o acolheu no seu seio familiar”, diz a senadora em seu relatório.

Agência Brasil

Inter vence e avança na Libertadores

Divulgação/Internacional

Colorado derrota Universidad de Chile por 2 a 0


O Internacional derrotou o Universidad de Chile por 2 a 0 nesta terça (11) e se classificou para a terceira fase prévia da edição 2020 da Copa Libertadores.

Jogando no Beira Rio, em Porto Alegre, o time gaúcho foi melhor desde o primeiro minuto de partida, ocupando o campo de ataque e pressionando o time chileno na defesa. Porém, não conseguia transformar este domínio em gols.

Este panorama começou a mudar aos 13 minutos, quando o técnico argentino Eduardo Coudet colocou Boschilia no lugar de Patrick.

E foi o camisa 21 quem abriu o placar para o Internacional, aos 42 minutos do primeiro tempo. O meia aproveitou falha da equipe chilena para roubar a bola, partir em velocidade e bater na saída do goleiro Cristóbal Campos.

Mas o melhor viria no segundo tempo. Aos 16 minutos o jovem Marcos Guilherme entrou no lugar do veterano argentino D'Alessandro e, aos 30 minutos, foi o autor de um golaço. O lateral Moisés dá um lançamento para o camisa 23, que parte em velocidade pela esquerda, deixa Del Pino e Cristóbal Campo no chão e chuta para marcar o segundo.

Na próxima fase o Internacional enfrenta o Tolima, da Colômbia. O primeiro jogo será na Colômbia e o segundo no Gigante da Beira-Rio. Falta a definição das datas.

Agência Brasil

Câmara aprova texto-base de MP sobre crédito rural

Wilson Dias/Agência Brasil

Proposta amplia em R$ 5 bi créditos de financiamento para agronegócio


O plenário da Câmara aprovou nesta terça-feira (11), por 329 favoráveis e 58 contrários, o texto-base da Medida Provisória 897/19, conhecida como MP do Agro. A proposta pode ampliar em R$ 5 bilhões os créditos de financiamento para o agronegócio no Brasil.

Com a aprovação, os deputados devem analisar os destaques para concluir a votação na quarta-feira (12), após sessão do Congresso Nacional. Ao todo, foram propostas 340 emendas ao texto enviado pelo Poder Executivo. Em seguida, caberá ao Senado discutir a MP.

Segundo o governo, além de dar condições para a redução de juros, por meio da ampliação e da melhoria das garantias para operações de crédito rural, a MP ampliará financiamentos e aumentará a competição no crédito rural.

Editada em outubro do ano passado, a medida vai permitir que outros agentes financeiros, além dos bancos, também possam financiar a produção agrícola. Ao instituir o Fundo de Aval Fraterno (FAF), a MP pretende dar aos produtores “garantias solidárias” para a renegociação de dívidas e para a construção de estruturas para a armazenagem de cereais.

Crédito

Pelo projeto de lei de conversão do deputado Pedro Lupion (DEM-PR), não haverá limite para a participação de produtores rurais em um fundo, que contará ainda com cotas dos credores. O texto prevê vários fundos, chamados de Fundos Garantidores Solidários (FGS), sendo que cada um deles deve ter um mínimo de dois devedores, contribuindo com 4% dos saldos devedores. Igual percentual incidirá para os credores. Caso exista um garantidor da dívida, sua contribuição será de 2% do saldo devedor.

Segundo Lupion, medida vai “desburocratizar o setor e facilitar o acesso ao crédito”. “É um avanço para todo agronegócio, toda produção agrícola”, argumentou.

Contrários à proposta, parlamentares de partidos da oposição tentaram retirar a medida da pauta de votação do plenário. Para o deputado Bohn Gass (PT-RS), a medida pode enfraquecer os bancos públicos. Segundo o congressista, não está claro se os subsídios voltados ao agricultor familiar serão ampliados para os grandes produtores.

A medida permite que o produtor rural desmembre sua propriedade para dar como garantia em operações de crédito. Atualmente, o produtor precisa oferecer todo o imóvel como garantia, que, por vezes, vale mais que o valor do financiamento. O chamado patrimônio de afetação dará maior segurança ao sistema financeiro na concessão de crédito aos produtores rurais, ampliando o acesso aos recursos financeiros e permitindo melhor negociação do financiamento. São preservados os direitos de terceiros, a pequena propriedade rural, as áreas inferiores ao módulo rural e os bens de família.

O fundo poderá ser criado com a participação de dois a dez produtores. Também podem participar credores e até instituições financeiras. A ideia é que o fundo sirva de garantia subsidiária para o pagamento de dívida, ou seja, depois que as garantias reais ou pessoais do devedor sejam acionadas.

A MP trata também do patrimônio de afetação de propriedades rurais; da Cédula Imobiliária Rural (CIR); de títulos de crédito do agronegócio; e de subvenção econômica para empresas cerealistas em operações de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Além disso, equaliza taxas de juros para instituições financeiras privadas.

Garantia

A MP permitirá ao produtor rural desmembrar sua propriedade como forma de dar, como garantia para as operações de crédito, apenas um pedaço de sua propriedade. A partir do desdobramento do patrimônio de afetação, a MP institui a chamada Cédula Imobiliária Rural, que será emitida por proprietários de imóveis rurais e que poderá ser negociada no mercado de títulos e valores mobiliários. A CIR será registrada em entidade autorizada pelo Banco Central.

A medida também permite a utilização de diversos títulos agrícolas para expandir o financiamento do agronegócio. A proposta é buscar o dinheiro no mercado de capitais, usando, entre outros títulos, a Cédula de Produto Rural (CPR).

A MP prevê ainda a subvenção econômica (uma forma de ajuda) para que empresas que produzem cereais possam financiar obras, adquirir máquinas e equipamentos necessários à construção de armazéns e a expandir a capacidade de armazenagem de grãos.

Heloisa Cristaldo - Repórter da Agência Brasil

MEC publica novas diretrizes para formação de professores

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Texto que institui nova formação de docentes exige aulas presenciais


O ministério da Educação (MEC) publicou o texto que cria a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). O documento define como deve ser a formação de licenciatura para futuros professores, e é baseado nas exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define as necessidades de aprendizado de alunos tanto da rede pública quanto da rede particular.

A maior mudança, de acordo com o documento, é a exigência de aulas práticas presenciais que envolvam a equipe docente das instituições responsáveis por cursos de licenciatura. “A resolução estabelece as diretrizes e habilidades que irão nortear a formação inicial, definindo as competências que deverão ser desenvolvidas nos futuros professores”, explicou Janio Macedo, secretário de Educação Básica do MEC.

Cursos à distância também deverão oferecer aulas com atividades presenciais, ainda que uma grande parte do processo de formação aconteça remotamente. “Para a oferta na modalidade de Ensino à Distância (EaD), as 400 horas do componente prático, vinculadas ao estágio curricular, bem como as 400 horas de prática como componente curricular ao longo do curso, serão obrigatórias e devem ser integralmente realizadas de maneira presencial”, afirmou o secretário.

Segundo o texto, os futuros docentes deverão desenvolver habilidades que instiguem o senso ético, humano, e criem reflexão e possibilidade de anáise no decorrer do ensino. A nova formação também prevê o desenvolvimento de habilidades com uso de tecnologias e o uso de dados e informações científicas para desenvolver argumentos no decorrer da vida curricular.

Pedro Ivo de Oliveira - Repórter da Agência Brasil

Prazo para eleitor regularizar título termina em maio

Futblog do Sorriso

Quem não estiver em dia com documento, não poderá votar nas eleições


Os cidadãos que tiveram o título de eleitor cancelado têm até o dia 6 de maio para regularizar a situação. Após o prazo, quem não estiver em dia com o documento, não poderá votar nas eleições municipais de outubro, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do país.

No ano passado, 2,4 milhões de títulos foram cancelados porque os eleitores deixaram de votar e justificar ausência por três eleições seguidas. Para a Justiça Eleitoral, cada turno equivale a uma eleição.

Para regularizar o título, o cidadão deve comparecer ao cartório eleitoral próximo a sua residência, preencher o Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE) e apresentar um documento oficial com foto. Além disso, será cobrada uma multa de R$ 3,51 por turno que o eleitor deixou de comparecer. O prazo para fazer a solicitação termina no dia 6 de maio, último dia para emissão do título e alteração de domicílio eleitoral antes das eleições.

Além de ficar impedido de votar, o cidadão que teve o título cancelado fica impedido de tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em universidades públicas, entre outras restrições.

A situação de cada eleitor pode ser verificada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O primeiro turno será realizado no dia 4 de outubro. Se necessário, o segundo turno será no dia 25 do mesmo mês. Cerca de 146 milhões de eleitores estarão aptos a votar.

Agência Brasil

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Viralizou! Menina morre após cair e bater a cabeça durante brincadeira em escola

Em Mossoró, no Rio Grande do Norte


Reprodução
Uma menina morreu em Mossoró, no Oeste potiguar, depois de bater a cabeça no chão ao cair durante uma brincadeira na Escola Municipal Antônio Fagundes. O caso aconteceu em novembro do ano passado, mas veio à tona novamente nesta semana depois de brincadeiras de dar rodão em escolas viralizarem. Emanuela Medeiros, de 16 anos, sofreu traumatismo craniano e foi socorrida pela direção e levada ao Hospital Regional Tarcisio Maia, no bairro Aeroporto, onde foi internada. Informações do TN On Line

De acordo com a prima da vítima, a estudante participava de uma brincadeira com outras duas pessoas que a seguraram e tentaram girá-la, como uma espécie de cambalhota. Durante o giro, ela caiu e bateu a cabeça no chão. Não é certo afirmar se é a mesma brincadeira, também arriscada, que tem viralizado. A nova moda faz com que duas pessoas passem um rodão em uma terceira que está no meio e pula, a levando a sofrer uma queda inesperada.

Emanuela era aluna do nono ano. José Altemar da Silva, diretor da escola, contou que não tinha conhecimento a respeito da brincadeira e lamentou a situação. “Infelizmente foi uma fatalidade que não tivemos como evitar”, disse. Ele recomendou que os pais fiquem atentos com o que circula nas redes sociais.

Agora é semifinal! Fora de casa, Seleção de Belo Oriente encara equipe de São José do Jacurí pela Champions Master

Divulgação - Palco do duelo entre Seleção de Belo Oriente e Aliança de Jacuri


Dois jogos que prometem no final de semana


Agora é momento de duelos decisivos e a Seleção de Belo Oriente vai entrar em campo na Champions Master Regional no final de semana. A equipe comandada pelo técnico Marcinho fará o primeiro jogo da semifinal contra a equipe do Aliança, de São José do Jacurí, no próximo sábado, às 15:30, em São José do Jacurí, no Vale do Rio Doce.

Serão 140 Km até a localidade para encarar a equipe da casa, que na primeira fase, assim como Belo Oriente, fez uma grande campanha na competição. Um Duelo daqueles. Equipes com grandes jogadores e uma partida com certeza de grandes emoções. O jogo será realizado no estádio César de Carvalho Júnior. Na outra semifinal irão se enfrentar Vera Cruz, de São João Evangelista, e a equipe de São Pedro do Suaçuí.

O jogo em São João Evangelista será realizado também neste sábado a partir das 15h30. Os jogos de volta da semifinal serão realizados no estádio Teixeirão, em São Sebastião de Braúnas, distrito de Belo Oriente, e em São Pedro do Suaçuí - respectivamente.

Copa Intermunicipal tem rodada decisiva no domingo. Confira a classificação.

Reprodução

Os jogos da última rodada da primeira fase promete batalha acirrada do início ao fim


No último domingo aconteceram os jogos da 2ª rodada da Copa Intermunicipal de Futebol Amador 2020. Foram jogos muito disputados. Uma rodada com 13 gols anotados em 4 partidas realizadas. O grande destaque ficou para goleada do Ipabinha sobre o Travessão pelo placar de 4 a 1. Em outro duelo recheado de gols, o Boa Vista bateu o Fundão por 3 a 2, conseguindo assim o seu segundo triunfo na competição. Quem também venceu pela segunda vez e manteve Os 100% de aproveitamento foi a equipe do Vila Bráz, ao derrotar a equipe da Ruinha por 1 a 0.

O jogo que foi transmitido ao vivo e exclusivo pelo FUTBLOG DO SORRISO. No próximo domingo irão acontecer os jogos da última rodada da primeira fase. O Vila Bráz vai receber no campo do Aluvaeira a equipe do Ipabinha em um jogo que promete pegar fogo. Em outro duelo, a Ruinha faz o clássico açucenense contra a equipe do Travessão.

O Cachoeiro que venceu no último final de semana vai enfrentar a equipe do Boa Vista. Um choque dos bons. Um dos grandes jogos da rodada. Fechando a rodada, a equipe do Fundão vai enfrentar o Sete de Setembro. A cobertura completa da Copa Intermunicipal de Futebol Amador Temporada 2020 você acompanha aqui no FUTBLOG DO SORRISO - A maior mídia esportiva e informativa da região.

Reprodução

Prestes a completar 68 anos, Rádio Globo é encerrada no dial AM de São Paulo

Portaria extinguindo a frequência 1100 AM foi publicada na semana passada


Reprodução
Prestes a completar 68 anos operando em São Paulo (1º de maio), o Sistema Globo de Rádio encerrou em definitivo as transmissões da Rádio Globo AM 1100. O transmissor da emissora AM que foi líder de audiência durante vários anos na capital paulista foi desligado à meia-noite desta segunda-feira (10). A partir de agora, a Rádio Globo mantém sua programação sendo transmitida em 94.1 FM. A informação foi registrada pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com.

A portaria que definiu a extinção da frequência AM 1100 foi publicada na segunda-feira (3) no Diário Oficial da União. O canal foi concedido originalmente à Rádio Excelsior S.A, por meio do Decreto 253 de julho de 1935. A frequência foi transferida para a Rádio Globo em maio de 1978 para transmissão em Ondas Médias em caráter nacional.

Além disso, a portaria também trouxe a revogação da renovação da outorga da emissora, que foi realizada em outubro do ano passado. Ainda segundo informações da própria portaria, a extinção da frequência foi pedido feito pelo concessionário da estação.

Com o encerramento das transmissões da AM 1100, o Sistema Globo de Rádio deixa de operar em definitivo no dial AM. Em setembro de 2018, o grupo encerrou as operações das rádios CBN AM 780 de São Paulo, Rádio Globo AM 1220 do Rio de Janeiro, CBN AM 860 do Rio de Janeiro e CBN AM 1150 de Belo Horizonte.

Mesmo com o encerramento da AM, o Sistema Globo de Rádio continua operando na capital paulista pela Rádio Globo FM 94.1 e pela CBN FM 90.5 de São Paulo. No Rio de Janeiro, o grupo opera com a Rádio Globo FM 98.1 e CBN FM 92.5.

Tudo Rádio

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Belo Oriente divulga programação da festa de 57 anos de emancipação política

Entre os dias 28 de fevereiro e 1º de março, a cidade de Belo Oriente estará em festa devido às comemorações dos 57 anos de emancipação política e administrativa do município. 


Divulgação
E para comemorar, a Prefeitura de Belo Oriente planejou uma série de eventos, com diversos shows e atividades.

Serão 24 atrações musicais, entre shows nacionais e regionais, divididos em três dias. No dia 28 de fevereiro, primeiro dia de festa, terá como atração principal, Os Barões da Pisadinha, um dos principais nomes do estilo musical que está tomando conta de todo o país.

No dia 29, sábado, a atração principal será Diego e Victor Hugo. Representantes do sertanejo universitário, a dupla é responsável pelo sucesso “Infarto”, que está tocando em todas as rádios do Brasil. E como não poderiam faltar, também irá rolar diversos shows com artistas da cidade.

O domingo, 1º de março, último dia de festividade, ficará por conta do forró eletrizante de Dimas e Seus Teclados, que promete encerrar com chave de ouro as comemorações dos 57 anos de Belo Oriente. Assim como os outros dias, apresentações de artistas da região de diversos estilos e gostos.

Alvorada, cavalgada e diversas atividades esportivas

Além das atrações musicais, a Prefeitura de Belo Oriente preparou outras atividades para os dias da festa. Na sexta-feira, dia 28, às 14h, 1º Torneio de Truco de Belo Oriente, o evento será realizado na área da festa.

No sábado, 29, a partir das 08h, II Torneio Amigos da Peteca, e às 16h, aulão de Ginástica Aeróbica, as duas atividades serão realizadas na Praça do INSS, no Bairro Novo Oriente, próxima à área do evento.

A programação do dia 1º de março começa bem cedo e está repleta de atividades. A partir das 05h, será realizada uma Alvorada Musical com a banda Belos Acordes, que percorrerá as ruas do centro. Às 08h será realizado o I Pedal da Cidade, a saída dos ciclistas irá ocorrer em frente da área da festa, na Avenida Brasil.

Também ás 08h, tem início a Cavalgada de Belo Oriente, a saída dos cavaleiros será na Avenida Sanitária, próxima à gameleira. Na parte da tarde, às 15h, no Estádio João Viana da Silva (Campo do Oriente), haverá um jogo festivo entre os atletas veteranos do município.

Confira a programação da festa

Dia 28 de Fevereiro – Sexta-feira

14h – I Torneio de Truco de Belo Oriente

20h – Renato Silva

21h – Deysi Faustino

22h – Gil di Lima e Washington

23h – Dani Teles

00h30 – Os Barões da Pisadinha

02h – Claudio Freitas e Warley

03h – Grupo Cordas e Fole

Dia 29 de fevereiro - Sábado

08h – II Torneio de Peteca

16h – Ginástica de Aeróbica

20h – Marcelo e Manu

21h – Jhol Hendrix

22h - Zum dos Teclados

00h – Show Pirotécnico

00h30 – Diego e Victor Hugo

02h – Negatos do Samba

03h – Eu e o Zeca

Dia 01º de março – Domingo

05h - Alvorada Belos Acordes

08h – I Pedal da Cidade

08h – Cavalgada de Belo Oriente

13h – Tati Ferreira

14h – Agita Brasil

15h – Índio dos Teclados

15h – Futebol dos Veteranos

17h – Os Filhos do Oriente

18h – MC Ertim

19h - Alan Fortunato

20h – Emerson Chaves

21h - Rosi Miranda

22h – Dimas e Seus Teclados

00h – Grupo TBT

Com um show de gols, Boa Vista leva a melhor, vence o Fundão e lidera o Grupo 1 da Intermunicipal

Um jogo eletrizante do início ao fim


Divulgação
Na tarde deste domingo, no campo de Naquinho, se enfrentaram a equipe da casa (Boa Vista) e Fundão. Vitória dos mandantes por 3 a 2. Um jogo bem disputado do início ao fim. O Fundão saiu na frente em um contra-ataque. Bola na rede através do atacante Tiago. A equipe da casa conseguiu o empate com o gol do atacante Gaiola.

A virada do Boa Vista aconteceu através do volante Patrik. O Boa Vista queria mais e ampliou  já na segunda etapa final com gol novamente do oportunista Gaiola.

O jogo seguiu movimentado com as duas equipes atacando. Uma partida eletrizante. De falta, o atacante Tiago fez o segundo para a equipe visitante (Fundão). Assim terminou em Naquinho. Vitória do Boa Vista por 3 a 2. O Boa Vista vence a segunda consecutiva e lidera o grupo com 6 pontos ganhos. O Fundão permanece com 1 ponto.

Bandidos invadem fazenda na zona rural de Açucena e fazem a "limpa"

Fato aconteceu na noite deste domingo


Reprodução
Na noite deste último domingo, roubo a mão armada à residência no município de Açucena-MG. Cinco bandidos armados com revólveres invadiram uma fazenda na Pinguela, conforme é conhecido o local, que fica situado na Zona rural da cidade.

Um homem de 52 anos, e duas mulheres, sendo uma de 51 anos e a outra de 79 anos, foram rendidos pelos bandidos.

Segundo informações da Polícia Militar, os bandidos roubaram uma quantia em dinheiro (R$1.200), além de vários outros pertences, como os veículos GM Classic, cor Cinza, placas FFV-7490; as motos Yamaha XTZ, cor azul, placa PZE-1176, e a moto Honda CB300, cor vermelha, placa FJF-4577.

Após a ação criminosa, fugiram sentido ao distrito de Naquinho - pertencente à Açucena.

A polícia segue em busca de localizar os autores.

Após revés na estreia, Ipabinha se recupera em casa com goleada sobre o Travessão

Jogo realizado em Ipaba do Paraíso


Ipabinha 
Com uma bela atuação em casa, a equipe do Ipabinha goleou o Travessão, de Açucena, pelo placar de 4 a 1, e respira fundo na Copa Intermunicipal de Futebol Amador.

A equipe havia estreado com derrota para Ruinha na rodada anterior. Neste domingo fez valer o mando de campo em Ipaba do Paraíso e saiu de campo com o belo placar contra a equipe adversária (Travessão).

Os gols do Ipabinha no jogo foram marcados por Edimar, Ernani, Joarnel e Adin; para o Travessão, Caio descontou. O resultado deixa a equipe do Ipabinha na segunda colocação do grupo 2 somando 3 pontos ganhos. No domingo pela última e decisiva rodada da primeira fase encara o líder Vila Bráz, em Belo Oriente.

Reprodução

Cachoeiro vence e se mantém vivo por uma das vagas; Sete de Setembro sofreu mais uma derrota

Duelo realizado em São Lourenço


Foto: Jhonatan/Cachoeiro/Divulgação
Em um duelo bem disputado em São Lourenço, distrito de Bugre, a equipe do Cachoeiro conseguiu a sua primeira vitória na Copa Intermunicipal de Futebol Amador 2020. A equipe de Cachoeira Escura havia estreado com empate diante do Fundão por 2 a 2.

Já neste domingo o time comandado pelo técnico Joldeny se deu bem jogando no campo de São Lourenço e derrotando a equipe do Sete de Setembro, de Periquito, pelo placar de 2 a 1. Os dois gols do Cachoeiro foram anotados pelo artilheiro João Carlos; Marcelo descontou.

O resultado deixa o Cachoeiro na segunda colocação do grupo 1 da competição somando 4 pontos ganhos. Na última rodada a equipe vai até Naquinho enfrentar a equipe do Boa Vista (líder do grupo).

Cachoeiro 


Sete de Setembro

Com golaço no primeiro tempo, Vila Bráz bate Ruinha no Aluvaeira e segue com 100% na Copa Intermunicipal

Placar mínimo! 


Foto: Enviada/Tiales 
Neste domingo foram realizados os jogos da 2ª rodada da Copa Intermunicipal de Futebol Amador Temporada 2020. Com transmissão ao vivo e exclusivo do FUTBLOG DO SORRISO, o Vila Bráz derrotou a equipe da Ruinha pelo placar de 1 a 0, no campo do Aluvaeira.

O único gol do jogo saiu ainda no primeiro tempo através do atacante e artilheiro do Woshinho, de Braúnas.

Após receber o lançamento de Zé Dié, o jogador colocou a bola por cima do goleiro fazendo um belíssimo gol de cobertura e garantindo assim mais um triunfo em favor da equipe de Belo Oriente.

O Vila Bráz volta a Campo no próximo domingo para fechar a sua participação na primeira fase da competição contra a equipe do Ipabinha. O jogo também vai acontecer no campo do Aluvaeira, em Belo Oriente. O Vila Bráz lidera o grupo 2 da competição somando seis pontos ganhos (100% de aproveitamento).

Jogando em Córrego Fundo, Areia Preta se reabilita com vitória sobre o Valeverdense

Jogo realizado em Córrego Fundo 


Areia Preta 
O Areia Preta recebeu a equipe do Valeverdense, em Córrego Fundo, no último sábado, em mais um compromisso amistoso na temporada. Após uma sequência negativa, sendo 8 jogos, 3 empates e 5 derrotas consecutivas, O Areia Preta se reabilitou.

O time belo-orientino (Areia Preta) bateu a equipe adversária (Valeverdense) por 2 a 0. A última vitória do Areia Preta havia sido em novembro do ano passado contra a equipe do Servos, também de Belo Oriente, quando o placar terminou em 2 a 1.

No sábado, os gols do Areia Preta foram anotados por Glaubin (cobrando penalidade) e Kaká (também de pênalti). O Areia Preta, conforme a foto em destaque: Matheus, Gelin, Miguel, Litin, Glaubin, Charles. Romildo (técnico) (em pé); Cristiano Cabrito, Charlin, Brunin, Kaká Ricardo, Tarcin, Pedro, Higor e Guga (agachados).

Em nota, Villa Nova anuncia saída do técnico Emerson Ávila

Confira a nota oficial do clube!


Assessoria de Comunicação/Villa Nova 
O Villa Nova Atlético Clube comunica que Emerson Ávila não é mais o treinador da equipe profissional.

Com ele deixa também o cargo o preparador físico Otávio Neves.

O Villa Nova agradece ao técnico pela sua conduta profissional em sua passagem pelo clube e deseja sorte nos seus futuros desafios.

Em Ipatinga, tudo igual entre Bethânia e Madrileño

Duelo em Ipatinga ficou empatado 


Madrileño
Madrileño e Bethânia ficaram no empate por 2 a 2, em jogo amistoso, pelos veteranos, no último sábado. O jogo realizado em Ipatinga, na Arena do Bethânia. Os dois gols do Madrileño na partida foram marcados pelo atacante Ro.

O técnico Zé Martins mandou a campo: Gabriel; Kalunga, William Moiado, Pita e Marinho; Eliezer, Romário, Leandro (meia) e Jefinho; Ro e Ricardo. Entraram no decorrer do jogo: Luciano, Rodrigão, Leandro (zagueiro), Jubert, Lili, Lelego e Arlen.

Uma chuva de gols! Belo Oriente passeia em campo e goleia Açucena por 9 a 1 na Champions Master

Equipe comandada pelo técnico Marcinho deu mais um show na competição


Divulgação
A Seleção de Belo Oriente não brincou em serviço. O time comandado pelo técnico Marcinho passou como rolo compressor no jogo contra Açucena, válido pela Champions Master Regional. O jogo realizado no estádio Teixeirão, em São Sebastião de Braúnas, teve vitória do time belo-orientino pelo placar acachapante de 9 a 1.

No primeiro tempo, Belo Oriente largou em vantagem de 2 a 1, com dois gols do atacante Guri. No segundo tempo, Guri marcou mais dois, Fá balançou a rede três vezes e Rodrigo também mostrou o faro de gol fazendo duas vezes.

O técnico Marcinho mandou a campo: Keko; Pretinho, Gleison, Aguinaldo e Marinho; Nego, Lado, Tilinho e Mey; Guri e Fá. Como opções: Romilson, Warley, Rodrigo e Dema.

Jogo foi realizado no Teixeirão, em Braúnas

ACE/CDL de Belo Oriente promove encontro de lideranças com Senador Carlos Viana

Evento realizado no Prédio das Obras Sociais


Divulgação
A Associação Comercial e Empresarial de Belo Oriente (ACE/CDL), promoveu na manhã do último sábado (8 de fevereiro), um encontro de lideranças com o Senador Carlos Viana. O mesmo foi recepcionado pelo Presidente da entidade, Edison da Conceição, a Vice Maria Helena da Costa, e pelos diretores: Maria Izabel Pinto e Humberto Magnos.

O evento contou com a presença de representantes do Poder Executivo e Legislativo, Líderes religiosos, Presidentes de Associações de bairro e entidades de classe, representantes da Cenibra e Instituto Cenibra, da Policia Militar e de demais Conselhos do Município. O objetivo do encontro, foi direcionado à apresentação das ações de sucesso do Pró-Município, projeto esse implantado pela ACE/CDL, de Belo Oriente, que nasceu na Federaminas, e que conta como parte da sua estrutura organizacional, a união de esforços entre o poder público, a sociedade civil e a iniciativa privada.

Ainda no encontro, o Senador Carlos Viana, atendendo a pedidos do poder executivo e legislativo, anunciou uma emenda parlamentar no valor de R$ 250 Mil para serem investidos em melhorias no hospital Jaques Gonçalves Pereira.

"Fico imensamente satisfeito de poder estar proporcionando esse encontro com o Senador Carlos Viana aqui em Belo Oriente. Agradeço ao meu amigo, Emílio Parolini, que ainda a frente da Federaminas, me fez essa promessa, e em vários eventos e congressos da Federação, tive o privilégio de estar com o Senador, e nesse meio tempo viemos nos organizando para que esse encontro acontecesse, e hoje encerramos essa manhã de trabalho com sensação de dever cumprido."Enfim... trouxemos o Senador! É um ganho enorme para o Pró-Município e para a cidade de Belo Oriente, um Senador que acredita e apoia nosso projeto", destacou Edinho, Presidente da Ace Cdl Belo Oriente.

Divulgação

Divulgação

domingo, 9 de fevereiro de 2020

Confira os resultados do futebol regional! Várias goleadas neste final de semana

Uma rodada marcada por placares elásticos 


Futblog do Sorriso
CHAMPIONS MASTER REGIONAL 

Seleção de Belo Oriente 9 x 1 Açucena 


AMISTOSOS

Borussia (Ipatinga) 8 x 2 Aluvaeira

Red Bull 1 x 3 Primos

Itaúna FC 4 x 3 Terror FC

União São Cândido 0 x 4 Desportiva

Areia Preta 2 x 0 Valeverdense

Servos 2 x 2 Ajax

Iguaçu 1 x 2 Caravelas

Boca Rica 2 x 4 Holanda

Barra Alegre 3 x 4 Industrial do Paraíso

Resgate 5 x 2 Galeto

Limoeiro (Caratinga) 1 x 2 Atlético do Salatiel

Flamenguinho 3 x 5 Chácara Madalena

Independente do Limoeiro 1 x 1 Desunidos

ARF 2 x 1 Real (Fabriciano)

Opção 0 x 2 Caratinga C

Ipabinha 2 x 2 Revés do Belém

CBY 0 x 4 Real Madrid

Borussia (Fabriciano) 3 x 4 Vila Martins

Itamarati A 4 x 5 Vila Celeste B

Palmeiras do Aeroporto2 x 4 Independente (Imbé de Minas)

Folha Viva 5 x 2 Juventude

IBBJ 1 x 4 Real Vale

AERP 2 x 3 Pesquisa

Dom Cavati 3 x 0 Social

JUNAF 1 x 2 São Francisco

Galo Veio CESJO 1 x 8 Londrina

Ponte Preta 2 x 2 Ipaba

Alvorada 1 x 2 Polêmicos

BEC 1 x 3 Sirrose

Cachoeiro 1 x 1 Braúnas

Limoeiro 1 x 1 Itamarati D

Novo Cruzeiro 2 x 5 Shock

São Lourenço 3 x 3 Panela

Real SAT 2 x 2 1º de Maio

Bugre 3 x 0 Unidos (Ipaba)

Amigos 3 x 2 New Galaxy

Comunitário 0 x 3 Íbis

Bethânia 2 x 2 Madrileño

Ponte Preta 2 x 2 Ipaba

LDU 6 x 2 Limoeiro (Ipatinga)

Valencia 0 x 0 Juventus Árica

Internacional 2 x 3 Expressinho (Valadares)



ABC 0 x 3 Unidos

Independente (Mesquita) 2 x 2 Chupa Cabra


ASSOCIAÇÃO MASTER VALE DO AÇO 35 

Jogos da 2ª rodada

Master do Industrial EC 6 x 2 Master do Ana Moura

Vila Ipanema B 2 x 3 Milionários

Juventus 2 x 2 ADI

Real Master 3 x 2 Manchester (Paraíso)

Flamenguinho 2 x 2 Napoli

Olímpico 2 x 1 Penharol

Napoli (Periquito) 1 x 0 Iguaçu Master

Vale do Aço 2 x 1 Galáticos (Ipatinga)

Botafogo 3 x 0 Galo Velho (Itanhomi)

Fusão 2 x 1 Monza

Palmeiras (Ipatinga) 3 x 2 Faixa Azul

Real Marli 3 x 3 Galácticos (Fabriciano)


ASSOCIAÇÃO MASTER 45 

Acesita 6 x 2 Vila Ipanema

Pingo D'água 3 x 1 Diplomata

Novo Vale 4 x 5 Usipa

Industrial (Timóteo) 2 x 1 Rio Branco

Caravelas 3 x 1 Veneziano

Bugre 4 x 0 Estrela do Vale

Ideal 3 x 1 Tarumirim

AERBI 2 x 0 Vila Nova

Olímpico 1 x 3 Limoeiro


AMISTOSOS PELO SOCIETY

Várzea 6 x 1 Wolves

Avivados 3 x 2 Império do Amor

Tentasorte 7 x 0 PFC

Real Titãs 3 x 3 Espartanos


COPA UNIÃO DE FUTEBOL SOCIETY

Cocais 5 x 2 Maquinários