quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Os jogos de domingo e a escala de árbitros do Campeonato Amador Ipatinguense Unificado

LDI/Divulgação

Fase semifinal! Os jogos e a escala de árbitros para o fim de semana no Ipatinguense de Juniores

LDI/Divulgação

Os jogos e arbitragem do Ipatinguense Infantil e Juvenil! Semifinal

LDI/Divulgação

Os jogos e a arbitragem do Campeonato Ipatinguense Sub-10, 12 e 14! Quartas de final

LDI/Divulgação

Hospital Jaques Gonçalves Pereira recebe visita do Bispo de Itabira-Cel. Fabriciano Dom Marco Aurélio Gubiotti

Ascom/PMBO
Na última semana, o Bispo da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, Dom Marco Aurélio Gubiotti visitou as instalações do Hospital Jaques Gonçalves Pereira, em Belo Oriente. Durante a visita ele esteve acompanhado do pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Perpétuo Socorro, Padre Jefferson Veronês, do vice-prefeito Geci Gomes e do vereador Fa, que representou a Câmara Municipal.

Durante a visita, Dom Marco Aurélio conheceu todas as instalações da unidade hospitalar e pôde ver de perto todas as melhorias e reformas que o Hospital recebeu para ser reaberto este ano. O Hospital Jaques Gonçalves Pereira reabriu as portas no dia 02 de setembro, após seis anos fechado.

Dom Marco Aurélio elogiou a iniciativa de reabertura do Hospital Jaques Gonçalves Pereira. “Gostaria de parabenizar essa iniciativa de promover a saúde, especialmente para o povo mais necessitado, através de um hospital que atende pelo SUS. Que Deus abençoe o trabalho. E que nosso povo saiba aproveitar desse benefício”, disse Dom Marco Aurélio.

Ascom/PMBO
O padre Jeferson Verônes também parabenizou as instalações da Unidade Hospitalar. “Quero dar os parabéns para o município de Belo Oriente por este ganho, para o prefeito Hamilton pelo investimento que foi feito e pelo cuidado com o munícipe. Deus continue abençoando a todos que trabalham aqui no hospital para que possam continuar contribuindo com o povo de Belo Oriente”.

O prefeito Hamilton Rômulo, que cumpria outra uma agenda, agradeceu a presença do Bispo Marco Aurélio no município e a sua visita ao Hospital Jaques Gonçalves Pereira. “Fiquei feliz ao saber da presença do Bispo Marco Aurélio em nossa cidade e que ele tenha gostado das instalações do Hospital. Temos trabalhado em parceria com a Associação São Vicente de Paulo para que o nosso cidadão tenha o melhor atendimento”, afirma o prefeito.

Prefeitura de Belo Oriente tem contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado

Ascom/PMBO
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovou as contas da Prefeitura Belo Oriente referentes ao exercício financeiro do ano de 2018. O parecer técnico do TCE agora será encaminhado para a Câmara de Vereadores para votação.

A decisão sobre as contas de Belo Oriente foi publicada no Diário Oficial de Contas no dia 23 de outubro. No parecer, a unidade técnica do Tribunal de Contas entendeu regulares as contas e concluiu pela sua aprovação em conformidade com o disposto no inciso I do art. 45 da Lei Complementar nº 102/2008.

O TCE também destacou em seu parecer que o município obedeceu todas as exigências a respeito a créditos orçamentários e atendeu as exigências de investimentos na Educação e na Saúde. Foram investidos 36,17% na Educação e 17,56% na Saúde. A Constituição Federal preconiza que sejam investidos 25% no setor de Educação e 15% no setor da Saúde.

Além disso, o parecer técnico identifica que o Poder Executivo obedeceu aos limites percentuais estabelecidos quanto às Despesas com Pessoal, tendo sido aplicados 47,72% da Receita Corrente Líquida (Base de Cálculo).

Para o prefeito Hamilton Rômulo, a decisão do Tribunal de Contas do Estado é um sinal de que a gestão vem trabalhando com responsabilidade para o desenvolvimento de Belo Oriente.

“A aprovação das contas é resultado que a Administração Municipal tem trabalhado em observação com as Leis de Responsabilidade Fiscal e com as regras orçamentárias. Sem deixar de priorizar as importantes políticas públicas nas áreas da educação, saúde, assistência social e infraestrutura em nossa cidade”, afirma o prefeito.

Provável Cruzeiro para o jogo contra o Botafogo

Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro
O Cruzeiro encara o Botafogo nesta quinta-feira, às 21h30, no Engenhão, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O técnico Abel Braga contando com a volta de Éderson - cumpriu suspensão. Jadson fica na reserva. Muito criticado pelo torcedor celeste, o atacante David, deverá ser titular mais uma vez.

Provável Cruzeiro:

Fábio; Orejuela, Fabricio Bruno, Cacá e Egídio; Henrique, Éderson, Robinho, Thiago Neves e David; Fred.

'Matei por ordens do patrão', disse rapaz em surto que esfaqueou menina de 5 anos

Álbum/Arquivo pessoal
Hoje em Dia (Por Cinthya Oliveira)

Ao ter o primeiro contato com o homem suspeito de matar a facadas uma menina de apenas 5 anos em Betim, o major Paulo Roberto, que atendeu à ocorrência, perguntou a ele se sabia o que havia feito. O rapaz de 25 anos reconheceu que um crime foi cometido, mas não conseguiu dar uma explicação sensata para o ato. “Sei, peço perdão. Foi sem querer. Matei por ordens do patrão”, disse o rapaz aos policiais. O "patrão" seria o diabo, conforme explicado pelo rapaz.

Na manhã desta quarta-feira (30), no bairro Vila Cristina, o rapaz, que segundo a família tem esquizofrenia, saiu de casa com uma faca escondida, andou dois quarteirões e atacou friamente Ieda Izabella Manoel Peres, de apenas 5 anos, que era levada para uma escola infantil pela babá. Enquanto desferia golpes no pescoço e na nuca da menina, o jovem dava risadas, segundo testemunhas.

Diante do estado de perturbação mental do rapaz, os policiais foram até a casa dele para levantar informações sobre seu histórico mental.

A mãe do suspeito, que ficou bastante abalada ao saber do crime, foi quem confirmou o diagnóstico de esquizofrenia. “A mãe contou que ele havia sido preso por tráfico de drogas e ficou no presídio por 11 meses. Enquanto estava detido, em determinado momento, ele teria dado risada de uma situação e um colega detento acreditou que ele estava zombando. O filho dela teria apanhado por causa disso e ela levou os papéis que mostram o diagnóstico de esquizofrenia ao presídio, para que os outros detentos entendessem a situação”, relatou o major.

Segundo relato da mãe do suspeito, na terça-feira (29) ele teve uma consulta com psiquiatra porque a medicação não estava sendo eficiente. Como os surtos estavam mais frequentes e violentos, a dose da medicação teria sido aumentada pelo médico, mas o jovem não tomou os remédios apesar dos pedidos da família, segundo a mãe.

Medo em família

A mãe ainda contou que havia escondido todas as facas e objetos que pudessem ser transformados em armas, porque eles mesmos ficavam com medo do comportamento do suspeito em casa, num momento de surto. Mesmo assim, ele conseguiu encontrar uma faca, que foi usada para matar a menina.

“Ele passou boa parte da noite fazendo uso de crack, acordou hoje mais cedo do que de costume e ficou perambulando pelo quintal, falando sozinho, dizendo que estava recebendo ordens do patrão para que matasse uma criança”, disse o major Paulo Roberto, a partir do relato feito pela mãe. “Antes que ele saísse de casa, a mãe ainda teria pedido aos prantos que ele não fizesse mal a ninguém”, contou o major.

De acordo com o policial, a morte da menina deixou toda a comunidade do bairro Vila Cristina bastante emocionada, especialmente porque os pais de Ieda são moradores antigos da região. “Não há histórico de um crime desse tipo em nossa área, é uma situação bastante chocante”, disse o major.

O major reforça que o trabalho rápido da viatura que patrulhava a região foi importante para garantir a integridade física do jovem sob surto psicótico. Quando os policiais chegaram ao local, o suspeito estava ao chão, com ferimentos provocados por moradores da região. Ele quase foi linchado e precisou ser atendido em uma UPA antes de ser encaminhado à delegacia.

Mineiros fizeram a alegria da Chapecoense, lanterna do Brasileirão

Agência Galo/Divulgação

Uma temporada terrível para os dois times mineiros na Série-A do futebol nacional. A Chapecoense não havia ganho de ninguém fora de casa, até que encontrou o Cruzeiro e venceu por 2 a 1, no Independência, mesmo palco da vitória catarinense sobre o Atlético, na noite desta quarta: 2 a 0.

Os dois times de Minas estão correndo sérios riscos de rebaixamento. O Cruzeiro volta a campo contra o Botafogo na noite desta quarta-feira e o Atlético no final de semana encara o Fortaleza.

MP do Rio diz que porteiro mentiu ao citar Bolsonaro em depoimento

Foto: José Dias/PR Tóquio
Estado de Minas (Estadão Conteúdo)

O Ministério Público do Rio (MP-RJ) afirmou na tarde desta quarta-feira, 30, que quem autorizou a entrada de Élcio Vieira de Queiroz no condomínio em que moram Ronnie Lessa e o presidente Jair Bolsonaro foi o próprio Lessa, acusado de matar a vereadora Marielle Franco. Élcio é quem teria dirigido o carro durante o ato do crime.

As promotoras do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) explicaram que, apesar de o porteiro do prédio ter dito, em depoimento no início deste mês, que a autorização para Élcio entrar no condomínio no dia do crime teria sido dada por alguém da casa de Bolsonaro, planilhas e áudios comprovam que foi o próprio Lessa.

“(O porteiro) mentiu. Pode ser por vários motivos. E esses motivos serão apurados. O fato é que as ligações comprovam que quem autorizou foi Ronnie Lessa”, afirmou Simone Sibilio, coordenadora do Gaeco.

Apesar de a declaração do porteiro conter, em tese, alegações falsas, o depoimento foi enviado para o Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 10 de outubro, junto com as planilhas e os áudios. Isso porque a simples menção ao presidente Jair Bolsonaro, deputado federal à época do crime, já faz com que seja necessário subir o caso, por causa do foro privilegiado.

O áudio do interfone do condomínio foi cruzado com outro áudio de Lessa pelo MP, a fim de comprovar que aquela era sua voz. Além disso, o horário batia com o que constava na planilha de entrada no Vivendas da Barra, na zona oeste do Rio.

“Todas as pessoas que prestam falsos testemunhos podem ser processadas”, disse Sibilio. “Se ele esqueceu, se ele mentiu... qualquer coisa pode ter acontecido. Ele pode esclarecer. Simples assim.”

O caso estava em sigilo até esta quarta-feira. Mas, segundo as promotoras, o vazamento de informações e o fato de os réus presos Lessa e Élcio já terem prestado depoimento fizeram com que as informações fossem tornadas públicas. Elas convocaram uma coletiva de imprensa para fornecer as informações.

Na coletiva, o MP também divagou sobre a hipótese de que o governador WIlson Witzel teria tido acesso ao depoimento do porteiro. Bolsonaro o acusou de ter vazado o relato para o prejudicar.

Outro ponto comentado pelas promotoras foi a suposta ordem dada pelo ex-deputado e conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Domingos Brazão, acusado de integrar milícia, de ordenar o crime. O inquérito da Polícia Federal o aponta como mandante. O MP do Rio, porém, disse que na investigação estadual "não há nenhuma prova concreta que envolva o Domingos Brazão no crime.”

Dois homens são presos suspeitos de participar de duas tentativas de homicídio em Caratinga

Foto: Edson Simões
G1 Vales

Quatro mandados de busca e apreensão e dois de prisão foram cumpridos na manhã desta quarta-feira (30), em Caratinga. Segundo a Polícia Civil, os dois presos, ambos de 27 anos, são suspeitos de participar de duas tentativas de homicídio contra Giancarlo Rodrigues Rosa, de 35 anos, morto nessa terça-feira (29).

De acordo com as investigações, a primeira tentativa foi no dia 30 de maio deste ano. Três suspeitos montaram uma emboscada para a vítima e atiraram. A motivação do crime seria por vingança, já que a vítima não aceitava o relacionamento entre a filha, adolescente, e um dos autores.

Desde então, ainda segundo a Polícia Civil, Giancarlo passou a ameaçar de morte um segundo suspeito envolvido no crime e a família dele. Quatro meses depois, esse autor e um quarto comparsa atiraram na vítima em frente de casa, que mais uma vez resistiu aos ferimentos.

Os dois suspeitos presos foram encaminhados ao sistema prisional. Os outros envolvidos estão foragidos.

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Reunião discute realização do 3º Seminário Integrado de Cultura, Esporte e Turismo de Belo Oriente

Ascom/PMBO
Na terça-feira, dia 29/10, ocorreu à primeira reunião para debater sobre a realização do 3º Seminário Integrado de Cultura, Esporte e Turismo de Belo Oriente. Participaram da reunião, o gerente de Turismo Venício Sena, a gerente de Cultura Tatiane Melo, o gerente de Esporte Edson Martins e o consultor em Políticas Públicas de Turismo, Horácio de Carvalho Santos.

Durante a primeira reunião já foi definido local do Seminário Integrado de Belo Oriente. Neste ano, o evento irá ocorrer na Praça Nossa Senhora da Piedade, localizada no Centro da cidade e um dos principais cartões postais de Belo Oriente.

Na programação estão previstas várias palestras e apresentações pertinentes às três áreas do seminário. Também estão sendo planejadas diversas dinâmicas de trabalho, e atividades físicas e esportivas. O evento será aberto ao público.

Um dos principais objetivos do Seminário é levar ao conhecimento de todos os participantes as particularidades do município de Belo Oriente em relação aos eixos de Cultura, Esporte e Turismo e promover a troca de informações e colher da sociedade seus anseios em relação as três áreas.

A previsão é que o 3º Seminário Integrado de Cultura, Esporte e Turismo de Belo Oriente ocorra no final do mês de novembro e em breve será divulgado a data e programação do evento.

Definido os detalhes do Campeonato Mineiro 2020! Muitas novidades

Divulgação/FMF
Federação Mineira de Futebol

Nesta terça-feira, (29), aconteceu, na sede da Federação, o Conselho Técnico que definiu as diretrizes do Campeonato Mineiro 2020.

CLUBES PARTICIPANTES

A reunião contou com a participação de representantes de Cruzeiro, Atlético, América, Boa Esporte, Tombense, Caldense, Patrocinense, Tupynambás, Villa Nova, URT, Coimbra e Uberlândia.

FORMATO

O Campeonato volta ao modelo anterior e será da seguinte forma:
- Turno único na primeira fase
- Todos os clubes se enfrentam
- Campeonato começa 22-01
- Não haverá jogo no sábado de carnaval
- Os 4 mais bem classificados avançam para as semifinais
- Semifinais e finais ida e volta
- Times mais bem classificados têm vantagem de 2 resultados iguais.

TROFÉU INCONFIDÊNCIA

Para 2020, o campeonato terá novidades. Os clubes que terminarem a primeira fase entre o 5º e o 8º lugar na tabela disputarão o Troféu Inconfidência em partidas de ida e volta para as semifinais e finais.

RECOPA

Haverá também a Recopa Mineira que juntará o campeão do Troféu Inconfidência e o time do interior mais bem colocado na classificação geral.

INSCRIÇÃO DOS ATLETAS

Diferente da edição anterior, não tem limite de inscrição de atletas.

CAPACIDADE DOS ESTÁDIOS

Estádios nas semifinais e finais deverão comportar pelo menos 10 mil torcedores, exceto se os dois clubes forem do interior do estado. Os estádios também deverão estar aptos para receber o VAR.

INSCRIÇÃO DE ATLETAS

O atleta que atuar por uma equipe não poderá defender outra durante a competição.

Quarta de Galo e Chape, no Horto

Agência Galo
Site Oficial 

O Galo aposta na força da torcida para vencer a Chapecoense, no Horto, pelo Brasileirão. A bola rola às 19h30 desta quarta-feira.

Na tarde desta terça-feira, o elenco alvinegro deu prosseguimento à preparação para o jogo contra o time catarinense, com treinamento na Cidade do Galo.

O meia Nathan espera que o Atlético mantenha a mesma postura apresentada no jogo contra o Santos, onde venceu por 2 a 0.

“Espero que a gente consiga fazer o mesmo jogo que fizemos contra o Santos. Acho que aquele jogo mostrou o que é o Atlético, o que é a força do Atlético junto à sua torcida. É isso que a gente tem que garantir, pelo menos. Todo mundo jogar com raça, dar a vida, que o resultado virá como consequência”, disse.

O meio-campista elogiou o método de trabalho do técnico Vagner Mancini, com quem também trabalhou no início da sua carreira, no Athletico-PR.

“É um técnico com quem já trabalhei, mas, além de tudo, é um grande ser humano. Ele é uma pessoa sempre aberta. Você pode conversar, perguntar para ele, no começo ou no final do treino, que ele vai te escutar, tentar te auxiliar da melhor forma. Acredito que essa resenha antes do treinamento é fundamental para todo mundo saber o que vai acontecer no treino, o que vai acontecer durante a semana, e todo mundo estar bem alinhado”, comentou Nathan.

Éderson volta a ser opção para Abel Braga e relembra estreia pelo profissional, justamente contra o Botafogo

Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro
Site Oficial (Por Angel Drumond)

No dia 5 de setembro de 2018, Éderson estreava pelo profissional do Cruzeiro contra o Botafogo, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Após um ano e quase dois meses, e 17 partidas disputadas com a camisa estrelada, Éderson, volante titular da equipe nas últimas partidas, tem a chance de retornar ao time nesta quinta-feira. Após cumprir suspensão no último jogo e justamente contra o Botafogo, também no Rio de Janeiro, Éderson volta a estar à disposição de Abel Braga, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.

“Fico feliz de estar sendo um ponto positivo na equipe, já que, até um ano atrás, não vinha tendo oportunidades, só vinha treinando. Assim como outros que jogaram deram o seu máximo, eu quero também dar o meu máximo se for escalado. O nosso time daqui para frente vai ser assim, dando o máximo para conquistar os resultados”, disse o volante.

“Botafogo foi meu primeiro jogo no Cruzeiro e agora, mais de um ano depois, consegui sequência, estou com mais confiança, evoluí um pouquinho mais em alguns aspectos, passaram outros técnicos. Muita coisa mudou”, complementou.

Além de chamar a atenção pela marcação e movimentação no meio-campo, Éderson passou a ser reconhecido pelas jogadas criadas aos companheiros de ataque e pela aproximação do gol adversário, tanto que a última vitória da equipe, contra o Corinthians, saiu de seus pés.

“Sempre tive um pouco de facilidade de chegar ao ataque, o Abel percebeu isso, o Henrique também me deu essa liberdade, às vezes ele segura mais atrás para deixar eu ir para frente. Acho que tem um pouco disso também, da facilidade que eu tenho de chegar e da confiança da equipe na minha qualidade”, destacou.

Outro destaque feito por Éderson foi para o treinador Abel Braga. Segundo o volante, o treinador tem dado sequência ao time, repetindo a escalação e reforçando o entrosamento entre os atletas. Com isso, o time cresceu em confiança e já não perde há seis jogos.

“Estamos em reta final de temporada, com jogos importantes. E o Abel dando sequência ao time a gente tem facilidade para pegar a movimentação um do outro, ajuda a ter 100% do entrosamento, podemos combinar algumas jogadas. Além disso, ele dá oportunidade a quem vem treinando bem”, afirmou o volante.

“É um jogo importantíssimo fora de casa. O Cruzeiro vai ser o Cruzeiro dos últimos jogos. Não estamos perdendo. O Cruzeiro vai ser isso, vamos dar o nosso máximo, porque o que importa para nós são os três pontos”, finalizou.

Confronto entre traficantes e PM deixa 17 mortos em Manaus

Divulgação
Agência Brasil (por Pedro Peduzzi)

Um confronto entre policiais militares e integrantes de uma facção criminosa na madrugada de hoje (30) resultou na morte de 17 traficantes na zona sul de Manaus, que se preparavam para enfrentar um grupo rival. Segundo o comandante-geral da Polícia Militar (PM), coronel Ayrton Norte, a operação foi bem-sucedida. Nenhum policial ficou ferido.

“Até o momento, a informação que temos é de que eles [traficantes] tentavam entrar na área com um caminhão-baú com aproximadamente 50 homens. A Rocam [Rondas Ostensivas Cândido Mariano] recebeu telefonema e mensagens anônimas [informando sobre a movimentação dos criminosos] e, com o subsídio de informações obtidas com populares das adjacências, surpreendemos os bandidos na área, onde já tínhamos um trabalho de inteligência sendo feito”, disse o comandante-geral.

Segundo ele, uma primeira troca de tiros foi feita na chegada da Força Tática ao local. Pouco depois, viaturas da Rocam chegaram para dar apoio especializado. O confronto terminou pouco antes das 3h da madrugada.

“Recebemos as informações por meio do disque-denúncia da Rocam. Isso nos ajudou muito. As denúncias foram muito importantes para chegarmos nos meliantes que estavam ali. Apreendemos 17 armas e uma grande quantidade de munição. Eles estavam preparados para um enfrentamento. Eles quiseram entrar no confronto, mas nós saímos vitoriosos”, disse o coronel.

Segundo ele, o local é um beco onde tem ocorrido enfrentamentos. “Eles estavam em uma posição mais vantajosa e abrigados, mas com nosso tirocínio, técnica e preparo profissional, nossos policiais chegaram de maneira precisa e, durante os três confrontos, saímos vitoriosos, sem nenhum policial ferido”, finalizou.

Preso, ex-governador Garotinho diz que é vítima de perseguição

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Agência Brasil (Por Vinícius Lisboa)

O ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho disse hoje (30) que é vítima de perseguição e afirmou que a nova ordem de prisão contra ele é desprovida de qualquer fundamento. Garotinho e a ex-governadora Rosinha Matheus foram presos nesta manhã em casa, na zona sul do Rio, depois de a 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro ter derrubado ontem (29) a liminar que lhes concedeu habeas corpus em setembro.

Já detidos, Garotinho e Rosinha falaram com a imprensa na sede da Cidade da Polícia, na zona norte do Rio. "Eu preciso saber quando essa perseguição vai terminar", disse. "Essa decisão tomada ontem é completamente desprovida de qualquer fundamento".

Garotinho questionou a prisão preventiva, que, segundo ele, tem por base uma suposta ameaça a uma testemunha, o que ele nega ter feito. "Não tem como a população não perceber que isso é uma vingança pelas denúncias todas que eu fiz ao Ministério Público".

Os dois ex-governadores já haviam sido presos no início de setembro, por determinação da 2ª Vara Criminal da Comarca de Campos dos Goytacazes, mas foram soltos no dia seguinte, por um habeas corpus concedido pelo desembargador Siro Darlan, durante plantão judiciário.

Garotinho e Rosinha são acusados de fraudes em contratos celebrados entre a prefeitura de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, e a construtora Odebrecht para a construção de casas populares, durante os dois mandatos de Rosinha como prefeita da cidade, entre 2009 e 2016.

Em nota divulgada ontem (29), o advogado de defesa do casal, Vanildo da Costa Júnior, informou que vai recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra a decisão da 2ª Câmara Criminal.

Homem mata a esposa e comete suicídio na zona rural de Caratinga

Foto: Edson Simões/Arquivo Pessoal
G1 dos Vales

Um homem matou a esposa e depois cometeu suicídio em Córrego Rio Claro, zona rural de Caratinga. De acordo com a Polícia Militar, o crime ocorreu por volta das 5h desta quarta-feira (30). As vítimas são Maria de Fátima Oliveira Fernandes, de 33 anos, e Gleisson de Souza Fernandes, de 39.

Ainda de acordo com a PM, o crime ocorreu na cozinha da casa; Gleisson atirou no peito da esposa e depois disparou contra a própria cabeça. Os filhos do casal, de 4 e 12 anos, estavam na residência e foram levados para a casa de uma tia após o crime.

Vizinhos contaram à polícia que o casal passava por problemas no relacionamento. No local, a perícia da Polícia Civil recolheu um revólver calibre 38, que foi a arma utilizada no crime, e ainda uma escopeta que estava guardada em um quarto da residência. A Polícia Civil vai investigar o caso.

terça-feira, 29 de outubro de 2019

Érika vibra com título da libertadores e desabafa sobre o Corinthians: “O trabalho é sério demais e esse grupo merecia esse título”

Foto: Bruno Teixeira/Corinthians
O Corinthians venceu a Ferroviária por 2 a 0 nesta segunda-feira e faturou o título da Copa Libertadores Feminina, em Quito, no Equador. Na reedição da final do Campeonato Brasileiro, o Alvinegro teve sua revanche e superou o rival paulista.

Peça fundamental no esquema do técnico Arthur Elias, a zagueira Érika cumpriu suspensão nas quartas de final e retornou a equipe para as duas partidas finais. A jogadora vibrou com a conquista:

- O trabalho é sério demais e esse grupo merecia esse título. Sabíamos da qualidade das nossas adversárias e muito se falou sobre revanche, mas não teve nada disso. Nosso grupo estava focado em fazer uma boa partida para chancelar esse trabalho da comissão como um trabalho vitorioso. Graças a Deus, deu certo! – declarou a zagueira, emocionada.

PÁGINA VIRADA

Após o título da Copa Libertadores, o Corinthians de Érika tem mais um compromisso pela frente e já é neste sábado (2), a partir das 11h (de Brasília). Pela decisão do Campeonato Paulista de 2019, o Corinthians enfrenta o São Paulo, no Morumbi. Já a partida de volta, acontece no Pacaembu, no 16 dia de novembro, no mesmo horário.

- Comemorar hoje e amanhã foco total na final do Paulista. Sempre respeitando nossas adversárias, mas queremos esse título também para coroar a temporada. Serão 180 minutos de futebol em alto nível e um grande espetáculo a ser proporcionado por duas grandes equipes. – finalizou Érika.

Conselheiros Tutelares eleitos são diplomados em Belo Oriente

Ascom/PMBO

Ocorreu nesta terça-feira, 29 de outubro, a diplomação dos Conselheiros Tutelares titulares e suplentes eleitos neste ano para o mandato no Conselho Tutelar de Belo Oriente de 2020-2024. O evento de diplomação foi realizado às 9h30, no Salão das Obras Sociais, no Centro de Belo Oriente.

A cerimônia foi aberta pelo presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Edson Martins e contou com a participação da secretária municipal de Assistência Social, Cristina Coura, além dos demais membros do CMCDA e da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Ascom/PMBO
Foram diplomados os dez novos conselheiros titulares e suplentes que atuarão nos dois setores do município, Belo Oriente - Sede e Distrito de Perpétuo Socorro. Os conselheiros tutelares são divididos para atuarem nos dois setores.

No setor 1 os conselheiros eleitos titulares foram: Vanessa da Zenilda, Ana Paula Estevão, Raquel Geyse, Fábia do Colchão e Marcelo Benvindo. Já no setor 2, os eleitos titulares foram: Elisângela Zanza, Sirlésia Rodrigues, Paquinha do Mendes, Géssica Rodrigues e Tina. As suplentes no setor 1 foram. Eliane Coelho, Ana Célia, Ávila Souza e Gisele do Churros. Na suplência do setor ficaram, Guegueis do Churrasquinho, Valda do Fabinho, Nilo da Zete, Bruninha, Marcio Gomes e Gessica da Mariquita.

Em sua fala, a secretária Cristina Coura parabenizou as conselheiras eleitas e falou sobre trabalho em conjunto para o bem das crianças e adolescentes. “Temos que trabalhar juntas e com diálogo para proteger as crianças e adolescentes de nossa cidade. Nós da Secretaria estamos prontos a ajudar no que for necessário”, disse Cristina.

Manoel Gomes registra direitos autorais da música "Caneta Azul"

Reprodução
Manaus Alerta (Com informações do Teresina Diário)

O maranhense Manoel Gomes, autor do hit Caneta Azul, deu início na tarde dessa segunda-feira (28) ao processo de registro dos direitos autorais da música que viralizou nos últimos dias. Manoel se dirigiu a um cartório, acompanhado do advogado Arnaldo Gomes, e aproveitou para solicitar também o registro de outra composição de sua autoria, chamada de Vou Deixar de Ser Besta.

O cantor e compositor do Manoel Gomes, é natural de Balsas, município que fica a 816 km da capital maranhense. Desde que foi publicado, o vídeo em que Manoel canta Caneta Azul caiu no gosto dos internautas, que não conseguem mais tirar música da cabeça. O que chama atenção no vídeo, além da letra da música, é a forma como o balsense interpreta a canção.

Caneta Azul conta a história de quando Manoel perdeu a sua caneta azul a caminho da escola, que segundo ele, estava marcada com suas ‘letras’. Depois do vídeo versão original ter viralizado, diversas outras versões da canção já estão circulando nas redes sociais, desde forró até remixado.

Artistas como Rodrigo Faro, Simone (da dupla Simone e Simaria), Léo Magalhães, Taty Vaqueira, Ray do Saia Rodada, Wesley Safadão e o jogador Neymar e vários outros já reproduziram em suas redes sociais o sucesso da “Caneta-Azul”. O vídeo original de Caneta Azul no YouTube já tem quase 5 milhões de visualizações.

Belo Oriente recebe prêmio no 22º Congresso das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais

Ascom/PMBO
Devido ao apoio a projetos e ações do Programa Pró-Município, Belo Oriente foi um dos grandes destaques do 22º Congresso das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais, que ocorreu na cidade de Araxá, entre os dias 24 e 27 de outubro. O Congresso é um dos maiores eventos das ACE’s de Minas Gerais e é promovido pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais (Federaminas).

Pelo destaque e apoio ao projeto, a Prefeitura de Belo Oriente recebeu o prêmio de Mérito Empresarial 2019. O prefeito Hamilton Rômulo, que é presidente do Pró-Município em Belo Oriente, recebeu o prêmio das mãos do presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais, Emílio Parolini.

Antes de entregar o prêmio, o presidente da Federaminas, destacou que o município implantou com relativo sucesso o projeto Pró-Município que tem o objetivo de unir a sociedade civil, entidades de classe e poder público em prol do desenvolvimento local.

“Conseguimos implantar ao longo de praticamente dois anos, o projeto em 25 municípios mineiros. E um exemplo concreto é a cidade de Belo Oriente. Parabéns a todos os envolvidos”, disse Emílio Parolini.

Ascom/PMBO
O Chefe do Executivo Municipal agradeceu ao prêmio concedido pela Federação a Belo Oriente e destacou sobre a importância do Pró-Munícipio para a cidade. “Agradeço ao presidente da Federaminas, Emílio Parolini pelo carinho, consideração e contribuição com nosso município. O programa agregou valores e vem trazendo muitos benefícios para os nossos cidadãos”, afirma o prefeito Hamilton.

Também estiveram representando Belo Oriente no evento, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Belo Oriente (ACE/Belo Oriente), Edson Conceição, o vereador Vaguim da Borracharia, representando a Câmara Municipal e parte dos membros do conselho do Pró-Município.

Outros destaques belo-orientinos

O presidente da ACE/Belo Oriente, Edson Conceição e os empresários belo-orientinos, Douglas Barros e Valdir Henrique Valério, também foram premiados com Mérito Empresarial 2019 devido ao trabalho que tem sido desenvolvido na cidade.

Em uma semana, Flamengo arrecadou quase o mesmo que Atlético e Cruzeiro no ano todo

Reprodução/Twitter
Hoje em Dia (Por Alexandre Simões)

No último domingo, na vitória por 1 a 0 sobre o CSA, no Maracanã, o Flamengo completou o ciclo de três jogos seguidos como mandante entre 20 e 27 de outubro, sendo dois pelo Campeonato Brasileiro e um pela Copa Libertadores. No confronto, o rubro-negro estabeleceu o novo recorde de público pagante da Série A (65.649) e alcançou uma arrecadação que evidencia a necessidade de Atlético e Cruzeiro pensarem em soluções para não verem a diferença financeira entre eles e os cariocas aumentar ainda mais.

A divisão das cotas de TV aparece como “desculpa” para o momento flamenguista, mas num aspecto que todo clube pode competir com a equipe da Gávea, proporcionalmente a vantagem dela, em relação à dupla mineira, é ainda maior que no dinheiro da televisão.

O ótimo momento do time de Jorge Jesus ajuda, mas pelo investimento, a tendência é que isso seja uma realidade flamenguista a partir de agora.
Com este cenário positivo, o Flamengo teve renda bruta de quase R$ 14,5 milhões nesses três jogos entre 20 e 27 de outubro. Na temporada inteira, Atlético e Cruzeiro lucraram cerca de R$ 17 milhões.

Total

O grande poder de arrecadação do clube da Gávea nessas três partidas foi impulsionado pela renda de mais de R$ 8 milhões na última quarta-feira, na goleada por 5 a 0 sobre o Grêmio, que garantiu a presença do Flamengo na decisão da Copa Libertadores.

De toda forma, na temporada 2019 inteira, o clube carioca já arrecadou, bruto, R$ 60 milhões a mais que Atlético e Cruzeiro em seus jogos.

Isso dá, em média, R$ 5 milhões a mais em arrecadação bruta por mês. E a tendência é essa diferença aumentar, com a torcida empolgada pela quase certeza do título da Série A e ainda pelos 25% que receberá da renda da final da Libertadores, em 23 de novembro, em Santiago.

O Flamengo disputa mais cinco jogos como mandante neste Brasileirão e ainda tem 25% da renda da final da Libertadores. Com isso, o rubro-negro carioca deve chegar aos R$ 100 milhões arrecadados brutos nas suas partidas em casa neste ano.

O fator motivação dos flamenguistas não pode ser descartado da análise. De toda forma, equilibrar essa disputa é o desafio comum para as diretorias de Galo e Raposa em 2020.

Editoria de arte

Morre cão que atuou nas buscas em Brumadinho e Mariana

Corpo de Bombeiros-MG/Divulgação
Hoje em Dia (Por Liziane Lopes)

O cão Thor, que atuou nas buscas em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e em Mariana, na região Central de Minas Gerais, morreu no último sábado (26), segundo informações do Corpo de Bombeiros.

O cão da raça border collie tinha 5 anos e 2 meses de idade e morreu em decorrência de uma septicemia relacionada a um quadro de pancreatite. Ele também tinha leishmaniose e estava recebendo tratamento médico veterinário desde o início do aparecimento dos sintomas das doenças, mas devido à rápida evolução do quadro, não resistiu. "O motivo do óbito do cão, que realizou a necropsia na data de 28 de outubro, foi pela ruptura do intestino delgado na porção do duodeno ocasionada pela presença de um corpo estranho e que resultou em hemorragia abdominal", informou a corporação.

Ele integrava a equipe de busca, resgate e salvamento com cães da corporação e atuou em diversas ocorrências. Além das de Mariana e Brumadinho, atuou ainda nas buscas pelo esportista francês no pico do Marins e no desabamento de edificações no bairro Mantiqueira.

"Graças à atuação dele, inúmeras famílias puderam ter seus entes queridos localizados e velados. Thor era considerado uma referência nacional na localização de pessoas desaparecidas", informou os bombeiros.

Thor será cremado em cerimônia fechada.

"A família Bombeiro Militar encontra-se consternada e enlutecida pela perda desse integrante que nunca foi considerado como apenas um cão e sim como um Bombeiro Militar que verdadeiramente era. Expressamos aqui nossas condolências, em especial aos militares do BEMAD/Canil que atuavam como binômios do Thor e nosso profundo respeito pelo trabalho e legado por ele deixado", comunicou o Corpo de Bombeiros.

Jovem suspeito de matar um homem a tiros, em Periquito, é preso na casa do pai

Polícia Militar/Divulgação
G1 dos Vales
Um jovem de 21 anos foi preso, nesta segunda-feira (28), suspeito de participar de um homicídio em Periquito (MG). Segundo a Polícia Militar, o rapaz foi encontrado na casa do pai, na mesma cidade onde ocorreu o crime.

No local foram encontradas três armas, que podem ter sido usadas para matar Laeverson Amorim Araújo Valadares, de 25 anos. Um segundo suspeito fugiu e ainda não foi encontrado.

Ainda de acordo com informações da PM, o pai do suspeito, de 49 anos, também foi preso. Na casa dele, os policiais encontraram a moto utilizada na fuga dos possíveis assassinos e apreenderam o veículo.

Entenda como são elaboradas as questões do Enem

EBC
Agência Brasil (Por Mariana Tokarnia)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa a ser aplicado neste domingo (3) para, aproximadamente, 5,1 milhões de participantes, que farão provas de ciências humanas, linguagens e redação. O exame continua no dia 10, com provas de matemática e ciências da natureza. Todos as questões são elaboradas por especialistas e pré-testadas antes de integrarem o chamado Banco Nacional de Itens (BNI).

A prova de redação é a única prova subjetiva. As demais quatro provas terão 45 questões de múltipla escolha cada. Essas questões foram escolhidas a partir do BNI.

Os itens do Enem são elaborados por especialistas selecionados por meio de chamada pública do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Eles devem seguir a matriz de referência, guia de elaboração e revisão de itens estabelecidos pelo Inep. Após escritos, os itens passam, então, por revisores e depois por especialistas do Inep.

Finalmente, os itens são pré-testados em aplicações feitas em escolas. O processo é sigiloso e os estudantes não sabem que estão respondendo a possíveis questões do Enem. Com a aplicação, avalia-se a dificuldade, o grau de discriminação e a probabilidade de acerto ao acaso da questão. Os itens aprovados passam a compor o BNI, que fica disponível para aplicações futuras do Enem.

Esse banco, segue um protocolo de segurança. Todos os servidores e colaboradores com acesso aos itens assinam termos de sigilo e confidencialidade. No caso do Enem, assinam também uma declaração de não impedimento, para assegurar que não possuem relações de parentesco, que configuram nepotismo.

O BNI é acessado no Ambiente Físico Integrado Seguro, localizado na sede do Inep, em Brasília, apenas por pessoas autorizadas. O ambiente é completamente isolado, possui salas que só podem ser acessadas pelo uso de digitais e computadores sem acesso à internet ou à intranet da autarquia.

Todo o processo de captação, elaboração e revisão de itens para compor o Enem e outros exames do instituto ocorre nesse espaço. Não se sabe ao certo quantas questões compõem o banco do Enem, pois a informação que é sigilosa.

Revisão dos itens

Neste ano, no BNI entrou em evidência por conta de uma medida do Inep, de revisar as questões. A autarquia criou uma comissão para definir o que não seria usado no Enem 2019.

De acordo com nota técnica publicada pela autarquia, a comissão, criada no dia 20 de março deste ano, deveria "identificar abordagens controversas com teor ofensivo a segmentos e grupos sociais, símbolos, tradições e costumes nacionais" e, com base nessa análise, recomendar que tais itens não fossem usados na montagem do exame deste ano.

A comissão concluiu o trabalho no começo de abril. No entanto, pelo caráter sigiloso do BNI, o resultado não foi divugado. O Inep esclareceu que como a elaboração de um item é um processo longo e oneroso, nenhum item será descartado. Eles poderão ser posteriormente adequados.

Mudanças na prova

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, afirmou em entrevista à Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que o Enem não deverá ter mudanças substanciais já que as questões que serão usadas no exame deste ano “já estavam no banco de itens, então, não há nenhum tipo de direcionamento na prova”. A orientação da atual gestão foi, segundo ele, evitar polêmicas.

Também à EBC, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse que o Enem terá como foco conhecimentos objetivos. A preocupação do Ministério da Educação (MEC), de acordo com o ministro, será selecionar os melhores alunos para ocupar as vagas no ensino superior. “Não vai cair ideologia, a gente quer saber de conhecimento científico, técnico, de capacidade de leitura, de fazer contas, de conhecimentos objetivos”.

Tanto o presidente do Inep, quanto o ministro da Educação garantiram que não tiveram acesso ao exame.

O Enem é atualmente a principal forma de acesso ao ensino superior no Brasil. Com as notas do exame, estudante podem pleitear vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), concorrer a bolsas de estudo em instituições particulares pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

México e Paraguai empatam no Mundial Sub-17

Reprodução/Twitter
Agência Brasil (Por Carlos Molinari)

Esperava-se bem mais do México, bicampeão sub-17, no duelo na noite de hoje (28) contra o Paraguai, no estádio Bezerrão, no Gama (DF), pela primeira fase do Mundial Sub-17, mas o que os dois rivais latino-americanos apresentaram em campo foi um espetáculo fraco, com muito nervosismo das defesas, chutes de longa distância e cabeceios para fora e o jogo terminou empatado sem gols.

Os primeiros 45 minutos viram o Paraguai um pouco melhor, explorando as cobranças de escanteio, o que era muito pouco para vazar a meta do goleiro mexicano Eduardo García. O México, por sua vez, tentou chutes fortes de fora da área, mas também esbarraram na boa atuação do goleiro guarani Ángel González. Sem criatividade das duas equipes, o empate em 0 a 0 foi um bom resultado para o primeiro tempo.

No segundo tempo, poderia se supor que os times aumentassem a velocidade e a vontade. Porém, as duas equipes continuaram muito confusas, embolaram o jogo e cometeram muitas faltas. O momento mais impactante ocorreu aos 29 minutos, quando o atacante mexicano Ávila chocou a cabeça com a trave, desmaiando no gramado. O socorro veio rápido, ele se levantou e continuou jogando.

A pequena torcida presente ao Bezerrão não teve outro motivo para se levantar das cadeiras. Até o final, a partida continuou sem gols – mesmo com a expulsão do capitão mexicano Pizzuto - e o empate acabou sendo bom para as duas partes, que certamente vencerão Ilhas Salomão no Grupo F e devem se classificar para as oitavas-de-final se alcançarem 4 pontos.

Ficha técnica:

MÉXICO 0 x 0 PARAGUAI
Competição: Mundial Sub-17 (Primeira Fase – Grupo F)
Local: Estádio Bezerrão, Gama-DF
Juiz: Georgi Kabakov (Bulgária)
Público: 710
México: García, Lara, Gómez, Rafael Martínez e Guzmán; Pizzuto, Josué Martínez, González (El Mesmari) e Muñoz; Luna (Gómez) e Álvarez (Ávila). T: Marco Ruiz.
Paraguai: González, Ocampos (Lezcano), Melgarejo, Benítez e Ortíz; Viera, Peralta, Ovelar (Segóvia) e Noguera (López); Presentado e Torres. T: Gustavo Morinigo.
Obs: Pizzuto (México) foi expulso.

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Goleiro Bruno rescinde contrato com o Poços de Caldas FC, diz advogada

Foto: Marcelo Rodrigues/EPTV
Globo Esporte (Por Régis Melo)

O goleiro Bruno rescindiu o contrato com o Poços de Caldas FC, de acordo com a advogada Mariana Migliorini, que representa o jogador. Segundo ela, o clube não cumpriu com o contrato ao não pagar os salários devidos nem fornecer material esportivo. Em contato com o GloboEsporte.com, o presidente do Vulcão, Paulo César da Silva, negou e disse que manteria o contrato com o jogador.

A polêmica começou quando Bruno não compareceu a um amistoso marcado para o último sábado contra uma equipe amadora de Muzambinho (MG) após ter participado de um jogo em um campeonato de bairros de Varginha, cidade onde cumpre pena em regime semiaberto. Ele conseguiu a progressão de pena em julho e assinou com o Poços de Caldas FC em agosto. O clube tem sede em Poços de Caldas (MG), cidade que fica a 160 km de distância de Varginha.

Após a partida, o presidente chegou a dizer que considerava a rescisão. No entanto, nesta segunda-feira, Paulo César da Silva afirmou à reportagem que seguiria com o contrato já que o goleiro não havia comparecido por não ter obtido permissão da Justiça.

O contrato com o Vulcão era válido até janeiro de 2021, mas segundo a advogada, o término do vínculo foi feito porque o clube não cumpriu com as obrigações.

- A rescisão de contrato aconteceu quando o clube não pagou salário, não forneceu material de trabalho. O clube não tem sequer regularizada sua situação com os antigos sócios, nem com a Federação Mineira. Os atletas estavam em condições deploráveis, pagando para estar no clube - afirmou Mariana Migliorini.

Segundo a advogada, o goleiro já estuda novas propostas. Enquanto isso, continua treinando em Varginha.

Críticas à gestão

A advogada ainda fez duras críticas ao Poços de Caldas FC, dizendo que o clube está "afundado em dívidas". Recentemente, a Federação Mineira de Futebol (FMF) informou que o clube não havia feito a regularização dos jogadores e não tinha licença para jogar devido à uma dívida de mais de R$ 60 mil.

- Ele (o presidente) não tem nenhum capital de giro. Não respeita os sonhos dos jovens atletas. Está agindo de maneira errática e temerária.

Segundo Mariana, o presidente tentou jogar a culpa em Bruno para fazer a rescisão, quando na verdade o clube não forneceu sequer a estrutura ou o profissional para treinamento separado em Varginha, como havia sido acordado no contrato.

O GloboEsporte.com voltou a entrar em contato com o Paulo César da Silva para comentar as afirmações, mas ele disse que o clube somente se manifestaria quando estivesse com o ofício da rescisão em mãos.

Passagem pelo Vulcão

Clube e goleiro chegaram a um acordo no dia 13 de agosto. No entanto, ele só foi anunciado oficialmente duas semanas depois, quando posou com a camisa do Vulcão, como é conhecido o clube. A apresentação oficial, no dia 5 de outubro, teve perguntas censuradas e até uma equipe de imprensa impedida de trabalhar.

No mesmo dia, Bruno teve sua única atuação com a camisa do clube, ao participar de um amistoso contra um time amador de Juruaia (MG). O goleiro atuou por 45 minutos no segundo tempo e não sofreu gols.

Crimes

Bruno foi preso em setembro de 2010 e condenado em março de 2013 pelo homicídio triplamente qualificado de Eliza Samudio e pelo sequestro e cárcere privado do filho Bruninho. Ele também havia sido condenado por ocultação de cadáver, mas esta pena foi extinta, porque a Justiça entendeu que o crime prescreveu sem ser julgado em segunda instância. As penas válidas somadas, então, são de 20 anos e 9 meses.

Atualmente o goleiro cumpre pena em regime semiaberto domiciliar em Varginha, onde está desde abril de 2017. Ele conseguiu a progressão de pena em 19 de julho após uma decisão da 1ª Vara Criminal e de Execuções Penais do município.

Faleceu em Naque um ícone do esporte regional: Sr. Tuniquinho era um amante da bola

Divulgação
Um ícone do futebol regional. Um nome que fica cravado na memória de todos que o conheciam e sabiam de seu amor pelo esporte. Naque e região ficou triste com a partida do Sr. Tuniquinho. Resta, agora, as excelentes lembranças dele em campo, sempre presente, acompanhando os jogos. Nunca perdia um jogo do Naque Veterano. Um torcedor "doente" do Cruzeirinho.

Ele tinha 77 anos e era aposentado. Uma das coisas que se tornou um marco em sua vida era a venda de amendoim torrado na cidade e em especial no campo. No jogo entre Cruzeirinho e AERC, no último domingo, pelo Amador Ipatinguense Unificado, foi solicitado pelo desportista Fernando Aguiar junto ao árbitro do jogo, Fernando Oliveira, um minuto de silêncio.

"Ontem levei o caixote onde ele vendia o amendoim que ficou no banco de reservas do Cruzeirinho o jogo todo. Solicitei ao amigo Fernando Oliveira 1 minuto de silêncio que foi o mais comovente e silencioso que já tivemos aqui. Pessoa humilde, alegre, lutador, flamenguista e amante dos times do Naque. Assim que terminou o jogo contra o AERC, todos os atletas e comissao técnica do Cruzeirinho, foram a pé e uniformizados até o velório. Vários atletas choraram", disse Fernando Aguiar, ao FUTBLOG DO SORRISO.

Foi observado 1 minuto de silêncio no jogo entre Cruzeirinho e AERC

Na Arena, Limoeiro goleia o Social de Ipatinga

Divulgação/Limoeiro

O Limoeiro entrou em campo no fim de semana decidido a buscar o resultado positivo. Jogando no último sábado contra o Social, de Ipatinga, não deu qualquer chance ao time adversário.

O Limoeiro levou a melhor no amistoso, vencendo por 4 a 1, em seus domínios (Arena Limoeiro). O atacante Leandro foi o destaque com dois gols. Késsio e um gol contra serviram para complementar a vitória. 

Celular ao volante já rendeu mais de 124 mil flagrantes; são 408 multas por dia

Foto: Lucas Prates/Hoje em Dia 
Hoje em Dia

Nem os riscos de tragédias, multas de R$ 293 e a perda de até sete pontos na carteira são suficientes para frear o uso do celular ao volante em Minas. As infrações neste ano, até setembro, subiram mais de 10% se comparado ao mesmo período de 2018. A cada 24 horas, 408 ocorrências foram registradas, totalizando 124.069 em 2019, conforme estatísticas do Departamento de Trânsito (Detran).

Os números somam flagrantes em vias urbanas e rodovias, onde a ameaça é ainda mais fatal. Nas estradas, os perigos são potencializados por conta das altas velocidades, já que os condutores podem trafegar de 80 quilômetros por hora (km/h) a 110 km/h.

Diretor de Comunicação da Associação Mineira de Medicina de Tráfego (Ammetra), Alysson Coimbra Carvalho explica que numa colisão entre um carro a 60 km/h e um objeto fixo é como se a vítima caísse de um prédio de quatro andares, de cerca de 14 metros. “Se a velocidade for de 80 km/h (comum em rodovias), é como se a pessoa estivesse em queda livre de uma altura de 25 metros”.

O especialista frisa que o corpo humano tem pouca resistência a impactos. “Assim, a chance de um pedestre sobreviver ao ser atingido por um automóvel trafegando a 60 km/h é de 30%. Por aí já é possível imaginar um caso com a velocidade bem maior”, observa.

Tecnologia contra

A popularidade dos aplicativos de transporte de passageiros e entrega de comida pode ter contribuído para o crescimento do uso do celular ao volante, avalia o professor Márcio Aguiar, da Fumec. Somadas, as infrações por segurar e manusear o aparelho chegam a 93,7 mil. Outras 29,4 mil são de condutores falando ao telefone.

Nem mesmo o viva-voz é seguro, alerta o especialista em transporte e trânsito. “Ao ouvir música no carro, não há interação. Mas no viva-voz há uma comunicação com uma outra pessoa, e o motorista tem a atenção desviada”.

Redes sociais

Chefe do setor de Comunicação Organizacional da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), responsável pelas estradas estaduais mineiras, o tenente André Muniz afirma que o uso do celular está no topo das infrações cometidas pelos condutores.

Até mesmo a internet contribui para o desrespeito ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “Há quem, na condução do automóvel, tire o telefone para fazer imagens de acidentes e postar nas redes sociais. Mas esses também estão sendo multados pelos nossos agentes”, garante o policial.

Além disso

A conscientização é o grande desafio para reduzir o uso do celular ao volante. Campanhas são feitas todos os anos. Mesmo assim, a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) aponta que no país, por dia, 150 motoristas sofrem acidentes por causa da infração. Lançado no início deste mês, o aplicativo Modo Trânsito Dpvat quer incentivar comportamentos mais seguros no tráfego. A ferramenta responde mensagens e ligações recebidas enquanto a pessoa está na condução do veículo.

Até agora, quase 30 mil downloads foram feitos e 395 mil alertas de retorno disparados, informou Juliana Rocha, gerente de Marketing da Seguradora Líder, responsável pela plataforma. “Acreditamos que contribui para conscientizar a população sobre os riscos, já que auxilia motoristas a manter o foco somente na direção”.

O app, no entanto, não resolve o problema sozinho, destaca o especialista Márcio Aguiar. “É mais um fator que ajuda, mas é urgente a reeducação do condutor, a decisão é ele que tem que tomar. Entrou no carro? Desligue o aparelho. Tem ligação urgente? Pare o veículo, atenda e, ao terminar a ligação, volte a dirigir”.

A 6 dias do Enem, 1,2 milhão de inscritos não sabem local da prova

Arte: EBC
Agência Brasil 

A menos de uma semana para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cerca de 1,2 milhão de participantes ainda não sabem onde farão a prova, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Esses estudantes ainda não acessaram o Cartão de Confirmação da Inscrição, que está disponível na Página do Participante e no aplicativo do Enem, que pode ser baixado nas plataformas Apple Store e Google Play.

Segundo balanço divulgado hoje (28) pelo Inep, 3,9 milhões de participantes, o equivalente a mais de 76% dos quase 5,1 milhões de inscritos no Enem 2019, acessaram o Cartão até a manhã desta segunda-feira.

Além do local de prova, os estudantes podem conferir, no cartão, o número da sala onde farão o exame; a opção de língua estrangeira feita durante a inscrição; e o tipo de atendimento específico e especializado com recursos de acessibilidade, caso tenham sido solicitados e aprovados, entre outras informações. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro em 1.727 municípios brasileiros.

Declaração de comparecimento
Quem precisa comprovar presença no dia de prova do Enem deve imprimir a Declaração de Comparecimento personalizada, também disponível na Página do Participante. Para esses casos, de acordo com o Inep, é indispensável que a declaração seja impressa e entregue ao aplicador no dia do exame.

O instituto esclarece que não fornece comprovante de participação após o dia da prova. Para o primeiro dia do Enem, a declaração já está disponível. No dia 4 de novembro, dia seguinte ao primeiro domingo de aplicação do exame, o Inep disponibilizará a Declaração de Comparecimento do segundo domingo de provas, em 10 de novembro.

Recomendações

O Inep recomenda que os participantes imprimam o cartão de confirmação e, aqueles que precisam, imprimam a declaração de comparecimento e levem os dois para a aplicação do exame.

Uma vez sabendo o local de aplicação, a dica é que os participantes façam o trajeto de casa até o lugar, para avaliar a duração do trajeto no dia da prova. Isso para que os estudantes conheçam o percurso e saibam o tempo que vão gastar de casa até o local da prova.

No dia do Enem, a dica é chegar no local com antecedência. Os portões abrirão às 12h, pelo horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h.

Devido a diferenças de fuso horário no país, o Ministério da Educação (MEC) divulgou a hora local de aplicação do Enem em diferentes regiões.

Quem já concluiu o ensino médio ou vai concluir este ano pode usar as notas do Enem para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior.

Os estudantes podem ainda concorrer a bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a financiamentos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

PBH anuncia concurso com 558 vagas para área da saúde; salários chegam a R$ 8 mil

Hoje em Dia 

A Prefeitura de Belo Horizonte irá realizar, em breve, um concurso público para contratar 558 profissionais da área de saúde, entre agentes comunitários, técnicos, dentistas, psicólogos, médicos, entre outros. O edital sobre a licitação referente à contratação da empresa que ficará responsável pelo certame foi publicado na semana passada e, nele, constam algumas informações sobre os profissionais que serão integrados ao quadro da prefeitura. O processo de pregão eletrônico será realizado no dia 5 de novembro.

Ainda não foi divulgada a data para a abertura das inscrições nem para a realização da prova, mas já há informações sobre as vagas no edital da Secretaria Municipal de Fazenda. Os vencimentos podem chegar a R$ 8.158, para médico generalista, e R$ 6.613, para fiscal sanitário de nível superior – ambas oportunidades com jornadas de 40 horas semanais.

Veja mais informações sobre as vagas e os cargos que estarão presentes no concurso, incluindo os dados sobre reserva de oportunidades para candidatos negros e com deficiência.

Os conteúdos programáticos das provas variam conforme o cargo pretendido. Veja o que está previsto para o que será exigido:

Reprodução

Jovem é morto a tiros na zona rural de Periquito-MG

Reprodução/Rede Social/Laeverson Amorim
Um jovem foi morto a tiros neste último domingo na zona rural da cidade de Periquito-MG. As informações são do repórter Alex Eller, do Rede Alerta. O crime teria ocorrido por volta de 20h20. A vítima: Laeverson Amorim Araújo Valadares, de 25 anos.

Conforme informações repassadas pela Polícia Militar, uma testemunha contou que estava perto de um campo de futebol e ouviu os disparos de arma de fogo. Uma moto saindo com duas pessoas do local dos disparos teria sido vista, segundo relatado por testemunha.

A vítima teria sido levada para o Posto de Saúde da cidade de Periquito, mas não resistiu. A Polícia Militar identificou dois suspeitos, um de 24 e outro de 21 anos. A motivação do crime é desconhecida. Os militares fizeram o rastreamento, mas ninguém foi preso.

Juniores: Vila Celeste elimina o União do Revés nas penalidades e avança no Ipatinguense

Divulgação

Pelo Campeonato Ipatinguense categoria Juniores, quartas de final, jogo de volta, o Vila Celeste derrotou o União do Revés por 1 a 0, neste domingo. A decisão da vaga foi para as penalidades e o Vila Celeste levou a melhor: 8 a 7. O jogo teve como árbitro central: Carlos Roberto "Carlinhos".

Em ambas as categorias, Independente fatura o título da 13ª Copa Municipal de Imbé de Minas

Divulgação

A famosa frase: barba, cabelo e bigode. Assim foi o Independente na disputa da 13ª Copa Municipal de Imbé de Minas. O clube papou a taça em ambas as categorias. Na categoria aspirante, o Independente bateu o Manducas por 2 a 0.

Já na categoria principal, em um jogaço, o Independente venceu o Imbé por 4 a 3. O grande destaque do jogo foi o atacante Fred. O homem não estava para brincadeira. Anotou os três últimos gols do Independente no jogo.

Uma partida eletrizante do início ao fim. Após o árbitro trilar o apito, foi só comemorar. A taça foi passada para as mãos do capitão Moisés.

Divulgação
Divulgação

Barcelona e Mirante são os finalistas do Torneio de Verão em Açucena

Divulgação
Foram definidos os clubes finalistas do Torneio de Verão, disputado em Açucena-MG.

O Barcelona se garantiu na final após golear o Internacional por 4 a 1, no campo da Água Limpa, neste domingo. O jogo de ida havia terminado com o placar de 1 a 0 em favor do Internacional.

O Barcelona fará a final contra o Mirante, que eliminou a Brejaúba, nas penalidades. O jogo de ida da finalíssima será no Mirante e a partida de volta na Brejaúba.

Fora de casa, Frigoleste é cirúrgico e vence o Ipabinha

Jogo realizado no campo do Ipabinha

Em amistoso realizado no sábado, o Frigoleste bateu o Ipabinha, por 1 a 0, fora de casa. O duelo foi pegado e o placar não poderia ser outro. Na oportunidade criada, o Frigoleste foi cirúrgico e liquidou com um gol solitário.

Em bela jogada de Zoi na linha de fundo, a bola chegou a Isaque, que bateu, e na sobra, Fábio empurrou para o fundo da rede.

A jogada toda começou através do jogador Pretinho. Um dos destaques da partida ainda, pelos lados do Frigoleste, criando boas oportunidades de gol, foi o experiente Rincon.

Pretinho e Rincon

Em um clássico acirrado, Oriente leva a melhor sobre o Braúnas

Clássico realizado sábado em Belo Oriente
No sábado teve bola rolando na parte da tarde no estádio Menezão. Um duelo entre duas camisas de muita história no futebol belo-orientino. O Oriente derrotou o Braúnas por 2 a 1, em amistoso. Dema abriu o placar em um belo chute no canto direito do goleiro Tekin. 

Em jogada pela esquerda, o baixinho Washington limpou e bateu no canto direito sem chances mais uma vez para o goleiro adversário, que nada pôde fazer no lance. Um jogo "apimentado" como todo clássico. 

Uma partida calorosa. O Braúnas diminuiu com Woshinho, desviando para a rede, após cruzamento dentro da área. E, terminou assim: Oriente 2 a 1. O jogo teve a arbitragem de Ademir Pinheiro, de Ipatinga.