quarta-feira, 31 de julho de 2019

Em pleno Mineirão lotado: Cruzeiro é eliminado da Libertadores pelo River Plate nas penalidades

Reprodução / Twitter
Cruzeiro 0 x 0 River Plate - Jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores

Jogo de ida: 0 a 0.

Decisão da vaga nas penalidades. O River Plate levou a melhor e eliminou o time brasileiro.

Depois do empate por 0 a 0 na Argentina, Cruzeiro e River Plate voltaram a se enfrentar pela partida de volta das oitavas de final da Copa Libertadores.

Os dois treinadores penderam pela marcação. Uma partida de poucas oportunidades de finalização. O jogo no Mineirão acabou também no 0 a 0 assim como foi na ida. Nos pênaltis, quem levou a melhor, foi o River Plate, com o goleiro Armani defendendo duas cobranças. O River avança e o Cruzeiro deixa a competição mais cedo.




Pesquisadores testam novo tratamento contra leishmaniose

Marcello Casal Jr / Agência Brasil 
Agência Brasil 

Novo tratamento contra a leishmaniose vem sendo testado pelo Centro de Referência em Leishmaniose Dr. Jackson Maurício Lopes Costa, no distrito Corte de Pedra, em Presidente Tancredo Neves, na Bahia. A partir do que vem começa a terceira fase dos testes, feitos em parceria com o Hospital Universitário Júlio Muller, de Cuiabá, em Mato Grosso.

O programa faz parte da iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi, na sigla em inglês), uma organização sem fins lucrativos de pesquisa e desenvolvimento de medicamentos.

O objetivo é testar o tratamento que combina uma sessão única de terapia de calor a 50 graus com a ingestão, durante 21 dias, de um comprimido do medicamento Miltefosina, usado nos tratamentos da leishmaniose e das infeções por amebas de vida livre. O fármaco é eficaz no tratamento da leishmaniose nas formas cutânea, mucocutânea e visceral.

Os resultados mostraram que a combinação apresenta uma taxa de aproximadamente 80% de cura, sendo mais eficaz do que a aplicação de calor e de injeções de antimoniato de meglubina, feitos em separado.

Na fase 3, os centros brasileiros vão atuar em conjunto com laboratórios da Bolívia, do Peru e do Panamá. Essa etapa complementa o estudo, que reúne pesquisadores do Peru e da Colômbia. O projeto foi desenvolvido com 130 pacientes para tratar a leishmaniose cutânea.

O resultado foi apresentado pela primeira vez no Congresso Brasileiro de Medicina Tropical, ChagaLeish e Parasitologia, pelo diretor do programa Byron Arana, em Belo Horizonte (MG). Segundo o pesquisador, os estudos começaram há três anos e o tratamento dá mais segurança aos pacientes com taxas mais elevadas de cura.

Combinação perfeita

“Foi aprovado para a Colômbia e o Peru um protocolo para a inclusão de um grupo relativamente pequeno de pacientes nos estudos, de 130 pessoas, divididas em dois grupos de trartamento. Um deles recebeu somente a termoterapia e o outro, a termoterapia e o medicamento miltefosina. O que encontramos foi que a combinação é muito mais efetiva do que somente a terapia de calor”, disse Arana à Agência Brasil.

Segundo o pesquisador, o tratamento também traz mais conforto para o paciente, uma vez que não precisam ir às unidades de saúde para a aplicação de injeções.Também não foram registrados efeitos colaterais. “São 20 dias de tratamento injetável”, informou a gerente de pesquisas clínicas da DNDi, Marina Boni.

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde da Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS), as leishmanioses são doenças de transmissão vetorial e integram o grupo de doenças infecciosas negligenciadas. São consideradas assim por se disseminarem em regiões mais pobres e atingirem populações mais vulneráveis, que sofrem com dificuldade de acesso aos serviços de saúde.

Embora haja registros em várias partes do mundo, a maioria dos casos ocorre na África, na Ásia e nas Américas.

“A OMS calcula existam entre 600 mil a 1,9 milhão de novos casos a cada ano. É um problema que afeta com mais frequência as populações migrantes. No momento atual, o problema é sério na Síria, em consequência da guerra; no Paquistão, com migrantes em áreas de conflito; e em países da América Latina, como o Brasil, que reporta aproximadamente cerca de 17 mil novos casos por ano. É um país que contribui com 70%, 80% dos casos da América Latina”, destacou.

“Existe uma tremenda preocupação nos países, porque a enfermidade a cada ano está reportando mais e mais casos. Todos estão preocupados, mas não há muito o que fazer, porque o medicamento que seguimos utilizando está velho”, ressaltou. Ele acrescentou que há pouco apoio para o desenvolvimento dos tratamentos.

O pesquisador alertou ainda para a segregação que muitos pacientes enfrentam por causa das feridas na pele. “É uma carga mental que a enfermidade causa. Nos últimos anos começou a se quantificar o problema de maneira mais sistemática. Anteriormente, nada se anotava e não se sabia o quanto isso representa. Hoje já existem estudos em mulheres e crianças mostrando o impacto na qualidade de vida deles”, observou.

Brasil

A gerente de pesquisas clínicas da DNDi, Marina Boni, disse que a intenção de incluir os centros brasileiros na fase 3 dos estudos é mudar as vias de recomendação do tratamento no Brasil, que passaria a ser menos longo e menos tóxico.

“Atualmente, a doença ainda é tratada com medicamentos muito antigos, longos e injetáveis,de 40 a 60 anos atrás. Com os novos estudos, queremos trazer evidência científica de eficácia que vai se traduzir em qualidade de vida para os pacientes negligenciados”, disse à Agência Brasil.

Segundo a pesquisadora, as regiões Nordeste e Centro-Oeste são as mais endêmicas no Brasil.

Marina Boni chamou atenção de que, para se obter notificações mais realistas, é preciso seguir o que se chama de boas práticas clínicas. “Temos centros como o de Cuiabá, que recebe pacientes de toda a região. Então, precisamos de investigadores que sigam as regras de boas práticas clínicas”, afirmou, lembrando que o paciente de leishmaniose cutânea pode ter a cura da lesão na pele, mas como vai permanecer com parasitas circulantes no organismo, não se descarta a volta das úlceras cutâneas e até evolução para as mucosas.

Américas

Segundo a OMS, as leishmanioses estão presentes em 18 países das Américas e a forma clínica mais comum é a leishmaniose cutânea (LC). Entre 2001 e 2017, houve um total de 940.396 casos novos de leishmaniose cutânea (LC) e mucosa (LM) que foram reportados por 17 dos 18 países endêmicos dessa região, com uma média anual de 55.317 casos.

Em 2017, a Organização Pan-Americana da Saúde (SisLeish – OPAS/OMS) relatou 49.959 casos em 17 países endêmicos, uma vez que a Guiana Francesa reporta os dados para a França.

Marco regulatório para agrotóxicos é publicado no DOU

Marcelo Camargo / Agência Brasil 
Agência Brasil 

Foi publicado no Diário Oficial da União de hoje (31) o marco regulatório para Agrotóxicos. Detalhado por meio de três resoluções e uma instrução normativa, o marco atualiza e dá maior clareza aos critérios adotados para avaliação e classificação toxicológica desse tipo de produto.

O novo marco prevê alterações nos rótulos e nas bulas dos agrotóxicos, definindo regras para a disposição de informações, palavras e imagens de alerta, de forma a facilitar a identificação de riscos para a saúde humana.

As empresas terão um ano para se adaptarem às novas regras, prazo contado a partir de hoje, com sua publicação no DOU. Em relação aos produtos que já estão em circulação, a reclassificação será feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que publicou edital requerendo informações sobre os produtos.

De acordo a Anvisa, já foram enviados dados para reclassificação de aproximadamente 1.950 agrotóxicos registrados no Brasil, quase 85% do volume total (2.300) em circulação.

O marco regulatório dos agrotóxicos foi criado em harmonia com regras internacionais seguidas pelos países da União Europeia e da Ásia, o que, segundo a agência, fortalece as condições de comercialização de produtos nacionais no exterior, além de garantir mais clareza de informações.

A classificação da toxidade dos produtos prevista no marco poderá ser determinada a partir dos componentes presentes nos produtos, impurezas ou na comparação com produtos similares. Para cada categoria, haverá a indicação de danos possível em caso de contato com a boca (oral), pele (dérmico) e nariz (inalatória).

Produtos “Extremamente Tóxicos” e “Altamente Tóxicos” - categorias 1 e 2, respectivamente - terão uma faixa de advertência vermelha. Produtos “Moderadamente Tóxicos” (categoria 3) terão uma faixa de advertência amarela. Já os produtos “Pouco Tóxico” e “Improvável de Causar Dano Agudo” - categorias 4 e 5 - terão uma faixa azul.

Nos processos de registro e monitoramento de agrotóxicos, cabe à Anvisa avaliar questões relacionadas à saúde humana. Ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis cabe responsabilidades relacionadas às questões ambientais. Já as questões agronômicas e o registro de uso agrícola ficam a cargo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Desemprego no Brasil recua 0,7%, revela pesquisa do IBGE

Wilson Dias / ABR
Agência Brasil 

A taxa de desocupação no Brasil, no trimestre encerrado em junho de 2019, ficou em 12% e a subutilização foi de 24,8%.

Houve ligeira queda na comparação com o trimestre anterior, quando a desocupação estava em 12,7% e a subutilização em 25%. No mesmo período do ano passado, as taxas eram de 12,4% e 25,5%, respectivamente.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio - Contínua (Pnad Contínua), divulgada hoje (31), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

São 12,8 milhões de pessoas sem trabalho no país e 28,4 milhões que trabalham menos horas do que poderiam.

O rendimento real habitual apresentou queda de 1,3%, caindo de R$ 2.321 no primeiro trimestre do ano para R$ 2.290 na última medição.

O número de desalentados - pessoas que desistiram de procurar trabalho - se manteve recorde no percentual da força de trabalho, com 4,4%, que soma 4,9 milhões.

Brasileiro conquista o tri pan-americano no levantamento de peso

Pedro Ramos / rededoesporte.gov.br
Agência Brasil 

Os Jogos Pan-Americanos de Lima estão a todo vapor e o Brasil segue conquistando medalhas. Foram medalhas na ginástica artística, levantamento de peso, boliche, vôlei de praia, boxe e tiro esportivo.

Até agora, o Brasil já conquistou 34 medalhas; 10 de ouro, 8 de prata e 16 de bronze. O Brasil ocupa o 3º lugar no quadro de medalhas, está atrás de Estados Unidos (64) e México(43).

Ouro no Levantamento de peso

Fernando Reis conquistou o tri pan-americano no levantamento de peso. Com uma performance impecável, Reis somou 420 quilos levantados, somando o arranco e o arremesso, e garantiu com folga a medalha de ouro. Muito superior aos seus adversários, ele levantou 21 quilos a mais que o segundo colocado, o cubano Luis Manuel Lauret, com 399 quilos.

Reis foi para sua última tentativa com o ouro já garantido e levantou 230 quilos, algo que nenhum dos demais atletas chegou perto de levantar. Ao confirmar o levantamento, o brasileiro arrancou aplausos do público no Coliseu Mariscal Cáceres, em Lima.

Ouro na Ginástica artística

O ginasta Chico Barretto ganhou a medalha de ouro no cavalo com alças, na tarde de hoje. O brasileiro recebeu a maior nota dos oito atletas da final do aparelho. Obteve 13.533 pontos. Completam o pódio o estadunidense Robert Neff, com 13.466 pontos, e o colombiano Carlos Alberto Calvo, com 13.233.

Arthur Zanetti ficou com a medalha de prata nas argolas, prova da qual é o atual campeão olímpico. Ele conseguiu 14.400 pontos, ficando atrás do mexicano Fabian de Luna, que fez 14.500 pontos. Zanetti teve uma boa performance, mas cometeu um pequeno erro e perdeu pontos importantes, que poderiam garantir a medalha de ouro. O bronze ficou para o argentino Federico Martin Molinari, com 14.066 pontos. Considerado favorito ao ouro, o brasileiro não escondeu sua decepção com a prata. Na mesma prova, Caio Souza ficou em quarto lugar.

Nas barras assimétricas, Lorranne Oliveira ficou em quarto lugar, com 13.833 pontos. A brasileira perdeu o bronze por pouco mais de 100 pontos. A terceira colocada, a canadense Elisabeth Ann Black, fez 14.000 pontos. Na mesma prova, Caroline Pedro ficou em sétimo, com 12.766 pontos.

Prata no Boliche

Marcelo Stuartz ficou com a medalha de prata ao perder na final para o estadunidense Nicholas Pate. A vitória brasileira não veio por muito pouco. Pate terminou a partida com 190 pontos e Stuartz com 189.

Bronze no Vôlei de praia

Ângela Rebouças e Carol Horta conquistaram a medalha de bronze no vôlei de praia, na tarde de hoje. Elas venceram as cubanas Maylen Delís e Leila Martínez por 2 sets a 0, em uma partida bastante disputada.

Depois de um início de primeiro set ruim, as cubanas se recuperaram e passaram a frente da dupla brasileira. Ângela e Carol, porém, tiveram força para tirar os pontos e viraram na reta final do set, quando chegaram aos 16 pontos. As cubanas tentaram uma nova virada, mas Carol explorou o bloqueio e fechou o set: 21 a 19.

O segundo set foi ainda mais equilibrado. Era ponto lá, ponto cá e ninguém desgarrava no placar. A dupla brasileira garantiu o bronze após uma jogada de contra-ataque de Carol, novamente explorando o bloqueio cubano.

Bronze no Boxe

Abner Teixeira perdeu a semifinal da categoria pesado até 91 kg para o cubano Erislandy Cotilla. Com a derrota, ele garante a medalha de bronze. Os dois lutadores fizeram um combate equilibrado. Mais ágil, Abner foi bastante eficiente nas esquivas mas, o cubano, mais alto e com maior envergadura, conectou mais golpes.

Já Jucielen Romeu garantiu vaga na final do peso galo feminino após vencer a estadunidense Yarisel Ramirez, por decisão unânime dos juízes. A brasileira venceu os três rounds e enfrentará a argentina Leonela Sanchez. Keno Marley Machado também chegou à final, após vencer o mexicano Rogelio Torres, por decisão unânime dos juízes, na categoria semipesado (até 81 kg). Jucielen e Keno entram no ringue novamente, para a disputa do ouro, na próxima quinta-feira (1º).

Bronze no Tiro esportivo

Robert Schmits ganhou a medalha de bronze ao disputar a final da fossa olímpica. Ele fez 32 pontos, atrás dos estadunidenses Brian Burrows, com 43, e Derek Haldeman, com 40. Esse é o segundo bronze do Brasil no tiro esportivo. Júlio Almeida havia conquistado a sua medalha na categoria pistola de ar 10 metros.

Tênis

O dia também foi bom para o Brasil no tênis. Na segunda rodada do torneio de duplas masculino, João Menezes e Thiago Wild venceram a dupla da Guatemala, Wilfredo Gonzalez e Stefan Gonzalez, por 2 sets a 0, parciais de 6 a 1 e 6 a 4.

Wild também venceu no torneio de simples. A vitória, pela segunda rodada, veio em cima de Kevin King, dos Estados Unidos, por 2 sets a 0, parciais de 6 a 4 e 6 a 2.

Pela primeira rodada do torneio individual feminino, Luisa Stefani venceu a mexicana Giuliana Olmos por 2 sets a 1, parciais de 6 a 2 para a brasileira, 7 a 6 para a mexicana e 6 a 2 para a brasileira no desempate.

Já Carolina Meligeni venceu a canadense Rebecca Marino de virada. O primeiro set foi da canadense, 7 a 4. Os outros dois foram de Carolina, ambos por 6 a 4.

Handebol

A seleção brasileira feminina disputa a final hoje, contra a Argentina. Após uma vitória incontestável na semifinal, quando venceu os Estados Unidos por 34 a 9, as brasileiras jogam pelo ouro às 22h30.

terça-feira, 30 de julho de 2019

Primeira Audiência Pública presencial sobre concessão da BR-381 acontece nesta quinta em GV

José Dias Sorriso / Futblog do Sorriso
No último dia 17, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) abriu proposta de edital de concessão para quase 700 km de extensão da BR 381 e Br-262, que passam pelos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Segundo informações do jornal "O Tempo", de Belo Horizonte, no edital está previsto a concessão de 30 anos para exploração das rodovias, além de R$ 9,1 bilhões em investimentos e R$ 5,6 bilhões em custos operacionais.

Além da duplicação, o edital prevê a instalação de 11 praças de pedágios com valor de tarifa de R$ 8,54 para pista simples e R$ 11,10 para pista dupla. O primeiro posto será na BR-381, em Caeté, segue para João Monlevade, Itabira, Belo Oriente, Periquito e São Domingos do Prata.

O Posto 7 já pertence a BR-262 localizado na cidade de Manhuaçu, ainda em Minas Gerais, e segue para Martins Soares, Ibatiba, Venda Nova dos Imigrantes e Viana - ambas as cidades pertencentes ao Estado do Espírito Santo. Nesta quinta-feira (1º) acontecerá na cidade de Governador Valadares a primeira Audiência Pública presencial com relação a concessão da BR-381.

Definidos os clubes semifinalistas da Copa Gol Solidário

Divulgação - Imagem do duelo entre Predador
(amarelo) e Benfica (vermelho)
Foram conhecidos os times classificados para a fase semifinal da Copa Gol Solidário, em Santana do Paraíso.

O Roma do Cidade Nova bateu o Roma do Industrial por 4 a 1. Willes (2), Joarnel e Zé Geraldo anotaram os gols do Roma do Cidade Nova; Fabiano marcou em favor do Roma do Industrial.

O Real de Ipabinha goleou o Central por 6 a 2. Mano Gui (3), Maycon (2) e Lesse (gols do Real); Peruca e João (gols do Central).

Já o Predador derrotou o Benfica por 1 a 0. O único gol da partida anotado por Matheus.

Os confrontos da semifinal ficaram da seguinte forma: 

Domingo (4)

09h10 - Desportiva x Real de Ipabinha

15h10 - Predador  x Roma do Cidade Nova

Limoeiro vence o Vila Formosa em jogão de 9 gols

Limoeiro / Divulgação
Teve bola rolando e quem levou a melhor foi o Limoeiro em duelo contra a equipe do Vila Formosa.

O jogo amistoso teve um total de 9 gols. O Limoeiro venceu o time adversário pelo placar de 6 a 3.

O destaque ficou para Leandro, autor de 3 gols. Juliano, Eliabe e Du complementaram em favor do Limoeiro.

BH e mais oito cidades mineiras têm 315 vagas de estágios na ArcelorMittal; veja detalhes

ArcelorMittal/Divulgação 
Hoje em Dia

A ArcelorMittal está com inscrições abertas para o programa "Estágio de Ação", que selecionará estudantes dos níveis técnico e superior. Em Minas Gerais, a empresa do setor siderúrgico recrutará 315 profissionais para atuar em Belo Horizonte e mais oito cidades - Carbonita, Contagem, Itatiaiuçu, João Monlevade, Juiz de Fora, Martinho Campos, Sabará e Vazante.

Além do Estado, o programa também selecionará estudantes para outros 13 municípios do Espirito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro (confira a relação completa no fim da matéria). No Brasil são oferecidas 698 vagas.

A ArcelorMittal não divulgou o valor da bolsa auxílio, mas informou que oferece aos estudantes escolhidos outros benefícios, como vale-transporte, seguro de vida e café da manhã. As inscrições foram abertas nesta segunda-feira (29) e podem ser feitas neste site - Clique aqui.

De acordo com a empresa, a contratação dos estagiários está prevista para ocorrer ao longo de 2020. Com relação às etapas do processo seletivo, elas podem variar de acordo com cada local, mas consistem em entrevistas coletivas e/ou individuais, avaliações comportamentais e exames médicos.

Cursos

Podem participar do processo seletivo estudantes de nível superior dos seguintes cursos: Administração de Empresas, Agronomia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Comércio Exterior, Controladoria, Direito, Economia, Enfermagem, Engenharias, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Geologia, Gestão Ambiental, Gestão em Recursos Humanos, Jornalismo, Marketing, Nutrição, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Relações Públicas, Serviço Social e Sistema de Informação.

Já para estudantes de nível técnico, há vagas para os cursos de Administração, Automação, Automação Industrial, Contabilidade, Edificações, Eletromecânica, Eletrotécnica, Enfermagem do Trabalho, Informática, Logística, Manutenção Eletromecânica Ferroviária, Mecânica, Mecatrônica, Meio Ambiente, Metalurgia, Portos, Química, Recursos Humanos, Refrigeração, Segurança do Trabalho e Transporte de Carga.

Belo Horizonte - 66 vagas no nível superior
Carbonita - 19 vagas no nível superior
Contagem - 10 vagas nos níveis superior e técnico
Itatiaiuçu - 9 vagas nos níveis superior e técnico
Juiz de Fora - 103 nos níveis superior e técnico
João Monlevade - 73 vagas nos níveis superior e técnico
Martinho Campos - 20 vagas no nível superior
Sabará - 13 vagas nos superior e técnico
Vazante = 2 vagas no nível superior
Confira as vagas distribuídas nos outros municípios brasileiros:

ES - Cariacica
MS - Três Lagoas
PR- Curitiba
SC - São Francisco do Sul
SP- Bauru
SP - Iracemápolis
SP - Piracicaba
SP - São Paulo
RJ – Barra Mansa
RJ- Resende
RJ- Sapucaia

Mineiro que desviou dinheiro do tratamento do filho pagou R$ 50 mil para ser sócio de bordel

Reprodução / Instagram 
Hoje em Dia

Além de ostentar vida de luxo e bancar mulheres com dinheiro desviado da campanha criada para arcar com o tratamento médico do filho doente, a Polícia Civil descobriu que o pai da criança, um mineiro de 37 anos, era sócio de uma casa de prostituição em Salvador, na Bahia. As investigações apontaram que o homem pagou R$ 50 mil para ter participação em um bordel "de bom padrão". O montante, conforme o delegado Daniel Gomes, faz parte dos R$ 600 mil retirados das doações do filho, portador da doença rara Atrofia Muscular Espinhal (AME).

De acordo com a polícia, a intenção do homem era levar de três a quatro mulheres de Belo Horizonte para trabalhar na Bahia como garotas de programa. "Durante o dia, elas fariam os programas em um apartamento alugado por ele, e ele receberia uma parte do dinheiro. À noite, as meninas iriam trabalhar na boate", contou o delegado.

O caso envolvendo a casa de prostituição foi descoberto após a polícia rastrear o dinheiro desviado. "Queremos saber como ele gastou o montante", declarou o investigador.

Prostituição

As apurações indicam que o homem já tinha feito contato e convidado uma mulher para ir a Salvador trabalhar no bordel. "Essa menina iria atuar como gerente, mas ele tinha a intenção de vir para BH e escolher quais as outras iriam levar para lá", detalhou Gomes. Aos policiais, o suspeito disse que estava sendo extorquido por traficante da capital mineira, mas a versão não convenceu os investigadores.

"A alegação dele vai contra os dados que a gente levantou, contra os extratos bancários e contra a vida que ele vivia. Ele podia ter procurado a polícia, mas optou por viver uma vida de luxo", rebateu o delegado. Quando ficava hospedado em BH, o homem escolhia hotéis de alto luxo. O suspeito, inclusive, usava as redes sociais para ostentar a vida com alto padrão.

O inquérito que apura o estelionato e o abandono material - crime contra a assistência familiar -, deve ser concluído na próxima quinta-feira (1º). Mas o investigador adiantou que outro inquérito será aberto. "Desta vez para apurar o crime de lavagem de dinheiro", informou.

A reportagem do Hoje em Dia não conseguiu contato com o advogado Túlio César de Melo Silva, que representa do suspeito, para comentar sobre a denúncia.

Campanha

A campanha para ajudar o menino, que mora em Conselheiro Lafaiete, na região Central de Minas, ficou nacionalmente conhecida e recebeu o apoio de diversos famosos. A ação, criada para arrecadar R$ 2 milhões, conseguiu coletar mais de R$ 1 milhão em um ano. Após a denúncia do desvio do dinheiro por parte do pai, a mãe da criança disse, em uma rede social, que também foi enganada. Ela ressaltou que lançou a campanha "pela boa-fé e com a finalidade exclusiva de tentar salvar a vida" do filho.

AME

A AME é uma doença genética que atinge a coluna vertebral. As pessoas que têm a doença vão perdendo o controle e força musculares, ficando incapacitados de se mover, engolir ou mesmo respirar, podendo, inclusive, morrer. Desde junho, o medicamento Spinraza, usado no tratamento das crianças portadoras da AME, é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde.

O tratamento consiste na administração de seis frascos com 5 ml no primeiro ano e, a partir do segundo ano, passam a ser três frascos. A medida teve como base diversos estudos que apontam a eficácia do medicamento na interrupção da evolução da AME para quadros mais graves e que são prevalentes na maioria dos pacientes.

Tão jovens e já inadimplentes: 25% da população com nome sujo tem de 18 a 30 anos

Riva Moreira / Hoje em Dia 
Hoje em Dia 

Baladas, roupas e sapatos novos, lanches, mensalidade da faculdade, celular e internet de alta velocidade. Com tantas despesas e sem planejamento, o tão esperado salário do jovem trabalhador acaba antes do fim do mês, culminando, muitas vezes, no superendividamento. Tanto é que 25% da população negativada no Brasil tem de 18 a 30 anos, segundo dados da Serasa.

Dos 62,8 milhões de inadimplentes em maio, cerca de 16 milhões estão dentro do recorte etário. O número representa quase a metade (47%) da população entre 20 e 29 anos em 2019, segundo as projeções do IBGE. Segundo especialistas, ausência de educação financeira, influência das redes sociais e famílias que não dialogam sobre o assunto colaboram para esse quadro preocupante.

Periferia

Ainda de acordo com a Serasa, os jovens adultos de periferia são a maioria do público endividado no país. O grupo, que engloba 16,8% dos brasileiros, é o de maior representatividade entre as pessoas com dívidas não pagas (32%).

O perfil, traçado pela classificação Mosaic Brasil - que divide a sociedade em 11 categorias - compreende jovens adultos, moradores de zonas periféricas e com difícil acesso à educação pela falta de infraestrutura nos locais que habitam.

Para o educador financeiro do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), José Vignoli, “o grande problema é o imediatismo atual”. “As pessoas vivem o agora, sem planejar o futuro. Isso faz com que os jovens consumam seus recursos no presente, para a realização de sonhos, e acabem negligenciando os próximos anos e décadas”, afirma.

Conforme o especialista, as redes sociais contribuem para que esse nicho gaste mais do que possui. “São tantas notícias de pessoas milionárias e felizes, que ele deixa de valorizar o que possui. Uma reserva é fruto de muitos anos, não alguns meses”, diz.

Outro agravante é a inexistência de discussões em casa sobre o orçamento familiar. “Para os brasileiros, em geral, discutir dívidas é indigesto. Os pais não dividem os problemas financeiros e cortes de gastos com os filhos. Sentem vergonha. Os jovens crescem distantes do assunto e aprendem a lidar com o dinheiro também de forma ruim”, diz a superintendente da Associação de Educação Financeira (AEF Brasil), Cláudia Forte.

“Molecagem”

O barbeiro Tiago Ferreira, de 29 anos, endividou-se aos 22 e permaneceu com o nome sujo até 2017, quando a dívida prescreveu. “Foi de molecagem. Perdi o emprego e estava numa época em que gostava de sair. Gastei muito com balada, bar, roupa”, lembra. No entanto, as conse-quências para a fase adulta foram pesadas.

“Atrasou demais a minha vida. Perdi oportunidades de investimentos, de estudos e de emprego. E mesmo pagando minhas contas em dia há dois anos, até hoje essa época de endividamento me atrapalha, porque minha pontuação no banco permanece baixa”, diz.

Já a designer Érika Mendes, de 33 anos, ficou inadimplente dos 21 aos 28 anos e, há seis meses, retornou para o SPC.
“Quando eu vendi um apartamento, tive que limpar meu nome para receber da Caixa. Então, paguei o que não tinha prescrito. Aos 30, comprei outro imóvel financiado. Desta vez, esqueci de pagar o IPTU”, justifica ela que, apesar do nome sujo, acaba de receber do banco dois cartões de crédito com limite de R$ 5 mil cada.

Educação financeira deve acontecer desde a infância

Superintendente da Associação de Educação Financeira (AEF Brasil), Cláudia Forte defende que a orientação sobre as finanças deve começar desde o primeiro ano do ensino fundamental. “É um processo comparável ao de uma pérola, que leva um longo tempo de constituição. Quanto mais cedo a gente começa, melhor a criança irá se adaptar às ferramentas”, afirma.

Segundo a especialista, é positivo que o país tenha uma grande oferta de crédito, com um mercado aquecido de tecnologia bancária. Contudo, é preciso saber analisar as oportunidades para “não entrar em um ciclo viciante”.

As más escolhas feitas durante o início da vida adulta podem ter consequências até a terceira idade. Conforme estudo do SPC, de maio, 75% dos jovens entre 18 e 24 anos não se preparam para a aposentadoria. E 47% deles não realizam controle financeiro mensal, por desconhecimento (19%), preguiça (18%), falta de hábito ou de disciplina (18%), entre outros motivos.

Plataformas

No entanto, sempre é hora para começar. “Hoje, existem várias opções on-line que ajudam a orientar sobre como lidar com o dinheiro. São incontáveis plataformas nesse sentido. O SPC, por exemplo, tem um site chamado Meu bolso feliz”, indica o educador financeiro do SPC, José Vignoli.

Cláudia Forte também destaca as ferramentas disponibilizadas pela associação na internet. “Desenvolvemos um portfólio inteiro focado no professor, do primeiro ano do fundamental ao ensino médio, com todos os materiais disponíveis gratuitamente no site vidaedinheiro.gov.br . Também fizemos a websérie ‘Sem neura’, com episódios de cinco minutos, nos quais a Fer, uma adolescente, vive no perrengue”, exemplifica.

Já para as crianças, há o jogo “Tá osso”, um game para ajudar a lidar com o dinheiro.

Programa Caminhos da Reportagem aborda importância das bicicletas

Imagens / TV Brasil 
Agência Brasil 

O programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, da EBC, mostra hoje (30), às 22h30, os diversos usos da bicicleta e como esse meio de transporte tão antigo é considerado uma das principais alternativas para desafogar o trânsito nas grandes cidades.

Segundo a Associação Nacional de Transportes Públicos, o Brasil tem aproximadamente 70 milhões de bicicletas.

Para Raphael Dorneles, que atua na associação civil Rodas da Paz, “houve um aumento do número de ciclistas chegando nas cidades – talvez um aumento nas regiões mais ricas – porque nas regiões mais pobres sempre houve ciclistas”, explica.

Para muitos, as bikes são o principal meio de transporte. Outros preferem usá-las para a prática de esportes ou lazer. E, ainda, há aqueles que decidem ir mais longe: usam a bicicleta até para viagens internacionais.

Foi com uma bicicleta doada pelo projeto Pedal Cidadão, de Taguatinga (DF), que o catador de recicláveis João Miranda realizou o sonho de viajar.

“Sempre treinei muito aqui no Brasil, aí quando foi em 2018 eu saí daqui, fui pra Minas, fui pro Rio Grande do Sul, consegui chegar ao Paraguai. Atravessei o Paraguai devagarzinho, pedalando sozinho”. Ele conta que nessa viagem também conheceu a Bolívia e o Peru.

O programa acompanhou pessoas que fizeram da bike seu instrumento de trabalho: entregadores que pedalam cerca de 12 horas por dia e se arriscam entre carros e ônibus para atender pedidos feitos por aplicativos e, ainda, o jornalista Afonso Morais, o bike repórter, que percorre as ruas de Brasília em busca de notícias para os ouvintes de uma rádio local.

Entrevistados falam sobre mobilidade, segurança, a estrutura destinada ao trânsito de ciclistas, a convivência entre quem pedala e quem dirige.

O programa traz a história do estudante Raul Aragão, que morreu em 2017 após ser atropelado enquanto pedalava em uma das principais avenidas de Brasília.

“Andar de bicicleta é muito mais antigo do que andar de carro. É uma condição muito mais próxima da forma que essencialmente as pessoas se deslocam”, explica Paulo César Marques da Silva, professor de engenharia de tráfego da Universidade de Brasília.

“Não é justo que o automóvel, com seus 120 anos de existência, sequestre este espaço só para si e exclua todos os outros usuários do espaço de circulação”, completa.

O programa também mostra os apaixonados pelas bicicletas. Entre eles estão os integrantes do grupo Rebas do Cerrado, o casal Eduardo e Sônia Matos e o atleta Abraão Azevedo.

Inflação do aluguel é de 6,39% em 12 meses

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Agência Brasil 

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) aumentou 0,40% este mês, contra 0,80% em junho. O índice, medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), registra este ano uma alta de 4,79%. No acumulado dos últimos 12 meses, a alta é 6,39%.

O IGP-M é usado como referência para o reajuste dos aluguéis.

A taxa de julho deste ano é menor que a registrada no mesmo mês de 2018, quando o índice havia subido 0,51% no mês e acumulava alta de 8,24% em 12 meses.

Depois de uma alta de 1,16% no mês passado, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) também ficou em 0,40% em julho. Segundo a FGV, os alimentos in natura foram os principais responsáveis pela alta, cuja taxa passou de 4,95% negativos para 0,58%.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu 0,16% em julho, após queda de 0,07% em junho. As principais contribuições para o índice foram: alimentação (-0,55% para 0,22%) e habitação (0,17% para 0,55%). O grupo hortaliças e legumes passou de 4,37% negativos para 1,60%, no período.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) subiu 0,91% em julho, ante 0,44% no mês anterior.

Bolsonaro: invasão de telefone é crime e ponto final

Isac Nobrega / PR
Agência Brasil 

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda (29), por meio de seu porta-voz, Otávio Rêgo Barros, que a invasão de telefones de autoridades "é crime e ponto final". Foi uma referência à interceptação de comunicações privadas do ministro Sergio Moro e diversas outras autoridades. Investigação da Polícia Federal sobre o caso, batizada de Operação Spoofing, prendeu quatro suspeitos do crime na semana passada.

"O presidente tem se pronunciado, no entendimento de que essa ação de hackers tem 'a intenção de atingir a [Operação] Lava-Jato, o ministro Sergio Moro, atingir a minha pessoa [Bolsonaro], tentar desqualificar, tentar desgastar o governo'. E ressaltou que 'a invasão de telefones é crime e ponto final'", disse o porta-voz, em entrevista coletiva no Palácio do Planalto.

O principal suspeito de invadir as comunicações privadas de autoridades, Walter Delgatti Neto, afirmou, em depoimento, que foi ele quem entregou voluntariamente o conteúdo das mensagens ao jornalista norte-americano Glenn Greenwald e que não foi pago para isso.

Greenwald é fundador do site The Intercept, que tem divulgado as trocas de mensagens atribuídas a procuradores da Lava Jato e ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, então juiz que comandava as ações da operação em Curitiba.

No fim de semana, Bolsonaro disse que Glenn Greenwald "talvez pegue uma cana aqui no Brasil". Segundo o porta-voz do governo, trata-se de uma "percepção pessoal" do presidente.

segunda-feira, 29 de julho de 2019

Polícia decide não indiciar Neymar por estupro e agressão

Reprodução - O Ministério Público ainda pode denunciar
(fazer acusação formal contra Neymar),
pedir o arquivamento ou requisitar novas diligências
Estadão Conteúdo

A delegada Juliana Lopes Bussacos, titular da 6ª Delegacia de Defesa da Mulher, em São Paulo, decidiu não indiciar o atacante Neymar por estupro e agressão. A investigação estava em andamento desde 31 de maio, quando a modelo Najila Trindade registrou boletim de ocorrência acusando o jogador.

O Ministério Público ainda pode denunciar (fazer acusação formal contra Neymar), pedir o arquivamento ou requisitar novas diligências. O MP tem até 15 dias para se manifestar. A delegada concederá entrevista coletiva na manhã desta terça-feira para explicar a conclusão das investigações.

As investigações tiveram início em 31 de maio, quando Neymar foi acusado de estupro por Najila Trindade. Após o boletim de ocorrência, o atacante divulgou conversas com a modelo e fotos e passou a ser investigado também por crime digital.

Neymar e Najila se conheceram pelo aplicativo de fotos e mensagens Instagram. Ela contou que viajou a Paris a convite do jogador e disse que, durante uma visita dele ao quarto que estava hospedada, o atacante fez sexo sem consentimento. O atleta confirmou a viagem, mas negou a acusação.

Najila chegou a gravar o segundo encontro que teve com Neymar em Paris. No vídeo, a modelo agride o jogador. Ela alegou que queria uma prova do encontro e que as agressões foram uma reação ao que teria sofrido no dia anterior.

Nesta terça-feira, a delegada Juliana Lopes Bussacos concederá entrevista coletiva ao lado do diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap), Albano David Fernandes, e do delegado titular da 6ª Seccional, Cosmo Stikovics Filho.

Menino que teve perna amputada por linha chilena recebe visita do jogador Patric

Arquivo pessoal 
Hoje em Dia

O lateral-direito do Atlético Patric mal desembarcou em Belo Horizonte após a partida desse domingo (28), diante do Goiás, na capital goiana, e logo pela manhã desta segunda-feira (29) foi até Betim, na Região Metropolitana da capital mineira. O atleta visitou a casa do garoto Gabriel Lucas Alves, de 15 anos, que sonhava em ser jogador, mas teve a perna amputada após um acidente com uma linha chilena.

Segundo a tia do adolescente Rosimeire Alves Rosa, de 43 anos, o jogador e a modelo Paola Antonini - que perdeu uma das pernas em um acidente de carro - foram os responsáveis pelo "meio de campo" entre a família e o fisioterapeuta deles, Fabrício Daniel, que doou uma prótese para o jovem. "Ontem (domingo) o dr. Fabrício esteve aqui e oficializou a doação da prótese. Estamos todos muito gratos a ele, ao Patric e à Paola", disse.

Eu seu Instagram, Patric publicou uma série de vídeos que mostraram a visita à casa do garoto. "Nessa manhã eu estou indo visitar uma pessoa incrível, uma pessoa vencedora", disse antes de aparecer ao lado de Gabriel. "Já choramos, já sorrimos, já louvamos, já oramos. O Gab é um campeão, a gente está junto com um propósito e eu vim aqui abraçar esse guerreiro. Temos que aprender muito com ele. A gente veio dar um abraço, trazer uma lembrança. Mas, o mais importante de tudo, é que há esperança", falou o lateral.

Patric é pai de uma criança que também teve uma das pernas amputadas, o pequeno Dominic, de 3 anos. O garotinho nasceu com uma má formação, que foi diagnosticada ainda durante a gravidez. Em 2018, quando o filho do jogador tinha 2 anos, a família decidiu pela amputação da perna após orientação médica.

Nos vídeos publicados por ele, também é possível ver um tênis que o garoto ganhou do jogador. "Agradecer ao Patric pelo tênis e ao Fabrício, nosso fisioterapeuta, que está ajudando com a prótese. Logo logo eu estarei com esse tênis que o Patric me deu para para dar os primeiros passos com a prótese", disse o adolescente.

O acidente com Gabriel Lucas aconteceu na tarde de sábado (20), quando ele caminhava pela avenida José Inácio Filho, em Betim. O menino voltava do treino de futebol no clube São Cristóvão, onde jogava atualmente, quando foi atingido pela linha chilena, usada ilegalmente para empinar pipa.

Segundo o irmão dele, Amilton Júnior, de 18 anos, algumas pessoas que passavam pelo local contaram que uma pipa com a linha estava suspensa na rua quando um ônibus passou e ela ficou presa no escapamento. Ao se mover junto com o ônibus, a linha atingiu a perna do adolescente e deixou sérios ferimentos.

Após alguns dias internado, devido a complicações, a amputação da perna esquerda de Gabriel foi necessária, levando-o a acreditar que era o fim de seu sonho de se tornar jogador profissional. Porém, desde então ele vem recebendo apoio de atletas paralímpicos, que já anseiam que ele integre a equipe.

Vereador é indiciado por homicídio qualificado por matar prefeito de Naque

Reprodução - Hélio da Fazendinha
Hoje em Dia 

O vereador Marcos Alves de Lima (PSDC), apontado como o principal suspeito de matar o prefeito de Naque, Hélio Pinto de Carvalho (PSDB), foi indiciado por homicídio qualificado - cometido na impossibilidade de defesa da vítima, motivo fútil e premeditação. O crime aconteceu no dia 13 deste mês e o inquérito foi concluído pela Polícia Civil nesta segunda-feira (29).

Para o delegado João Luiz Martins Barbosa, responsável pelo caso, não há dúvidas sobre a autoria do assassinato e a motivação do crime, que seria a disputa por divisas de um terreno. "Não há o que se dizer, portanto, em legítima defesa, porque não ficou comprovado que Hélio teria iniciado as discussões e agressões", declarou.

"Marquinho do Depósito", como é conhecido o vereador indiciado, está recluso no Presídio de Açucena, à disposição da Justiça. Ele fugiu após ser autuado em flagrante pelo assassinato, mas foi capturado em Vitória, no Espirito Santo, no dia 19.

Na semana passada, o suspeito participou da reconstituição do crime, que também contou com a presença três testemunhas. Representantes das policiais Civil e Militar e do Ministério Público acompanharam o procedimento.

A reportagem do Hoje em Dia não conseguiu contato com a defesa de "Marquinho do Depósito" para comentar sobre o indiciamento.

O crime

Conhecido como "Hélio da Fazendinha", o prefeito de Naque, Hélio Pinto de Carvalho, de 55 anos, foi morto a tiros, supostamente após uma desavença com o suspeito. Testemunhas disseram que o prefeito e o vereador se desentenderam por conta de uma cerca.

O vereador estaria tentando aumentar o próprio terreno, invadindo um lote que pertence à prefeitura. Na confusão, o prefeito teria chicoteado o vereador, que teria revidado a agressão com tiros.

Número de presos mortos em rebelião no Pará sobe para 57

Reprodução / G1
Agência Brasil 

A Secretaria de Segurança do Pará confirmou que subiu para 57 o número de presos que foram mortos durante uma rebelião no Centro de Recuperação Regional de Altamira, no Pará, na manhã desta segunda-feira (29). De acordo com o órgão, 16 detentos foram decapitados e o restante morreu por asfixia.

O governo local também decidiu que 10 dos 16 líderes identificados serão transferidos para presídios federais. Mais 46 detentos serão transferidos para outras prisões no estado.

Atendimento psicológico e médico também foram disponibilizados aos familiares dos presos, que permaneceram durante todos o dia na entrada do presídio em busca da confirmação dos nomes dos mortos. A Polícia Militar permanece dentro da unidade prisional para evitar novos conflitos.

A rebelião começou por volta das 7h, quando um grupo de presos da facção Comando Classe A (CCA) invadiu a ala dos integrantes do Comando Vermelho (CV), facção rival, e colocou fogo em uma das celas.

De acordo com a Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), o conflito foi um acerto de contas e não um protesto contra as condições do sistema prisional. Dois agentes penitenciários foram mantidos reféns, mas foram liberados ao final da rebelião, que foi contida por volta das 12h.

Mais cedo, o Ministério da Justiça e Segurança Pública ofereceu ao governo do Pará 10 vagas em presídios federais para transferir os líderes da rebelião. Em nota à imprensa, o ministro Sérgio Moro lamentou as mortes na rebelião e determinou que a Força Nacional fique de prontidão para atuar se for necessário. Moro também quer a intensificação do trabalho de inteligência policial.

Homem suspeito de latrocínio em Manhumirim é preso em Ipanema após operação da polícia

Homem perdeu o controle da direção tentando
fugir da polícia, após cometer um
latrocínio em Manhumirim —
 Foto: Geraldo Gomes/Arquivo Pessoal
G1 dos Vales 

Um homem de 24 anos foi preso por suspeita de latrocínio em Manhumirim na madrugada desta segunda-feira (29). De acordo com a Polícia Militar, logo após o crime, o homem fugiu em direção à Ipanema, com o carro da vítima.

Ainda segundo a PM, os militares das duas cidades montaram uma operação para prender o criminoso, e ele foi encontrado no Bairro Bela Vista, em Ipanema. O homem tentou fugir, foi perseguido e acabou caindo dentro de um córrego do bairro.

A polícia não informou como foi o crime de latrocínio e nem a identidade da vítima. O suspeito foi encaminhado para a delegacia de Manhumirim.

Polícia prende terceiro suspeito de roubo de ouro em Guarulhos

Veículos disfarçados de viaturas da Polícia
Federal usados durante o roubo  - TV Brasil
Agência Brasil 

A Polícia Civil prendeu nesta madrugada de segunda (29) mais um homem suspeito de participar do roubo de 718,9 quilos de ouro do Aeroporto Internacional de Guarulhos na última quinta-feira (25). Ele foi detido em flagrante, segundo a polícia, com um carregador de fuzil e munição.

Segundo o Departamento Estadual de Investigações Criminais, ele teria oferecido apoio logístico para passar a carga roubada dos carros usados no assalto para outros veículos.

Outros dois suspeitos foram presos durante o fim de semana. Entre eles, está Petterson Patrício, o funcionário do aeroporto que teria sido feito de refém e obrigado a ajudar os criminosos. Segundo o advogado Ricardo Sampaio Gonçalves, que o defende, ele nega participação no roubo.

De acordo com a polícia, ao menos dez pessoas participaram do crime. O grupo chegou ao aeroporto por volta das 14h30 de quinta-feira, em dois carros disfarçados de viaturas da Polícia Federal. Fortemente armados, renderam os funcionários que faziam a manipulação da carga e os obrigaram a transferir o ouro para uma das caminhonetes. A entrada dos ladrões foi facilitada pelo supervisor de logística que afirma ter sido rendido na noite anterior.

O metal, dividido em 31 malotes, tinha como destino Nova York, nos Estados Unidos, e Toronto, no Canadá.

MEC anuncia integração ao portal único do governo

Antônio Cruz / Agência Brasil 
Agência Brasil 

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, lançou nesta segunda (29), em Brasília, o Plano de Transformação Digital de 99 serviços prestados à população. “Envolve a unificação de todos os serviços que o MEC atende em todas as plataformas, visando simplificar a vida do usuário, de quem tá pagando imposto, de quem está lá na ponta recebendo os serviços, e também reduzir os custos."

O plano envolve 48 serviços da educação superior, 47 serviços da educação básica e mais quatro da educação técnica e profissional. A migração completa se dará até 2020. Segundo o MEC, o objetivo é que o cidadão comum possa ganhar tempo para acessar informações e tramitar documentos.

O governo destaca que a agilidade e a desburocratização vão gerar economia. Conforme estimativa do Ministério da Economia para o MEC, a sociedade vai poupar R$ 25,9 milhões e a administração pública, R$ 6,5 milhões (total de cerca de R$ 32,5 milhões), com o ganho de tempo e a simplificação de operações e demandas via internet.

A transformação digital do MEC prevê a migração dos aplicativos do ministério para acesso via o portal Gov.br. A estimativa do ministério é que os serviços estejam disponíveis na plataforma na próxima quarta-feira (31). Todos os cidadãos poderão ter login e senha únicos para acessar qualquer serviço do governo federal por este portal, que será único para qualquer área da administração pública.

A iniciativa “se enquadra em um projeto maior que é um projeto do governo federal inteiro, do governo digital”, assinalou o secretário-executivo do MEC, Antônio Paulo Vogel.

“Em relação ao Enem, o próximo período de inscrição é no ano que vem. Nas inscrições do ano que vem já vamos implementar o login único”, assinalou o secretário. Outras plataformas que já são digitalizadas e disponíveis no site do Ministério da Educação, como Sisu e o Prouni, serão acessadas de forma única.

Vogel fez questão de assinalar que Transformação Digital lançada pelo MEC nada tem a ver com a intenção do ministério de aplicar o Enem por meio digital. “Importante não confundir esse plano que estamos divulgando hoje com o que divulgamos dias atrás sobre o Enem digital.

Conforme nota do Ministério da Educação, “a iniciativa segue o disposto em cinco decretos. O decreto 8.936, de 2016, que trata da Plataforma Cidadania Digital; o 8.638, de 2016, sobre Estratégia de Governança Digital; o 9.723, de 2019, e o 9.094, de 2017, que tratam de simplificação de serviços e uso do CPF como chave única para identificação do cidadão; e, por fim, o decreto 9.756, de 2019, que dispõe sobre a unificação dos canais digitais do governo.

Em dia de muitas medalhas no Pan, taekwondo brasileiro faz história

Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br
Agência Brasil 

No sexto dia de disputas dos Jogos Pan-Americanos, o Brasil conquistou importantes medalhas em diferentes modalidades. Mas o grande destaque foi o taekwondo, com marcas históricas sendo batidas nesta segunda (29).

A conquista de maior destaque da equipe de taekwondo do Brasil hoje veio no início da noite, com o ouro conquistado por Milena Titoneli na categoria até 67 kg. Em uma luta parelha a brasileira derrotou a norte-americana Paige Pherson por 9 a 7. Com o triunfo, Milena se tornou a primeira mulher brasileira campeã do taekwondo nos Pan-Americanos.

Havia a expectativa de mais um ouro nesta segunda. Mas Ícaro Martins acabou derrotado, por 19 a 17, pelo colombiano Miguel Angel Trejos na final da categoria até 80 kg, e garantiu a prata após uma luta muito emocionante.

Com isso o Brasil alcançou sua melhor campanha no taekwondo na história dos Jogos Pan-Americanos, com 7 medalhas conquistadas.

Mas a primeira medalha do Brasil no taekwondo, nesta segunda, veio com o medalhista olímpico Maicon Andrade. Após derrotar o equatoriano Jesus Perea ele levou para casa a medalha de bronze na categoria acima de 87 kg.

Outro terceiro lugar alcançado hoje na modalidade veio com Raiany Fidelis, que derrotou a venezuelana Carolina Fernandez na categoria acima de 67 kg.

Bronze na ginástica artística

Na ginástica artística, Flávia Saraiva fez uma ótima apresentação no solo, alcançando a melhor nota do dia neste aparelho, e conquistou a medalha de bronze no individual geral. No total a brasileira somou 54.350 pontos, fincando atrás apenas da canadense Ellie Black, que ficou com o ouro ao alcançar 55.250, e da canadense Riley McCusker, que garantiu a prata ao somar 55.125.

Este é o segundo bronze de Flávia Saraiva no individual geral em Jogos Pan-Americanos. Em 2015, em Toronto, ela alcançou a mesma marca. A segunda brasileira nesta decisão, Thaís Fidelis, ficou na sexta posição.

Bronze no hipismo - Vaga em Tóquio 2020

Outro bronze obtido hoje foi no adestramento por equipe do hipismo. Porém, a terceira posição obtida pelos brasileiros Pedro Tavares, Leandro da Silva, João Paulo dos Santos e João Victor Marcari teve um sabor especial. Esta posição garantiu a presença brasileira na modalidade na próxima edição dos Jogos Olímpicos, que será realizado ano que vem em Tóquio.

Bronze no pentatlo moderno

Também em equipe, mas no pentatlo moderno feminino, o Brasil garantiu um bronze com Isabella Antonietto e Priscila Santana. As norte-americanas ficaram com o ouro e as cubanas com a prata.

Bronze no wakeboard

Já em uma modalidade individual, o wakeboard, Mariana Nep conquistou mais um bronze para o Brasil.

Ouro na canoagem

Hoje mais cedo o baiano Isaquias Queiroz conquistou o ouro na prova de 1.000 metros do C1 da canoagem de velocidade com o tempo de 3m47s631. Esta é a quarta medalha do brasileiro em Pan-Americanos.

Também na canoagem o Brasil obteve dois bronzes. O primeiro foi com Ana Paula Vergutz nos 500 metros do K1. Para alcançar a medalha ela fez o tempo de 1m54s294.

O outro veio com Vagner Souta nos 1.000 metros do K1. O brasileiro marcou um tempo de 3m35s960 na prova.

Ouro no triatlo

O Brasil garantiu outra medalha dourada no revezamento misto de triatlo. A equipe brasileira foi formada por Luisa Baptista, Vittoria Lopes, Manoel Messias e Kauê Willy. Esta foi a quarta medalha do triatlo brasileiro na atual edição do Pan.

Handebol - vale vaga na final

Hoje às 22h30, nas seminfinais do handebol feminino, o Brasil joga contra os Estados Unidos.

A seleção brasileira está embalada. Com atuação impecável, venceu as três partidas que disputou. Ganhou de Porto Rico (40 a 16), do Canadá (41 a 12) e de Cuba (29 a 20).

Até o momento, Brasil soma 25 medalhas; 7 de ouro, 5 de prata e 13 de bronze. A 18ª edição dos Jogos Pan-Americanos de 2019 vai até o dia 11 de agosto em Lima, no Peru.

Uma chuva de gols na 1ª rodada: começou o Campeonato Amador de Açucena temporada 2019

Carlinhos foi o árbitro no  jogo entre Lagoa e
Pompéu, realizado no campo do Lagoa 
Começou neste domingo o Campeonato Amador de Açucena 2019. Uma realização da Prefeitura Municipal de Açucena. Uma rodada recheada de gols. Competição que nesta temporada tem a cobertura completa do FUTBLOG DO SORRISO – A maior mídia esportiva e informativa da região do Vale do Aço. Na sede/Açucena, aconteceram dois jogos.

O Serra Clube derrotou o Travessão pelo placar de 2 a 0. Um clássico local. O time da Ruinha jogando mais cedo no estádio José Lino, na sede, bateu o São Serrano por 5 a 0. Também pelo placar de 5 a 0 foi a vitória do União de Aramirim sobre o Brejaúba.

GALERIA DE FOTOS



O Barcelona foi outra equipe a estrear em grande estilo no Campeonato Amador de Açucena 2019. Uma goleada aplicada no Internacional pelo placar de 6 a 1. O jogo aconteceu neste domingo no campo de São Francisco. Também pelo placar de 6 a 1, Pompéu derrotou o Lagoa e o Santo Antônio bateu o São Pedro.

Já em um jogo marcado pelo equilíbrio, Mirante e Coqueiro ficaram no empate pelo placar de 2 a 2. O Campeonato Amador de Açucena 2019 é disputado por 15 clubes, divididos em quatro grupos. Os dois melhores colocados de cada grupo avançam para a segunda fase.

Confira os resultados:
Serra Clube 2 x 0 Travessão
Ruinha 5 x 0 São Serrano
Barcelona 6 x 1 Internacional
Lagoa 1 x 6 Pompéu
Mirante 2 x 2 Coqueiro
União de Aramirim 5 x 0 Brejaúba
Santo Antônio de Naquinho 6 x 1 São Pedro

Ruinha goleia o São Serrano na estreia pelo Açucenense

Ruinha 
A equipe da Ruinha estreou mostrando um belo futebol na primeira rodada do Campeonato Amador de Açucena 2019.

Atuando contra o São Serrano, não deu qualquer chance ao adversário. Placar elástico e vitória da Ruinha por 5 a 0.

Campeonato Açucenense: na estreia, Serra Clube derrota o Travessão no clássico

Serra Clube 

Neste domingo teve o pontapé do Campeonato Amador de Açucena 2019.

Na sede, um clássico, com vitória do Serra Clube sobre o Travessão pelo placar de 2 a 0.

Travessão

Galo se mantém no G4 com empate no Serra Dourada

Divulgação
Atlético 

Em partida válida pela 12ª rodada do Brasileirão, o Atlético empatou sem gols com o Goiás, na noite deste domingo (28/7), no Estádio Serra Dourada, em Goiânia.

Com a igualdade na capital goiana, o Galo chegou a 21 pontos e se manteve em 4º lugar na tabela de classificação.

Na próxima rodada, tem clássico no Independência, às 19h de domingo (4/8).

A delegação alvinegra retornará para Belo Horizonte ainda neste domingo, deixando Goiânia às 23h.

O JOGO

O Galo foi ao ataque com o venezuelano Otero, que foi desarmado ao tentar o drible. Alerrandro recebeu passe de Chará na intermediária pela direita, mas a bola escapou e ficou para a defesa goiana.

Aos 15 minutos, Vinicius tentou enfiada de bola para Alerrandro e Michael tomou a frente para afastar o perigo. No lance, a arbitragem assinalou impedimento inexistente do atacante atleticano.

Patric tentou avançar pela direita, aos 19 minutos, mas parou na marcação do time goiano. Pouco antes, Otero tentou lance de velocidade pela direita, mas o defensor esmeraldino conseguiu tomar a frente e destruir a jogada.

Chará tentou invadir a área pela esquerda, aos 25 minutos, e foi impedido pelo zagueiro do Goiás. Cinco minutos mais tarde, depois de boa troca de passes, Chará recebeu a bola na grande área e chutou cruzado para fora.

Aos 35, Chará cruzou pela direita e Otero quase conseguiu o cabeceio, mas não alcançou a bola. No ataque seguinte, Otero foi travado ao tentar chute de fora da área e, na sequência da jogada, Patric cruzou para o corte da zaga.

Vinicius levantou a bola na área, aos 38 minutos, e Otero cabeceou desequilibrado, por cima do gol. Aos 43, Otero cobrou escanteio pela esquerda e Réver desviou de cabeça, sobre o gol.

Já nos instantes finais da etapa inicial, Otero cobrou falta perto da área e a bola desviou em Rafael Vaz, saindo pela linha de fundo. O próprio Otero fez a cobrança do escanteio e a zaga do Goiás fez o corte pelo alto.

SEGUNDO TEMPO

Sem alterações, o Galo foi ao ataque pela primeira vez com Vinicius, que foi desarmado ao tentar invadir a grande área driblando.

Aos dez minutos, Vinicius tentou encontrar Chará na grande área e o goleiro saiu do gol para interceptar o lançamento.

Otero foi substituído por Geuvânio, aos 15 minutos. No minuto seguinte, Chará recebeu a bola de Alerrandro na grande área e foi travado na hora da finalização.

O técnico Rodrigo Santana fez outra modificação no time aos 23 minutos, quando Vinicius deixou o campo para a entrada de Luan.

Aos 25, após grande jogada de Chará na grande área, Alerrandro teve ótima chance e concluiu no travessão.

O Galo seguiu pressionando e a defesa esmeraldina cortou o cruzamento rasteiro de Patric pela direita.

Em novo ataque pela direita, Geuvânio sofreu falta e a defesa goiana cortou o cruzamento de Patric.

Aos 35, Papagaio entrou no lugar de Alerrandro. Em seguida, Geuvânio arriscou de fora da área e a bola explodiu no zagueiro.

O Galo teve outra oportunidade em cruzamento de Fábio Santos, pela esquerda, mas a bola desviou no defensor e foi para as mãos do goleiro.

Já nos acréscimos, Chará chutou cruzado pela esquerda e a bola explodiu na zaga. O Atlético buscou o gol até o final, mas não conseguiu furar o bloqueio goiano.

FICHA TÉCNICA

GOIÁS 0 x 0 ATLÉTICO
Competição: Campeonato Brasileiro
Rodada: 12ª
Data: 28/07/2019
Estádio: Serra Dourada
Cidade: Goiânia (GO)

Goiás
Tadeu; Daniel Guedes, Yago, Rafael Vaz, Jefferson, Geovane, Léo Sena (Yago Felipe), Marlone (Giovanni Augusto), Michael, Kayke (Rafael Moura) e Leandro Barcia.
Técnico: Claudinei Oliveira.

Atlético
Cleiton; Patric, Réver, Igor Rabello, Fábio Santos, Martínez, Elias, Otero (Geuvânio), Vinicius (Luan), Chará e Alerrandro (Papagaio).
Técnico: Rodrigo Santana.

Cartões amarelos: (Atlético); Yago Felipe (Goiás)

Equipe de Arbitragem
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (FIFA-SP)
Árbitro Assistente 1: Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA-SP)
Árbitro Assistente 2: Anderson José de Moraes Coelho (AB-SP)
Quarto Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (AB-GO)
Analista de Campo: Vicente de Paula da Silva Moraes (CBF-GO)
Árbitro de Vídeo: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (AB-SP)
Assistente de Árbitro de Vídeo 1: Lucas Canetto Bellote (AB-SP)
Assistente de Árbitro de Vídeo 2: Esdras Mariano de Lima Albuquerque (AB-AL)
Observador de VAR: Paulo Jorge Alves (CBF-BR)

TV Jornal Resenha/Gallego Ipatinga promoverá dois grandes eventos no Vale do Aço

Divulgação
A TV Jornal Resenha Gallego Ipatinga, promoverá no Vale do Aço dois grandes eventos, sendo um deles, o 3º Encontro de ex-jogadores profissionais e destaques do futebol amador do Vale do Aço e o Museu Resenha, sendo esse o primeiro com sede própria na região do Vale do Aço, conforme destaca Jesus Dias Duarte "Gallego", que é o idealizador.

3º Encontro de ex-jogadores profissionais e destaques do futebol amador do Vale do Aço

Vem aí, o 3º Encontro de ex-jogadores profissionais e destaques do futebol amador do Vale do Aço. O encontro será realizado no dia 27 de agosto, no campo do Iguaçu, onde serão homenageados vários atletas na Calçada da Fama, como Pintinho, Marão, Luiz Carlos (Timóteo), Josué, Mauro Catita, Tote e Gerson Evaristo. Cada participante terá que levar dois quilos de alimento perecível e colaborar na resenha.

Museu Jornal Resenha Vale do Aço

O primeiro com sede própria do Vale do Aço, onde serão inauguradas varias modalidades. Entre elas, a Medalha dos Pioneiros/José Carvalho, onde serão expostas no muro as fotos e biografias dos pioneiros. O objetivo é de homenagear os pioneiros do Vale do Aço. Quem foi José Carvalho? Foi um dos pioneiros da cidade de Ipatinga, que teve participação ativa na cidade, vereador por duas legislaturas, um dos fundadores do Ipaminas, e um dos participantes da comissão, que lutou pela emancipação da cidade de Ipatinga. As medalhas serão entregues para os pioneiros do Vale do Aço, e a escolha do nome do pioneiro José Carvalho, foi simplesmente pela sua grande história de vida e também pela história de sua família, em prol da cidade de Ipatinga.

Minas derrota o Sericita fora de casa pelos veteranos

Divulgação
Amistoso pelos veteranos, realizado em Sericita-MG

Sericita 3 x 5 Minas

Gols do Minas: Daniel (2), Didu, Thomas e Roney (Minas);

Gols do Sericita: Dadinha, Rosival e Robson.

domingo, 28 de julho de 2019

Teve belo-orientinos em campo: União do Leste massacra o Ipiranga pelo Acesitano de Juniores

Divulgação - Gustavo, Morais e Vitinho
O União do Leste estreou de forma arrasadora no Campeonato Acesitano de Juniores.

Com 3 gols de Lucas André, 2 do belo-orientino Vitinho, além de Thiago, Higor Café, Itamar, Djean e Guty, o time aplicou 10 a 0 sobre o Ipiranga.

A equipe é comandada pelos desportistas Fabrício Israel, Gilmar Miranda e Márcio.

Além de Vitinho, outros dois atletas de Belo Oriente fazem parte da equipe: Gustavo Amorim (zagueiro) e Morais (goleiro).

Futebol regional: todos os resultados dos jogos realizados neste final de semana

Divulgação - Aluvaeira e Águia se enfrentaram no sábado
AMISTOSOS PELOS VETERANOS

Independente do Limoeiro 2 x 3 Unidos de Ipaba
Chupa Cabra 2 x 0 Íbis
Ipaba 1 x 2 Ponte Preta
Palmeiras de Ipatinga 3 x 4 Chácara Madalena
Real 4 x 4 São Lourenço
Bugre 3 x 2 Polícia Civil
BEC 2 x 3 Ilha
Bonja Master 6 x 1 Elite de Córrego Novo
Nacional da Igrejinha 5 x 1 Itaúna
Desportiva 2 x 2 Juventus Árica
Vila Formosa 3 x 6 Limoeiro de Ipatinga
Braúnas 7 x 5 SEVALE
Independente de Imbé de Minas 2 x 1 Villarreal
Sericita 3 x 5 Minas
Galo Veio CESJO 3 x 7 Resgate
Boca Rica 3 x 4 Holanda
Esperança 4 x 0 Valencia
Travessão 1 x 5 Revés do Belém
União São Cândido 1 x 3 Borussia de Ipatinga
Shock 6 x 1 Manchester
Galeto 7 x 1 Ipabinha
Vila Celeste B 2 x 4 Londrina
Coritiba 2 x 6 SERGRAF
ABC 4 x 5 Comunitário
Cirrose 0 x 2 Barra Alegre
Pesquisa 7 x 2 Madrileño
Primos 3 x 1 Master Ubaporanga
Galáticos de Ipatinga 1 x 3 Itamarati D
Social 1 x 1 IBBJ
Caravelas 2 x 1 Vila Ipanema B
Amatonense 5 x 5 Sapo FC
Iguaçu 4 x 2 Vila Nova
Porto 0 x 0 Guarani
Master Caldense 1 x 4 Social do Ipê
Limoeiro de Caratinga 5 x 0 Atlético do Salatiel
Master de Divino das Laranjeiras 1 x 1 Inter de GV
PSG de São Domingo das Dores 2 x 2 Caratinga C
Aluvaeira 2 x 1 Águia do Oriente
CESEC 4 x 2 São Francisco
Paraíso 0 x 4 Bethânia

AMISTOSOS ENTRE CLUBES AMADORES 

Braúnas 1 x 1 Santa Tereza
Vila Bráz 4 x 1 Unidos

ASSOCIAÇÃO MASTER 35 

Milionários 0 x 4 Botafogo de Inhapim
Flamenguinho 2 x 1 Palmeiras
Napoli 3 x 2 Vale do Aço
Juventus 3 x 2 Caratinguense
Usipa A 2 x 0 Iguaçu
Oriente 3 x 1 Floresta
Olímpico 1 x 3 Penharol
Real Master 2 x 4 Besiktas
Monza 1 x 1 Ana Moura
Real Marli 2 x 6 Fusão
Vila Ipanema A 4 x 0 Faixa Azul

ASSOCIAÇÃO MASTER 45 

Industrial 2 x 0 AERBI
Rio Branco 1 x 3 Ideal
Bom Jardim 3 x 1 Limoeiro
Vila Nova 3 x 1 Novo Vale
AERC 3 x 1 Usipa
Vila Ipanema 4 x 1 Veneziano
Acesita 1 x 1 Diplomata
Olímpico 1 x 0 Iguaçu

CAMPEONATO AMADOR ACESITANO 

Palmeiras 4 x 2 Recanto Verde
São Francisco 1 x 1 Industrial
São Cristóvão 2 x 1 Florestino
Limoeiro 2 x 2 Cachoeirinha
Ipiranga 1 x 3 União do Leste
Tubarão 0 x 0 Cascavel

CAMPEONATO AMADOR DE AÇUCENA 

Serra Clube 2 x 0 Travessão
Ruinha 5 x 0 São Serrano
Barcelona 6 x 1 Internacional
Lagoa 1 x 6 Pompéu
Mirante 2 x 2 Coqueiro
União de Aramirim 5 x 0 Brejaúba
Santo Antônio de Naquinho 6 x 1 São Pedro

CAMPEONATO AMADOR DE DORES DE GUANHÃES

Juventus 4 x 0 América
Campestre 2 x 0 Vila
Areias 1 x 3 Carmésia
União 1 x 3 Conceição do Mato Dentro
Bocaína 6 x 6 Dom Joaquim

AMISTOSOS PELO FUTEBOL SOCIETY DO VALE DO AÇO

Cachazeiros 6 x 5 Sharks
Várzea 7 x 6 Giro
Fishes 4 x 3 Ajax
Tentasorte 5 x 1 Titãs
Sport 1 x 2 Juping
Tsunami 5 x 4 Fênix

Final dos Jogos Escolares de MG vai reunir cerca de 6,5 mil estudantes-atletas

Tiago Ciccarini /  JEMG
Agência Minas 

A partir de terça-feira (30/7), aproximadamente 6,5 mil estudantes-atletas vão disputar, em Uberlândia, a final de 2019 dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), nas modalidades coletivas, individuais e paralímpicas. Participam nessa etapa da maior competição esportiva escolar do Brasil representantes de 267 municípios, com envolvimento de 1.091 escolas públicas e particulares de Minas Gerais.

A cerimônia oficial de abertura da etapa estadual do Jemg será, às 20h, no Estádio Municipal Parque Sabiá, na Avenida José Roberto Migliorini, s/nº, bairro Santa Mônica. As competições terminam no dia 3 de agosto.

Nesta fase final, serão disputadas as modalidades de atletismo, atletismo PCD, badminton, basquetebol, bocha, ciclismo, futebol de 7, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, natação PCD, tênis de mesa, tênis de mesa PCD, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

Jemg

Destinados a jovens de 12 a 17 anos das escolas públicas e particulares do Estado, os jogos são promovidos pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução das competições é feita pela Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg).

Neste ano, os Jogos Escolares de Minas Gerais bateram recorde de inscritos, com 839 municípios, o que representa mais de 98% do total das cidades do estado. Em abril e maio, foi realizada a etapa microrregional, em 50 cidades-sede. Em junho, os classificados disputaram a etapa regional no Centro, Norte, Sul, Triângulo, Vale do Aço e Zona da Mata.

Os campeões do Jemg representarão Minas Gerais nos Jogos Escolares da Juventude e nas Paralimpíadas Escolares.

Os Jogos Escolares de Minas Gerais buscam fomentar a prática esportiva e contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, além de estimular o pleno exercício da cidadania e a prática esportiva nas instituições de ensino fundamental e médio das redes públicas e particulares.

Ao longo das últimas edições, o Jemg revelou atletas de destaque nos cenários esportivos nacional e internacional. Entre eles estão a saltadora Núbia Soares, que esteve nos Jogos Olímpicos Rio 2016, e o armador Raulzinho, do basquete, que participou dos Jogos Londres 2012, do Rio 2016 e da disputa da NBA.

As tabelas, programações e resultados dos jogos podem ser consultados no site jogosescolares.esportes.mg.gov.br.

Comitê Gestor Pró-Brumadinho garante agilidade nas respostas aos atingidos por rompimento de barragem

Gil Leonardo / Imprensa MG
Agência Minas 

A atuação do Governo de Minas Gerais, por meio do Comitê Gestor Pró-Brumadinho, tem tornado mais rápidas e efetivas medidas fundamentais para ajudar na reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem I da Mina do Córrego do Feijão, que completou seis meses na última quinta-feira (25/7). Nesta data, o governador Romeu Zema cumpriu agenda em Brumadinho acompanhado de integrantes do Comitê Gestor.

Um exemplo das ações desenvolvidas pelo Comitê é nova captação de água no Rio Paraopeba, que será construída pela Vale 12 quilômetros acima do local do curso do rio atingido pela pluma de rejeitos. A previsão é que as obras sejam concluídas em setembro de 2020, o que garante segurança hídrica à Região Metropolitana de Belo Horizonte. O acordo para as obras foi possível graças à atuação conjunta dos órgãos estaduais.

Sob a liderança do Comitê Gestor, também foi firmado protocolo com a Vale para monitoramento do sangue da população a médio e longo prazo, com a implantação de laboratório especializado na Fundação Ezequiel Dias (Funed). Além disso, foi feito acordo para controle de vetores no mosquito Aedes aegypti por meio de tecnologia de ponta desenvolvida pela Fiocruz.

Para a coordenadora do Comitê Gestor e secretária-adjunta da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Luísa Barreto, a atuação do comitê é fundamental para cobrar reparações da Vale à população de forma ágil.

“Temos estabelecido uma série de acordos para atender as ações emergenciais de forma célere: a nova captação de água no Rio Paraopeba, 12 quilômetros a montante do ponto em que a lama chegou, a solução para que não haja uma epidemia de dengue nos 22 municípios da região e a construção de um laboratório em que seja feito um acompanhamento do sangue de toda a população”, afirmou Luísa em entrevista à imprensa após a agenda do governador.

Ação do Estado

Os esforços em Brumadinho reuniram, desde o desastre, e ainda envolvem diversos órgãos do Estado, como o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, a Polícia Civil, Polícia Militar, a Copasa, a Advocacia-Geral do Estado, a Controladoria-Geral do Estado e a Ouvidoria-Geral do Estado, além de secretarias e outras instituições. O trabalho é liderado pelo Comitê Gestor Pró-Brumadinho, coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).