sábado, 29 de junho de 2019

Foi de mão-cheia: Chelsea goleia o Vira Copos no campo do Pedra Branca

Chelsea / Divulgação
O Chelsea não tomou conhecimento do Vira Copos, em duelo amistoso realizado neste sábado, no campo do Pedra Branca, em Ipatinga.

O Chelsea aplicou 5 a 1 no adversário em jogo de estreia do técnico Ziza Facundes.

Os gols foram anotados por Jackson, Matheus, Deré, Raylander e Luan.

Fechando a intertemporada em Atibaia, Internacional vence time da casa

Foto: Ricardo Duarte / SC Internacional / Divulgação
O Internacional passou sete dias treinando na cidade de Atibaia. Em amistoso e vitória por 3 a 0 sobre o Atibaia, foi fechada a intertemporada neste sábado.

Nico López, Rafael Sobis e Tréllez marcaram os gols.

Foi o segundo jogo-treino seguido do time colorado já que na sexta (28/6), a vitória foi de 2 a 0 contra o Pouso Alegre-MG, gols de Rithely e Tréllez.

Jogo-treino na Academia termina com vitória do Palmeiras sobre o Oeste

Foto: Twitter / SE Palmeiras - Deyverson (detalhe)
O Palmeiras bateu o Oeste em jogo-treino por 2 a 1. Os gols do Verde foram anotados por Deyverson e Arthur Cabral.

Na quarta-feira (3), segundo informa o Site Oficial do Palmeiras, o time realizará um amistoso diante do Guarani, às 19h, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas-SP.

A volta oficial será no dia 10, contra o Internacional, às 21h30, no Allianz Parque, pelas quartas de final da Copa do Brasil.

Em amistoso, Vasco derrota o Rio Branco-ES em Cariacica

Foto: Carlos Gregório Jr / Vasco / Divulgação
O Vasco realizou uma partida amistosa e bateu o Rio Branco-ES por 2 a 0.

O duelo deste sábado aconteceu no estádio Kléber Andrade, em Cariacica.

Os gols da vitória do vasco foram anotados por Marcos Júnior e Tiago Reis.

Botafogo de Ribeirão Preto vence o Corinthians em amistoso

Foto: Divulgação /
Botafogo SP
O Botafogo de Ribeirão Preto derrotou o Corinthians por 2 a 1 em amistoso realizado na Arena Eurobike na noite deste sábado.

O Botafogo com sua Arena multiuso. Os gols do Botafogo foram anotados por Naylhor e Erick; Boselli fez para o Corinthians.

Base: Corinthians encarou o São Caetano; uma derrota e um empate

Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians
Na manhã de sábado, o Corinthians enfrentou o São Caetano em duas categorias, pelo Paulistão.

Fora de casa, pelo Sub-15, o Alvinegro acabou derrotado por 1 a 0. Já no Sub-17, o Timãozinho empatou sem gols com a equipe do ABC Paulista.

Na estreia de Jorge Jesus, Flamengo derrota o Madureira em amistoso na Gávea

Reprodução / FOX Sports
Flamengo 3 x 1 Madureira - Amistoso. O técnico português Jorge Jesus estreando no time carioca.

O jogo realizado na Gávea. Um excelente público esteve acompanhando a partida que marcou o início dos trabalhos do treinador recém-chegado ao comando rubro-negro.

O treinador destacou que, gostou do que viu, demonstrando inclusive satisfação pelo jogo ter sido mostrado por pelo menos dois canais de TV em Portugal.

A estreia de Jorge Jesus no comando do Flamengo teve transmissão ao vivo dos canais FOX Sports.

Um jogo de 9 gols: União São Cândido marca de pênalti nos instantes finais e derrota o Madrileño

Jogo realizado em Belo Oriente 
Um jogo de muitos gols no Menezão, em Belo Oriente, na tarde deste sábado. O amistoso teve vitória do União São Cândido sobre o Madrileño pelo placar de 5 a 4.

O time de Belo Oriente chegou a estar perdendo de 4 a 1, buscou o empate, mas acabou sofrendo a derrota.

Bruno, nos instantes finais, fez mais um gol de pênalti no jogo e liquidou para a equipe visitante.

  • SEGUNDA-FEIRA, 18h, LIVE DO FUTBLOG DO SORRISO, com lances deste jogo, inclusive, o gol de pênalti, que garantiu a vitória do União São Cândido. Tem ainda todos os demais destaques do futebol regional. É segunda-feira, 18h, na TELA do FUTBLOG DO SORRISO. Nosso programa ao vivo, campeão absoluto de audiência. 

Como foi o jogo:

Gol - Marinho cruzou pela esquerda e Ro marcou. Sozinho na pequena área.

Gol - Douglas empatou para o União. Aproveitou vacilo da defesa. 1 a 1.

Gol - Lucas virou para o União ainda no primeiro tempo. 2 a 1.

Gol - Mesmo jogador. Lucas. Marcou o terceiro. 3 a 1 União.

Gol - Bruno cobrando pênalti fez 4 a 1 União. Ainda no primeiro tempo.

Gol - Foguete cobrando penalidade diminuiu. 4 a 2. Assim terminou o primeiro tempo do jogo realizado no Menezão, em Belo Oriente.

Gol - Segundo tempo. Foguete fez o terceiro do Madrileño. 4 a 3.

Gol - Leandrinho. Madrileño. 4 a 4.

Gol - Bruno cobrando pênalti. 5 a 4 União.

Árbitro - Weverton Rosa.

Paolo Guerrero, após eliminar o Uruguai: "Não escondemos para jogar futebol"

Foto: Reprodução / Twitter / Conmebol
Após a classificação peruana para a semifinal da Copa América, eliminando o Uruguai, o atacante do Internacional, Paolo Guerrero, conversou com à imprensa a respeito do jogo.

"Não escondemos para jogar futebol", disse o jogador.

Ele destacou ainda o favoritismo dado aos uruguaios, o que na opinião dele não existe mais no futebol. Para Guerrero, o jogo se define por quem é mais eficiente, aproveitando todas as oportunidades que surgirem no decorrer da partida.

Óscar Tabárez completa marca histórica em dia amargo para os uruguaios

Foto: Getty Images 
A seleção uruguaia era favorita no duelo contra a seleção peruana, mas acabou caindo nos pênaltis (5 a 4) após 0 a 0 no tempo normal.

O técnico Oscar Tabarez em tom de irritação pela eliminação nas quartas de final da Copa América disse: "Frustração grande".

O treinador completou uma marca histórica de 200 jogos no comando da Celeste. Uma marca em um dia amargo para o time uruguaio.

Tabárez no comando uruguaio:

200 jogos
99 vitórias
48 empates
54 derrotas

Com virada no placar, Suécia elimina a Alemanha e vai às semifinais

Reprodução / Twitter 
A Suécia derrotou a Alemanha na tarde de hoje (29), em Rennes, na França, e avançou às semifinais da Copa do Mundo feminina de futebol. A vitória veio de virada por 2 a 1. As suecas foram pressionadas pelas bicampeãs mundiais logo no início e sofreram o primeiro gol do jogo. Aos poucos, a seleção sueca foi se ajustando em campo e achando os espaços que abriram o caminho para a vitória.

A Suécia dá o troco nas rivais após serem derrotadas por elas na final da Copa de 2003 e nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Agora, elas enfrentam a Holanda, na briga por uma vaga na final. Informações da Agência Brasil

O jogo
A Alemanha quis fazer prevalecer seu favoritismo desde o início do jogo. As alemãs tinham mais posse de bola e empurravam as adversárias para o campo de defesa. Aos 15 minutos, a Suécia errou na saída de bola e as alemãs aproveitaram. Após bola roubada, Dabritz tocou para Magull. A camisa 20 alemã dominou e concluiu de voleio, abrindo o placar com um belo gol. Mesmo após o gol, a Alemanha continuava dominando a partida, com mais posse de bola e ditando o ritmo do jogo.

A Suécia não conseguia ficar com a bola e, muito menos, sair jogando do campo de defesa. Mas, literalmente, achou seu gol aos 21 minutos. A zagueira Sembrant deu um chutão na defesa, o que acabou virando um lançamento perfeito. A bola atravessou a linha de defesa alemã e achou a atacante Jakobsson livre. Ela ganhou da marcação na velocidade e tocou para o gol na saída da goleira Schult. Era o improvável empate.

O gol deixou a Suécia mais confiante. Aos 36 minutos, chegou com perigo mais uma vez. Rolfo deu um bom passe para Blackstenius, furando a defesa. A centroavante sueca bateu forte para o gol e a goleira alemã espalmou para fora.

Apesar de tentar manter sua superioridade durante a partida, a Alemanha perdeu terreno para a adversária no final do primeiro tempo. A Suécia começou a achar os espaços no toque de bola e não mais apenas com ligação direta.

O segundo tempo começou perfeito para a Suécia. Aos 2 minutos, após cruzamento, Rolfo cabeceou firme e a goleira Schult fez uma linda defesa. Mas a bola sobrou nos pés de Blackstenius para, livre, na pequena área, estufar a rede e virar o jogo.

Depois de sofrer o segundo gol, a Alemanha perdeu o domínio das ações. Tentava furar a defesa adversária, mas começava a ficar nervosa e perdeu a eficiência de outrora no passe. A Suécia passou a aproveitar os espaços da adversária para encaixar contra-ataques perigosos, sempre com Blackstenius.

As alemãs retomaram as ações na metade do segundo tempo e tiveram chances claras de gol. Aos 42 minutos, após cruzamento na área, a goleira sueca saiu mal e deixou Oberdof livre, mas a cabeçada da alemã saiu pela linha de fundo. Com a vitória próxima, as suecas souberam segurar a partida e garantir a classificação.

Ficha Técnica
ALEMANHA 1 X 2 SUÉCIA

Competição: Mundial Feminino (quartas de final)

Local: Rennes, França.

Juíza: Stephanie Frappart (França).

Alemanha: Schult, Doorsoun, Hegering, Simon (Maier), Gwinn; Dabritz, Magull, Dalmann (Marozsan); Huth, Popp e Schuller (Oberdorf). Técnica: Martina Voss-Tecklenburg.

Suécia: Lindahl, Sembrant, Fischer (Ilestedt), Glas, Eriksson; Seger, Asllani, Rubensson (Bjorn); Rolfo (Hurtig), Jakobsson e Blackstenius. Técnico: Peter Gerhardsson.

Gols: No primeiro tempo: Magull (15) e Jakobsson (21) No segundo tempo: Blackstenius (2).

Peru elimina Uruguai nas penalidades e avança para a semifinal da Copa América

Twitter / Federação Peruana de Futebol 
Pela Copa América, Uruguai e Peru empataram por 0 a 0 no tempo normal, na tarde deste sábado, e nas penalidades, a seleção peruana eliminou os uruguaios, até então favoritos no confronto, por 5 a 4.

O Peru enfrenta o Chile na semifinal. No outro confronto da semifinal, o Brasil faz o clássico com a Argentina.

América intensifica a preparação para as quartas do Brasileiro A-2

Foto: Daniel Hott / Divulgação / América
Treinando no Estádio Baleião, as Coelhinhas buscam manter o ritmo de jogo para a importante partida diante do Grêmio-RS que foi alterada para o dia 12 de julho, no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte (MG), às 20h30.

Classificado às quartas de final no Campeonato Brasileiro A-2, o América continua intensificando a preparação para alcançar o acesso à elite do futebol feminino brasileiro. Na última sexta-feira, as Coelhinhas fizeram mais um amistoso, desta vez contra a equipe masculina Sub-17 do Projeto Pró-Futuro. Na partida, as meninas garantiram a superioridade durante o jogo e com gols da zagueira Nandão e da lateral-direita Novinha, confirmaram o placar de 2 a 1. Informações do Site Oficial do América 

O último amistoso foi realizado nessa sexta-feira contra a equipe masculina Sub-17 do Projeto Pró-Futuro. Na partida, as meninas garantiram a superioridade durante a partida e com gols da zagueira Nandão e da lateral-direita Novinha, confirmaram o placar de 2 a 1.

A zagueira pontuou a importância dos amistosos para o fortalecimento da equipe.

“Estamos com uma preparação muito forte, estamos com uma pegada bem intensa. Durante a semana inteira fazemos uma preparação física bem forte para chegar no jogo e não sentir tanto com essa parada que teve. Deu para trabalhar bastante, encaixar mais o time e estamos preparadas para não sentir tanto em Porto Alegre (RS) que nem aqui no jogo”, analisou Nandão.

Para a técnica Kethleen Azevedo esse último amistoso foi essencial para complementar os treinamentos intensificados para as quartas da competição nacional.

“Foi um jogo difícil como já esperávamos, as meninas se portaram bem, conseguiram trabalhar bem e manter a posse de bola criando muitas oportunidades. Esse jogo foi uma preparação muito importante para o jogo do Brasileiro A-2, pois foi com uma equipe Sub-17 com um condicionamento muito bom e as meninas suportaram bem”, finalizou a técnica.

O duelo desta sexta foi o quarto amistoso americano na intertemporada. Antes disso, a equipe venceu o feminino Sub-18 do Atlético-MG, por 3 a 2 e o masculino Sub-15 do América de Neves, por 4 a 3. A equipe americana foi superada pelo Sub-17 masculino do Grêmio-MG, por 3 a 0.

Campeonato Brasileiro A-2:

Primeira fase – Grupo 6
27/3 – São Paulo-SP 1x0 América
14/4 – América 8x0 Vila Nova-ES – Gols: Dilene (três vezes), Keké (duas vezes), Tia, Marques e Byah.
20/4 – Botafogo-RJ 1x4 América – Gols: Dani Peré (duas vezes), Dilene e Brenda.
25/4 – Chapecoense-SC 2x1 América – Gol: Ágata
8/5 – América 3x0 Duque de Caxias-RJ - Gols: Marques (três vezes)

Oitavas de final
18/5 – América 2x1 Bahia Lusaca-BA - Gols: Dani Peré e Aninha
25/5 – Bahia Lusaca-BA 0x2 América – Gols: Lilian e Dilene

Artilheiras na temporada:
5 gols – Dilene
4 gols – Marques
3 gols – Dani Peré
2 gols – Keké
1 gol – Tia, Brenda, Byah, Ágata, Aninha e Lilian

Holanda domina a Itália, vence e vai às semifinais da Copa

Foto: Getty Imagens
A Holanda fez um jogo seguro, dominou as italianas durante a maior parte do jogo e venceu em uma tarde de forte calor em Valenciennes, pelas quartas de final da Copa do Mundo Feminina de Futebol. O caminho do gol passou pelos pés de Spitse. Em duas cobranças de falta, a meio-campista holandesa colocou a bola na cabeça de suas companheiras para garantir a vitória. Fazendo uma ótima Copa, a Holanda chegou à sua quinta vitória em cinco jogos. Informações da Agência Brasil

O jogo

A Holanda partiu para cima da Itália desde o primeiro minuto de jogo. Com velocidade e muita verticalidade, as holandesas dominaram as ações nos primeiros 15 minutos de partida.

Mas a primeira grande chance foi da Itália. Aos 17 minutos, Bergamaschi recebeu passe por cobertura cara a cara com a goleira Van Neenendaal, mas, desequilibrada, não conseguiu finalizar com precisão e jogou a bola nas mãos da goleira holandesa. Dois minutos depois, Bergamaschi perdeu outra boa chance. Ela recebeu dentro da área e infiltrou na defesa com dribles curtos e rápidos mas, na hora de finalizar, chutou fraco.

Os dois lances em sequência deixaram a partida mais parelha. Além disso, o forte calor que fazia em Valenciennes diminuiu o ritmo, antes intenso, do jogo. Aos 35 minutos, outra boa chance da Itália. Giacinti recebeu dentro da área e bateu cruzado. A bola passou perto do gol, saindo pela linha de fundo.

O segundo tempo começou com a Holanda voltando a pressionar a Itália. Aos cinco minutos, Groenen invadiu a área adversária driblando com categoria mas, na hora do chute, cara a cara com a goleira Giuliani, a holandesa foi travada pela defesa. No minuto seguinte, Lunteren cruzou a meia altura para Miedema, na pequena área, mas a atacante furou.

Aos 12 minutos, o gol quase saiu. Após cobrança de escanteio, Van De Donk pegou o rebote na entrada da área e bateu colocado. A bola bateu na trave e voltou para a área. Na sobra, a cabeçada do ataque holandês foi para fora.

O gol holandês parecia mais maduro. Aos 18, Spitse cobrou falta frontal, soltando uma bomba que passou perto do gol, à direita de Giuliani. E aos 24 minutos o que parecia inevitável aconteceu. Spitse cobrou falta pelo lado esquerdo de ataque e Miedema cabeceou para o fundo da rede, encobrindo Giuliani.

Pouco depois, a mesma jogada levou a Holanda ao segundo gol. Spitse, desta vez cobrando falta pelo lado direito, encontrou Van Der Gragt. A zagueira holandesa cabeceou firme para o gol ampliando o placar.

A Itália tentou responder aos 37 minutos. Sabatino recebeu dentro da área e chutou na saída da goleira, mas Van Neenendaal conseguiu fazer a defesa. O jogo ficou mais aberto, com a Itália saindo mais para o ataque e, consequentemente, dando mais espaços para as holandesas. Não havia, no entanto, tempo para uma reação. A Itália esbarrava na forte defesa adversária e não ameaçou mais até o apito final.

Ficha Técnica

ITÁLIA 0 X 2 HOLANDA

Competição: Mundial Feminino (quartas de final)

Local: Valenciennes, França.

Juíza: Claudia Umpierrez (Uruguai).

Itália: Giuliani, Gama, Linari, Bartoli (Boattin) e Guagni; Bergamaschi (Serturini), Cernoia, Galli e Giugliano; Giacinti e Bonansea (Sabatino).

Holanda: Van Neenendaal, Van der Gragt (Dekker), Bloodworth, Van Lunteren, Van Dongen; Spitse, Groenen e Van de Donk; Van de Sanden (Beerensteyn), Martens e Miedema (Roord).

Gols: No segundo tempo: Miedema (24) e Van der Gragt (35).

Manhã de sábado marcada por vitórias na base do Atlético

Foto: Agência Galo
A manhã deste sábado foi de vitórias das equipes Sub-20 e Sub-15 do Atlético.

Na partida que marcou a estreia do técnico Leandro Zago no comando da equipe, o Sub-20 venceu o Villa Nova por 1 a 0, pela 12ª rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro da categoria, no campo 4 da Cidade do Galo. O gol da vitória foi marcado pelo atacante Giovani. Informações do Site Oficial do Atlético

Com o triunfo, o Galinho ocupa o 2º lugar na tabela de classificação, com 28 pontos, um a menos que o líder Uberlândia. São nove vitórias, um empate e duas derrotas.

O Alvinegro tem o melhor ataque da competição, com 35 gols, e uma das defesas menos vazadas, com apenas nove gols sofridos.

O atacante Guilherme é o artilheiro do torneio, com oito gols, seguido pelo meia Marquinhos, que marcou sete vezes.

Próximo jogo – o time Sub-20 volta a campo na próxima quinta-feira (04/07), para enfrentar o Fluminense, às 15h, no Sesc Venda Nova, pela 2° rodada do Brasileiro da categoria.

Pela primeira rodada da Copa 2 de Julho, o time Sub-15 goleou o Grapiúna por 7 a 0, em jogo realizado no CT do Barradão, em Salvador, na Bahia. Os gols foram marcados por Isaac (2), Yan, Levi, Vitor Hugo, Caique e Pedro Henrique.

A competição está sendo disputadas por 40 equipes, divididas em oito grupos. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para as oitavas de final.

O Galinho está no grupo B do torneio, juntamente com Vitória, Brausa-USA, Juazeiro e Grapiúna.

Tabela do Alvinegro na Copa 2 de julho:

29-06 – Atlético 7 x 0 Grapiúna
01-07 – 9h - Atlético x Juazeiro
02-07 -17h – Atlético x Brausa-USA
03-07 – 14h – Atlético x Vitória

Artilheiro em 2008, Marquinhos Gabriel dá dica para a base do Cruzeiro na estreia pelo Brasileiro Sub-20

Foto: Bruno Haddad / Cruzeiro 
Neste domingo, o Cruzeiro visita o São Paulo, às 11h, em Cotia-SP, pela rodada de estreia do Campeonato Brasileiro Sub-20, torneio capaz de alavancar a carreira de jovens talentos da base para o futebol profissional. Quem sabe muito bem disto é o meia Marquinhos Gabriel, que já foi destaque e artilheiro da competição. Informações do Site oficial do Cruzeiro

Em 2008, atuando pelo Internacional, o armador cruzeirense anotou o maior número de gols numa só edição da competição até então, oito gols, marca esta que só veio a ser superada nove anos depois pelo atacante Mosquito, Coritiba, que fez nove gols.

Ao relembrar da sua participação na edição daquele ano, Marquinhos Gabriel conta como sua trajetória na competição atingiu uma ascensão meteórica. Tomando sua história como exemplo, o jogador aproveitou para passar uma dica para os atletas celestes, que buscam garantir a quinta taça da Raposa na competição.

“Quando estamos na base, de maneira geral e não só neste torneio, mas em todos eles, o que prevalece é a persistência. Lembro que naquele ano, acabei iniciando o campeonato no banco de reservas e, após alguns acontecimentos, tive a oportunidade de jogar como atacante e as coisas começaram a acontecer muito rápido durante a competição”, recordou.

“Teve jogos que marquei um gol, em outro dois e acabei como artilheiro da competição. Então, esta é minha dica para os meninos: nunca desistir de nada, não só neste campeonato. É uma dica para a vida. É preciso ter muita persistência no mundo do futebol. A gente sofre muito, fica longe da família, mas a recompensa vem em seguida e esta é minha dica para eles. Que eles tenham muito sucesso na competição”, concluiu.

Confira todos os artilheiros do Brasileiro Sub-20

2006: Wendell Lira (Goiás) e Alexandre Pato – 7 gols
2007: Jefferson (Paraná) – 7 gols:
2008: Marquinhos Gabriel (Internacional) – 8 gols
2009: Allan Patrick (Santos) e Dori (Fluminense) – 5 gols
2010: Thiaguinho (Cruzeiro) – 7 gols
2011: Marcos Júnior (Fluminense) – 7 gols
2012: Vinícius Araújo (Cruzeiro) e Renato (Náutico) – 4 gols
2013: Murilo (Internacional) – 5 gols
2014: Crysan (Atlético-PR) – 5 gols
2015: Matheus Pato (Fluminense) – 6 gols
2016: Pedro (São Paulo) – 8 gols
2017: Mosquito (Coritiba) – 9 gols
2018: Papagaio (Palmeiras) – 12 gols

João Brigatti é apresentado como novo técnico do Sampaio Corrêa

Foto: Divulgação
O técnico João Brigatti foi apresentado pelo Sampaio Corrêa. Ele assume a vaga de Julinho Camargo.

Brigatti foi apresentado ao clube maranhense na companhia de seu auxiliar técnico Júnior Amorim.

Ele foi recepcionado pelo presidente Sergio Frota. O treinador de 55 anos teve como última passagem o Paysandu.

Grêmio tem interesse em ex-jogador do Inter; clube ucraniano pede alto valor para liberá-lo de forma definitiva

Reprodução / Twitter / Alan
Patrick
O Grêmio tem interesse na contratação por empréstimo do meia Alan Patrick, ex-Internacional.

Segundo o GloboEsporte.com, o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, pede 8 milhões de euros (R$ 34,96 milhões) para negociá-lo.

Na última temporada, o meia atuou em 38 partidas e marcou dois gols.

Algo em comum com relação a Arthur e Everton Cebolinha

Foto: Reprodução / Twitter - Arthur e Everton
Dois jogadores de talento. Arthur e Everton Cebolinha ganharam espaço. Os dois atletas estão servindo a seleção brasileira na edição da Copa América que vem sendo disputada em solo brasileiro.

Em comum os atletas tem algumas coisas, sendo duas principais, o fato de terem começado juntos na base do Grêmio e no momento atual chegaram juntos a equipe comandada pelo técnico Tite.

Everton tem sido primordial na equipe que avançou para a fase semifinal da Copa América e enfrenta a Argentina. Arthur deixou o Grêmio e seguiu para o Barcelona, enquanto que Everton, segue no Grêmio, mas pode sair.

Fluminense derrota o Flamengo no clássico e é campeão da Taça Guanabara Sub-17

Foto: Reprodução / Twitter / Canal Flu News
O Fluminense ficou com o título da Taça Guanabara Sub-17 depois de bater o rival Flamengo pelo placar de 2 a 1.

O jogo foi realizado na manhã deste sábado no Estádio das Laranjeiras.

Miguel e John Kennedy anotaram os gols que garantiram a taça para o Tricolor. Pedro Arthur descontou para o Flamengo.

Gatito Fernández agradece torcedores do Botafogo pelo apoio durante a Copa América

Foto: Reprodução / Twitter
O Paraguai caiu para o Brasil na Copa América "de pé". O time lutou em campo e acabou eliminado nas penalidades pelo time comandado pelo técnico Tite. Um dos destaques da seleção paraguaia foi o goleiro Gatito Fernández, que agradeceu em especial, aos torcedores do Botafogo, clube que ele defende no Brasil.

"Eu realmente tenho que agradecer ao torcedor botafoguense por todo esse carinho e apoio durante a Copa América. Me mandaram mensagem desejando que eu fizesse um grande campeonato. Devo muito a eles - disse o goleiro, após o jogo entre Paraguai e Brasil", disse o goleiro.

Paulo Victor tem direitos adquiridos por clube espanhol e deixa mensagem de agradecimento ao Vasco

Foto: Reprodução / Twitter
O atacante Paulo Victor teve seus direitos adquiridos de forma definitiva pelo Marbella, da Espanha, conforme informações do Diário LANCE!. O jogador deixou em sua conta no Instagram uma mensagem de agradecimento ao Vasco da Gama, onde começou ainda menino, conforme o próprio destacou:

"Agradeço imensamente ao Vasco da Gama ao longo desses anos, pois chegou a hora de seguir um novo caminho. Cheguei em São Januário menino, cheio de sonhos para realizar, e saio como um profissional e uma pessoa pronta para encarar qualquer desafio que a vida me der, graças a tudo o que vivi no clube. Estou muito feliz no Marbella e espero continuar fazendo um bom trabalho , como na última temporada. Deixo meu coração com vocês, e agradeço eternamente a essa torcida maravilhosa que sempre esteve ao meu lado e ao lado do Clube, e tenham a certeza de que estarei na torcida pelo Vasco para sempre. Espero não estar dizendo um adeus, apenas um "até logo". Obrigado por tudo, Vasco."

Fabricianense elogia trabalho de "Luxa" e diz que Vasco está focado para a retomada do Brasileirão

Divulgação
O Vasco volta ao Brasileirão em 13 de julho. Um dos jogadores mais ansiosos pelo retorno é o lateral-esquerdo fabricianense Danilo Barcelos. O atleta destaca o intenso trabalho que vem sendo feito sob o comando do técnico Vanderlei Luxemburgo e o preparador físico Antônio Mello.

O atleta destacou com relação ao comandante vascaíno:

"Luxemburgo é um grande treinador. A maior qualidade dele é que consegue extrair de cada atleta o seu melhor".

Caminhão que transportava máquina bate em poste no Centro de Belo Oriente

Belo Oriente
Poste veio ao chão 
Conforme informações repassadas ao FUTBLOG DO SORRISO, na manhã deste sábado, um caminhão veio a bater em um poste, que fica em uma das ruas próxima a um dos cruzamentos da Avenida João Hemétrio de Menezes, no Centro da cidade de Belo Oriente.

Não houve registro de alguém que tenha se ferido neste acidente.

O caminhão estaria transportando uma máquina que teria encostado nas fiações elétricas.

Domingo de semifinal do Campeonato Mineiro de Futebol Amador

Divulgação / FMF
Conforme destacado pela Federação Mineira de Futebol:

Neste domingo tem as semifinais do Campeonato Mineiro de Futebol Amador:

Brumadinho x Pedra Branca
11h - Sarzedo

Vasco da Gama x Novo Cristina
11h - Ibirité

Junior comemora mais um aniversário; foi o jogador que mais vezes vestiu a camisa do Flamengo

Divulgação / Flamengo 
Atualmente comentarista esportivo, o ex-jogador Junior comemora neste sábado 65 anos. Foi o jogador que mais vestiu a camisa do Flamengo.

O clube carioca parabenizou Junior:

"Leovegildo Lins da Gama Junior, o nosso eterno ídolo Junior, está completando 65 anos hoje. Jogador que mais vestiu o Manto Sagrado na história e presente nas principais conquistas do Flamengo, o maestro está nos corações de todos os rubro-negros. Parabéns, craque!".

Títulos:

5 Brasileiro
1 Mundial
1 Libertadores
1 Copa do Brasil
6 Carioca

Prêmio:

Craque do Brasileirão de 1992

Zagueiro Alex Silva anuncia aposentadoria

Foto: Divulgação / SPFC
O zagueiro Alex Silva anunciou sua aposentadoria dos gramados. O jogador começou na base do São Paulo. O clube do Morumbi destacou em uma de suas redes sociais:

"Alex Silva, zagueiro tricampeão brasileiro (2006, 07 e 08), anunciou a aposentadoria do futebol, aos 34 anos. Ele chegou na nossa base em 2005, disputou a Copinha de 2006 e fez história no time principal, com 143 jogos e 12 gols".

Arena do Corinthians sofre ato de vandalismo

Reprodução / Twitter
No jogo entre Chile e Colômbia a Arena do Corinthians teve banheiro pichado e itens foram quebrados. 

As frases na parede do vestiário remetem a torcida organizada do Palmeiras. 

A confirmação dos atos foi dada pelo Comitê Organizador Local (COL) da Copa América. O UOL Esporte teve acesso as fotos, conforme a matéria publicada pelo site. 

Presidente do Palmeiras: "O primeiro título mundial de todos os times do Brasil é do Palmeiras"

Foto: Divulgação / Palmeiras 
Em entrevista concedida ao SporTV, o presidente do Palmeiras reitera que, o clube é campeão mundial de futebol, algo muito contestado pelos rivais. Segundo Maurício Galiotte, a conquista da Copa Rio de 1951 vale, sim, como o Mundial.

"O primeiro título mundial de todos os times do Brasil é do Palmeiras e é o título de 1951. Contestado por alguns, mas para quem conhece a história e o futebol não tem contestação. O que importa para nós, palmeirenses, é que o Palmeiras é campeão do mundo", destacou.

James Rodriguez lamenta eliminação para o Chile e cita a Argentina: "Estava morta e avançou"

Reprodução / Twitter /
James Rodriguez 
Uma seleção promissora e que era dada por muitos como uma das prováveis finalista da Copa América. A Colômbia caiu para o Chile na semifinal. O meia James Rodriguez foi um dos jogadores que mais sentiu a eliminação.

O jogador citou inclusive a campanha da Argentina na Copa América. Muito contestada. Segundo ele, uma grande injustiça o que aconteceu com o time colombiano.

"A Argentina - exemplo - estava morta na competição e avaçou". A Colômbia volta para casa ao cair nas penalidades após empate no tempo normal com os chilenos em 0 a 0.

Os principais resultados de sexta-feira; confira o placar dos jogos

Foto: Twitter / Seleção Argentina 
COPA AMÉRICA
Venezuela 0 x 2 Argentina
Colômbia 0 x 0 Chile
(Pênaltis: Chile venceu por 5 a 4)
Argentina e Chile classificados para a semifinal

COPA DO MUNDO FEMININA
França 1 x 2 Estados Unidos
Estados Unidos (classificada)

BRASILEIRO SÉRIE-C
Paysandu 0 x 0 Ypiranga-RS

COPA PAULISTA
XV de Piracicaba 2 x 1 Rio Claro
Velo Clube 0 x 0 Atibaia

BRASILEIRO DE ASPIRANTES
Avaí 5 x 4 Internacional
Paraná 0 x 3 Athletico Paranaense
Santa Cruz 1 x 1 Vitória

A programação do futebol neste sábado pelo Brasil e pelo mundo. Veja onde vai passar os jogos

Foto: futnatv

Brasil e Argentina: "Superclássico no Mineirão"

Divulgação / CBF
Brasil e Argentina tem data confirmada para acontecer pela semifinal da Copa América. Terça-feira, 21h30, Mineirão, Belo Horizonte. O Brasil eliminou o Paraguai nas quartas de final e a Argentina passou pela Venezuela.

Presidente do Santos faz comparação: Pelé e Soteldo

Foto: Santos / Divulgação
O presidente do Santos, José Carlos Peres, em entrevista ao "Peixecast", disse que o venezuelano Soteldo tem algo em comum com Pelé.

Ele destacou a estatura de ambos e soltou: "Esse pequenininho joga". Com a eliminação da Venezuela na Copa América, Soteldo retorna ao time alvinegro.

Remo anuncia saída de meia; jogador está a caminho de time europeu

Foto: Samara Miranda / Remo 
O Remo anunciou a saída do meia Douglas Packer por meio de uma nota oficial.

O jogador vai defender a camisa do La Valletta, uma das principais equipes de Malta.

Ministro determina que senador condenado se apresente todo mês ao STF

Foto: Marcelo Camargo / ABR
Por André Richter / Repórter da Agência Brasil Brasília - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou hoje (28) que o senador Acir Gurcacz (PDT-RO) compareça mensalmente ao tribunal para comprovar o cumprimento de sua condenação. Na mesma decisão, Moraes definiu que o Senado Federal informe a frequência do parlamentar nas sessões da Casa desde outubro do ano passado.

As decisões do ministro foram tomadas após a Justiça do Distrito Federal autorizar que Gurcacz viajasse para Aruba em julho. Além de suspender a autorização da viagem, Moraes também determinou que o senador entregue o passaporte. Ele ficaria hospedado no Renaissance Aruba Resort Hotel & Casino no período de 17 de julho a 3 de agosto de 2019.

Em 2018, o parlamentar foi condenado a quatro anos e seis meses por crime contra o sistema financeiro nacional. Ele foi considerado culpado de desviar recursos de um financiamento obtido junto ao Banco da Amazônia entre os anos de 2003 e 2004, quando era diretor da empresa de viação Eucatur. Atualmente, o senador cumpre pena em regime aberto e está em prisão domiciliar, podendo comparecer às sessões da Casa Legislativa.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, também chegou a pedir a suspensão da viagem. Dodge afirmou ao STF que a autorização não é compatível com regime de cumprimento de prisão domiciliar. O pedido para sair do país foi feito pela defesa do senador e autorizado pela Justiça do DF. O Ministério Público local também concordou com a medida.

Em nota, o parlamentar disse que a viagem seria feita durante o recesso parlamentar e custeada com recursos próprios, sem prejuízo aos cofres públicos.

Mesmo com gols anulados, Chile vence nos pênaltis e chega à semifinal

Reprodução / Twitter
Fábio Lisboa / Agência Brasil - Após um empate sem gols no tempo regulamentar o Chile venceu a Colômbia por 5 a 4 na cobrança de pênaltis para avançar às semifinais da Copa América. No decorrer da partida os chilenos tiveram dois gols corretamente anulados pelo juiz argentino Néstor Pitana com auxílio do VAR (árbitro de vídeo).

Na próxima fase o Chile enfrenta o vencedor de Uruguai e Peru, que amanhã se enfrentam na Fonte Nova, em Salvador, a partir das 16h (horário de Brasília).

O jogo
Os 44.062 torcedores que foram hoje à Arena Corinthians acompanharam um jogo muito movimentado. A primeira boa chance foi do Chile. Aos 11 minutos Fuenzalida avança pela direita e cruza para Aránguiz, que cabeceia para bela defesa do goleiro Ospina.

O time chileno continuou mandando no jogo e quase conseguiu chegar ao primeiro gol aos 15 minutos. Vidal toca em profundidade para Alexis Sánchez na ponta esquerda. Beausejour ultrapassa o atacante, recebe a bola e cruza para o meio da área. Ospina e Davinson Sánchez se enrolam e Aránguiz aproveita para chutar para o fundo do gol. Mas o VAR chama o juiz argentino Néstor Pitana para informar que houve impedimento de Sánchez no lance. Assim o gol foi anulado.

A primeira oportunidade clara dos colombianos saiu aos 24 minutos. O atacante Falcao Garcia recebe na entrada da área, gira em cima do marcador e chuta errado.

Aos 34 minutos a chance é do Chile. Beausejour cruza para a área para cabeçada perigosa de Maripán. Mas a bola vai por cima do gol.

Quatro minutos depois os chilenos voltam a chegar com perigo. Vargas recebe passe em profundidade na área e chuta cruzado. Mas o zagueiro Mina corta a finalização.

Aos 40 minutos quem tem a chance de marcar é o meia Vidal. Ele recebe passe de Alexis Sánchez na entrada da área e chuta colocado. Porém, a bola vai para fora por pouco.


Segundo tempo sem gols
No segundo tempo a Colômbia começa melhor e tem a primeira oportunidade aos 2 minutos. O meia James Rodríguez cobra uma falta com perigo, mas a bola acaba indo para fora por muito pouco, assustando o goleiro Arias.

O Chile responde aos 6 minutos. O atacante Eduardo Vargas chuta com violência para defesa em dois tempos de Ospina.

E os chilenos chegam com perigo novamente, agora com Alexis Sánchez aos 14 minutos. O atacante recebe passe em profundidade de Aránguiz, parte livre desde a intermediária e chuta colocado, mas para fora. Porém, o árbitro assinala impedimento do jogador do Manchester United.

Aos 25 minutos do segundo tempo, o Chile chega novamente com perigo. Alexis Sánchez recebe na área, toca para Maripán, que, de peito, entrega a bola para Vidal. E o volante chuta cruzado para o fundo do gol da Colômbia. Mas o gol é anulado pelo juiz, com auxílio do VAR, por causa de toque de mão de Maripán. O segundo gol anulado do Chile na partida.

Mesmo protagonizando um jogo muito movimentando, nem Chile nem Colômbia conseguem aproveitar as chances criadas no tempo regulamentar. Com isso a partida vai para a disputa de pênaltis.

Decisão nos pênaltis
A Colômbia começa a série de cobranças de pênaltis com James Rodríguez. O meia bate com categoria para vencer o goleiro Arias. A primeira cobrança do Chile é de Vidal, que bate com violência no ângulo para empatar. Cardona cobra colocado para colocar novamente a seleção colombiana em vantagem. Pelo Chile, Vargas chuta com força para vencer Ospina. O terceiro colombiano é Cuadrado, que chuta colocado para fazer o seu. O volante Pulgar bate no centro e empata para o Chile. Na quarta cobrança da Colômbia, Mina faz o seu. Chega então Aránguiz, que não desperdiça. Na quinta cobrança da Colômbia Tesillo bate para fora. Com isso, Alexis Sánchez cobra com muita categoria para classificar o Chile para a semifinal da Copa América.

Ficha técnica:

Sexta, 28 de junho de 2019

COLÔMBIA X CHILE

Competição: Copa América (quartas de final)

Local: Arena Corinthians, São Paulo.

Juiz: Néstor Pitana (Argentina).

Colômbia: Ospina; Medina, Mina, Davinson Sánchez e Tesillo; Barrios, Uribe (Cardona), Cuadrado e James Rodríguez; Falcao (Duván Zapata) e Roger Martínez (Luis Díaz). T: Carlos Queiroz.

Chile: Arias; Isla, Medel, Maripán e Beausejour; Pulgar, Aránguiz, Vidal e Fuenzalida (Pavez); Eduardo Vargas e Alexis Sánchez. T: Reinaldo Rueda.

sexta-feira, 28 de junho de 2019

Atlético: atletas vivem expectativa de clássicos pela Copa do Brasil

Informações: Site Oficial do Atlético/ Foto: Agência Galo
O foco nos treinamentos da intertemporada não impede que os jogadores do Atlético já vivam o clima dos clássicos decisivos que se aproximam, pelas quartas de final da Copa do Brasil.

O primeiro confronto será no próximo dia 11, no Mineirão, e a volta no dia 17, na Arena Independência.

“Esse é o jogo mais importante do ano para a gente. Todo mundo esperava esse confronto. Creio que a cidade vai parar, todo mundo vai querer assistir a esse jogo porque são duas equipes grandes, com muita qualidade. O treinador deles é muito inteligente nesse formato de mata-mata e a gente vai com tudo, sabemos da nossa força, do nosso elenco, jogadores que podem decidir a qualquer a partida. É encarar de igual para igual, sem desrespeito, sem achar que é melhor que o outro, mas dar tudo quando chegar lá dentro do campo”, destacou Luan.

“É importante manter jogadores com alto nível, manter o conjunto, nossa força. Agora, é no dia a dia, com o professor, conhecer melhor os companheiros que chagaram para a gente se fechar cada vez mais e formar um time campeão, que briga a cada jogo, por cada bola, porque o ano é muito puxado. Já começa com uma decisão no dia 11, depois temos Sul-Americana, contra o Botafogo, e, no Brasileiro, precisamos diminuir essa diferença para o Palmeiras”, acrescentou o atacante.

O lateral-direito Guga espera clássicos bastante disputados. Segundo ele, quando começa o jogo, é cada um brigando pela bola como se fosse a última.

“A gente sabe a dificuldade que vai ser e temos que ter essa consciência, de entrar respeitando, porém, sabendo o que vamos fazer dentro de campo, impondo e colocando raça até o final para buscar a classificação, que seria muito importante para a nossa sequência”, comentou Guga.

Mano Menezes critica postura dos brasileiros: "É preciso parar de sair da euforia para a depressão"

Foto: Vinnicius Silva / Cruzeiro 
Mano Menezes, técnico do Cruzeiro, disse aos canais FOX Sports, que o torcedor brasileiro e a imprensa tem que parar de "sair da euforia para a depressão", fazendo uma análise de quando um time está bem e quando vai mal.

Ele fez tal comparação com relação a seleção brasileira. Para o técnico da Raposa, se confunde muito isso no Brasil. Só apoia se estiver bem.

Ricardo Rocha opina sobre permanência de Tite

Reprodução
"Houve uma queda, houve uma queda. Eu queria a continuidade do Tite no comando. Tem que continuar com o mesmo conceito", disse Ricardo Rocha no programa Debate Final Especialistas, nos canais FOX Sports. Para ele, o técnico deve seguir na seleção brasileira mesmo que haja eliminação na Copa América. "Tem que continuar", disse ele.   

Anatel recebe sugestões do Idec para coibir telemarketing indesejado

Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil 
HOJE EM DIA e AGÊNCIA BRASIL - O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) apresenta nesta quinta-feira (27), ao Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), um conjunto de recomendações visando a coibir ligações indesejadas de telemarketing. Uma das sugestões é a obrigatoriedade de consentimento expresso do consumidor para receber ofertas de empresas.

Sem esse tipo de autorização, as empresas não poderão apresentar ao consumidor seus produtos e serviços por meio de ligações telefônicas. Nos casos em que a autorização for dada, as ligações só poderão ser feitas em horário restrito, das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados.

O comitê é um foro que se reúne quatro vezes ao ano e tem, entre seus objetivos, avaliar a prestação dos serviços de telecomunicações do ponto de vista de seus usuários, na busca por sugestões de ações que visem à melhoria dos serviços prestados pelo setor.

Outro ponto ressaltado pelo Idec, no caso em que o telemarketing foi autorizado, é o de não se poder fazer mais do que duas tentativas de ligações por dia, mesmo que as chamadas não tenham sido atendidas ou tenham sido recusadas. Além disso, se o contato for efetivado, tanto por telefone como por mensagem eletrônica, a nova tentativa só poderá ser feita depois de seis meses.

“É insuficiente a determinação da Anatel para que as empresas de telecomunicação criem, até julho, uma lista nacional de clientes que não querem receber chamadas de telemarketing com ofertas de serviços de telefonia e internet”, diz o Idec.

De acordo com a proposta apresentada à Anatel, a cada ligação feita, automatizada ou não, o consumidor deve ter possibilidade de cancelar a autorização concedida. Por fim, a autorização poderá ser revogada a qualquer momento, por meio do serviço de atendimento ao consumidor, da ouvidoria, ou por envio de mensagem eletrônica.

Outra sugestão do Idec é vedar ligações automatizadas simultâneas para vários consumidores, ligações de números não identificados, e o uso de números alternativos em caso de bloqueio pelo usuário do número identificado na primeira chamada. Também será proibido telemarketing dirigido a idosos e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Desde o ano passado, a Anatel estuda meios de reduzir a quantidade de chamadas telefônicas com o intuito de vender serviços de telecomunicações. A agência já incluiu, na revisão do Regulamento Geral dos Direitos dos Consumidores (RGC), a discussão sobre regras para mitigar o problema.

Tendo como base uma pesquisa da Secretaria Nacional do Consumidor, o Idec informa que 92,5% dos entrevistados afirmaram ter recebido ligações desse tipo; e 55,6% responderam não ter conseguido identificar o autor das ligações. Ainda segundo o levantamento 85,6% dos consultados disseram que as ligações caem após serem atendidas.

De acordo com a Anatel, antes de as novas regras serem aprovadas, serão submetidas a consulta pública em que todos os cidadãos brasileiros, empresas e entidades da sociedade civil terão oportunidade de encaminhar sugestões.

Corinthians anuncia a contratação de Tamires, lateral da seleção

Divulgação
HOJE EM DIA e ESTADÃO CONTEÚDO - O Corinthians anunciou nesta quinta-feira (27) a contratação da lateral-esquerda Tamires, que defendeu a seleção brasileira no Mundial Feminino. A jogadora de 31 anos acertou vínculo até o fim desta temporada.

Tamires comemorou o acerto com o Corinthians. Ela utilizará a camisa 37 na equipe alvinegra. "Estou muito feliz com essa oportunidade. Vamos juntas no Paulista, Brasileiro e Libertadores. Vamos juntas neste ano", disse Tamires, em vídeo divulgado pelo clube.

A lateral retornou ao Brasil nesta semana após a disputa do Mundial, na França. A seleção foi eliminada nas oitavas de final pelas donas da casa, no domingo, em uma derrota por 2 a 1 na prorrogação, após empate por 1 a 1 no tempo normal.

Tamires defende a seleção brasileira há seis anos. Ao mesmo tempo, vinha atuando no Fortuna Hjorring, da Dinamarca. Pela equipe nacional, já soma dois Mundiais no currículo, uma Olimpíada e uma edição dos Jogos Pan-Americanos, com direito a uma medalha de ouro, e duas edições da Copa América, com dois títulos.

Já em solo brasileiro, Tamires vai se apresentar ao clube paulista na segunda-feira que vem. Em seu início de trabalho, a lateral terá logo pela frente a reta final do Campeonato Paulista, o Campeonato Brasileiro e a Copa Libertadores.

CBF detecta caxumba em Richarlison e se preocupa com surto na Seleção Brasileira

Foto: Lucas Figueiredo / CBF
HOJE EM DIA e ESTADÃO CONTEÚDO - O atacante Richarlison, da Seleção Brasileira, está fora da partida desta quinta-feira (27), em Porto Alegre, contra o Paraguai, pelas quartas de final da Copa América. O jogador do Everton, da Inglaterra, foi diagnosticado com caxumba pelos médicos e, para evitar o risco de contágio para os demais companheiros, vai permanecer em isolamento, com repouso absoluto e medicação.

Por se tratar de uma doença altamente contagiosa, a CBF vai realizar uma vacina completa em toda a delegação da Seleção Brasileira depois da partida na Arena do Grêmio. Richarlison está isolado no quarto do hotel da equipe, em Porto Alegre, e tem recebido atenção especial dos médicos da Seleção, para se recuperar o quanto antes e poder voltar aos treinos nos próximos dias, caso a Seleção se classifique.

O atacante está com o grupo desde a apresentação, no fim de maio, na Granja Comary, e começou a Copa América como titular do técnico Tite, ao começar em campo nos dois primeiros jogos, contra Bolívia e Venezuela, mas depois perdeu a vaga na equipe para Gabriel Jesus. Richarlison ficaria no banco de reservas na partida desta quinta-feira, porém, como foi diagnosticado com a doença, não sairá do hotel.

Ainda na quarta-feira (26) o jogador treinou normalmente com o grupo no CT do Grêmio, em Porto Alegre, sem limitações médicas. O problema com Richarlison aumenta a lista de desfalques e problemas médicos da equipe nesta Copa América. Ao longo da preparação Tite encarou por exemplo o corte de Neymar, com lesão no tornozelo, fora ter de lidar com situações de lesão com jogadores como Arthur, Fernandinho, Ederson, Cássio, Éder Militão e Fagner.

Como a competição já está em andamento, a Seleção Brasileira não poderá mais efetuar trocas na lista de convocados para o caso de Richarlison não se recuperar a tempo. O limite para se alterar a relação de jogadores se encerrou um dia antes da estreia da equipe na competição, contra a Bolívia.

Mineradora investirá R$ 620 milhões em 'petróleo' do futuro no Vale do Jequitinhonha

Divulgação / Sigma Mineração
HOJE EM DIA - Minas Gerais vai entrar na rota do combustível do futuro: o lítio. Até setembro do ano que vem, a Sigma Mineração vai investir R$ 620 milhões em uma planta localizada em Itinga, no Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais pobres do Estado, gerando pelo menos 500 empregos na primeira fase do projeto, que já nasce com previsão de ter a produção dobrada no médio prazo. Do montante, R$ 120 milhões já foram aportados em prospecção do mineral, iniciada em 2012. E as pesquisas foram consideradas um sucesso.

A companhia detém uma área de 18 mil hectares em Itinga e Araçuaí, onde há nove minas, todas desativadas. Uma sonda foi passada em quatro delas e os resultados foram melhores do que os esperados. “Já temos as licenças Prévia e de Instalação. Esperamos receber a Licença de Operação assim que as obras forem concluídas e a planta entrar em funcionamento, em setembro de 2020”, afirma o presidente da companhia, Itamar Resende.

Considerado o petróleo do futuro, o lítio é utilizado na produção de baterias de carros e ônibus elétricos, além de baterias para telefones celulares e tablets. O mineral encontrado no Vale do Jequitinhonha seria suficiente para abastecer o Brasil. No entanto, o país não possui tecnologia, ou interessados, para fabricar os produtos.

Na avaliação do executivo, a expectativa é a de que após a instalação da planta outras empresas do setor migrem para a região, aumentando a geração de empregos no Vale do Jequitinhonha.

“O Brasil tem um mercado muito grande e, sem dúvida, será um grande consumidor de lítio. Estamos dando aqui um grande passo para que isso aconteça. A instalação da planta vai garantir matéria prima em boas quantidade e qualidade para atrair futuros investidores. Sem matéria prima, ninguém vem. Vamos dar o primeiro passo”, diz

Mercado, de acordo com ele, não vai faltar. Afinal, o Brasil possui uma das maiores frotas de ônibus do mundo. “Hoje, o mercado principal para uso do lítio, sem dúvida, é a China, que será o nosso maior foco. É na China que está concentrado o desenvolvimento da cadeia do lítio. Devemos, também, fornecer para EUA e Europa”, afirma o presidente.

A qualidade do material encontrado no local chama a atenção. Minerado com teor de 1,47%, índice que chega a 6% após o beneficiamento, considerado um dos melhores do mundo.

Anualmente, a previsão é extrair 220 mil toneladas de lítio por ano na primeira fase do projeto. Na segunda etapa, ainda sem data para começar, a empresa pretende dobrar a produção para 440 mil toneladas anuais.

“E todo o beneficiamento será a seco, sem barragem, em operação chamada de ‘empilhamento a seco’”, explica o presidente. Além disso, ele afirma que 90% da água utilizada na planta será de reuso.

Municípios terão injeção de R$ 265 mi e geração de 500 empregos

Prefeitos de Itinga e Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, estão otimistas com os impactos positivos da planta de lítio da Sigma Mineração nas cidades, localizadas no Vale do Jequitinhonha. Além da geração de 500 postos diretos de trabalho, a companhia deve pagar cerca de R$ 265 milhões em Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), também conhecido como royalties da mineração, nos primeiros 14 anos de atuação. A expectativa é a de 75% dos empregados sejam da região.

Os empregos indiretos também devem ser levados em consideração, conforme afirma o prefeito de Araçuaí, Armando Jardim Paixão (PT). Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), a cada emprego direto gerado na mineração outros 11 indiretos são criados em outros segmentos, culminando em 5 mil postos.

“Hotéis, restaurantes, fornecedores de uniformes, tudo isso é movimentado pela instalação da planta”, afirma o prefeito da cidade de 37 mil habitantes, cuja economia é movimentada principalmente pelos profissionais liberais e agricultores familiares.

Ele afirma que ainda não há sondagens para a instalação dessas novas empresas na região, mas acredita que no curto prazo a prefeitura comece a receber interessados. Vale ressaltar que embora a planta fique em Itinga, localizada a 40 km de Araçuaí, a previsão é a de que moradores das duas cidades sejam empregados no local.

“Pessoal interessado em trabalhar a região tem, mas a empresa terá que investir em capacitação da mão de obra. Também temos que lembrar que muita gente qualificada que é daqui foi trabalhar fora. Sabemos que essas pessoas voltarão se tiverem oportunidade”, pondera o prefeito de Itinga, Adhemar Marcos Filho (PSDB).

De acordo com o presidente da Sigma, Itamar Resende, 75% dos empregados serão da região. “Só vamos levar de fora cargos muito específicos, que não forem encontrados no Vale do Jequitinhonha”, diz.

Jogos de hoje definem mais dois semifinalistas da Copa América

Divulgação
AGÊNCIA BRASIL - As partidas da Copa América de hoje (28) definem mais dois semifinalistas do torneio continental. Às 16h, a Argentina enfrenta a Venezuela, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Mais tarde, às 20h, na Arena Corinthians, em São Paulo, será a vez de Colômbia e Chile disputarem mais uma vaga. Agora, os jogos são eliminatórios.

Com dois títulos mundiais (1978 e 1986) e 14 títulos sul-americanos (sendo o último em 1993), a tradicional equipe argentina enfrenta a Venezuela, que nunca conquistou uma Copa América e é a única seleção membro da Conmebol (Confederação Sul-Americana) que nunca participou de uma Copa do Mundo, mas que tem mostrado evolução no futebol.

Nos últimos quatro confrontos, desde 2016, foram dois empates e uma vitória para cada equipe. O jogo mais recente foi um amistoso em Madri (Espanha) em março deste ano, em que a Venezuela venceu por 3 a 1.

A Argentina se classificou em segundo lugar no grupo B da Copa América, depois de uma derrota de 2 a 0 para a Colômbia, um empate de 1 a 1 com o Paraguai e uma vitória de 2 a 0 sobre o Catar (seleção asiática convidada).

Já a Venezuela terminou em segundo lugar no grupo A, com uma campanha melhor que a Argentina: dois empates sem gols com Brasil e Peru e uma vitória de 3 a 1 sobre a Bolívia.

No segundo jogo de hoje, os chilenos, que conquistaram as duas últimas edições da Copa América (2015 e 2016), enfrentam a Colômbia, que tem um título continental (2001).

As duas seleções não se enfrentam desde novembro 2016, quando empataram em 0 a 0 pelas eliminatórias da Copa do Mundo da Rússia. Em um jogo em junho daquele ano, os chilenos haviam vencido os colombianos por 2 a 0 na semifinal da Copa América do Centenário.

O Chile se classificou em segundo lugar do grupo C, depois de duas vitórias (4 a 1 sobre a seleção convidada Japão e 2 a 1 sobre o Equador) e uma derrota de 1 a 0 para o Uruguai. Já a Colômbia teve uma campanha melhor: terminou em primeiro no grupo B, com três vitórias (2 a 0 sobre a Argentina, 1 a 0 sobre o Catar e 1 a 0 sobre o Paraguai).

Saque do abono salarial do PIS 2018/2019 termina nesta sexta-feira

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
AGÊNCIA BRASIL - Os trabalhadores cadastrados no Programa de Integração Social (PIS) têm esta sexta-feira (28) para sacar o Abono Salarial do calendário 2018/2019. Os valores vão de R$ 84 até R$ 998, de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano-base 2017.

De acordo com a Caixa, os benefícios, que totalizam R$ 16,9 bilhões, foram liberados de forma escalonada para 22,5 milhões de beneficiários, conforme o mês de nascimento, e agora estão disponíveis para os nascidos em qualquer mês. Até maio, o banco pagou R$ 15,6 bilhões a 20,6 milhões trabalhadores.

O valor do benefício pode ser consultado no Aplicativo Caixa Trabalhador, no site do banco ou pelo Atendimento Caixa ao Cidadão, pelo telefone: 0800 726 0207.

Pode a sacar o abono o trabalhador inscrito no PIS ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2017 com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

“Os titulares de conta individual na Caixa com cadastro atualizado e movimentação na conta, podem ter recebido crédito automático antecipado. Quem possui o Cartão do Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir a uma casa lotérica, a um ponto de atendimento Caixa Aqui ou ir aos terminais de autoatendimento da Caixa para receber o abono", informou o banco.

Segundo a Caixa, caso o beneficiário não tenha o Cartão do Cidadão ou não tenha recebido automaticamente em conta, ele pode retirar o valor em qualquer agência da Caixa, apresentando o documento oficial de identificação.

O trabalhador em empresa pública, com inscrição no Pasep, recebe o pagamento do abono pelo Banco do Brasil.

Médicos têm até hoje para se apresentar nos municípios

Arquivo / Agência Brasil 
AGÊNCIA BRASIL - Encerra hoje (28) o prazo para que os profissionais do Programa Mais Médicos se apresentem nos municípios para os quais foram selecionados, dando início às atividades nas unidades de saúde de mais de mil locais brasileiros e em dez Distritos Sanitários Especiais Indígenas.

Ao todo serão 1.975 profissionais selecionados durante o 18º ciclo do programa. Segundo o Ministério da Saúde, o reforço beneficiará mais de 6 milhões de pessoas que vivem nas áreas mais vulneráveis do Brasil.

Algumas delas com histórica dificuldade de acesso, caso de localidades ribeirinhas, fluviais, quilombolas e indígenas.

Nesta primeira fase do 18º ciclo do programa, a seleção priorizou a participação de profissionais “formados e habilitados com registro do Conselho Regional de Medicina (CRM)”, preferencialmente “com perfil de atendimento para a Atenção Primária”.

Para tanto, o Ministério da Saúde estabeleceu “critérios de classificação, como títulos de Especialista e/ou Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade”.Para acessar a lista dos municípios contemplados pelo programa Mais Médicos, clique aqui.

Brasil classificado para a semifinal da Copa América. Eliminou o Paraguai nos pênaltis

Foto: CBF
No tempo normal, Brasil 0 x 0 Paraguai, pelas quartas de final da Copa América. Nas penalidades, 1) Alisson defendeu a primeira cobrança paraguaia. 2) William fez para o Brasil. 3) Almiron fez para os paraguaios. 4) Marquinhos marcou para o Brasil. 5) Valdez bateu pelo Paraguai e gol. 6) Coutinho marcou para o Brasil. 7) Rojas bateu para o Paraguai e gol. 8) Firmino na cobrança pelo Brasil e pra fora. Errou. 9) González bateu pelo Paraguai e também chutou para fora. 10) É o Brasil fazer e vai à semifinal. Na cobrança, Gabriel Jesus. Gol e Brasil classificado.

Prefeitura Ipatinga informa que unidades básicas de saúde estão temporariamente desabastecidas de algumas vacinas

Foto: Divulgação / Prefeitura de Ipatinga 
G1 DOS VALES - A secretaria de Saúde de Ipatinga informou nesse quinta-feira (27) que está temporariamente sem as doses de algumas vacinas, entre elas a BCG. A previsão é que as novas doses cheguem a partir do dia 11 de julhos. O desabastecimento ocorreu por causa de um atraso no repasse das doses pela Superintendência Regional de Saúde, diz a secretaria.

A vacina BGC é aplicada como dose única para recém-nascidos, e deve ser tomada logo após o nascimento, no primeiro mês de vida. A vacina atua na prevenção da tuberculose e estimula o organismo a produzir anticorpos contra a doença.

As doses que ainda estão disponíveis no município da vacina BGC vão entrar em uma estratégia de vacinação. O objetivo é otimizar as vacinas, já que depois de aberta a dose tem a utilização de seis horas. “Montamos uma estratégia de vacinação para utilizar cada frasco da forma mais eficiente possível. Pelo esquema de rodízio nos postos de Saúde, as perdas de doses são minimizadas e nenhuma criança deixa de ser imunizada”, explicou a diretora do departamento de Vigilância em Saúde, Mara Fernanda Andrade.

Nessa sexta-feira (28), a vacinação com as doses disponíveis da BCG vai ser realizada nas unidade de saúde dos bairros Canaã, Limoeiro, Vila Militar e Bom Jardim II, no horário de 7h30 às 15h30. Além da vacina BCG , a secretaria ainda alerta para o possível atraso no repasse de outras vacinas como Difteria, Tétano e Hepatite B.

Em nota, a Superintendência Regional de Saúde afirma que não existe motivo para alarde, já que o prazo para o reabastecimento é o próximo dia 11 de julho. Ainda de acordo com a Superintendência, o Ministério da Saúde não tem um calendário fixo de entrega das doses, mas sim uma previsão. A Superintendência diz ainda que o atraso aconteceu por uma questão de logística.

Cruz Vermelha oferece curso de capacitação gratuito em Governador Valadares

Cruz Vermelha oferece curso de capacitação gratuito
 em Valadares — Foto: Leonardo Ali/Arquivo Pessoal


G1 DOS VALES - Neste sábado (29), a Cruz Vermelha oferecerá o Curso de Formação Básica Institucional – CBFI, das 14h às 17h, para interessados em trabalhar como voluntários em Governador Valadares. As inscrições estão abertas para pessoas com mais de 17 anos e são gratuitas. Segundo o comitê, caso as 50 vagas disponíveis sejam preenchidas, existe ainda a possibilidade de abrir uma nova turma.

A Cruz Vermelha Brasileira é uma sociedade de socorro voluntário, autônoma e representante do maior e mais antigo movimento internacional de ajuda humanitária. Desde junho de 2018, existe uma equipe em Governador Valadares, e o objetivo ao oferecer o curso é mobilizar a população para o crescimento desse grupo no município.

Segundo Washington Fabri, voluntário, depois da formação a pessoa estará apta para fazer parte da Cruz Vermelha. “O curso é aplicado em dois módulos. Ele capacita a pessoa que quer ser voluntária na Cruz Vermelha, no primeiro módulo, a conhecer a nossa história, nossos princípios e termos éticos e, no segundo módulo, a obter o nível básico em primeiros socorros”, explica.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (33) 32034427 ou pelo e-mail: cruzvermelhagv@gmail.com.