quinta-feira, 22 de março de 2018

PALMEIRAS GOLEIA NOVORIZONTINO POR 5 A 0 E CONFIRMA PARTICIPAÇÃO NAS SEMIFINAIS

Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras
O Palmeiras recebeu a equipe do Novorizontino no Allianz Parque, às 21h45 (de Brasília), para decidir vaga às semifinais do Campeonato Paulista. 


O Alviverde foi a campo com vantagem, já que havia vencido a partida de ida por 3 a 0. Com gols de Bruno Henrique, Keno, Willian, Dudu e Papagaio, o Verdão goleou o adversário por 5 a 0 e consumou sua participação na próxima fase do Paulistão em grande estilo.

O Alviverde agora aguarda desfecho do jogo entre Corinthians e Bragantino para conhecer seu adversário na próxima fase do torneio. Se o Corinthians avançar ou então se o Bragantino passar direto pelo Alvinegro (sem pênaltis), o adversário do Palmeiras será o Santos. Já se o Bragantino perder por um gol de diferença no tempo regulamentar do Corinthians e avançar nos pênaltis, o adversário do Verdão nas semifinais será o próprio Bragantino. O jogo que definirá o próximo adversário do Maior Campeão do Brasil acontecerá nesta quinta-feira (22), às 20h (de Brasília).

Vale lembrar que o Verdão encerrou a primeira fase com 26 pontos conquistados, consumando a melhor campanha da primeira fase do torneio estadual. O Alviverde também possui o melhor ataque isolado do torneio (27 gols), o melhor saldo de gols (19) e a defesa menos vazada (8 gols sofridos), ao lado de Ponte Preta e São Bento (estes dois clubes, porém, já estão fora da competição).

Históricamente, a goleada por sonoros 5 a 0 contra a equipe do Novorizontino rendeu ao Palmeiras o seu melhor resultado já obtido no Allianz Parque. O placar mais elástico da arena até então registrava quatro gols de diferença: foram os 5 a 1 de 12/05/2015, contra o Sampaio Corrêa-MA, pela Copa do Brasil, e de 16/11/2017, e contra o Sport pelo Campeonato Brasileiro de 2017. O Verdão ainda havia vencido por 4 a 0 em outras cinco ocasiões (São Paulo, 2015, River Plate-URU, 2016, Atlético-PR, 2016, Figueirense, 2016, e Vasco da Gama, 2017).

O Palmeiras ainda ampliou seu retrospecto favorável contra o Novorizontino. Nas quatro partidas que as equipes disputaram ao longo da história, foram quatro vitórias (100% de aproveitamento), 14 gols marcados e apenas um sofrido. Esses quatro jogos foram válidos, curiosamente, pela mesma fase da competição estadual: em 2017 o Verdão passou pelo adversário ao vencer por 3 a 1 fora e casa e por 3 a 0 em casa, e em 2018 repetiu a conquista da classificação obtendo vitórias com autoridade, por 3 a 0 no jogo de ida e por 5 a 0 na partida de volta.

Embora o atual Novorizontino tenha o uniforme, as cores e o emblema muito similares ao do extinto clube, os dados do histórico de confrontos devem ser fragmentados para fins de estatísticas. Portanto, para enfrentar o antigo clube de Novo Horizonte (ativo entre 1973 e 1999), o Maior Campeão do Brasil entrou em campo por 19 vezes (dez vitórias, seis empates e três derrotas), com 35 gols marcados contra 13 sofridos.

Os feitos coletivos do time não foram os únicos fatos que chamaram a atenção. Individualmente, jogadores também se destacaram, como Fernando Prass, que, com a suspensão de Jailson, voltou ao arco palmeirense em grande estilo: não foi vazado e ainda viu o seu time golear. O dono da camisa 1 do Palmeiras é o jogador que mais atuações acumula no Allianz Parque – agora são 80 com esta diante do Novorizontino. O guarda-metas gaúcho, aliás, participou do duelo que marcou a inauguração da arena, contra o Sport, em novembro de 2014, pelo Brasileirão daquele ano.

Outro atleta que se destacou foi Dudu. O dono da caimsa 7 ampliou uma marca que já pertencia a si mesmo: é o artilheiro do Allianz Parque, agora com 23 gols. a moderníssima casa palmeirense tem a configuração atual desde 2014, quando foi inaugurada após o antigo Estádio Palestra Italia passar por quatro anos de reforma. Além disso, capitão do Verdão também é o jogador que mais triunfou no local (58 vitórias) e que mais passes a gol concedeu (21 assistências).

Antes empatado com os ex-jogadores Gengo e Toninho Catarina na 100ª posição do ranking dos jogadores que mais defenderam o Verdão em todos os tempos, Dudu subiu, nesta quarta-feira (21), ao atuar no jogo de volta do Estadual contra o Novorizontino, para a 99ª colocação desta lista, com 176 jogos, ao lado de Américo Murolo, que defendeu o Maior Campeão do Brasil nos anos 50 e 60.

Bruno Henrique, Willian e Keno são jogadores que também vivem grande fase no Palmeiras. O dono da camisa 19 passou a ter mais chances após o técnico Roger Machado assumir o comando do Verdão, e vem agradando. Já o camisa 11 vem sendo aproveitado constantemente como reserva – quase sempre que sai do banco faz ótimas partidas. E o camisa 29, por sua vez, é uma das peças fundamentais do técnico palmeirense – foi o jogador que mais atuou na temporada, com 14 partidas disputadas (ao lado do zagueiro Thiago Martins e do atacante Dudu). E neste duelo contra o Novorizontino, o trio se deu bem: cada um deles marcou um gol.

Outro nome que merece ser destacado nesta atuação é Edu Dracena, que estreou na temporada ao entrar nesta partida diante do Novorizontino. O zagueiro palmeirense encerrou o ano de 2017 em alta na campanha que rendeu ao Verdão o vice do Brasileirão daquele ano. Desde o início da temporada de 2018, entretanto, o defensor de 36 anos vinha tratando uma lesão no Núcleo de Saúde e Performance e recuperando a melhor forma física. Na última partida (jogo de ida das quartas de final), contra o Novorizontino, o dono da camisa 3 chegou até a ficar no banco de reservas à disposição do técnico Roger Machado.

Por fim, o jogador Papagaio, dono da camisa 49, entrou em campo e mostrou porque é um dos destaques das categorias de base palestrina. O jogador de 19 anos se mostrou oportunista e fez o quinto gol do Verdão na partida, aos 34 minutos do segundo tempo – o detalhe é que o atleta havia entrado em campo apenas 12 minutos antes.

O jogo

O Palmeiras sobrou no primeiro tempo. A principal novidade para a partida desta quarta-feira (21) foi a escalação de Keno no time titular do Verdão, improvisado como centroavante – o colombiano Borja antes vinha atuando nessa função, porém, pelo fato de ter sido convocado para defender sua seleção nacional, não esteve em campo. Prontamente, o técnico Roger Machado deu a chance para o camisa 11, portanto, comandar o ataque palmeirense.

O primeiro tempo ficou marcado por uma chuva de gols do Palmeiras. O Verdão abriu o marcador logo aos seis minutos, com gol de Bruno Henrique, após lançamento de Lucas Lima para Willian, que concedeu assistência para o dono da camisa 19 empurrar a bola para o fundo das redes. (Palmeiras 1x0 Novorizontino)

O Palmeiras se mostrou seu ímpeto e continuou jogando de forma agressiva. Não demorou muito, e a vantagem foi ampliada. Dessa vez, Keno, aos 18 minutos, aproveitou passe de Lucas Lima e fez uma verdadeira pintura. Deu um toque na bola por cima de seu marcador, na grande área. A pelota foi lentamente em direção ao gol e encobriu o arqueiro Oliveira. (Palmeiras 2x0 Novorizontino)

O técnico Roger Machado, mesmo com a enorme vantagem, continuava se movimentando no banco de reservas e instruindo seus jogadores e levar a sério a marcação nas jogadas que a equipe visitante tentava criar.

Sem tirar o pé, o Maior Campeão do Brasil continuou mandando no jogo com certa tranquilidade, jogando a todo instante com seriedade, sem menosprezar o seu adversário. Desta forma, aos 34 minutos, após outras tentativas de ataque, o Alviverde acometeu o time de Novo Horizonte, desta vez com atacante Willian: o camisa 29 recebeu passe na medida de Marcos Rocha e não desperdiçou. (Palmeiras 3x0 Novorizontino)

O melhor momento do Novorizontino na partida aconteceu aos 38 minutos do primeiro tempo, quando, em posição legal, a agremiação do interior de São Paulo atacou com Alisson Safira e, por pouco, não diminuiu.

Mesmo com o susto, o Palmeiras se encaminhou até a reta final da partida com força total. E ainda deu tempo para marcar mais um gol: após realizar cobrança rápida de falta, o lateral Marcos Rocha viu Dudu, oportunista, receber e tabelar com Keno. No final, o capitão palmeirense fez um corte e tirou dois defensores da equipe adversária e balançou as redes aos 46 minutos de jogo. (Palmeiras 4x0 Novorizontino)

Com Tchê Tchê no lugar de Marcos Rocha e Edu Dracena no lugar de Thiago Martins, o Palmeiras foi para o segundo tempo a fim de administrar a vantagem obtida, e aproveitando com oportunismo eventuais jogadas nas quais pudesse ampliar ainda mais o resultado favorável.

Após alguns toques de bola, o Palmeiras imprimia um ritmo cadenciado, porém, sem deixar de aproveitar as oportunidades. Aos 13 minutos, por exemplo, Felipe Melo por muito pouco não marcou de cabeça, após cobrança de escanteio batida por Dudu.

As jogadas bonitas e ofensivas não pararam por aí. Aos 17 minutos, Willian passou perto de marcar novamente no jogo após dominar na grande área e aplicar uma linda bicicleta, que assustou a defesa do time do Novorizontino.

Aos 19 minutos da segunda etapa, um fator colaborou com o bom momento do Palmeiras. O jogador Jonatan Lima, do time rival, recebeu o segundo cartão amarelo por jogada periogosa: ele deixou o pé alto em lance de dividida com o atacante Keno e foi expulso.

Aos 22 minutos, foi a vez de Papagaio entrar na partida. O jovem destaque das categorias de base palmeirense entrou no lugar de Willian, que saiu aplaudido pelos mais de 25 mil torcedores presentes no Allianz Parque.

Com um a menos, o Novorizontino passou a marcar o Palmeiras de forma mais dura, até mesmo na tentativa de compensar a desvantagem numérica e o buraco tático do campo que faltava. Essa marcação mais dura, no entanto, quase custou à equipe visitante o quinto gol sofrido: aos 29 minutos, Keno sofreu pênalti claro e, para cobrança, partiu Felipe Melo. O dono da camisa 30, porém, desperdiçou a cobrança.

Desta forma, o Palmeiras se encaminhou até o fim da partida. O jogo, porém, não terminou antes de o jovem atleta Papagaio deixar seu nome na súmula com o gol marcado – o seu primeiro pelo time profissional do Palmeiras, aos 34 do segundo tempo, após receber passe de Lucas Lima e fechar a contagem. (Palmeiras 5x0 Novorizontino)

Palmeiras: Fernando Prass, Marcos Rocha (Tchê Tchê, no intervalo), Antônio Carlos, Thiago Martins (Edu Dracena, no intervalo) e Victor Luis; Felipe Melo, Bruno Henrique e Lucas Lima; Keno, Dudu e Willian (Papagaio, aos 22'/2ºT). Técnico: Roger Machado.

Gols: Bruno Henrique, aos 6'/1ºT (1-0); Keno, aos 18'/1ºT (2-0); Willian, aos 34'/1ºT (3-0); Dudu, aos 46'/1ºT (4-0); Papagaio, aos 34'/2ºT (5-0)

Vídeo: TV Palmeiras



http://www.palmeiras.com.br/news/2018/03/21/palmeiras-goleia-novorizontino-por-5-a-0-e-confirma-participacao-nas-semifinais.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.