sexta-feira, 4 de julho de 2014

O melhor ''ataque'' é a defesa; Brasil vence e manda a Colômbia de volta para casa

Time brasileiro enfrenta a Alemanha na terça-feira no Mineirão pelas quartas de final



José Dias Sorriso
Futblog do Sorriso





Foto: AFP/Zagueiro David Luiz 

A seleção brasileira está garantida na fase semifinal da Copa do Mundo 2014, após derrotar a Colômbia por 2 a 1 nesta sexta-feira (04) na cidade de Fortaleza, Arena Castelão. O time comandado pelo técnico Luiz Felipe Scolari fez uma excelente partida na primeira etapa, com uma postura completamente diferente do último duelo contra o Chile, nas quartas de finais.

No primeiro tempo, o que se viu foi um time verde-amarelo aguerrido e mostrando a ''cara'' do seu futebol. Os colombianos sentiram o gosto amargo pela quebra da sua invencibilidade, além de perder a vaga a fase semifinal do Mundial. O time da Colômbia que vinha de 4 triunfos na Copa e sonhava em avançar , mas ficaram pelo ''meio do caminho''.

Antes do início do jogo, uma surpresa para os torcedores - Maicon no lugar de Daniel Alves, que vinha sendo muito criticado -  devido as suas màs atuações e não deslanchando na equipe comandada por Felipão. O time brasileiro que não contou no duelo com o suspenso Luiz Gustavo  - volta contra a Alemanha, adversária nas semifinais, após eliminar a França.

Com as entradas de Maicon e Paulinho  - este último no lugar de Luiz Gustavo, o Brasil conseguiu manter um bom futebol, em especial no primeiro tempo, onde abriu o placar com o zagueiro e capitão Thiago Silva  - que inclusive está suspenso e desfalcará a seleção, por ter tomado o cartão amarelo - o segundo. 

Thiago mandou para o fundo das redes após uma bola sobrar no segundo pau e ele somente mandar para o fundo do gol do goleiro Ospina, que nada pôde fazer. Thiago, em tom de desabafo e pura euforia, correndo para comemorar, junto a bandeirinha de escanteio disse: ''Aqui é Brasil, aqui é Brasil''.

O time brasileiro foi com a vantagem para o intervalo e na volta para o segundo tempo tinha uma só coisa em mente, que era, matar o jogo e mandar a Colômbia para casa mais cedo. E, em uma falta de muito longe, bem cobrada, pelo zagueiro David Luiz, o Brasil ampliou a vantagem para 2 a 0 - chute na gaveta do goleiro colombiano, que não conseguiu defender, para a alegria dos torcedores na Arena Castelão, em Fortaleza.

Em desvantagem, restou aos colombianos, somente partir para o tudo ou nada e pressionaram os canarinhos, até que saiu um pênalti - goleiro Júlio César derrubou Bacca na área. James Rodriguez, bateu a penalidade e marcou o seu sexto gol na Copa do Mundo.

Mesmo descontando, a Colômbia não conseguiu empatar o duelo e deu adeus ao Mundial. O Brasil enfrenta a Alemanha, nas semifinais, na próxima terça-feira (08), no Mineirão, em Belo Horizonte. 



PREOCUPAÇÃO

Neymar tomou uma joelhada de Zuñiga e acabou deixando o campo na maca, preocupando a comissão técnica brasileira. Jogador seguiu para um hospital em Fortaleza, para ser avaliado.


LEÕES EM CAMPO

Zagueiros David Luiz e Thiago Silva foram aguerridos e responsáveis pelos gols da classificação do Brasil. Mostrou que o Brasil tem em sua defesa, um grande ataque. A baixa, é Thiago não enfrentar a Alemanha, já que tomou o segundo amarelo.


PONTO POSITIVO

Fernandinho, mostrou por que tinha vaga na equipe de Luiz Felipe Scolari, desbancando Paulinho - que só jogou por que Luiz Gustavo estava suspenso, por causa do segundo cartão amarelo. Fernandinho foi um dos principais jogadores brasileiros na tarde desta sexta-feira.


PONTO NEGATIVO

Mais uma vez, ele (Fred), que não conseguiu aparecer. O Brasil só chegava em jogadas trabalhadas - com Oscar ou Neymar. O duelo decidido por defensores mostra o quão preocupante é o ataque canarinho para a sequência da Copa.


PÉSSIMO DOS PÉSSIMOS

O árbitro espanhol Carlos Velasco. Uma das piores arbitragens, até aqui, na Copa do Mundo. Muito inseguro; mal posicionado; invertendo faltas e deixando os jogadores colombianos apitar o jogo - tanto é que houve uma breve discussão na saída para o intervalo. 


FICHA DO JOGO


BRASIL 2 X 1 COLÔMBIA

Local: Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 4 de julho de 2014, sexta-feira
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Carlos Velasco Carballo (Espanha)
Assistentes: Roberto Alonso Fernandez e Juan Yuste (ambos da Espanha)
Cartões amarelos: Thiago Silva e Júlio César (Brasil); James Rodríguez e Yepes (Colômbia)

Gols: Thiago Silva, aos 6 minutos do primeiro tempo; David Luiz, aos 23 minutos do segundo tempo; James Rodríguez (pênalti), aos 34 minutos do segundo tempo

BRASIL: Júlio César; Maicon, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Fernandinho e Paulinho (Hernanes); Hulk (Ramires), Oscar e Neymar (Henrique); Fred
Técnico: Luiz Felipe Scolari

COLÔMBIA: Ospina; Zuñiga, Cristian Zapata, Yepes e Armero; Guarín, Carlos Sánchez, Cuadrado (Quintero) e Ibarbo (Adrián Ramos); James Rodríguez e Téo Gutierrez (Bacca)
Técnico: José Pekerman




VÍDEO COM OS GOLS DO JOGO