segunda-feira, 11 de novembro de 2013


Messi se machuca, e Neymar e Fábregas comandam goleada do Barcelona

O Barcelona de Lionel Messi foi, neste domingo, o Barcelona de Fábregas, de Valdés, de Pedro, de Bartra... E de Neymar...

  • Por ESPN.com.br- espn.com.br

Messi se machuca, e Neymar e Fábregas comandam goleada do Barcelona
O Barcelona de Lionel Messi foi, neste domingo, o Barcelona de Fábregas, de Valdés, de Pedro, de Bartra... E de Neymar.
Sem o argentino, machucado desde os 20 minutos de jogo, o brasileiro foi um dos comandantes da equipe na vitória por 4 a 1 sobre o Real Betis, em Sevilha, e ajudou a transformar um jogo que chegou a estar complicado em mais três pontos para o clube catalão em sua campanha quase perfeita no Campeonato Espanhol.
Com o resultado, o Barcelona chega a 37 pontos em 13 partidas na Liga, abrindo três de vantagem para o Atlético de Madri, que não foi além de um empate com o Villarreal.
Neymar, mais uma vez, fez boa partida. O brasileiro marcou o primeiro gol do duelo e poderia ter feito pelo menos mais dois, não fossem as boas intervenções do goleiro argentino Guillermo Sala. E Neymar também apanhou, sobretudo do lateral alemão Steinhofer, seu principal marcador.
Tanto que, aos 28 da segunda etapa, Tata Martino preservou o camisa 11, que foi substituído por Cristian Tello.
Mas o brasileiro não foi o único fator da vitória. Em um duelo complicado no início das duas etapas, brilharam Victor Valdés - com duas defesas fundamentais - e Marc Bartra, mostrando muita confiança ao lado de Puyol. Fábregas, com dois gols e uma assistência, e Pedro, autor de outro gol, também aproveitaram bem as chances que tiveram.
Para enfrentar o lanterna da Liga, o treinador Tata Martino mexeu em seis posições da equipe que venceu o Milan por 3 a 1, na quarta-feira, pela Champions League. Na defesa, Puyol, Bartra e Montoya substituíram Piqué, Mascherano e Adriano.
No meio, Song entrou na vaga de Busquets, e Fábregas começou no lugar de Iniesta. O ataque começou com Pedro no lugar de Alexis. Foram mantidos o goleiro Valdés, Daniel Alves na lateral-direita, Xavi no meio-campo, Neymar e Messi no ataque.
A partida começou com um bom ritmo, mas sem grandes oportunidades de gol. Aos 11 minutos, Neymar teve boa chance quando avançou pela esquerda e buscou Messi pelo meio; o passe saiu errado, e a bola não chegou ao argentino.
Último colocado na classificação, o Betis não parecia ser um time que faz campanha tão ruim. Pelo contrário, a equipe andaluza criou as duas primeiras grandes oportunidades da partida, mas parou em Victor Valdés. Aos 16, o goleiro saiu bem para bloquear um chute de Molina; aos 17, fez uma defesa espetacular em cabeçada de Juan Carlos.
O Barcelona não conseguia se impor e, aos 20 minutos, perdeu Lionel Messi.
O argentino sentiu uma lesão e teve de deixar o jogo dando lugar a Andrés Iniesta. Era a hora de Neymar ser protagonista.
O camisa 11 tinha de assumir a responsabilidade de comandar o ataque, e foi isso o que ele fez. Aos 24 minutos, o ex-santista teve ótima oportunidade após cruzamento de Daniel Alves pela direita. A conclusão saiu ruim e parou nas mãos do goleiro Sara.
Mas, aos 35, o brasileiro não perdoou. Após grande lançamento de Song, Fábregas tocou para o atacante, sozinho na área, concluir para o gol vazio.
No minuto seguinte, foi a vez de Pedro marcar. O camisa 7 arrancou desde o campo de defesa e correu 60 metros até ficar cara a cara com Sara; na saída do goleiro, ele não perdoou e fez 2 a 0.
O Barcelona, que começara a partida sem conseguir se impor, praticamente decidiu o confronto em dois minutos. O terceiro poderia ter saído aos 44, mas Pedro foi travado por Figueras e não conseguiu concluir após passe de Neymar.
A segunda etapa começou com o Betis melhor, e a equipe de Sevilha poderia ter diminuído não fossem duas intervenções fundamentais de Bartra. O zagueiro reserva travou dois chutes que tinham a direção do gol. A pressão continuou, e, aos 6 minutos, Nono acertou a trave do gol de Valdés.
O Bétis tinha boas chances, como no primeiro tempo, mas não marcava. O Barcelona, então, aproveitou. Neymar teve duas ótimas chances aos 14 minutos, mas parou em boas defesas do goleiro Sara.
Aos 18 minutos, Fábregas não perdoou. Após lançamento de Iniesta, Montoya tocou para o meio da área e o camisa 4, que atuava como um falso centroavante, tocou de carrinho para fazer o terceiro gol, definindo de vez uma partida que ainda era perigosa.
O "falso 9" ainda teve tempo de ser um 9 de verdade quando, aos 34, fez de cabeça o quarto gol do Barcelona, completando de cabeça um cruzamento de Daniel Alves pela lateral direita.
O Betis ainda marcou seu gol de honra nos acréscimos, com Molina, em cobrança de pênalti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.