sábado, 9 de novembro de 2013

FUTBLOG DO SORRISO,COM FUTNET

Especial: Cruzeiro perto do TRI Brasileiro!

 Feito pode acontecer neste domingo, 10, diante do Grêmio, no Mineirão

Por Paty Monah
FUTNET

O FutNet segue sua linha de especiais, e neste sábado traz a trajetória do líder do Brasileirão, o Cruzeiro, que, depois de dez anos, pode voltar a soltar o grito de “é campeão”. Isto pode ocorrer caso a Raposa vença o Grêmio, neste domingo, no Mineirão pela 33ª rodada, e o resultado entre Atlético/PR e São Paulo não seja benéfico ao Furacão. Assim, o Cruzeiro se tornará inalcançável até a reta final, e será premiado com o título nacional com cinco jornadas de antecedência, o que será um recorde.

Antes de falar da presente conquista, voltemos no tempo. Em 1966, o Cruzeiro conquistou a Taça Brasil, com sete vitórias em oito jogos. Na primeira partida da final, a Raposa goleou o Peixe pelo placar de 6 a 2, e no jogo de volta, no Pacaembu, alcançou a virada por 3 a 2, conquistando seu primeiro título nacional. Com a unificação do Brasileiro em 1971, o torneio passou a contar como título do campeonato nacional.

Há dez anos, o Cruzeiro alcançou o Bicampeonato (contando a partir de 1959) sagrando-se o primeiro Campeão Brasileiro na era de pontos corridos. Em 2003 houve uma inovação na definição do vencedor, que até um ano antes era conhecido e decidido no famoso esquema de mata-mata.

A campanha do time celeste foi infinitamente superior aos demais. Com 100 pontos alcançados na disputa, a Raposa ficou à frente de Santos e São Paulo, 2º e 3º colocados com 13 e 22 pontos a menos do que o campeão mineiro, respectivamente. Na oportunidade, o clube de Belo Horizonte fechou sua campanha vitoriosa com 31 vitórias, sete empates e oito derrotas, além de 102 gols marcados, contra 47 sofridos.

A conquista do Brasileiro foi assegurada no Mineirão, no embate frente ao Paysandu, em jogo válido pela 44ª rodada, duas antes do final do certame. O placar de 2 a 1 foi construído por Zinho e Mota. Aldrovani descontou para os paraenses. Durante aquele ano o meia Alex e os atacantes Aristzábal foram os principais goleadores da equipe com 24, 21 gols respectivamente, além de Deivid e Mota ambos com 15.

Das 31 vitórias, dez foram por um placar com três ou mais gols de diferença em casa: Fluminense (5 a 2), Grêmio (3 a 0), Santos (3 a 0), Guarani (4 a 1), Bahia (5 a 2), Paraná (5 a 1), Vasco (4 a 1), Atlético/PR (5 a 2), Goiás (4 a 1) e Ponte Preta (3 a 0). Fora de casa foram apenas dois resultados com tal diferença: a goleada sobre o Bahia por 7 a 0, e o 4 a 1 sobre o Atlético/PR.

Desde 2003, o Cruzeiro ainda detém três recordes: o primeiro é o número de pontos, que ainda não foi batido. Depois da primeira edição dos pontos corridos, nenhuma equipe alcançou os 100 pontos celestes e nem o próprio conseguirá superar sua pontuação na atual edição. Há seis rodadas para o fim do Brasileiro deste ano, mesmo que vença todos os próximos compromissos, o Cruzeiro só chegaria à marca de 86 pontos. O segundo é o número de vitórias, que também não será alcançado neste ano, já que mesmo vencendo os seis próximos jogos, somaria 27 vitórias. E por fim, o status de “Duplo Campeão Nacional”, conquistado pelo Cruzeiro em 2003, quando além do Brasileirão, a Raposa conquistou também a Copa do Brasil.

Na atual temporada, o Cruzeiro já soma 68 pontos conquistados ao longo de 32 rodadas, onde venceu 21, empatou cinco e perdeu seis. No momento, o artilheiro do Cruzeiro no Brasileirão é Borges, com 9 tentos, seguido por Ricardo Gourlart, com oito, além de Éverton Costa e Nilton, ambos com sete.

Até o momento, a Raposa tem 66 gols marcados contra 29 sofridos. Com o maior período de invencibilidade (de 17 de agosto a 06 de outubro), 12 rodadas com 11 vitórias e um empate, a equipe chegou a seis jogos com diferenças por três ou mais gols, jogando no Mineirão. Logo na estréia, bateu o Goiás por 5 a 0, depois venceu Náutico (3 a 0), Atlético/MG (4 a 1), Vitória (5 a 1), Botafogo (3 a 0) e Portuguesa (4 a 0). Fora de casa venceu São Paulo (3 a 0) e Náutico (4 a 1).

A atual campanha tem sido impecável, com o maior índice de aproveitamento até o momento (71%), o que reflete na conquista tranquila do campeonato, que pode ser alcançada neste domingo, como dito acima. Com 55.428 ingressos colocados à venda, o duelo promete casa cheia, já que pouco mais de 47 mil bilhetes já foram comercializados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.