terça-feira, 5 de novembro de 2013

Brasil além da Série A: a festa das Copas movimenta o país


Torneio da Floresta, competição amadora que reuniu 31 times e mais de 700 jogadores 
Torneio da Floresta, competição amadora que reuniu 31 times e mais de 700 jogadores

05/11/2013 

  por [ Felipe Lobo ]
Todos os créditos :Trivela


No mundo onde Série A, B, C e até D é só uma promessa, as Copas regionais são a tábua de salvação em um semestre vazio. No caso do Rio Grande do Sul, por exemplo, são quatro as copas regionais, que são regionalizadas até dentro do estado. A bola rola pelo país enquanto a maioria se preocupa com os times maiores. Tem clássico Bra-Pel decidindo título, tem Copa na Bahia, Santa Catarina, São Paulo, sem falar em um grande campeonato amador no Acre, na Arena da Floresta, com o sugestivo nome de Torneio da Floresta. Confira:
Que pacotada!
Avaí 0×4 Figueirense
Clássico catarinense pela Série B, estádio da Ressacada, casa do Avaí, e uma goleada avassaladora do Figueirense por 4 a 0. Não era, nem de longe, o resultado mais esperado. O Figueirense entrou no jogo pelo clássico, enquanto o Avaí entrou ainda pensando em brigar pelo acesso. Na verdade, ainda briga, porque mesmo com a derrota o time está em quinto lugar, com 53 pontos, atrás do Icasa só no número de vitórias.
Mas quem brilhou no clássico foi o Figueira, que teve Maylson, camisa 10, como grande destaque. Sim, é aquele mesmo, ex-Grêmio, Foram dois gols do meia, além de um de Thiego e outro de Rafael Costa. Como todo clássico vale um campeonato particular,nesse o Figueirense ganhou uma lembrança que será eterna. O Avaí ainda tem a briga do acesso para se preocupar e precisa buscar essa vaga para tentar superar essa goleada histórica.
Botafogo, o primeiro paraibano campeão nacional
O Botafogo conquistou o título do Campeonato Brasileiro da Série D neste domingo, com uma vitória por 2 a 0 sobre o Juventude. Mais do que o título, o Belo, como é chamado o time paraibano, tem o segundo melhor aproveitamento da história da Série D. Em 16 jogos, o time conquistou 35 pontos, 72,9% de aproveitamento.
A campanha só é inferior à do Sampaio Corrêa na temporada passada, que conquistou 79,1% dos pontos.  O Belo sobe para a Série C junto com Juventude (vice-campeão), Salgueiro-PE e Tupi-MG.
Que ano para a Paraíba, hein? Campinense campeão da Copa do Nordeste, Botafogo campeão paraibano. Só faltou o Treze, que foi eliminado pelo Vila Nova e bateu na trave de subir para a Série B, mas aí é carma por ter entrado na justiça e ferrado com o Rio Branco, do Acre, em 2012. Faz parte.
Santa Cruz, vice-líder de público em todas as divisões
Conquistar o título foi pouco: o Santa Cruz conseguiu no fim de semana chegar à vice-liderança da média de público no Brasil em 2013. O público oficial do jogo que marcou o acesso do Santa, a vitória por 2 a 1 sobre o Betim, foi de 57.273 pessoas. Com isso, a sua média é de 26.057 pessoas, só perdendo para o Cruzeiro, que tem 26.944 pessoas de média. O São Paulo é o terceiro, com 25.103, seguido de perto por Corinthians, 24.846 e Flamengo, 23.615. Os dados são do Sr. Goool.
Com o Santa na Série B em 2014, com 19 jogos garantidos como mandante, será que o Santa consegue manter a boa média? Tem tudo para isso. Historicamente, tem sido um dos times que mais leva público ao estádio, mesmo quando estava na Série D, em 2011, ano que subiu para a C.
Times do interior do Acre jogam o Torneio da Floresta
O futebol profissional do Acre está parado. Não há disputa de torneio algum neste semestre, mas isso não significa que não há jogos. O Torneio da Floresta movimenta o maior estádio do Acre, a Arena da Floresta, e tem 31 times amadores disputando o título. Em geral, os times são formados por trabalhadores rurais de diversas cidades menores do estado, como Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Plácido de Castro, Acrelândia, Senador Guiomard, Rio Branco, Bujari, Porto Acre, Sena Madureira e Manoel Urbano. Foram mais de 700 jogadores no total.
O Barcelona, time do Ramal Granada em Acrelândia, campeão, depois de derrotar o Canindé nos pênaltis, após empate Por 0 a 0 no tempo normal. O governo do Acre bancou o transporte e muitos dos jogadores se sentiram honrados por poderem ver e jogar no estádio que só ouvem falar. O governo do Acre pretende fazer várias regionais do Torneio da Floresta em 2014. No dia 17 deste mês, na Arena do Juruá, será realizada uma nova edição do torneio, com 18 equipes de outras regiões.
No Pará, o estadual 2014 já começou
Você pode estar ainda pensando nos seus planos para o ano novo, mas no Pará 2014 já começou. Ao menos o Campeonato Paraense já teve bola rolando e tudo mais. No fim de semana, foi disputada a primeira rodada do grupo preliminar. Dos oito clubes que disputam essa fase, dois classificam-se para a fase final, se juntando a Cametá, Paragominas, Paysandy, Remo, Santa Cruz e São Francisco.
Entre os times mais famosos que disputam o torneio está o Águia de Marabá, o São Raimundo, o Tuna Luso e o Castanhal. O Independente, que já enfrentou o São Paulo na Copa do Brasil em 2011, é outro integrante desta fase. Completam a disputa o Gavião, Time Negra e Paraubepas. Na primeira rodada, Águia de Marabá e Gavião ficaram no 1 a 1, Tuna Luso empatou em 0 a 0 com o Time Negra e o Independente venceu o Paraupebas por 3 a 1 fora de casa.
São Bernardo e Grêmio Osasco saem na frente na Copa Paulista
Neste fim de semana, começaram a as semifinais da Copa Paulista. O XV de Piracicaba recebeu o São Bernardo, mas acabou derrotado por 2 a 0, gols de Gil e Dudu. Os dois times voltarão a se enfrentar no sábado, às 19h, no estádio 1º de maio, em São Bernardo.
Na outra semifinal, o Grêmio Osasco recebeu o Audax no estádio José Liberatti, em um confronto de dois clubes que serão um só em 2014, já que o Audax foi vendido e o Grêmio Osasco o comprou. Como foi tudo acertado quando os dois já estavam disputando a competição, seguiram na disputa e calhou de se enfrentarem. A vitória do Grêmio Osasco por 1 a 0, gol de Geninho, dá a vantagem ao time no jogo de volta, no domingo, no estádio Nicolau Alayon, na Rua Comendador Souza, estádio do Nacional, em São Paulo.
Segundona do Mato Grosso do Sul chega à decisão
No fim de semana foram definidos os finalistas da segunda divisão estadual mato-grossense O Ubiratan venceu o tradicional Operário por 4 a 2 e garantiu a sua vaga. No outro grupo, o Costa Rica venceu o Campo Grande por 8 a 3, também garantido o primeiro lugar e uma vaga na finalíssima. A decisão será os dois próximos fins de semana. O primeiro jogo será na casa do Ubiratan, o estádio Frédis Saldivar, o Douradão, no domingo, dia 10. A volta será no dia 16, sábado, no estádio Laerte Pais Coelho, o Laertão.
Copa da Bahia define os semifinalistas
Na sexta rodada da fase de classificação da Copa da Bahia, Jacuipense, Vitória da Conquista, Bahia de Feira e Vitória garantiram vagas na semifinal. Todos os jogos foram realizados no sábado. O Bahia de Feira ficou no 0 a 0 com o Serrano, o Vitória da Conquista empatou em 2 a 2 com o Catuaense, o Vitória B venceu o Galícia por 5 a 2 e o Jacuipense ficou no 1 a 1 com o Bahia B. O Vitória B foi o líder do Grupo A, com 12 pontos, seguido da Jacuipense, com oito. Bahia B e Galícia foram eliminados com sete pontos. No grupo B, Vitória da Conquista e Bahia de Feira chegaram a nove pontos e avançaram, Catuense e Serrano foram eliminados com seis.
Nesta quarta-feira, serão disputadas os jogos de ida das semifinais. O Jacuipense enfrenta o Vitória da Conquista em Pituaçu, Bahia de Feira e Vitória B jogam no Jóia da Princesa. No domingo, os jogos de volta. O campeão ganha vaga para a Copa do Brasil de 2014.
Porto, Guarani, Atlético Tubarão e Metropolitano decidem Copa de Santa Catarina
A Copa de Santa Catarina definiu os semifinalistas no fim de semana. O Porto venceu o Canoinhas por 3 a 1 e o Imbituba empatou por 2 a 2 com o Atlético Tubarão. Nesta terça, Brusque e Motropolitano se enfrentam para definir o segundo classificado do grupo B. Se o Brusque vencer ou ao menos empatar, se classifica para a próxima fase. Se perder, o Juventus se classifica.
Na próxima fase, já mata-mata, teremos os confrontos Guarani x Porto, Canoinhas x Juventus ou Brusque e Metropolitano x Atlético Tubarão. Os vencedores desses confrontos farão um quadrangular com o Joinville para definir o título. O campeão tem vaga na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro.
Pelotas perto do título da Copa Região Sul-Fronteira 2013
O Rio Grande do Sul tem suas peculiaridades. O estado tem três copas regionais no segundo semestre, além da Copa Federação Gaúcha (este ano chamada de Willy Sanvitto). Todos os campeões se enfrentam em uma Supercopa Gaúcha, valendo vaga na Série D.
Na Copa da Região Sul-Fronteira, estamos nas semifinais do segundo turno. O Pelotas já venceu o primeiro turno e decide também o segundo. De novo, com o Brasil, maior rival. No primeiro jogo, na Boca do Lobo, casa do Pelotas, 0 a 0 no sábado. Nesta terça, a decisão, às 20h30, no Bento Freitas.
Na Copa da Região Serrana, o Passo Fundo venceu o primeiro turno e no fim de semana foi definido o campeão do segundo turno. O Lajeadense impediu o Passo Fundo de conquistar os dois turnos, graças a uma vitória nos pênaltis por 4 a 1. Agora, os dois times fazem a decisão do regional por uma vaga na Supercopa Gaúcha.
O outro time sairá do da Copa Metropolitana. O novo Hamburgo venceu a final do primeiro turno e o Internacional B venceu o segundo. Os dois times decidem o campeonato. O Novo Hamburgo já está garantido, porque foi o campeão da Copa Willy Sanvitto e irá para a Copa do Brasil de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.