sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Benfica x Sporting: só um seguirá na Taça de Portugal

Os técnicos Leonardo Jardim (Sporting) e Jorge Jesus (Benfica): dérbi deve parar Portugal 
 
Os técnicos Leonardo Jardim (Sporting) e Jorge Jesus (Benfica): dérbi deve parar Portugal

Por Rodrigo Gasparini 08/11/2013
 
 Trivela


A Taça de Portugal é a segunda competição mais importante do futebol lusitano. Jogado no sistema de eliminatória simples (com exceção das semifinais, que são em ida e volta), o torneio é disputado desde 1938, reúne todas as equipes do país, tem sua final no importante estádio do Jamor e dá ao campeão uma vaga na Liga Europa da temporada seguinte e € 300 mil (fora verbas extras por vitórias e transmissões pela TV).
É pela Taça que Benfica e Sporting farão neste sábado (9 de novembro), no estádio da Luz, um dos duelos da quarta fase eliminatória, equivalente aos 16-avos de final. Como os cruzamentos são definidos por sorteio, sempre existe a possibilidade de clássicos em fases menos agudas do torneio, como a atual.
Benfica x Sporting é um jogo que para o país, ainda mais se tratando de uma partida eliminatória. Ainda que o Porto venha dominando o futebol doméstico nos últimos anos e seus duelos contra ambos (especialmente o Benfica) sejam clássicos importantíssimos, nenhum dérbi é igual ao encontro dos times de Lisboa.
Nos 33 jogos (válidos por 26 eliminatórias) entre encarnados e leões pela Taça de Portugal até hoje, apenas um terminou em 0 a 0, em 1960. Era a partida de volta da semifinal e o Sporting se classificou por ter vencido na ida. Ao longo da história, a média é de 3,7 gols por dérbi na competição.
Os dois clássicos mais recentes são bons exemplos de quanta emoção o jogo proporciona. O penúltimo encontro foi também o segundo e único confronto que terminou empatado. Mas, ao invés do 0 a 0 de 53 anos atrás, o placar registrou um 3 a 3 em 2004/05, pelas oitavas de final (2 a 2 no tempo normal e 1 a 1 na prorrogação). Nos pênaltis, vitória do Benfica, que seria vice-campeão naquela temporada.
O último dérbi pela Taça de Portugal, em 2007/08, foi igualmente emocionante, com o triunfo do Sporting por 5 a 3 pela semifinal (naquela oportunidade disputada em jogo único). O detalhe é que os leões perdiam por 2 a 0 até os 23 minutos do segundo tempo – e o jogo chegou a estar empatado em 3 a 3 quando restavam apenas seis minutos para o término do tempo regulamentar. Naquela temporada, o Sporting faturou o título da Taça.
Cada qual com seus problemas
Os dados históricos apontam ainda que o Sporting eliminou o rival 14 vezes, contra 12 do Benfica. Os leões também levam vantagem no número de jogos vencidos: 17, ante 14.
Porém, quando a análise leva em conta somente os confrontos disputados no estádio da Luz, o retrospecto se altera. Atuando em seu campo, o Benfica ganhou 12 partidas e perdeu apenas 3.
E talvez resida justamente no estádio um grande personagem do jogo deste sábado. Isso porque o Benfica, evidentemente, terá apoio da sua enorme massa de torcedores. Mas, se a coisas começarem a não andar tão bem para o lado encarnado, o que é para ser uma grande ajuda pode se transformar num fator de complicação, com a pressão sobre o time e principalmente sobre o técnico Jorge Jesus.
Pelo regulamento da Taça de Portugal, diferentemente do que ocorre no Campeonato Português e nas competições europeias, a torcida visitante tem direito a 10% do total de ingressos disponíveis, ou seja, 6,5 mil entradas. Normalmente, a carga máxima liberada na Luz é de 3.250 bilhetes, equivalente a 5%. Assim, metade dos torcedores do Sporting que forem ao jogo ficarão fora da chamada caixa de segurança, espaço criado pelo Benfica para acomodar as torcidas visitantes.
O resultado do jogo deste sábado pode ter reflexos bem diferentes para cada um dos clubes. O Benfica, apesar de desgastado pela disputa da Liga dos Campeões, tem a pressão de jogar em casa, possuir um elenco mais valioso que o rival e de ter sucumbido na final da Taça da temporada passada, quando um gol de Ricardo nos instantes finais deu o título ao Vitória de Guimarães.
Em caso de vitória, a festa encarnada será grande, a pressão sobre Jorge Jesus se aliviará consideravelmente e o time ganhará moral para a difícil missão de tentar a classificação na Liga dos Campeões e ainda alcançar o líder Porto no campeonato nacional. Em caso de derrota, porém, a panela de pressão pode estourar de vez e nem mesmo a manutenção do treinador poderá ser dada como certa.
É fato que, apesar da derrota no meio da semana para o Olympiakos por 1 a 0, o nível do futebol apresentado pelos encarnados na Grécia esteve acima do que o time vinha apresentando – haja vista a excelente partida do goleiro Roberto. Por isso, é possível que Jorge Jesus mantenha o esquema 4-3-3. A grande dúvida é se o atacante Óscar Cardozo, que sofreu um entorse no tornozelo na partida da Champions, conseguirá se recuperar a tempo de estar em campo.
O Sporting, por sua vez, vive um momento bem diferente do rival. Sem disputar qualquer competição europeia, o clube dirige todas as suas forças aos campeonatos domésticos e – mais do que isso – à sua própria reconstrução. Estar em segundo lugar no campeonato nacional, apenas três pontos atrás do Porto, já é uma grande evolução em relação à trágica temporada passada.
Por isso, uma eventual derrota na Luz não será a porta de entrada de (mais uma) crise em Alvalade – a menos que seja uma goleada histórica. Por outro lado, eliminar o maior rival, e ainda mais fora de casa, significará ter muitos motivos para comemorar e também passar a sonhar com a possibilidade real de um título nesta temporada.
O técnico Leonardo Jardim promete armar um time ofensivo. Ele defende a tese de que, por ser um confronto eliminatório, nenhum dos times poderá atuar recuado. Um discurso bonito, mas não necessariamente prático – só quando a bola rolar é que poderemos saber se ele está falando a verdade.
Benfica x Sporting tem início marcado para as 17h45 (horário de Brasília). No Brasil, a partida não consta da grade de nenhuma emissora de televisão, mas quem quiser assistir certamente o conseguirá pela internet. Talvez não seja o melhor jogo do final de semana no futebol europeu, mas certamente será dos mais emocionantes.
CURTAS
- Além do dérbi de Lisboa, outro duelo chama a atenção na rodada da Taça de Portugal: o atual campeão Vitória de Guimarães recebe o Porto.
- As partidas da Taça de Portugal serão precedidas de um minuto de silêncio. A homenagem é pelo falecimento de José Cavaco, 74 anos, antigo dirigente da Federação Portuguesa de Futebol.
- Em semana de dérbi, o Ministério Público português decidiu pelo arquivamento do inquérito que investigava um incêndio no estádio da Luz, após um Benfica x Sporting em novembro de 2011. Segundo o órgão, não houve provas suficientes para identificar os autores.
- O italiano Nicola Rizzoli será o árbitro do jogo de ida entre Portugal e Suécia, pela repescagem das eliminatórias para a Copa do Mundo, dia 15 de novembro, no estádio da Luz. A partida da volta, dia 19, na Suécia, terá arbitragem do inglês Howard Webb.
- O canal português Sport TV anunciou que fará toda a produção da final da Liga dos Campeões 2012/13, dia 24 de maio, na Luz. Gerar imagens para o mundo todo será a maior operação da história do canal.
- Com a disputa da Taça de Portugal e, posteriormente, da repescagem das eliminatórias, o Campeonato Português só volta às suas atividades no dia 23 de novembro, com a realização da 10ª rodada.
- Já a segunda divisão prossegue normalmente neste final de semana. O Moreirense lidera com 30 pontos, seguido do Penafiel, que tem 29.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.