terça-feira, 12 de novembro de 2013

BALANÇO DO FUTEBOL PELO PAÍS

Brasil além da Série A: campeões em AL e CE, finais pelo país

Ruy Cabeção se aventura no Alecrim, de Natal (Foto: Gabriel Peres) 
 
Ruy Cabeção se aventura no Alecrim, de Natal (Foto: Gabriel Peres)
12/11/2013  por [ Leonardo de Escudeiro ]

Enquanto é questão de tempo para o Cruzeiro confirmar seu título na Série A, que na prática já é seu, alguns torneios estaduais vão chegando também a suas retas finais, mas com jogos decisivos ainda a acontecer. Estaduais? Sim, as famosas Copas estaduais e suas disputas por um título e uma vaga na Copa do Brasil. Em São Paulo, já estão definidos os finalistas para a Copa Paulista, enquanto na Bahia a Copa Governador do Estado também já conhece os protagonistas da grande final. Se nessas competições o momento é de definição, o panorama na Série B é inverso. Após as partidas da 34ª rodada, a briga por vagas na elite em 2014 se acirrou ainda mais, e apenas dois pontos separam o quarto do décimo colocado. Já pela Série C, o Santa Cruz está perto de se garantir na final e enfrentar o Sampaio Corrêa em decisão nordestina. Confira os destaques do lado com menos holofotes do futebol brasileiro.
Na Série B, disputa por últimas vagas na Série A embolou
Após mais uma rodada da Série B, a briga pelas duas últimas vagas para a primeira divisão ficou ainda mais embolada. Líder, o Palmeiras já se garantiu na elite no ano que vem, e a Chapecoense, segunda colocada, está com sua classificação bem encaminhada. O Sport poderia estar um pouco mais confortável também, mas a goleada para o Ceará por 4 a 1 estacionou o time com 56 pontos na terceira colocação. E é daí para baixo que tudo ficou mais acirrado.
Atualmente, o quarto colocado e último a se garantir na Série de 2014 é o Icasa. No entanto, a equipe de Juazeiro do Norte está mais perto do décimo colocado Paraná que do Sport. Enquanto os cearense somam 53 pontos, os paranaense aparecem com 51, e entre os dois clubes, cinco outros times prometem brigar rodada a rodada pelas vagas finais.
O Avaí poderia ter entrado no G-4 neste final de semana, mas conseguiu perder para o lanterna ASA e continou na quinta colocação. Na sexta colocação, o Ceará também tem 53 pontos. Em 7º, 8º e 9º lugares, Figueirense, Joinville e América-MG têm, cada um, 52 pontos conquistados.
Garantido na final da C, Sampaio Corrêa espera vencedor de Santa Cruz e Luverdense
Amuleto da torcida do Santa Cruz, Flávio Caça-Rato ganhou uma oportunidade no time titular e decepcionou. O herói do acesso do Santa à Série B foi recompensado com a titularidade, mas pouco fez contra o Luverdense, em Lucas do Rio Verde. Ainda assim, a equipe pernambucana conseguiu uma importante vitória fora de casa, por 2 a 0, e está muito perto de decidir o título da Série C com o Sampaio Corrêa.
O time maranhense, aliás, garantiu a vaga na final ao vencer o Vila Nova e pode voltar a conquistar a terceira divisão pela segunda vez em sua história. A primeira foi há 16 anos, em 1997, quando subiu à segundona junto com o Juventus da Mooca.
A partida de volta entre Santa Cruz e Luverdense está marcada para este domingo, no Arruda, e o time de Pernambuco pode contar com a torcida do possível adversário na finalíssima. “Pelo bem do futebol nordestino”, o goleiro do Sampaio Corrêa, Rodrigo Ramos já declarou sua preferência: “Somos tão desprestigiados nacionalmente, e bonito seria uma final nordestina, com casa cheia aqui e lá”.
Estadual de 2014 que começa em 2013 tem sua segunda rodada
O Campeonato Paraense de 2014, que teve início já agora em 2013, teve neste final de semana a segunda rodada da Taça ACLEP, primeira fase do estadual. Fora de casa, o Independente venceu o Castanhal por 2 a 1 e é o líder isolado com seis pontos. O Águia e o Gavião Kyikatejé também venceram e chegaram a quatro pontos, empatando com o São Raimundo, que ficou no 1 a 1 com o Time Negra no Barbalhão. Todos os jogos da terceira rodada estão marcados para esta quarta-feira.
Copa Governador do Estado já tem finalistas
A Copa Governador do Estado teve neste final de semana seus finalistas definidos. Torneio que conta com as equipes B de Vitória e Bahia, a competição baiana terá a finalíssima decidida entre Vitória da Conquista e Bahia de Feira, que eliminaram, nas semifinais, Jacuipense e Vitória B, respectivamente. O vencedor do confronto garantirá uma vaga na Copa do Brasil do ano que vem.
Audax busca vaga na Copa do Brasil – e o último título da sua história
Assim como a Bahia, São Paulo conheceu os finalistas de uma de suas competições. Pela Copa Paulista de Futebol, Audax e São Bernardo se enfrentarão em um duelo que, assim como a Copa Governador do Estado, garante vaga na Copa do Brasil da próxima temporada. Já classificado para a Série A do Paulistão, o Audax vê na competição a chance de garantir lugar em mais um torneio de elite do futebol brasileiro. É também a última competição da vida do Audax, que foi comprado pelo Grêmio Osasco, como já citamos nas duas últimas semanas. Se ganhar a vaga na Copa do Brasil, quem leva é o Grêmio Osasco, que também irá jogar a primeira divisão do Paulistão no lugar do time do Pão de Açúcar.
Ruy Cabeção é o protagonista da derrota do Alecrim na Copa Ecohouse
Lembra do Ruy Cabeção, ex-Botafogo, Fluminense e uma infinidade de times? Pois está lá no Alecrim, time do Rio Grande do Norte, que disputou um torneio amistoso chamado Ecohouse. Sim, parece nome de balada ruim que toca David Guetta, mas é um campeonato com diversos times reservas de Náutico, América de Natal, Vitória, Sport, Santa Cruz, Fluminense, Ceará, ABC e até o Palmeira. Isso, sem o S, não é o de São Paulo, é o Palmeira de Goianinha.
O Alecrim, time do organizador, chegou à final. Ruy Cabeção jogou no meio-campo e o time eliminou Vitória e Ferroviário no mata-mata. Na final, contra o América de Natal, 0 a 0 no tempo normal. Nos pênaltis, todo mundo acertou suas cobranças, menos um jogador do Alecrim. Já dá para imaginar quem, né? Ele mesmo, Ruy Cabeção. Vitória do América, 5 a 4.
Terceirona Gaúcha tem a finalíssima definida
Nova Prata e Tupi são os dois times que irão decidir a Terceira Divisão do Campeonato Gaúcho. As duas equipes já estão garantidas na Segundona. O confronto que sairá faísca será a disputa pelo terceiro lugar entre Sapucaiense e Marau, porque o terceiro lugar não vale só a honra, mas uma vaga no acesso à Segunda Divisão. Os jogos serão nesta quinta, dia 14, e no domingo, dia 17.
Santa Rita, campeão alagoano da Segunda Divisão
No domingo, Alagoas conheceu o seu campeão da segunda divisão. No segundo jogo decisivo, o Santa Rita, que já tinha vencido o Coruripe no primeiro jogo por 1 a 0 fora de casa, voltou a vencer e garantiu a taça para colocar na sala de troféus. No Santa Rita, destaque para o atacante Reinaldo Alagoano, centroavante e artilheiro da equipe. No banco de reservas, Aloísio Chulapa, aquele mesmo ex-São Paulo. Os dois times sobem para a primeira divisão alagoana em 2014 para disputar com times tradicionais como o CRB e o CSA.
Solte o grito torcedor do Barbalha: é campeão!
A Taça Fares Lopes conheceu o seu campeão neste sábado. O Barbalha tratou de barbarizar e venceu o jogo de volta contra o Guarany de Sobral por 2 a 1. Como o Barbalha tinha melhor campanha, o time ficou com a taça graças aos gols de Edson Cariús e Leison. Leison, aliás, foi o artilheiro do campeonato com cinco gols. A vaga na Copa do Brasil é do Barbalha, time de uma cidade de mesmo nome que fica no extremo sul do estado do Ceará, a 575 quilômetros de Fortaleza.
 
Colaborou Felipe Lobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.