segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Após série de nove jogos sem vencer, Flu demite Vanderlei Luxemburgo

Com aproveitamento de 38,46%, treinador deixa o clube na zona do rebaixamento e se mostra surpreso com decisão da diretoria. Clube ainda não tem substituto

Por Rio de Janeiro

Vanderlei Luxemburgo Corinthians e  Fluminense (Foto: José Patrício / Agência estado)Luxa dirigiu o Flu pela última vez na derrota para o Corinthians (Foto: José Patrício / Agência estado)
 
Vanderlei Luxemburgo não é mais o técnico do Fluminense. Sem vencer há nove jogos e de volta à zona do rebaixamento após 24 rodadas, a diretoria tricolor tomou a decisão de demitir o treinador na tarde desta segunda-feira e ele já foi comunicado. O objetivo é mexer com o elenco antes de enfrentar Náutico e São Paulo no Maracanã, dois jogos considerados cruciais para evitar a queda. Por telefone, o presidente tricolor, Peter Siemsen, que acumula também a vice-presidência do futebol, não quis se prolongar. Ao ser perguntado se Luxa caiu, apenas disse:

- Ahan (caiu), mas não posso mais falar. Estou em reunião.
Em São Paulo, onde está para participar do programa "Bem, Amigos", do SporTV, na noite desta segunda-feira, o treinador, por meio de sua assessoria de imprensa, se mostrou surpreso.
- Fui pego de surpresa com a decisão do presidente em interromper o trabalho, já que fizemos um planejamento de levar o time para Atibaia (SP) visando a preparação para seis jogos e não apenas um. Como já havia dito, meu pensamento era de permanecer ao lado do grupo até o fim para tentarmos tirar o Fluminense dessa situação incômoda no Campeonato Brasileiro. Entendo e respeito essa decisão, já que há um processo político e eleição se aproximando no clube. Faz parte do futebol. Esse grupo de jogadores está muito focado e determinado em reagir. Já tinha convicção e continuo tendo a certeza de que o Fluminense permanecerá na Primeira Divisão em 2014.
Contratado em julho para substituir o técnico Abel Braga, Luxa teve um desempenho fraco nas Laranjeiras. Em 26 jogos, foram sete vitórias, nove empates e dez derrotas, com 38,46% de aproveitamento. Dos últimos 27 pontos disputados, o Fluminense só conquistou três, números que levaram o time para o Z-4 após a derrota por 1 a 0 para o Corinthians no último domingo. Coincidentemente, Abel também foi demitido após entrar na zona na 9ª rodada.
A diretoria do Fluminense segue reunida em busca de um nome que já dirija a equipe na próxima rodada, na quinta-feira, contra o Náutico, às 21h (de Brasília), no Maracanã. O clube tem cerca de quatro nomes em pauta, mas todos são mantidos em sigilo. O Tricolor tem 36 pontos e está na 18ª colocação do Brasileiro, faltando cinco jogos para o fim do nacional.
Pelo site oficial, o Fluminense divulgou breve nota na qual agradeceu Vanderlei Luxemburgo por sua passagem e fez questão de salientar que a decisão pela saída do comandante foi tomada pelo presidente Peter Siemsen. Há duas semanas, o presidente também estava decidido a demitir o treinador após a derrota para o Vitória por 3 a 2, mas foi convencido por Celso Barros, mandatário da patrocinadora, a manter Luxa no cargo.
Mesmo após a demissão, o treinador confirmou sua participação no programa "Bem, Amigos", do SporTV, na noite desta segunda-feira.

Luxemburgo não é mais técnico do Fluminense (Foto: Divulgação) 
Flu divulga em seu site a demissão do técnico Vanderlei Luxemburgo (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.