sábado, 3 de agosto de 2019

Guia do Campeonato Amador de Belo Oriente 2019: os clubes, campeões da história, raio-x e muito mais

Guia do campeonato com um super raio-x
O Campeonato Amador de Belo Oriente 2019 chega com tudo. O FUTBLOG DO SORRISO - A maior mídia esportiva e informativa da região e uma das maiores do Brasil no seguimento futebol varzeano trás aos seus milhões de leitores um super GUIA DO CAMPEONATO AMADOR DE BELO ORIENTE 2019.

O Guia é mais uma coisa inédita mostrada pelo FUTBLOG DO SORRISO, que ao longo dos anos, cobre a competição por inteiro e de forma EXCLUSIVA. A competição é organizada pela Liga de Desportos de Belo Oriente, que tem o apoio em especial da Prefeitura Municipal, atualmente administrada por Hamilton Rômulo.

Serão 9 clubes correndo atrás da bola. O Campeonato Amador Belo-orientino é tradição. Um dos mais disputados campeonatos de várzea do Colar Metropolitano do Vale do Aço. Todo mundo quer jogar a competição devido seu prestígio de anos e credibilidade conquistada. A LDBO (Liga de Desportos de Belo Oriente) foi fundada em 1990. O atual presidente da entidade é Fernando Martins Hermógenes. A Liga conta ainda com os relevantes serviços prestados ao longo dos anos pela secretária Cida Carvalho.

Vale ressaltar que, ao longo dos anos, a Liga de Desportos tem formado um grupo de amantes do esporte para fazer a composição da mesa do TJD (Tribunal de Justiça Desportiva). O Tribunal que é presidido por João Godoi - um grande amante da bola. O primeiro time a ter levantado a taça de campeão (1990) foi o Braúnas, que inclusive é o maior campeão do Amador de Belo Oriente, tendo ganho três vezes. A última edição realizada foi em 2017, quando o Milan, de São Sebastião de Braúnas, ficou com a taça pela primeira vez em sua história. Foram pelo menos 15 campeões diferentes ao longo destes 29 anos de bola rolando pelos gramados de Belo Oriente.

Ao longo da história, muita comemoração, lances polêmicos, golaços, grandes defesas, grandes nomes que passaram pelo campeonato local, entre várias outras coisas. Um dos primeiros jogos da história do Amador em Belo Oriente aconteceu entre Unidos (Cachoeira Escura) e Bom Jardim (Bom Jardim) - esse último clube, infelizmente, não está em atividade mais. Naquele jogo teve vitória do Unidos pelo placar de 2 a 1, atuando na casa do adversário. Passou-se os anos, até chegar na temporada 2013, sendo um ano que entraria para a história do futebol amador local e regional, com cobertura "in loco"de jogos e jogos por parte de um órgão de imprensa (FUTBLOG DO SORRISO). Algo inédito.

O Campeonato Amador de Belo Oriente tomou uma nova cara a partir de então, sendo mostrado aos quatro cantos do planeta por meio de matérias EXCLUSIVAS. Nesta temporada 2019 não será diferente e com muito mais novidades ainda. De forma inédita (pela primeira vez na história), o Campeonato Amador de Belo Oriente terá jogos transmitidos AO VIVO em áudio e vídeo em sua TELA. Pois bem, iremos trazer uma série de coisas na sequência do Guia: tabelas, raio-x dos clubes desta temporada 2019 (um por um), a arbitragem, os campos, o que foi acordado em reunião com relação ao regulamento (a final mesma tem novidades), entre outras coisas.

ACORDADO EM REUNIÃO

Foi aprovado em votação 25 jogadores por clube. Sobre jogadores de fora do município, cada clube poderá inscrever 5 jogadores, dentre os 25 atletas conforme o acordo entre os clubes. Dos 5 atletas de fora, apenas 3 poderá assinar súmula em determinada partida. Outra questão levantada no Arbitral Final foi sobre reversão de atletas.

O jogador que assinar com um determinado clube fica impossibilitado de se transferir para outro conforme antes ocorria (modelo da temporada passada). Com relação a taxa de inscrição de atletas, ficou acordado entre os clubes e a Liga de Desportos de Belo Oriente, o valor de R$ 5,00. Entre outros pontos colocados, caso chegue dois times da mesma praça na grande final, a decisão será em jogo único (exemplo: dois times da Sede Belo Oriente ou dois times de Cachoeira Escura...). Será final em jogo único caso isso ocorra. Se chegar na decisão duas equipes de praças distintas (exemplo: Belo Oriente e Braúnas; Bom Jesus do Bagre e Cachoeira Escura...) a final será em duas partidas. O Campeonato Amador de Belo Oriente tem como atual campeão (2017) o Milan, de São Sebastião de Braúnas. O clube não participará da competição em 2019.

Serão 9 equipes participantes nesta temporada 2019, sendo elas: Oriente (Belo Oriente/Sede), Santa Tereza (Belo Oriente/Sede), JUNAF (Bom Jesus do Bagre), Cachoeiro (Cachoeira Escura), Talismã (Cachoeira Escura), Unidos (Cachoeira Escura), Vila Bráz (Comunidade da Vila Bráz/Belo Oriente), Braúnas (São Sebastião de Braúnas) e Fundão (Córrego Fundo).

ARBITRAGEM DO CAMPEONATO 2019


Divulgação / AAVA
AAVA

A arbitragem da competição ficará a cargo da Associação de Árbitros do Vale do Aço (AAVA), presidida pelo árbitro Deivson Mendel.


CAMPOS ONDE CADA CLUBE MANDARÁ SEUS JOGOS

Menezão (Sede/Belo Oriente) - Oriente e Santa Tereza

Estádio Menezão - Sede/Belo Oriente

Jurandir Ferreira (Cachoeira Escura) - Talismã, Unidos e Cachoeiro

Estádio Jurandir Ferreira - Cachoeira Escura


Aluvaeira (Sede/Belo Oriente) - Vila Bráz

Campo do Aluvaeira - Belo Oriente 


Córrego Fundo - Fundão

Campo de Córrego Fundo 


Arena Braúnas (São Sebastião de Braúnas) - Braúnas

Arena de São Sebastião de Braúnas 


Bom Jesus do Bagre - JUNAF

Campo de Bom Jesus do Bagre 


TODOS OS CAMPEÕES DA HISTÓRIA DO CAMPEONATO AMADOR DE BELO ORIENTE

1990 - Braúnas - São Sebastião de Braúnas (Distrito)

1991 - JUD - Cachoeira Escura (Distrito de Belo Oriente)

1992 - JUD - Cachoeira Escura (Distrito de Belo Oriente)

1993 - JUNAF - Bom Jesus do Bagre (Distrito de Belo Oriente)

1994 - Açucenense - Açucena (Cidade/Sede)

1995 - Oriente - Belo Oriente (Cidade/Sede)

1996 - NÃO HOUVE CAMPEONATO

1997 - Oriente - Belo Oriente (Cidade/Sede)

1998 - NÃO HOUVE CAMPEONATO

1999 - Royal - Mesquita (Cidade/Sede)

2000 - Braúnas - São Sebastião de Braúnas (Distrito de Belo Oriente)

2001 - Braúnas - São Sebastião de Braúnas (Distrito de Belo Oriente)

2002 - NÃO HOUVE CAMPEONATO

2003 - Ouro Verde - Cachoeira Escura (Distrito de Belo Oriente)

2004 - Aluvaeira - Belo Oriente (Cidade/Sede)

2005 - Aluvaeira - Belo Oriente (Cidade/Sede)

2006 - 1º de Março - Divinolândia de Minas (Cidade/Sede)

2007 - JUNAF - Bom Jesus do Bagre (Distrito de Belo Oriente)

2008 - Santa Tereza - Belo Oriente (Cidade/Sede)

2009 - 7 de Setembro - São Sebastião do Baxio (Distrito de Periquito)

2010 - Juventus - São Sebastião de Braúnas (Distrito de Belo Oriente)

2011 - NÃO HOUVE CAMPEONATO

2012 - NÃO HOUVE CAMPEONATO

2013 - Fundão - Córrego Fundo (Distrito de Belo Oriente)

2014 - Talismã - Cachoeira Escura (Distrito de Belo Oriente)

2015 - Talismã - Cachoeira Escura (Distrito de Belo Oriente)

2016 - NÃO HOUVE CAMPEONATO

2017 - Milan - São Sebastião de Braúnas (Distrito de Belo Oriente)

2018 - NÃO HOUVE CAMPEONATO


TABELA DO CAMPEONATO AMADOR DE BELO ORIENTE 2019

Divulgação / Liga de Desportos de Belo Oriente

Divulgação / Liga de Desportos de Belo Oriente 


OS TIMES DO CAMPEONATO AMADOR DE BELO ORIENTE 2019

VILA BRÁZ

O time do Vila Bráz é o caçulinha da competição. Depois de muito empenho nos bastidores, do desportista Vanderlei e sua equipe, o Vila chega para disputar de forma inédita o Campeonato Municipal. O clube conta com uma torcida apaixonada e promete fazer bonito na competição. Para o campeonato, nomes experientes, acostumados a jogar, estão no elenco do Vila, casos de Renato Grilo, Guri e Ronan. O time conta ainda com atletas considerados polivantes, casos de Willer, Ravi, Forró (atua tanto na linha como no gol) e Tael. A estreia do Vila será fora de casa contra o Braúnas.


JUNAF

O tradicional time de Bom Jesus do Bagre chega mais uma vez de olho em atingir os objetivos. Campeão em duas oportunidades (1993 e 2007) espera surpreender a todos com os talentos que a localidade sempre disponibilizou. Nomes como Allan (experiente e passagem pelo futebol profissional), assim como Mateusinho, devem ditar o tom na equipe que disputará o Amador. Vale destaque ainda para Jean e sua canhotinha.




FUNDÃO

Campeão em 2013, o Fundão aparece mais uma vez no certame. O clube de Córrego Fundo conta com seus fanáticos torcedores que sempre lotam a beirada do campo da comunidade local para apoiar.


ORIENTE

Com um elenco forte, o Oriente promete mais uma vez brigar pela taça. Para isso, a diretoria trabalhou forte para trazer os experientes atacantes Victor Hugo (artilheiro do último campeonato pelo Talismã) e Kanu (ex-Ipatinga e Nacional de Muriaé). Quem também fará parte do elenco é o goleiro Gustavo (campeão do último campeonato pelo Milan). Além destes, o Oriente está fechado com o experiente zagueiro Léo, de Braúnas. Vitinho, Luiz, Gustavo do Fá, Washinho e Roboão são outros nomes que chamam a atenção na equipe.



CACHOEIRO

O clube de muita história mais uma vez estará marcando presença na competição. Com seu uniforme preto e branco de longa caminhada no Campeonato Amador de Belo Oriente, o time do Cachoeira espera fazer um grande campeonato e brigar firme na ponta de cima da tabela.


SANTA TEREZA

O tradicional time do bairro Santa Terezinha está de volta ao Campeonato Amador de Belo Oriente para a alegria de sua fanática torcida. E vem trabalhando pesado para fazer uma grande competição. Nomes como do experiente zagueiro Fredinho e o sempre artilheiro Foguete fazem parte do elenco do clube. O Santa, como é carinhosamente conhecido pelos seus torcedores, foi campeão em 2008.

TALISMÃ

O clube entra na competição em busca de uma grande campanha, assim como foram em 2014 e 2015, quando ficaram com o bicampeonato municipal. Com jogadores mantidos, após a conquista inédita da Copa Vale do Aço 2019, o time quer voar alto no Amador desse ano. Como novidades na equipe para esse ano, chega o experiente atacante João Carlos. Um dos destaques da equipe na conquista da Copa Vale do Aço, o goleiro Tekin, segue no grupo e espera novamente ser um paredão. Além de um forte time dentro de campo, o Talismã conta com o incentivo de seus fanáticos torcedores na beirada do campo.




UNIDOS

Contará com jogadores acostumados a disputar grandes competições. A experiência ditará o tom, com o elenco contando com jogadores como Cleidson, Christiano e Thiaguinho. Um dos jovens goleiros do nosso futebol, Victor Fumaça, também está fechado com o "Azulão". Vice-campeão da última Copa Vale do Aço (2019) e campeão do Campeonato Intermunicipal (2018), o time espera fazer uma grande campanha.



BRAÚNAS

Aposta em jogadores jovens e de muito talento, como os casos de Adrianinho e Carlos Daniel. O time comandado pelo técnico Lado terá como aliado a fanática torcida e a bela Arena que recentemente foi reinaugurada. O clube é o maior campeão da história do Amador Belo-orientino, tendo ganhado em três oportunidades a taça (1990, 2000 e 2001). Uma camisa respeitada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.