terça-feira, 6 de agosto de 2019

Autoridades alertam para o risco de queimadas durante o inverno no Leste de Minas

Reprodução / InterTV dos Vales
G1 Vales 

No período do inverno, que começa em junho e segue até setembro, é registrado um aumento considerável do número de queimadas. Conforme dados do Corpo de Bombeiros, no primeiro semestre do ano passado foram 4.148 registros de incêndios em Minas. Já nos seis meses deste ano, foram 5.477. Um aumento de 1.329 casos.

O tempo seco, a falta de chuva e a forte incidência de ventos contribuem para esses incêndios terem proporções ainda mais graves. A vegetação seca no entorno da área de conservação permanente do Pico da Ibituruna, em Governador Valadares, está tendo atenção redobrada de equipes fiscalizadora por conta presença rica da fauna e flora.

“Não jogar bituca de cigarro, não entrar em áreas de proteção ambiental com materiais inflamáveis, porque qualquer foco pode causar um incêndio de grandes proporções. O pico da Ibituruna é nossa unidade de proteção integral, então, temos que ter uma atenção mais especial com o monumento. Nós intensificamos a operação de fiscalização, prevenção e orientamos a comunidade a não fazer incêndio criminoso”, orienta o tenente da Polícia Ambiental, Lucas de Castro.

Os militares demonstram preocupação também com incêndios em lotes de áreas urbanas das cidades, como registrado no mês de julho no Bairro Altinópolis, em Governador Valadares. O dono de um lote provocou um incêndio ao colocar fogo no local para se livrar do mato seco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.