quarta-feira, 22 de maio de 2019

Julgamento de indenizações da Samarco é adiado novamente

Reprodução
O julgamento relativo às indenizações pelo desabastecimento de água provocado pelo rompimento da barragem de Fundão, em 5 de novembro de 2015, foi novamente adiado; o julgamento de dois embargos de declaração do Incidente de Resolução de Demanda Repetitivas (IRDR) havia sido marcado para o dia 06 de maio, sendo remarcado para essa segunda-feira (21). Agora foi adiado sem data definida.

O presidente da OAB em Governador Valadares, Giuliano Almada, explica que os embargos são recursos que foram abertos contra a admissão do IRDR, ou seja, questionam omissão ou contradição no processo de aceitação do IRDR que vai conferir uma sentença única a todas as ações relativas ao desabastecimento de água após o rompimento da barragem da Samarco em 2015.

“O julgamento do mérito do IRDR iniciou em abril, foi adiado e retomado no início deste mês, mas os advogados das partes perceberam que havia embargos contra a admissão que deveriam já ter sido julgados, por isso a sessão foi novamente adiada sem data para ser retomada. A OAB reconhece a legalidade dessas medidas, mas entendemos que o TJMG deveria dar prioridade a este assunto devido a quantidade de pessoas afetadas”, afirma o advogado.

Ainda de acordo com o presidente da OAB em Valadares, apesar dos adiamentos, o TJMG ainda está dentro do prazo. O IRDR foi admitido em agosto de 2018 e a Justiça tem um ano para julgar o mérito da causa.

Entenda o caso
O rompimento da barragem de Fundão provocou a contaminação do Rio Doce, afetando o abastecimento de água nas cidades. Segundo o TJMG, mais de 50 mil processos foram abertos contra a Samarco requerendo indenização pelo período do desabastecimento.

Em função do grande número de ações, em 2017 a Samarco pediu a instauração do Incidente de Resolução de Demanda Repetitivas (IRDR), instrumento jurídico para aplicar uma única sentença a todos os processos de mesma natureza. Com isso, todas as ações que transitavam na justiça foram paralisadas até o julgamento de admissão do IDRD.

Em nota, a Samarco afirmou que aguarda o prosseguimento do julgamento e reafirmou que o objetivo do IRDR é buscar junto ao TJMG uma uniformização de critérios relativos às ações propostas em razão da interrupção do abastecimento de água após o rompimento da barragem de Fundão. "Entre os critérios está a fixação dos valores das indenizações por danos morais. A iniciativa tem o objetivo de agilizar a resolução das ações judiciais e compensar os cidadãos de forma rápida, justa e eficaz".

https://g1.globo.com/mg/vales-mg/noticia/2019/05/21/julgamento-de-indenizacoes-da-samarco-e-adiado-novamente.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.