terça-feira, 14 de agosto de 2018

Sequência invicta e bom desempenho são trunfos para classificação do Bahia de Enderson Moreira na Copa do Brasil

Crédito: Site Oficial/Bahia 
Na próxima quinta-feira (16), em São Paulo, o Bahia decide sua vida na Copa do Brasil, a maior competição em mata-mata do país. Embora o placar do jogo de ida, na Fonte Nova, não tenha saído do zero, a partida fora bastante disputada e intensa durante os 90 minutos, o que leva o torcedor fã de futebol a crer que, nesta semana, novamente teremos um jogão, afinal, ambas as equipes precisam da vitória para avançar de fase.

Pelo lado do Tricolor de Aço, Enderson busca sua terceira semifinal na competição. Nos anos de 2013 e 2014 o comandante chegou à fase em questão dirigindo Goiás e Santos, respectivamente. Contando com sua experiência no torneio e amparado pela classificação na Sul-Americana – conquistada na última semana sobre o Cerro-URU, fora de casa -, Enderson Moreira mostra confiança no grupo em busca de mais um sucesso na casa do adversário.

“A Copa do Brasil é um torneio ótimo, que dá muita visibilidade e uma premiação interessantíssima para o clube. Sei que avançar de fase significa muito, e é isso que almejamos. A tarefa é árdua, claro, mas vemos a disputa em aberto. Vamos à casa deles sabendo de todos os fatores que compõem esse jogo e preparados para lidar com as adversidades. Na última semana, em outro mata-mata, a equipe se portou muito bem fora de casa, controlando o jogo, cadenciando quando preciso e agredindo o adversário com inteligência. Na ocasião, entramos em campo com a vantagem de poder perder por até um gol de diferença, o que difere de agora, mas a solidez defensiva e a eficiência que apresentamos lá na frente tem de ser a mesma no Pacaembu”, disse Enderson Moreira.

Além do exemplo a se seguir, do desempenho na Sul-Americana, o técnico Enderson Moreira vive, hoje, sua melhor fase desde que assumiu o comando do Bahia, em junho deste ano. Reflexo disso são os oito jogos de invencibilidade que a equipe detém, atualmente, entre Campeonato Brasileiro, Sul-Americana e Copa do Brasil. No Brasileirão, sob o comando de Enderson, o aproveitamento expressivo do Bahia é de 60%, índice muito próximo ao do 4º colocado Grêmio (61,1%), enquanto o desempenho geral do time na competição é de 41,2%. Isso só evidência o bom trabalho do treinador junto à equipe e permite ao torcedor do Bahia sonhar com grandes campanhas, não só no Campeonato Brasileiro, mas também na Copa do Brasil.

Além dos números significativos, a evolução é nítida também no desempenho da equipe dentro de campo. Enderson encontrou um padrão de jogo que vem agradando o elenco e fazendo o time evoluir taticamente de forma individual e coletiva. Prova disso é que o Bahia é, hoje, o atual detentor da maior sequência invicta em curso deste Brasileirão - 7 jogos, e vem surpreendendo com volume e consistência de jogo, não só dentro, como fora de casa também. O treinador mostra satisfação com o crescimento de seu time.

“O trabalho é esse. Feliz por ver que a equipe tem assimilado as orientações, conversado bastante entre si dentro de campo e, passo a passo, adquirindo a solidez que almejamos. Acredito que um time vencedor começa por uma organização tática, e no Bahia contamos com atletas comprometidos, que entendem o jogo e têm se doado para que as coisas deem certo. Isso é bacana e o resultado está aí. Estamos invictos há oito partidas entre jogos da Sul-Americana, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. No Brasileirão, inclusive, temos tido um bom rendimento, que serve de estímulo para a manutenção do que temos desempenhado e exemplo para os mata-matas. Vejo, hoje, uma equipe ganhando corpo e tomando gosto por ditar o ritmo do jogo, de acordo com o adversário. Em alguns compromissos, vamos reter a bola, mantendo o controle do jogo, e em outros, o adversário poderá ter mais posse, isso é natural. O importante é fazermos partidas com consciência, qualidade e confiança naquilo que a gente se propor. Pensando nisso, vamos para São Paulo em busca de mais um classificação.”

O desafio do Bahia, válido pelo jogo de volta da Copa do Brasil, é nesta quinta-feira (16), contra o Palmeiras, no Pacaembu, em São Paulo. Como no primeiro encontro, na Fonte Nova, o placar ficou no 0 a 0, o confronto está totalmente em aberto. Isso quer dizer que quem vencer, no Pacaembu, garante a vaga e, em caso de novo empate, a vaga será decidida através da disputa de pênaltis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.