sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

PARABÉNS! Juping completa 38 anos de muita história e tradição

Foto: Juping 

Um dos mais tradicionais clubes de futebol amador, Juping, de Pingo D'água, completou 38 anos de fundação.

O que se viu foram várias felicitações por parte de componentes da diretoria, torcedores e simpatizantes do clube. O Juping que durante todos esses anos construiu uma bela história e caiu de vez na graça do torcedor.

Um time de camisa. Parabenizamos o Juping e todos os seus admiradores. Volto a ressaltar que, eu (José Dias Sorriso), guardo com muito carinho uma camisa desse amado clube da cidade de Pingo D'água. A recebi com muita satisfação das mãos do meu amigo e super parceiro de transmissões esportivas, repórter Adilson Begatti - fanático pelo Juping.

O Juping que atualmente segue disputando o futebol amador regional, porém, segundo me disse o presidente Jaider Moreira, em entrevista, a intenção é fazer com que o clube se torne profissional.

Confira um pouco da rica e gloriosa história do clube: 

No dia 15 de dezembro de 1979 os jovens Jaider Moreira e Luizinho se reuniram com outros amigos para fundar o que seria o time mais querido da região, o Juping Esporte Clube. Em seu estatuto consta que suas cores tradicionais são preto, vermelho e branco. Sua camisa número 1 será com listras verticais nas três cores, o calção será preto e meias vermelhas. O número 2, a camisa será branca com com listras horizontais nas três cores.  O calção será preto e meias vermelhas. O número 3 será na cor azul com uma listra verde e outra branca na horizontal, além de calção e meias azuis para homenagear a bandeira da cidade de Pingo D'água.

Devido a maioria de seus jogadores serem jovens e a maioria da torcida ser feminina não demorou muito para os rivais o chamarem de pó de arroz. Seu patrimônio hoje conta com um estádio com vestiários e uma casa, ambos na entrada da cidade de Pingo D'água. Em sua trajetória participou de vários campeonatos, onde conquistou em 1983, o Campeonato Regional da Florestal Acesita, em 1987 e 1995 o Campeonato Municipal da cidade de Córrego Novo, além de 6 torneios do tradicional Dia do Trabalhador.


Em 1994 filiou-se a liga Acesitana de Desportos (LAD), que é filiada à Federação Mineira de Futebol (FMF), para disputar o Campeonato Municipal da cidade de Timóteo, que fica a 55 Km de Pingo D'água. Já neste primeiro ano (1994) e também em 1995 foi bicampeão de disciplina no campeonato e recebeu também troféus destaque da Rádio Educadora da cidade de Coronel Fabriciano e Itatiaia de Timóteo - emissoras que sempre homenageiam os melhores do Vale do Aço no esporte.

O Clube atualmente recebe patrocínio da prefeitura local e de seu eterno presidente e fundador, o empresário Jaider Moreira, que reside no estado do Rio de Janeiro. Vários diretores e torcedores acompanham o time, mas merecem destaque os senhores Marcos Begatti, Ari, José Luiz, Fizinho, Orlando e a senhora Áurea. São verdadeiros símbolos do clube.

Vários atletas vestiram a camisa do Juping mas merecem destaque: Jaider, Luizinho, Divino, Buíca, Zezinho, Loene, Cacá, Joel Carneiro, Goiaba, Goiabinha, Paulo Henrique, Deco, Bitõe, Edmar, Serginho, Adilson Begatti, Grão, Zé Carlos, Washington, Adão, Miroca, Peixe, Cristiano - que jogou no juvenil do Cruzeiro (BH) - e Eduardo (Dudu) - que chegou a jogar no Atlético Mineiro nas categorias infantil, juvenil e júnior. O senhor Moacir Freitas foi o treinador da equipe e o responsável em acertar a documentação e filiação junto à LAD (Liga Acesitana de Desportos). "O Juping é um verdadeiro exemplo de União da juventude.


Juping Esporte Clube Filiado à LAD (Liga Acesitana de Desportos)


  • HINO DO JUPING ESPORTE CLUBE


Hino do Clube

Letra e música: Ely Batista

A cidade de Pingo Dágua és defensor

Terra de boa cultura e tradição

 Lutar prá vencer a vida sem temor

 Juping, Juping é o campeão

 No esporte tudo és destemido

 Bradamos junto tua bandeira

E jamais terá teu nome esquecido

Pois teu nome sempre é uma glória (3X)

 Na batalha que enfrenta com fervor

 Juping é o eterno campeão

Sempre será o vencedor

Porque mora em nosso coração

 No esporte tudo és destemido

 Bradamos junto tua bandeira

E jamais terá teu nome esquecido

 Pois teu nome sempre é uma glória (5X)



  •  Fatos Curiosos na história do Juping


 >> Existia em Pingo D'água duas equipes: o Saete que foi fundado em 1972 e o Flamenguinho fundado em 1974, inspirado no grupo de jovens da igreja católica, o JUNAC. Alguns jovens que faziam parte deste grupo resolveram em 15/12/1979 fundar o JUPING ESPORTE CLUBE, que mais tarde seria o mais conhecido e famoso que os dois rivais.

>> Em 1982 em uma partida amistosa contra o Cruzeirinho do Quartel do Sacramento, mesmo com uma equipe visivelmente superior em seu elenco, o Juping terminou o primeiro tempo perdendo por 4 a 0 e devido uma discussão entre os jogadores do Cruzeirinho não houve o segundo tempo, o que poderia ter sido ainda pior.

>> No início de sua fundação, o Juping não tinha vestiário e contava com a colaboração do até então presidente José Marciano (Fizinho), que cedeu sua casa para troca de uniformes, mas, acreditem, alguns jogadores após os jogos tinham a coragem de limpar os pés sujo de terra vermelha no lençol da cama de dona Maria e o pior é que ela era tão jupinguense que ela não se importava com este fato. Uma pessoa super especial e que deixou o seu nome na história do clube. Dona Maria deixou um belo legado.

>>Aproveitando a fartura de uniformes que sempre foi muito bem guardado pela sua diretoria o Juping em várias partidas se dava ao luxo de iniciar o jogo com um tipo de uniforme e no intervalo voltar com outro para alegria e satisfação de seus torcedores, e lógico para inveja e ódio dos rivais.

>> No dia 03/05/1993, na final do Torneio dia do Trabalhador, o Juping estava vencendo o Flamenguinho, seu maior rival por 1 a 0, quando aos 43 minutos do segundo tempo, membros das torcidas das duas equipes iniciaram uma briga que estendeu para dentro do campo, onde o árbitro deu fim à partida e o Juping ficou com o título.

>> No primeiro ano (1994) que disputou o Campeonato Acesitano, por determinação da Liga Acesitana, filiada à FMF, exigiu que o campo teria que ser alambrado, com a união da equipe e diretoria alambramos o campo e fabricamos todas as placas de muro e o resultado foi um campo murado e cobramos até ingresso para ver os jogos.

 >> Neste primeiro ano de Acesitano (1994), além de chamar a atenção e encantar várias pessoas amantes do futebol e órgãos da imprensa falada e escrita de todo o Vale do Aço e região o Juping também recebeu o troféu disciplina nas categorias Júnior e Amador.

>> Em 1997 no primeiro jogo do mata-mata entre Vila Nova e Juping no bairro Quitandinha, em Timotéo, o ônibus com a torcida e jogadores do Juping foi cercado por torcedores do Vila e só foi liberado com a chegada dos Policiais Militares que escoltaram o ônibus até a saída da cidade de Timotéo.

>> No ano de 2002 a Seleção Acesitana contou com 5 jogadores do Juping em seu elenco, que foram o goleiro Marcinho, lateral Sandrinho, zagueiro Nelsinho, meia Jorge Vone e o atacante Fabinho.

>> No dia 03/08/2003, tudo estava certo: Seria a quinta rodada do Campeonato Acesitano. A Rádio Educadora de Coronel Fabriciano estava presente para transmissão do jogo Juping x Industrial. Pela primeira vez uma emissora de rádio transmitindo na cidade de Pingo D'água. O problema foi o uniforme, pois as cores do Industrial eram iguais à do Juping, tricolor (preto, vermelho e branco). Todas as camisas que mostrávamos ao árbitro era recusado e realmente confundiria os times em campo. O árbitro e a imprensa presente qual seria a solução? Isso mesmo ir até o nosso maior rival e pedi-los a camisa emprestada e pela primeira vez na história do Juping um jogo transmitido por uma rádio dentro de Pingo D'água usando a camisa rubro-negra do rival Flamenguinho para a disputa de um jogo do Campeonato Acesitano. não devemos esquecer de agradecer ao seu presidente pelo bom senso de colaborar para que isso acontecesse em prol do futebol da cidade.

>> Dia 09 de setembro de 2007 aconteceu o primeiro jogo do Juping apitado por uma mulher. Trata-se da árbitra Viviane Passos em seu primeiro ano atuando no Campeonato Acesitano e foi uma derrota para o Florestino por 2 a 1, da equipe de juniores, em plena cidade de Pingo D'água.

>> Neste mesmo ano de 2007, o Juping foi vice campeão acesitano de juniores pela segunda vez contra o Olaria de Timóteo.

Colaboração: Site do Juping 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.